09 fevereiro 2023

UM LÍDER AMOROSO

II Coríntios 2:4 - Porque em muita tribulação e angústia do coração vos escrevi, com muitas lágrimas, não para que vos entristecêsseis, mas para que conhecêsseis o amor que abundantemente vos tenho.
Algumas pessoas são líderes improváveis. Superficialmente, elas parecem não ter as características que geralmente associamos com grandeza e poder. Davi, por exemplo, era um jovem pastor de ovelhas, um sonhador que escrevia cânticos e tocava harpa – qualidades geralmente não procuradas quando você escolhe alguém para derrotar inimigos. No entanto, Deus o chamou não apenas para ser um homem de guerra mas também rei de todo o Israel. Por quê? Porque Davi tinha algo mais importante do que habilidade militar ou sangue real. Ele tinha fé em Deus.(Bíblia de Estudo Arqueológica NVI, nota página: 350) 
Sobre liderança na Bíblia Paulo Bazaglia, 2012 comenta:
Na época dos juízes, uma mulher chamada Débora tornou-se líder de Israel. Pelos nossos padrões, ela também era uma candidata improvável para essa tarefa tão relevante. A Bíblia fala pouco sobre suas credenciais, a não ser que era esposa e mãe (Jz 4.4; Jz 5.7), o que não a qualificava para dirigir um país. Porém, Débora tinha a mesma vantagem que Davi: ela tinha fé em Deus. Numa época em que Israel andava aos tropeços e cada homem fazia aquilo que parecia certo aos seus próprios olhos (veja Jz 17.6; Jz 21.25), Deus escolheu uma mulher de grande fé que estava disposta a segui-lO em obediência. 
Um verdadeiro líder deve estar disposto a desnudar sua alma perante seus liderados. Paulo nos deixa um exemplo incrível para um verdadeiro relacionamento entre o pastor e suas ovelhas, quando no verso de II Coríntios 2.4 ele mostra com transparência seus sentimentos e emoções. Suas palavras são carregadas de emoção: "em muita tribulação e angústia do coração vos escrevi, com muitas lágrimas". Qual era o alvo que ele pretendia alcançar com isso? "(...) não para que vos entristecêsseis, mas para que conhecêsseis o amor que abundantemente vos tenho".
Pessoas estão dispostas a seguir gente de carne e osso. Muitos líderes cristãos, em nome de um falso conceito de santidade, se portam como robôs imutáveis e inacessíveis, gerando discípulos legalistas e insensíveis. Paulo não tinha medo de admitir que sofria e amava. Sua transparência encorajava as pessoas a sua volta, pois viam que ele enfrentava os mesmos dilemas e aflições. Precisamos tirar as máscaras e os rótulos que são colocados sobre nós, e então redescobrirmos o prazer de sermos nós mesmos. A transparência é necessária se quisermos viver um cristianismo autêntico. 
BIBLIOGRAFIA:
BÍBLIA, Estudo Arqueológica NVI, Edição Brasileira – São Paulo: Editora Vida 2013.
BÍBLIA, Português. Bíblia de Estudo da Profecia. Antigo e Novo Testamento. Edição Revista Atualizada. Belo Horizonte e Barueri. Editores Atos e Sociedade Bíblia do Brasil, 2001.
O NOVO TESTAMENTO, João Ferreira de Almeida, Edição Revista e Corrigida.
MEYER, Joyce, A Formação de Um Líder, 1ª Edição Novembro 2005
HOUAISS, Antônio; VILLAR, Mauro de Salles. Dicionário Houaiss da língua Portuguesa, Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.
AURÉLIO, Mini, 8ª edição – dezembro 2010.
  
MULHERES VIVENDO A PALAVRA DE DEUS, http://mulheresvivendoapalavradedeus.blogspot.com.br/2014/08/mulheres-da-biblia.html
PAGLIARIN, Juanribe, Jesus, O Evangelho Reunido: Mateus, Marcos, Lucas e João, reunidos em um si evangelho e com fatos organizados em ordem cronológica/ compilado e comentado por Juanribe Pagliarin.  Edição de luxo. São Paulo: Bless Press Editora 2011.
O MONGE E O EXECUTIVO, James C. Hunter
       
Wallace Oliveira Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário