12 outubro 2015

Aprendendo com JETRO


 Ex 18:1 - 20:26

O primeiro ensino: Respeito aos mais velhos, dar ouvidos aos conselhos dos sábios.
A Palavra frisa algumas vezes que Jetro era sogro de Moisés, portanto, mais velho. JETRO aconselhou MOISÉS a escolher lideres dentre o povo para lhe ajudar na tarefa de julgamentos do povo. MOISÉS, como líder de todo o povo, poderia não aceitar o conselho, e deixar que seu orgulho falasse mais alto, e ficasse sobrecarregado de tarefas, mas não dividiria a sua responsabilidade e conhecimento com outros. Muitas vezes, alguns líderes tem a prepotência de achar que são os únicos capazes de liderar. Batem no peito achando que ninguém mais poderia realizar aquela obra como ele mesmo. Mas essa palavra nos ensina que os líderes devem ser humildades, afinal, ninguém é dono de todo o conhecimento, e, assim como recebemos sabedoria devemos compartilhar. JETRO disse a MOISÉS para instruir o povo e ensinar-lhes a Lei (18:20), e capacitar outros para lhe ajudar nessa árdua tarefa. Assim, o povo poderia caminhar por sí próprio nas questões mais simples, se conhecessem o caminho. Bem vemos hoje em dia, que muitos lideres possuem conhecimento, mas não ensinam ao povo. Permitem que o povo ande na ignorância, e se farda de problemas a corrigir. Seria mais fácil e menos cansativo, se o líder instruísse o povo, e ensinasse-lhe o caminho. Alem disso, muitos lideres orgulhosos, cheios de si mesmo, mantem o povo na ignorância propositadamente, para que o povo venha a depender dele, alimentando o seu ego, afim de que ele não perca a sua posição de status.
Aprendemos então que, os mais velhos possuem sabedoria pela experiencia de vida, e devemos lhes dar ouvidos. No entanto, a Palavra nos ensina a não seguirmos conselhos dos ímpios (Salmo1:1), mas, atentar para os conselhos dos mais sábios, afim de adquirirmos sabedoria. ( Pro 12:15 / Prov 19:20)
MOISÉS foi humilde ao ouvir o conselho de seu sogro JETRO, e a consequência de sua humildade foi que ele ficou menos sobrecarregado.
O Segundo ensino: Limites de cada um.
Outro ensino dessa palavra, é que devemos respeitar os limites de cada um. JETRO aconselhou MOISÉS a escolher lideres para cuidar de 1000, 100, 50 e 10. (18:21).
Entendemos que cada pessoa tem seu limite. Não podemos impor para todos a mesma carga, afinal, cada pessoa deve carregar a sua própria carga a qual suportar. Muitas vezes, ao falarmos da Palavra de Deus para as pessoas, queremos que elas entendam e aceitem imediatamente. No entanto, sabemos que cada pessoa tem seu limite, e devemos respeita-los. Não é pelo fato de que uma pessoa aceita a Palavra de Deus da noite para o dia, que todos também aceitarão. Alguns, demorarão até anos. Cada um caminha conforma suas pernas. MOISÉS entendeu esse segredo e respeitando os limites de cada líder, deu a eles a quantidade de pessoas que eles poderiam cuidar. Não necessariamente devemos respeitar os limites dos que se achegam a Palavra de Deus, mas também em todas as áreas de nossas vidas. Na educação dos filhos, no relacionamento conjugal, profissional, familiar, com as amizades e etc..
Terceiro ensino: Testemunhar as maravilhas de DEUS
Assim que JETRO chegou ao encontro de MOISÉS, MOISÉS lhe contou todas as maravilhas que DEUS havia operado no meio do povo.JETRO diz a MOISÉS que verdadeiramente DEUS é maior que todos os deuses. (18:11)
Devemos fazer DEUS conhecido de todos anunciando as suas maravilhas ( Salmo 93:6 )
Quarto ensino: Todo conselho deve ter respaldo nas Escrituras.
Embora JETRO tivesse dado um bom conselho a MOISÉS, ele esperava que o Eterno confirmasse esse conselho (18:23)
Não é pelo fato de recebermos bons conselhos de pessoas experientes, que devemos aceitá-lo cegamente sem ter as confirmação das Escrituras.
Muitos se perdem por ouvirem conselhos que aparentemente são bons, mas que as Escrituras não concordam. Podemos encontrar isso muitas vezes em segmentos neo-pentecostais, onde há muitas "profetadas" completamente contrária a Palavra de Deus. Tudo o que ouvimos e aprendemos, devemos conferir na Palavra. Se A Palavra de Deus concordar, o conselho é bem vindo. Caso contrario devemos rejeitá-lo imediatamente.
Quinto ensino: O 'deus' de cada um.
A primeira ordem da Deus é: "não terás outros deuses perante mim."  (20:3)
Podemos entender que, embora muitos com o coração sincero desejam servir ao Eterno, estão servindo a deuses estranhos, criados dentro de seus pensamentos. O egoismo humano e sua arrogância, criam deuses pessoais, os quais são responsáveis por satisfazer todos os seus desejos. Então encontramos o deus da riqueza e prosperidade, o deus da cura, o deus da libertação, deuses e mais deuses criados com o proposito de satisfazer os desejos humanos. Cada um deles possui o seu deus pessoal segundo sua vontade egoísta. Oram a esse deus afim de que todos os seus problemas sejam resolvidos. Buscam um deus mordomo que os serviam a todo o tempo. Não estão em busca do verdadeiro Elohim. Sabemos que todo aquele que busca a DEUS tem todo o seu coração, O encontrará. (Jer 29:13). Porém, muitos escolhem continuar com seus deuses pessoais, pois temem ouvir as verdades de DEUS, e não querem obedecer. Afinal de contas, quando se abre mão do deus pessoal, juntamente abre-se mão de seus desejos egoistas, pois JESUS disse que, ao segui-lo devemos negar a nós mesmos (Luc 9:23). E negar a nossa vontade para fazer a vontade de DEUS, não é fácil, e muitos não desejam fazer a vontade de uma segunda pessoa, mas desejam que suas próprias vontades é que sejam atendidas. Nesse caso, ficar com seu deus pessoal é mais lucrativo.
Aqui então vemos a idolatria em que as nações se encontram. Colocam seus deuses pessoais ante a DEUS.
Sexto ensino: Não matar
O mandamento diz: Não assassinarás. Ponto. Não diz que o "não matar" se refere somente ao matar o corpo. Mas podemos entender também que não podemos matar a esperança de alguém. Nem seus sonhos, nem suas realizações, seu entusiasmo, sua alegria. Provérbios diz que, a vida e a morte estão no poder da língua. Devemos tomar cuidado com a forma com que falamos com as pessoas. Pode acontecer de alguém vir nos contar um sonho, uma esperança que possui, e nós negligenciamos e o desanimamos com nossas palavras de desestímulos. Matamos então a esperança desse coração. Nossa boca tem o poder para dar vida ou morte, seja emocional, psicológica e até mesmo física. Em Tiago 3:10 lemos que não convém que uma mesma boca fale benção e maldição. Devemos dominar nossa língua para não gerarmos a morte através dela.
Nossas palavras devem ser agradáveis (Col 4:6) para que saibamos como responder às pessoas.
Além de nossas palavras, nos tornamos assassinos quando odiamos nosso irmão. (I Joao 3:15)
Onde está JESUS nessa PALAVRA?
Encontramos JESUS em JETRO, quando ele aconselha MOISÉS a capacitar outros lideres afim de aliviar a sua carga. De certa maneira, JETRO  aliviou a carga de MOISÉS, assim como JESUS alivia a nossa carga (Mateus 11:28 - 30)
Vemos JESUS  também na própria Palavra de Deus que foi entregue ao povo. 
-->

Nenhum comentário:

Postar um comentário