22 fevereiro 2023

EXEGESE MATEUS 16:13-20

 

Mateus 16:13-20
 A declaração de Pedro (v. 16) “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo” – No original “su ei o cristos o uios tou szou tou zwutos
a)      O povo identificou Jesus como um dos heróis do passado, um grande profeta ou talvez o precursor do Messias, mas nada mais do que isso. O Messias, para o povo, teria características bem diferentes das que Jesus apresentava. Ele poderia ser tudo para o povo, menos o Messias ou o Filho de Deus.
b)      A posição definida de Pedro: “TU ÉS O CRISTO, O FILHO DO DEUS VIVO”.
A palavra Cristo em grego equivale a “Messias” em hebraico, cujo significado é “ungido”. Nomes de homens, conceitos humanos não poderiam designar adequadamente a pessoa do Senhor Jesus, por isso Pedro não hesitou em declarar: “Tu és o Filho do Deus vivo”. Napoleão disse: “Conheço homens, mas Jesus Cristo é mais do que um homem”. O apóstolo Pedro reconheceu e declarou a divindade de Jesus.
c)      A afirmação do Senhor Jesus (v. 18); “Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja”. Em grego: su ei  petrs  kai  epi  tauth  th petra  oikodomhsw  mou  thu  ekklhsian.
Há um jogo de palavras aqui em Grego. Pedro é “Petros” e pedra é “petra”. Em aramaico Pedro é “Kephas” que quer dizer “pedra”.
A palavra “pedra” na Bíblia tem um sentido muito profundo. Ela é aplicada a Deus, simbolizando Sua consistência, Sua imutabilidade, Sua eternidade (Êxodo 17:6; Deuteronômio 32:4, 31; I Samuel 2:2; II Samuel 22:2; Salmo 18:31, etc.)
O que o Senhor Jesus afirmou (v. 18) deve ser entendido em relação com o que Pedro declarou (v. 16) pois ambas as declarações apontam para o Senhor Jesus.
A palavra “petra” deu origem ao nome “Petros”. “Petra” é pedra, pedreira, rocha; esta palavra tanto no Velho Testamento como no Novo Testamento é usada só para Deus, nunca para o homem. “Petros” é fragmento de “petra”. A propósito veja-se o que Pedro afirmou posteriormente em uma de suas epístolas (I Pedro 2:4-8)
Que significa então a expressão: “epi taute te petra?”
a)      Em primeiro lugar, significa que a própria pessoa do Senhor Jesus, como Filho de Deus, é a Pedra, conforme o sentido desta palavra na Bíblia;
b)      O fato de ser Jesus o Filho de Deus é a Pedra fundamental da fé cristã. Exatamente por isso, o inimigo, através dos séculos tem levantado controvérsias cristológicas suscitando dúvidas sobre a divindade do Senhor Jesus. Veja a História da Igreja;
c)      A revelação do Espírito é a pedra (o fundamento) da Igreja (v. 17).
Não foi a carne, nem a sabedoria, que Pedro descobriu que Jesus é o Cristo; nem tão pouco o Senhor alicerçaria no homem a Sua Igreja. Foi no Espírito que revela que o Senhor fundamentou a Sua Igreja (v. 17). Por isso o Senhor pôde afirmar que “as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (v. 18). No original a palavra inferno é “hades”, significando que, para a Igreja, a morte não é o fim; a sepultura não prevalece sobre a fé, pois há ressurreição.
d)     “Dar-te-ei as chaves do reino dos céus” (v. 19). Pela pregação do Evangelho, Pedro, cheio do Espírito Santo, abriu o reino dos céus aos que aceitaram a Palavra e o fechou aos que a rejeitaram (Atos 2:12-40; 8:14-17).

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