28 junho 2015

BÍBLIA A PALAVRA DE DEUS


BÍBLIA A PALAVRA DE DEUS


Posted: 27 Jun 2015 08:30 PM PDT

A QUEM ENVIAREI, E QUEM HÁ DE IR POR NÓS?

Isaías. 6:8 – Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim.

1.    INTRODUÇÃO

O Profeta Isaías é preparado pelo Senhor para falar ao seu povo que havia se desviado dele e que estava em grande dificuldade de ouvir.
Sua mente estava bloqueada e a alma doente.
No meio do povo de Israel entrou a heresia e a apostasia.
HERESIA: Doutrina oposta a Deus que promove facções. (desvio da Verdade)Ø
APOSTASIA: Desvio da fé (vamos e sirvamos a outros deuses). ( pratica da Heresia)Ø
Por isso a pergunta do Senhor: A quem enviarei? Quem vai estar em condições de anunciar ao povo desviado e corrompido a verdade que salva?
Quem vai estar em condições de discernir a vontade do Senhor e anunciar o caminho da salvação?
Israel precisava ouvir o único remédio para alma é a verdade, uma palavra para tirá-lo da mentira.

2.    A VERDADE

Deus concedeu ao homem a sua verdade salvadora mas ele foi após os seus enganos e entrou por desvios mudando a verdade de Deus em mentira.
A meia-verdade e a verdade-e-meia, é a verdade relativa que não satisfaz a alma, e que conduz a mentira.
A religião, desde o princípio entrou para o lado das meias verdades, mudando totalmente as orientações de Deus.
Deus separou o seu povo Israel para fazer a sua vontade. No mundo somente Israel tinha o Deus verdadeiro e as outras nações outros deuses e suas religiões.

A forma que o adversário sempre utilizou para corromper o povo de Deus foi exatamente através da palavra destorcida, introduzindo heresias para que as mentiras pareçam verdade e para que a religião dos deuses estranhos pareça a obra de Deus.
3.    A SITUAÇÃO VIVIDA POR ISRAEL

Israel vivia a situação relatada no capítulo anterior em Isaias 5, onde O Senhor diz todo o bem e tudo que fez com Israel, o seu pecado e o seu juízo:
LAMENTAÇÃO DO SENHOR:

5:1 – Agora cantarei ao meu amado o cântico do meu querido a respeito da sua vinha. O meu amado tem uma vinha num outeiro fértil. Ø

5:2 - cercou-a, e limpando-a das pedras, plantou-a de excelentes vides; e edificou no meio dela uma torre, e também construiu nela um lagar; e esperava que desse uvas boas, porém deu uvas bravas. EØ

5:3 - Agora, pois, ó moradores de Jerusalém, e homens de Judá, julgai, vos peço, entre mim e a minha vinha.Ø

5:4 - Que mais se podia fazer à minha vinha, que eu lhe não tenha feito? Por que, esperando eu que desse uvas boas, veio a dar uvas bravas?Ø

5:5 - Agora, pois, vos farei saber o que eu hei de fazer à minha vinha: tirarei a sua sebe, para que sirva de pasto; derrubarei a sua parede, para que seja pisada;Ø
5:6 - E a tornarei em deserto; não será podada nem cavada; porém crescerão nela sarças e espinheiros; e às nuvens darei ordem que não derramem chuva sobre ela.Ø

5:7 - Porque a vinha do SENHOR dos Exércitos é a casa de Israel, e os homens de Judá são a planta das suas delícias; e esperou que exercesse juízo, e eis aqui opressão; justiça, e eis aqui clamor. Ø
O PECADO DE ISRAEL:

5:8 - Ai dos que ajuntam casa a casa, reúnem campo a campo, até que não haja mais lugar, e fiquem como únicos moradores no meio da terra! Ø

5:9 - A meus ouvidos disse o SENHOR dos Exércitos: Em verdade que muitas casas ficarão desertas, e até as grandes e excelentes sem moradores. Ø

5:10 - E dez jeiras de vinha não darão mais do que um bato; e um ômer de semente não dará mais do que um efa. Ø

5:11 - Ai dos que se levantam pela manhã, e seguem a bebedice; e continuam até à noite, até que o vinho os esquente! Ø

5:12 - E harpas e alaúdes, tamboris e gaitas, e vinho há nos seus banquetes; e não olham para a obra do SENHOR, nem consideram as obras das suas mãos. Ø

5:13 - Portanto o meu povo será levado cativo, por falta de entendimento; e os seus nobres terão fome, e a sua multidão se secará de sede. Ø

5:14 - Portanto o inferno grandemente se alargou, e se abriu a sua boca desmesuradamente; e para lá descerão o seu esplendor, e a sua multidão, e a sua pompa, e os que entre eles se alegram. Ø

5:15 - Então o plebeu se abaterá, e o nobre se humilhará; e os olhos dos altivos se humilharão. Ø

5:16 - Porém o SENHOR dos Exércitos será exaltado em juízo; e Deus, o Santo, será santificado em justiça. Ø

5:17 - Então os cordeiros pastarão como de costume, e os estranhos comerão dos lugares devastados pelos gordos. Ø

5:18 - Ai dos que puxam a iniqüidade com cordas de vaidade, e o pecado com tirantes de carro! Ø

5:19 - E dizem: Avie-se, e acabe a sua obra, para que a vejamos; e aproxime-se e venha o conselho do Santo de Israel, para que o conheçamos. Ø

5:20 - Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que fazem das trevas luz, e da luz trevas; e fazem do amargo doce, e do doce amargo! Ø

5:21 - Ai dos que são sábios a seus próprios olhos, e prudentes diante de si mesmos! Ø

5:22 - Ai dos que são poderosos para beber vinho, e homens de poder para misturar bebida forte; Ø

5:23 - Dos que justificam ao ímpio por suborno, e aos justos negam a justiça! Ø

5:24 - Por isso, como a língua de fogo consome a palha, e o restolho se desfaz pela chama, assim será a sua raiz como podridão, e a sua flor se esvaecerá como pó; porquanto rejeitaram a lei do SENHOR dos Exércitos, e desprezaram a palavra do Santo de Israel. Ø
O JUÍZO DO SENHOR (PROCLAMA O JUÍZO):

5:25 - Por isso se acendeu a ira do SENHOR contra o seu povo, e estendeu a sua mão contra ele, e o feriu, de modo que as montanhas tremeram, e os seus cadáveres se fizeram como lixo no meio das ruas; com tudo isto não tornou atrás a sua ira, mas a sua mão ainda está estendida. Ø

5:26 - E ele arvorará o estandarte para as nações de longe, e lhes assobiará para que venham desde a extremidade da terra; e eis que virão apressurada e ligeiramente. Ø

5:27 - Não haverá entre eles cansado, nem quem tropece; ninguém tosquenejará nem dormirá; não se lhe desatará o cinto dos seus lombos, nem se lhe quebrará a correia dos seus sapatos. Ø

5:28 - As suas flechas serão agudas, e todos os seus arcos retesados; os cascos dos seus cavalos são reputados como pederneiras, e as rodas dos seus carros como redemoinho. Ø

5:29 - O seu rugido será como o do leão; rugirão como filhos de leão; sim, rugirão e arrebatarão a presa, e a levarão, e não haverá quem a livre.Ø
O Senhor mostra o desvio de Israel, a situação espiritual caótica que vivia o povo e como se desviou da salvação e da verdade.

4.    O TEMPO DE ELIAS

Antes de Isaías o Senhor enviou vários outros profetas, mas no tempo do profeta Elias se vê o culto idólatra penetrar vigorosamente na vida de Israel;Þ
Quando Elias destrói os profetas de Baal, com um sinal maravilhoso da parte de Deus fazendo chover fogo do céu pela sua oração, depois daqueles primeiros se retalharem sem resposta, nem por esse grandioso sinal Jezabel desviou de seu intento;Þ
Ela estava definida na sua religião idólatra, na mentira e não tinha qualquer acordo com a obra de Deus: Ela disse: assim me façam os deuses outro tanto se amanhã a essas horas não puser a sua vida (Elias) como um deles;Þ

Ela serve ao adversário, a antiga serpente, ele é seu patrão e não o Senhor, ela não vai atender apelo de religiosos, ela vem para matar, roubar e destruir.Þ
O dono da religião é o próprio adversário (generalizando aquilo que não é a obra de Deus).Þ
Quando o servo migra para a mescla ele passa a ser comandado pelo adversário e muitas vezes enganado e achando que está servindo a Deus.Þ
Por isso Deus preparou o seu profeta com requisitos especiais para que ele pudesse falar em seu nome.Þ

5.    EXEMPLOS DE SERVOS QUE APOSTARAM A FÉ

Vemos no relato bíblico diversos homens que estavam no rebanho de Deus, preparados para serem usados pelo Senhor, mas se desviaram da fé, escolhendo a vida terrena adiante da benção celestial.

ESAÚ

Trocou o espiritual pelo material: Não valorizou o direito de primogenitura que era uma dádiva de Deus, porque o seu coração não estava no espiritual, mas no terreno;

Misturou-se com as mulheres de Canaã, sem qualquer cuidado com as coisas de Deus, sem medir as conseqüências. Sua inclinação era para os valores terreais e o espiritual não tinha valor para ele.

Não foi a comida (lentilha) o grande mal, o mal estava na inversão de valores, ele tinha por direito a herança do pai (Jesus é a herança do pai – o primogênito);

A lentilha foi uma pequena coisa das muitas que aconteceram na vida de Esaú, ali ele perdeu a herança, não pelo valor da comida, mas pelo desprezo à herança do pai;

A carne não resgata a alma, o histórico e o temporal, não conduzem o homem a eternidade;

O profético era receber a herança celestial, não somente os bens dos pais, mas principalmente as promessas de Deus, que a sua inclinação para terra não permitiu perceber;

Não queria ficar perto de Rebeca que ensinava o caminho do Senhor, porque ela é tipo da Igreja, ele buscou outros caminhos dentro da mata, longe de casa;

Não seguiu os preceitos da obra, casou com mulheres de Canaã unindo aos seus costumes mundanos;

Diante de Isaque, quando Jacó saiu com as bênçãos, ele chorou com grande pranto, mas não achou lugar para arrependimento, porque o seu coração não conhecia os valores espirituais, suas soluções eram sempre terrenas: vou matar Jacó. Ele não conseguiu entender a presença de Deus nesse processo, não conhecia o profético.

Filho de Abrão e Isaque, Primogênito, mas foi chamado por Deus de profano;Þ
Aspirava a vida libertina e mundana. Não receberá a herança.Þ
Cristianismo profano, não encontra lugar para arrependimento, porque entrou pelo material, pelo caminho de Esaú, pelo caminho de Caim. Não conhece o Senhor. Não conhece o profético. 

Caminho de Esaú, afastando-se de casa, desprezou a doutrina da obra, buscando outros caminhos onde perdem a herança.
Enquanto isso Jacó ouvia Rebeca. Confiou no profético (o cordeiro).

DATÃ, CORÉ E ABIRÃO

Não creram que Deus escolheu a Moisés e Arão, que lhes deu uma unção. Esqueceram-se das maravilhas de Deus que os colocou adiante;

Eles disseram: porque vos elevais diante da congregação, pois todos são santos; Mas santos são aqueles que Deus santifica e não aqueles que assim se chamam;

(Números 16:13):

Porventura pouco é que nos fizeste subir de uma terra que mana leite e mel, para nos matares neste deserto, senão que também queres fazer-te príncipe sobre nós 
Se Moisés fosse príncipe no Egito (foi preparado para isto) eles obedeceriam;

Os rebeldes perderam o profético, a terra os engoliu, ali deveria ser sepultada aquela mentalidade carnal e religiosa do Egito. Eles queriam ser os príncipes no lugar de Moisés. Não enxergaram o profético;

O profético era ser um povo separado de todos os povos para entrar em Canaã; receber a herança eterna. Moisés era um servo que simplesmente obedecia e ministrava em favor deles;

Aspiravam a liderança sem entender a herança eterna. Queriam disputar poder;

Não é para quem quer, mas para quem Deus chama.

Como Coré, Datã e Abirão, O Cristianismo de hoje, quer o evangelho para proveito posse, desejo de liderança a qualquer custo, deseja se destacar e se promover pela sua vaidade.

Se estivem no Egito debaixo do chicote atenderiam a Moisés que abdicou de ser príncipe, mas não quiseram ouvir a revelação;
O ministério na obra é um chamado não é para quem quer.

BALAÃO

Balaque que servia a outros deuses (adversário) corrompeu a Balaão com falsas verdades, já comentadas; 

Via Balaão como alguém com poder de mudar a história, como alguém que opera encantamentos. Ele nunca conheceu a Deus e não o servia;

Balaão era um servo de Deus que foi tentado porque queria ao mesmo tempo servir a Deus mas também ganhar alguma coisa e tentou conciliar os dois senhores;

Depois de ouvir o adversário, já sabendo a vontade de Deus, se deixou corromper porque o seu coração ambicionava os prêmios de Balaque e o profeta se tornou insensato e passou a prestar um serviço ao adversário, diga-se de passagem: Contra Deus;

Quanto a nós, o nosso pacto e o chamado não é para esta vida; precisamos do material, porém não podemos trocar pelo espiritual.Þ
Aspirava bens materiais: dinheiro, posse.

NO CRISTIANISMO DE BALAÃO AS BENÇÃOS SÃO PAGAS.


Profetiza a troco de dinheiro. É um balcão de negócios.

É simples: continuo errado, pago e recebo a benção.

A religião de hoje está tomada por essas ações:

Esaú: evangelho tradicional e material, só conhece a tradição, não conhece nem quer o profético;

Core, Data e Abirão: Evangelho de interesses próprios, para se promover, para usufruir;
Posted: 27 Jun 2015 08:00 PM PDT


A quantidade de horas que os adolescentes e jovens passam em frente à internet é um problema crônico que foi agravado com o avanço das redes sociais, em especial o Facebook e também o WhatsApp. As redes sociais têm se caracterizado como os principais mediadores para as comunicações entre adolescentes e jovens.

Uma pesquisa realizada por Juliano Ciebre dos Santos, intitulada "Viciados no Facebook", publicado na revista "Nativa-Revista de Ciências Sociais do Norte de Mato Grosso" avaliou o nível de dependência dos adolescentes e jovens ao Facebook e os dados recolhidos da pesquisa deixou em alerta a comunidade médica. O autor realizou a pesquisa com adolescentes e jovens entre 13 e 18 anos, em que 85% dos adolescentes pesquisados acessam o Facebook diariamente, dos quais, 24% ficam conectados de uma a duas horas e 65% ficam conectados ao Facebook mais de duas horas por dia; 25% posta todas as atividades do seu dia, tudo, sem esconder nada (tudo mesmo); 60% afirmaram que já usaram o Facebook como mecanismo de desabafo dos sentimentos; 70% usa o Facebook como meio de passatempo. Além disso, outro aspecto que chama a atenção é que 75% referiram preferir ficar navegando na internet a interagir com pessoas do mundo real (1/4 dos pesquisados) e 25% afirmaram ter publicado algum tipo de ofensa a outras pessoas através da rede, fazendo assim o famoso cyberbulling.

Conforme já comentei neste capítulo, são indiscutíveis os benefícios das redes sociais para a sociedade, para a igreja e para as pessoas, porém, as redes sociais também tem seu lado sombrio e quero retratar aqui um alerta sobre isso.



Os perigos da exposição desnecessária
É cada vez maior o número de adolescentes e jovens que utiliza as redes sociais para fazerem ali o seu muro das lamentações. Depositam tudo na rede. Suas ansiedades, medos, desabafos, indiretas e as vezes diretas e além dessa exposição de sentimentos, muitos passam dos limites e começam a expor suas intimidades, fotos privadas, sua localização, rotina e etc.

Gente, o que anda acontecendo com essa galera de jovens cristãos, que não está pensando nos riscos desse tipo de exposição desnecessária? Ai você pode pensar: "mas isso é somente para os jovens não cristãos"... Ah mas não é mesmo meu irmão. Você está um pouco fora da realidade se está pensando assim. Todos os dias que você abre o Facebook se depara com essas atividades sendo postadas pelos jovens da igreja, sim, de sua igreja e da minha. Muitos acham completamente natural indicar passos de sua rotina e suas localizações, 24h por dia? "É isso mesmo produção?" Não dá pra entender. Não estou falando de uma postagem ou outra você indicar o local que está através do serviço de localização. Mas toda postagem? Até no banheiro meninas? 

Pensa comigo: "de que adianta erguer muros altos em volta da casa, cercas, alarmes e dispositivos de segurança e deixar livre o acesso à vida pessoal através dos meios virtuais?" "Bombam" informações sobre o dia a dia, compras, visitas, fotos, relacionamentos e algumas vezes até fotos íntimas. Hei jovem, você está esquecendo que a internet é um mundo sem fronteiras e que qualquer pessoa pode ter acesso a essas informações? Ninguém anda pelas ruas distribuindo abertamente cartões com seus telefones e endereços a desconhecidos, então porque fazer isso em redes sociais?
Existem histórias de jovens que, como você, postava toda a sua rotina nas redes sociais e acabou se dando muito mal. Veja o exemplo abaixo:
Esse caso aconteceu em ilhota, Santa Catarina no ano de 2014, a pouco tempo atrás e destaco a afirmação do sequestrador: "planejei tudo acompanhando o garoto pelo Facebook".

Meu amigo e minha amiga, repito mais uma vez o que já escrevi. Não sou radical ao ponto de dizer que você precisa parar de usar redes sociais. Nunca vou falar isso porque redes sociais são uma benção na vida de quem sabe usar. Entretanto, preciso sim alertar você leitor de que é necessário vigiar para não passar provas desnecessárias, conforme nos ensina Mateus 26.41: "Vigiem e orem para que não caiam em tentação. Jovens! Adolescentes! Vigiem com suas atitudes na rede. Vigiem com suas palavras no Facebook. Vigiem com suas postagens. Vigiem com as fotos que posta e mais importante ainda, vigiem na hora de postar toda sua rotina, para não acontecer com você o que aconteceu com o garoto de Ilhota.

"Sejam sóbrios e vigiem. O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar (1 Pedro 5.8).

O diabo não brinca em serviço, pode ter certeza. O diabo não brinca de ser diabo, então vigie todos os dias de sua vida para não cair na boca do leão. Eu sei que é um pouco forte o que escreverei, mas preciso dizer isso a você. Se o diabo não brinca de ser diabo, porque será que muitos jovens e adolescentes brincam de ser cristãos? Já pensou nisso? Se não pensou, pense!


Meu desejo é que o alerta de 1ª Pedro possa ecoar em nossos corações todos os dias. Que possamos ser sóbrios, ou seja, equilibrados e moderados no uso das redes sociais e da internet de um modo em geral. Não passe mais tempo da rede do que com o Espírito Santo. Não deixe seus amigos de lado por uma amizade virtual. Não troque o grupo de jovens da igreja pelo grupo do whatsapp. Além de ser equilibrados, Pedro ainda ensina a vigiar. Então vigiemos todos os dias para agradar o Espírito Santo e desagradar o diabo.  

http://euescolhiesperar.com/artigos/o-perigo-do-uso-excessivo-de-redes-sociais

ADRIEL LEMOS

Posted: 27 Jun 2015 08:00 PM PDT

"Álef "

 Salmos 119:01

"Bem-aventurados os que trilham caminhos retos, e andam na lei do Senhor."



Definição

O acróstico é um recurso literário usado em algumas poesias, onde geralmente a primeira letra da primeira palavra é usada como um título ou para um nome, dentro de alguns textos a primeira letra da primeira palavra é correspondente a letra usada.

Dentro da Bíblia encontram-se alguns textos com esse recurso, sendo o mais conhecido deles o Salmo 119, nesses textos o recurso utilizado foi o alfabeto hebraico.

O alfabeto hebraico possui vinte e duas letras:

Álef, Bêt, Guímel, Dálet, He, Waw, Záyin, Hêt, Têt, Yod, Caf, Lâmed, Mem, Num, Sâmek, Áyin, Pê, Tsade, Cof, Rêsh, Shin/Sin e Tav; sendo assim o Salmo 119 foi dividido em vinte e duas estrofes, uma estrofe para cada letra em um grupo de oito versos para cada estrofe; antes das estrofes aparecem os nomes das letras mencionados acima, o Salmo 119 tem um total de cento e setenta e seis versículos.

Observando a estrutura deste Salmo em hebraico nota-se que todos os versículos começam com a letra correspondente àquela que está acima servindo como um título, lendo da direita para a esquerda:

 א
 1 אַשְׁרֵי תְמִימֵי־דָרֶךְ הַהֹלְכִים בְּתוֹרַת יְהוָה
 2 אַשְׁרֵי נֹצְרֵי עֵדֹתָיו בְּכָל־לֵב יִדְרְשׁוּהוּ
3  אַף לֹא־פָעֲלוּ עַוְלָה בִּדְרָכָיו הָלָכוּ
4 אַתָּה צִוִּיתָה פִקֻּדֶיךָ לִשְׁמֹר מְאֹד
5 אַחֲלַי יִכֹּנוּ דְרָכָי לִשְׁמֹר חֻקֶּיךָ
6 אָז לֹא־אֵבוֹשׁ בְּהַבִּיטִי אֶל־כָּל־מִצְוֹתֶיךָ
7 אוֹדְךָ בְּיֹשֶׁר לֵבָב בְּלָמְדִי מִשְׁפְּטֵי צִדְקֶךָ
8 אֶת־חֻקֶּיךָ אֶשְׁמֹר אַל־תַּעַזְבֵנִי עַד־מְאֹד




Outros textos bíblicos foram escritos no seu original em forma de acróstico, são eles:

  - Salmos 09

  - Salmos 10

  - Salmos 25

     - Salmos 34

  - Salmos 37

    - Salmos 111

  - Salmos 112

  - Salmos 145

 - Provérbios 31: dos versículos 10 ao  31

 - Lamentações de Jeremias - Capítulos 1 ao 4,  sendo o capítulo 3 diferente dos  demais, pois as seções são divididas em três versículos para cada letra, e os outros um versículo para cada letra.

Na língua portuguesa, não pode ser vista a forma que é a concordância das primeiras letras das primeiras palavras com a letra que é usada como título, por causa da tradução, mas os nomes das letras podem ser visto no Salmo 119, Provérbios 31 e Lamentações capítulo 01 ao 04, estes são os acróstico bíblicos. 


Posted: 27 Jun 2015 03:54 PM PDT


Quando você casar com alguém, casará, também, com o seu ministério e vice-versa. A pessoa certa deverá ter sonhos ministeriais semelhantes aos seus. O casal deverá convergir na mesma direção ministerial, pois, assim, somará forças e maximizará sua ação em prol do Reino de Deus.
(Livro o valor de estar solteiro, Simone Messina)
Posted: 27 Jun 2015 11:36 AM PDT
 TEMA: A FÉ

ASSUNTO: INTERFERÊNCIAS NO PROCESSO DA SALVAÇÃO
TEXTO FUNDAMENTAL: ATOS 15.1-35

EM ATOS 14.27 PAULO E BARNABÉ TESTEMUNHARAM DA SALVAÇÃO PELA FÉ QUE ALCANÇOU OS GENTIOS.

COMENTAR OS ASPECTOS PROFÉTICOS EM ATOS 15, DO ENSINO QUE INTERFERE NO PROCESSO DA SALVAÇÃO, E O ENSINO APOSTÓLICO, NAS SEGUINTES EXPRESSÕES:

ENSINO QUE INTERFERE NO PROCESSO

"… MANDAR-LHES QUE GUARDASSEM A LEI DE MOISÉS." VS. 5

ENSINO APOSTÓLICO

"… MAS CREMOS QUE SEREMOS SALVOS PELA GRAÇA…" VS. 11
"… NÃO LHES TENDO NÓS DADO MANDAMENTO." VS. 24
"… PARECEU AO ESPÍRITO SANTO E A NÓS…" VS. 28

(Os textos usados neste estudo foram extraídos da Tradução de João Ferreira de Almeida, Edição Revista e Corrigida).

Os textos em itálico são transcrições literais dos estudos recebidos dos grupos de jovens e obreiros.

OBJETIVO DO ESTUDO

Mostrar que:

- O ensino que vem do Espírito Santo é que preserva a salvação do servo;

- a mensagem fora do corpo leva a igreja a perturbação e transtorno da alma;

- Argumentos humanos e religiosos podem atuar sobre a vida do servo na sua caminha, isto é, no processo da salvação, no sentido de desviá-lo da fé profética que lhe foi dada para um sistema humano e religioso, que por fim anula a graça salvadora revelada no encontro com o Senhor.

INTRODUÇÃO

EM ATOS 14.27 PAULO E BARNABÉ TESTEMUNHARAM DA SALVAÇÃO PELA FÉ QUE ALCANÇOU OS GENTIOS.

"E quando chegaram, e reuniram a igreja, relataram quão grandes coisas Deus fizera por eles, e como abrira aos gentios a porta da fé.". Atos 14.27

O apóstolo Paulo e Barnabé foram enviados, por revelação do Espírito Santo, da Igreja de Antioquia para anunciarem o evangelho da graça. Nessa viajem, Paulo compreende, diante da rejeição de alguns judeus, que o evangelho era de fato também para os gentios, os quais ele passou a focar como apóstolo.

"Mas Paulo e Barnabé, usando de ousadia, disseram: Era necessário que a vós se vos pregasse primeiro a palavra de Deus; mas, visto que a rejeitais, e vos não julgais dignos da vida eterna, eis que nos voltamos para os gentios; Porque o Senhor assim no-lo mandou: Eu te pus para luz dos gentios, para que sejas de salvação até aos confins da terra." Atos 13.46-47.

Agora, alcançados pela graça, Paulo exorta aos gentios a permanecerem na fé, mostrando com isso que, para preservar a salvação alcançada pela graça é necessário o exercício da fé que vem de Deus para santificação do Espírito. O próprio apóstolo Paulo confirmou isso quando disse: "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé…". Efésio 2.8.

A salvação é decorrente da graça, isto é, do favor de Deus. Entretanto, o instrumento que nos liga a esse favor não merecido é a fé. A graça é a disposição de Deus para salvar e a fé é o elemento criado por Deus na eternidade para colocar o homem dentro da graça para sua salvação. Essa fé não é gerada pelo homem, mas vem de Deus.

A fé que vem de Deus alcança o homem em um determinado momento de sua vida quando o Senhor se revela a ele num encontro para a salvação. Ela é dada ao homem no encontro, a fim de que esse homem seja conduzido por ela (pela fé) numa caminhada em santificação para eternidade.

Ao retornarem a Antioquia, Paulo e Barnabé reuniram a igreja para testemunharem da salvação estendida aos gentios, mostrando que a salvação é pela graça mediante a fé: "… quão grandes coisas Deus fizera por eles, e como abrira aos gentios a porta da fé." Atos 14.27. A fé é comparada por ele à porta. A graça salvadora é para todos, porém é preciso entrar pela porta. Só há uma porta. A fé é a porta que se abre para que por ela o homem possa acessar a graça. Essa fé só é possível quando o Espírito Santo revela o Senhor Jesus, pois Ele é o autor da fé, isto é, Ele é quem gera essa fé no coração do homem. Pela fé entramos pela porta que se nos abriu. O Senhor Jesus é a porta aberta pela qual entramos pela fé para salvação.

COMENTAR OS ASPECTOS PROFÉTICOS EM ATOS 15, DO ENSINO QUE INTERFERE NO PROCESSO DA SALVAÇÃO, E O ENSINO APOSTÓLICO, NAS SEGUINTES EXPRESSÕES:

ENSINO QUE INTERFERE NO PROCESSO

"… MANDAR-LHES QUE GUARDASSEM A LEI DE MOISÉS."VS. 5

"Alguns, porém, da seita dos fariseus que tinham crido se levantaram, dizendo que era mister circuncidá-los e mandar-lhes que guardassem a lei de Moisés". Atos15. 5

COMENTÁRIO:

A igreja já estava estabelecida e com certa estrutura, inclusive com um crescimento notável. Exatamente nesse momento de crescimento surgem alguns desvios doutrinários que, se não combatidos, poderiam interferir no processo da salvação de muitos gentios que estavam se convertendo aceitando a graça.

Alguns judeus, grandes conhecedores da lei de Moisés passaram a vincular a salvação às obras da lei, a ponto de ensinarem que não seria possível salvação sem as obras da lei (Vs. 1). Para eles então, a salvação pela graça deveria ser vivida sob a lei.

Isso era uma interferência no processo de salvação estabelecido por Deus em santificação do Espírito, porque guardar a lei de Moisés estava no contexto do entendimento de salvação no VT, que era pelas obras da Lei.

Agora, após o derramamento do Espírito Santo sobre a igreja seu entendimento de salvação alcançou o profético: A graça de Deus foi manifestada em Jesus. Ele é a porta da graça que se nos abre pela fé para ser vivida em santificação do Espírito.

"Porque, tendo a lei a sombra dos bens futuros, e não a imagem exata das coisas, nunca, pelos mesmos sacrifícios, que continuamente se oferecem, cada ano, poderá aperfeiçoar os que a eles se chegam." Hebreus 10.1

ASPECTO PROFÉTICO:

O ensino que os judeus queriam inserir na vida dos crentes não contestava o ato da salvação em Jesus, mas sim a forma de vida após o encontro com o Senhor Jesus. Esse ensino era produto de uma interpretação literal da lei de Moisés no Velho Testamento. Assim, a fé dada ao crente no encontro com Jesus a fim de que ele fosse agora santificado pelo Espírito Santo, ouvindo sua voz no processo, seria descaracterizada, haja vista que o crente teria que guardar dias, festas, ritos, alimentos, etc. Nesse sentido, o Espírito Santo é uma figura dispensável. Não é Ele quem fala, não é Ele quem santifica, mas é o esforço humano produzindo obras para justificar o homem diante de Deus. Quanto a isso, Paulo diz:

"Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído." Gál. 5.4.

De uma forma geral, não vemos contestação à salvação em Jesus. Entretanto, a grande preocupação do servo deve ser a forma como a salvação será vivida após o encontro com o Senhor Jesus. No processo da salvação, o mesmo Espírito que operou no encontro vai continuar operando. Por isso a fé nos foi dada, a fim de que o servo creia e obedeça a voz do Espírito na caminhada.

Porém, é possível que alguns tentem inserir ensinos fundamentados em interpretações pessoais, humanas, teológicas e filosóficas na vida do servo e na vida da igreja, deslocando o ensino apostólico que é resultado da operação do Espírito Santo, criando um sistema religioso dirigido pela razão humana, onde a graça é substituída pelo esforço e virtude humana. Esse tipo de processo anula o ato, isto é, anula a salvação revelada pela graça.

COMENTAR OS ASPECTOS PROFÉTICOS EM ATOS 15, DO ENSINO QUE INTERFERE NO PROCESSO DA SALVAÇÃO, E O ENSINO APOSTÓLICO, NAS SEGUINTES EXPRESSÕES:

ENSINO APOSTÓLICO

"… MAS CREMOS QUE SEREMOS SALVOS PELA GRAÇA…" VS. 11
"Mas cremos que seremos salvos pela graça do Senhor Jesus Cristo, como eles também.". Atos15. 11

COMENTÁRIO:

O apóstolo Pedro contestou a necessidade de que a igreja guardasse a lei, visto que ela recebeu o Espírito Santo, por quem ela seria conduzida em sua caminhada (Vs.8). Ele mostra que o coração do servo é purificado, ou santificado, pelo Espírito por meio da fé, conforme o versículo 9. Pedro chega a ponto de considerar a imposição da lei à igreja como "tentar a Deus", uma vez que nem os antepassados, nem eles, puderam suportar o peso da lei (Vs. 10).

Assim, ele reafirma que a graça é suficiente para a salvação tanto do judeu como dos gentios.

Seremos salvos pela graça = seremos (corpo); graça (favor imerecido). A graça alcança o homem sem que o mesmo mereça e a fé o justifica para a salvação.

ASPECTO PROFÉTICO:

O ensino apostólico de salvação pela graça é apresentado dentro de um contexto, onde Pedro insere o Espírito Santo que a igreja recebeu (Vs. 8) e a fé que foi dada ao crente (Vs. 9). Portanto, somos salvos pela graça, que é preservada por uma operação do Espírito Santo na vida do servo no processo da salvação, mediante a fé que lhe foi dada para obediência a voz do Espírito.

ENSINO APOSTÓLICO

"… NÃO LHES TENDO NÓS DADO MANDAMENTO." VS. 24

"Porquanto ouvimos que alguns que saíram dentre nós vos perturbaram com palavras e transtornaram a vossa alma (não lhes tendo nós dado mandamento)," Atos15. 24

COMENTÁRIO:

A resposta aos irmãos sobre aquele ensino trazido pelos judeus foi no sentido de mostrar que ele não vinha dos apóstolos. As palavras ditas por eles (fariseus) traziam transtorno, ou confusão para a alma, exatamente pelo fato de não sido orientada por eles.

ASPECTO PROFÉTICO:

"alguns que saíram dentre nós" – é uma referência a um grupo que estava no meio da igreja, mas sem comunhão com o Corpo, tentando trazer para dentro aquilo que está lá fora. Para esses, é melhor o que vem de fora do que aquilo que o Espírito Santo está revelando no Corpo.

"vos perturbaram com palavras e transtornaram a vossa alma" – "Com palavras", ou seja, com argumentos. Palavras que são copiadas de fora, que imitam os de fora. Palavras que não foram orientadas pelo "Corpo". Experiências que não foram geradas no Corpo não cabem nessa Obra. Acabam trazendo perturbação para o rebanho e transtorno à alma do crente.

"não lhes tendo nós dado mandamento" – A palavra "mandamento" aqui no texto está relacionada a ordenanças e não mandamento conforme o conceito do VT.

O ensino que viria para a igreja teria que ser o ensino produzido pelos apóstolos, ou seja, pelo "Corpo". Aqueles que traziam qualquer ensino que não tivesse sido "mandado", ou ordenado pelos apóstolos, ou seja, não estivesse de acordo com a "doutrina apostólica", esse ensino estava fora da ordenação do "Corpo". Quem faz isso está fazendo algo que não está ordenado a fazer. Por isso a palavra mandamento, ou ordenança. Não foram ordenados para isso. A ordenação é para pregar revelação e não aquilo que "achamos melhor".

Isso porque o ensino que vem do corpo (verso 28) é aquele que "parece bem ao Espírito Santo (em primeiro lugar) e depois a nós". E esse é o ensino aceito pelo Corpo, ou seja, pela igreja.

A colocação feita pelos apóstolos quanto a esse tipo de ensino "fora do corpo" é que ele vem com palavras que causam perturbação e transtorno entre o povo.

Aquilo que não vem do corpo e não é segundo a revelação do Espírito Santo (não parece bem ao Espírito Santo) só causa transtorno e perturbação.

ENSINO APOSTÓLICO

"… PARECEU BEM AO ESPÍRITO SANTO E A NÓS…" VS. 28

"Na verdade, pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não vos impor mais encargo algum, senão estas coisas necessárias:" Atos15. 28

COMENTÁRIO:

A doutrina de salvação pela graça foi confirmada pelo Espírito Santo. O ensino que estava sendo levado à igreja era aquele que "pareceu bem ao Espírito Santo". Portanto, não se tratava da opinião de Pedro, Tiago, ou qualquer outro apóstolo. Aos apóstolos coube aceitar de bom grado o que veio do Espírito Santo: Não impor encargo da lei sobre a igreja, pois a salvação é pela graça.

ASPECTO PROFÉTICO:

O ensino vivido pela igreja é aquele que "parece bem ao Espírito Santo" e aquilo que parece bem ao Espírito Santo é aquilo que é revelado por ELE.

Aquilo que pregamos, de igual forma também deve ser o que "parece bem ao Espírito Santo".

O ensino não é uma interpretação pessoal, não é o que o pregador acha, mas é aquilo que vem do Corpo.

Quando nos dispomos pela fé a ouvirmos o Espírito Santo, a salvação alcançada pela graça é preservada na vida do servo e na vida da igreja.


Pareceu bem ao Espírito Santo preservar a salvação da igreja mediante Sua manifestação e Seu governo, ao qual o servo e a igreja se submetem pela fé.

MARANATA O SENHOR JESUS VEM!!!
Posted: 27 Jun 2015 12:34 PM PDT



Todos os relatos do evangelho incluem algum comentário feito por João sobre o poder superior de Jesus (Mateus 3:11-12; Marcos 1:7-8; Lucas 3:15-17; João 1:32-34). Os relatos de Mateus e Lucas são os mais completos, e basicamente idênticos. "...disse João a todos: Eu, na verdade vos batizo com água, mas vem o que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de desatar-lhe as correias das sandálias; ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo. A sua pá, ele a tem na mão, para limpar completamente a sua eira e recolher o trigo no seu celeiro; porém queimará a palha em fogo inextinguível" (Lucas 3:16-17).

O batismo com o Espírito Santo é identificado em outras passagens. Em Atos 1:4-5, Jesus o prometeu aos apóstolos. Ele cumpriu essa promessa em Atos 2:1-4. Outra vez, ele concedeu o batismo com o Espírito Santo à família de Cornélio (Atos 10:44-48; 11:15-17).

Mas, o que é o batismo com fogo? Alguns sugerem que o fogo se refere às "línguas, como de fogo" que pousaram sobre os apóstolos em Atos 2:3. Mas, tal interpretação não explica adequadamente o comentário de João Batista.

No contexto imediato (Lucas 3:17; Mateus 3:12), João explica que o fogo representa castigo em fogo inextinguível. Alguns de seus ouvintes seriam batizados com o Espírito Santo, e outros deles seriam imersos no fogo do castigo eterno.

João mencionou esses batismos principalmente para ensinar a superioridade de Jesus (veja João 3:30). João, sendo mero homem, tinha autoridade para controlar as águas que ele usava nos batismos de milhares de judeus. Mas Jesus, sendo o Filho de Deus, mostraria seu poder ilimitado. Ele enviaria o Espírito Santo e, também, rejeitaria algumas pessoas eternamente.

João e outros pregadores na Bíblia não falaram do inferno sem propósito. Não falaram desse assunto para assustar os ouvintes, nem para sugerir que Jesus fosse somente severo (veja Romanos 11:22). Quando pregaram sobre o castigo eterno, eles estavam nos ajudando a entender a importância de obediência a Cristo. Se não aceitarmos a salvação que ele oferece, teremos o destino infeliz "em chama de fogo" (2 Tessalonicenses 1:7-8). 


Você diz que foi batizada com água em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, mas seu desejo é "ser batizada com fogo, ou seja, selada em evidências de novas línguas". Você diz ainda que está buscando e orando, mas não consegue alcançar isso e pergunta se fazer jejum poderia ajudar.

Espero sinceramente que você nunca seja batizada com fogo, porque o batismo com fogo é o juízo eterno. Os pentecostais interpretam erroneamente a passagem e ficam pedindo fogo. Ainda bem que Deus não atende o pedido deles.

Existe até um hino que diz "Manda fogo, Senhor, que eu quero sentir o Teu poder". Ainda bem que o Senhor não faz o que pedem os que cantam assim, pois na Bíblia o fogo está sempre conectado com juízo. Isso ocorre por um erro de interpretação de Atos 2, onde as línguas não são "línguas de fogo", mas são "línguas como de fogo" (ou parecidas com fogo), e de Mateus 3, onde o fogo ali é erroneamente interpretado como o batismo do Espírito Santo ocorrido no Dia de Pentecostes.

Se você observar atentamente o texto de Mateus 3, verá que João Batista está se dirigindo alternadamente tanto a salvos como a perdidos, falando também alternadamente de salvação e juízo (o fogo representa o juízo de Deus). Acrescentei as palavras [entre chaves] para você entender essa alternância:

"Mas, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus que vinham ao seu batismo, disse-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira vindoura? Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento [os salvos]... E já está posto o machado á raiz das árvores; toda árvore, pois que não produz bom fruto [os perdidos], é cortada e lançada no fogo [o juízo]. Eu, na verdade, vos batizo em água, na base do arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu, que nem sou digno de levar-lhe as alparcas; Ele vos batizará no Espírito Santo [os salvos], e em fogo [os perdidos]. A sua pá ele tem na mão, e limpará bem a sua eira; recolherá o seu trigo [os salvos] ao celeiro, mas queimará a palha [os perdidos] em fogo inextinguível".


Quanto ao batismo do Espírito Santo que você deseja receber, e ainda com a "evidência" de falar em línguas estranhas, é melhor ler os links abaixo pois este é também um equívoco muito grande da doutrina pentecostal. Quem espera receber hoje o batismo do Espírito chegou dois mil anos atrasado, porque esse batismo ocorreu uma vez no dia de Pentecostes (Atos 2). Se você já foi salva pela fé em Cristo você foi selada com o Espírito Santo, e não batizada com o Espírito Santo. Se você não tem o Espírito de Cristo, então nem ainda é dele! "Se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele." Rm 8:9 


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