25 fevereiro 2023

Adão e Eva NÃO FORAM criados no mesmo dia?


Postado por Presbítero André Sanchez
Você pergunta: Na descrição de Gênesis 2, observei que o homem e a mulher não foram criados no mesmo dia como muitos afirmam. Ali dá a entender que foram em dias diferentes. Como podemos entender esse texto, já que, em Gênesis 1 diz que foram criados no mesmo dia?

Caro leitor, quando fazemos conclusões sobre um texto bíblico, devemos ter o cuidado de analisar todo o contexto, para que a interpretação não fique equivocada.

Se você observar, a Bíblia é bastante clara quando mostra quando foi a criação do homem e da mulher. Primeiro ela explica de forma resumida como foi:

“Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou” (Gênesis 1:27).

Depois de mostrar essa criação, o texto de Gênesis explica quando foi: “Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. Houve tarde e manhã, o sexto dia” (Gênesis 1:31).

Adão e Eva foram criados em dias diferentes?

Muitos, porém, erram quando vão para Gênesis 2, pois acham que temos ali outra criação, sendo que, em Gênesis 1, segundo eles, não é a criação de Adão e Eva. Claro, esse pensamento está totalmente equivocado.

O curioso é que em nenhum lugar da Bíblia são citadas essas outras pessoas criadas em Gênesis 1, simplesmente por que elas não existiram! Só existe uma criação na Bíblia!

Em Gênesis 2 temos um detalhamento do resumo da criação feito em Gênesis 1, com especial detalhamento da criação da parte principal, que é o homem e a mulher. Vejamos como o texto explica:

Então, formou o SENHOR Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente” (Gênesis 2:7).

Nesse texto temos o detalhamento do que aconteceu no sexto dia da criação. O homem foi feito do pó da terra, mas ainda não existia a mulher.

O texto continua mostrando que Deus pegou esse homem criado e o colocou em sua casa, o jardim do Éden:

“Tomou, pois, o SENHOR Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar” (Gênesis 2:15).

Aqui ainda estamos no sexto dia da criação. Logo, o homem viveu alguns momentos sozinho ali no jardim. Mas não sabemos o tempo exato em horas.

Inclusive, na sequência, observamos a ordem de Deus de não comer da árvore do conhecimento do bem e do mal, dada inicialmente somente para Adão (e posteriomente passada para Eva):

“E o SENHOR Deus lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás” (Gênesis 2:16-17).

Ainda nesse mesmo dia sexto da criação, Deus dá uma tarefa ao homem e o ajuda a cumprir. A tarefa era dar nome aos animais. Aqui ainda não tínhamos a mulher:

“Deu nome o homem a todos os animais domésticos, às aves dos céus e a todos os animais selváticos; para o homem, todavia, não se achava uma auxiliadora que lhe fosse idônea” (Gênesis 2:20).

E é agora que temos o cenário para a criação da mulher, ainda no sexto dia. Logo, observamos que Deus fez Adão e Eva no mesmo dia, mas não no mesmo momento.

Adão foi criado primeiro, teve uma série de atividades nesse dia sexto e, só depois, Deus fez Eva, a sua auxiliadora.

“E a costela que o SENHOR Deus tomara ao homem, transformou-a numa mulher e lha trouxe” (Gênesis 2:22).

Dessa forma fica bastante claro que o homem e a mulher foram criados no mesmo dia, porém, existe uma diferença de tempo entre a criação do homem e da mulher. Não dá para saber esse tempo exato, mas foi no mesmo dia, então, foi em menos de 24h de diferença!

Nenhum comentário:

Postar um comentário