20 fevereiro 2023

SACERDOTE PARTE 4/6

Hebreus 7:11

 

“De sorte que, se a perfeição fosse pelo sacerdócio levítico (porque sob ele o povo recebeu a lei), que necessidade havia logo de que outro sacerdote se levantasse, segundo a ordem de Melquisedeque, e não fosse chamado segundo a ordem de Arão?”

O sacerdote da lei era tomado dentre os homens, e constituído a favor dos homens nas coisas concernentes a Deus, para oferecer dons e sacrifícios pelos pecados; com condições de compadecer-se ternamente dos ignorantes e errados. Nesse sentido ele ministrava a oferta pelos pecados.
Ninguém pode tomar para si esta honra, senão o que é chamado por Deus para tal ministração, devendo segundo a lei, ser da tribo de Levi e da ordem de Arão – ou da casa de Arão.
Esses sacerdotes da lei eram substituídos constantemente, impedidos de continuar pela morte.
Davi, cheio do Espírito Santo, fala no Salmo 110, do levantamento de uma nova ordem sacerdotal, da ordem de Melquisedeque, referindo-se ao Senhor Jesus.
A NOVA ORDEM SACERDOTAL
Havendo Jesus feito a Nova Aliança, encerrou a antiga, havendo naturalmente efetuado a reforma da primeira, com diversas mudanças, permanecendo o teor profético.
Nessa nova ordem de coisas estabelecidas, Jesus passa a ser o Sacerdote. Na verdade o sacerdote do VT apontava para o Sacerdote Jesus.
Estando vigorando a Lei, Jesus não poderia ser sacerdote, pois o sacerdócio estava na casa de Arão, sendo manifesto que o Filho – segundo a carne, era da casa de Judá.
Ocorre que mudando o concerto (aliança), naturalmente mudou a ordem sacerdotal, sendo manifesto que da ordem de Melquisedeque o Senhor levantasse o Filho como Sacerdote.
 
MELQUISEDEQUE
Era um Rei de Jerusalém (Salém à época) e Sacerdote, ou melhor: Um Rei segundo Deus, ou segundo a vontade de Deus.
Foi ele ao encontro de Abraão após a milagrosa vitória sobre reis confederados de Babilônia, mostrando a presença divina em tão grande evento, quando Deus opera a favor de Abraão que passou a ter posição de Rei de honra perante os moradores da terra de Canaã, pois venceu os seus enormes inimigos, passando portanto a região a gozar de uma benção de Deus, sob um domínio do Reino Celestial.
Era Melquisedeque um tipo do Filho de Deus: sem pai, sem mãe, sem genealogia, não tendo principio de dias nem fim de vida, sendo portanto um sacerdote ETERNO.
JESUS SACERDOTE
Segundo essa ordem, daqueles que não morrem e por isso permanecem sem ser substituído, foi Jesus feito o nosso Sacerdote Eterno.
Os do passado sem juramento foram feitos sacerdotes, mas quanto ao Filho o Senhor disse:
“Jurou o Senhor e não se arrependerá: Tu és um sacerdote eterno segundo a ordem de Melquisedeque”.
Significa que nós temos nos céus um alguém que cuida de nós, um sumo sacerdote que está assentado a destra do trono da majestade, Ministro do santuário e do verdadeiro tabernáculo, o qual o Senhor fundou e não o homem.
Porque todo o sumo sacerdote é constituído para oferecer dons e sacrifícios, pelo que era necessário que este também tivesse alguma coisa que oferecer.
Assim, vindo Cristo, o sumo sacerdote dos bens futuros, por um maior e mais perfeito sacrifício, isto é, por seu próprio sangue (não por sangue de bodes e bezerros), entrou no santuário (não no tabernáculo desta criação), efetuando uma eterna redenção.
Jesus Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, pelo seu sangue, purificará as nossas consciências das obras mortas, pra servirmos o Deus Vivo.
E por isso é Mediador de uma Nova Aliança, para que, intervindo para remissão dos pecados, os chamados recebam a herança eterna.
Cheguemos pois com confiança ao trono da graça para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário