22 fevereiro 2023

EXEGESE JOÃO 21:15-17

 

João 21:15-17
            Pedro negou três vezes ao Senhor. Agora o Senhor requer dele, que por três vezes, responda à pergunta: “amas-me?”
            Nas duas primeiras vezes o Senhor usou o verbo agapaw (agapao) que caracteriza o amor divino, que envolve uma escolha deliberada e renúncia. Pedro respondeu, usando assim o verbo filew (philéo) que significa demonstrar afeição, gostar de. A pergunta do Senhor era: “Pedro, tu me amas mesmo?” ao que ele respondia: “Senhor, eu gosto de ti, eu tenho devoção à tua pessoa”.
            Quando o Senhor pergunta pela terceira vez (v. 17) “amas-me?” usa o verbo filew (philéo) - fileis me (phileis me?); Pedro se entristeceu com esta pergunta. O Senhor diminuiu a sua exigência de amor agaph (agape) para amor filia (filia) a fim de ser correspondido por Pedro pois este é o amor que o homem tem para dar.
            Pedro não se sentia em condições de afirmar o amor agaph (agape) – o amor que envolve renúncia irrestrita pois havia negado o Senhor, mas podia apenas afirmar o amor filia (filia), ou seja, de apego afetuoso, pois apesar de tudo, neste sentido, ele amava mesmo o Senhor Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário