06 novembro 2021

𝐑𝐄𝐂𝐎𝐍𝐒𝐓𝐑𝐔𝐈𝐍𝐃𝐎 𝐀 𝐌𝐈𝐍𝐇𝐀 𝐅𝐀𝐌Í𝐋𝐈𝐀


Palavras de Neemias, filho de Hacalias: no mĂȘs que quisleu, no vigĂ©simo ano, quando eu estava na cidade de SusĂŁ, Hanani, um de meus irmĂŁos, veio de JudĂĄ com mais alguns homens. Perguntei-lhes pelos judeus que voltaram, os que sobreviveram ao cativeiro, e a respeito de JerusalĂ©m. Eles me responderam: os que sobreviveram ao cativeiro estĂŁo passando grande aflição e vergonha lĂĄ na provĂ­ncia. Os muros de JerusalĂ©m foram derrubados, e as portas da cidade, queimadas. Depois de ouvir essas palavras, sentei-me e chorei. Lamentei por alguns dias; e continuei a jejuar e orar perante o Deus do cĂ©u.” (Neemias 1:1-4)
Neemias recebe a notícia a respeito das ruínas dos muros de Jerusalém, das portas que foram queimadas e da vergonha e grande aflição que os sobreviventes do cativeiro estavam passando. Sua cidade e seu povo estavam destruídos.
Talvez essa seja a realidade da sua vida e de sua famĂ­lia neste tempo. Mas a boa notĂ­cia Ă© que a nossa vida e a vida de nossa famĂ­lia nĂŁo precisa ficar em ruĂ­nas para sempre. Ela pode ser restaurada, ela pode ser restituĂ­da, ela pode ser reconstruĂ­da!
Para que haja reconstrução…
1. Peça AJUDA – NĂŁo Lute SOZINHO
“Eu tambĂ©m disse ao rei: se for do teu agrado, que se providenciem cartas para os governadores do territĂłrio a oeste do Eufrates, para que me deixem passar e assim eu possa chegar a JudĂĄ. Que me seja dada tambĂ©m uma carta para Asafe, guarda da floresta do rei, a fim de que ele me dĂȘ madeira para as vigas das portas da fortaleza que fica junto ao templo, e para os muros da cidade, e tambĂ©m para a casa que irei ocupar. Graças Ă  mĂŁo benevolente de Deus, que estava sobre mim, o rei atendeu os meus pedidos.” (Neemias 2:7-8)
Assim que Neemias recebeu a notĂ­cia de que sua cidade estava completamente devastada e suas portas haviam sido destruĂ­das pelo fogo, relatou para o rei toda dor que havia em seu coração e o rei perguntou a ele o seguinte: o que me pedes agora? Neste momento, com pouco tempo para pensar, Neemias imediatamente orou ao Senhor e deu a resposta ao rei, pedindo que fosse enviado para JudĂĄ para reconstruir os muros de JerusalĂ©m. AlĂ©m de ter conseguido a aprovação do rei, Neemias aproveitou a oportunidade para, ousadamente, pedir mais ajuda.
Quando a notĂ­cia sobre a queda da nossa famĂ­lia chega aos nossos ouvidos, primeiro, precisamos pedir a ajuda do Senhor, e, depois, das pessoas que estĂŁo Ă  nossa volta. Nossa presunção, nosso orgulho, nossa soberba, precisa dar lugar a um coração humilde, quebrado, quebrantado, contrito, pronto para receber a ajuda de Deus e das pessoas.
HĂĄ muitas famĂ­lias que ainda estĂŁo vivendo um tempo de completa destruição porque nĂŁo aprenderam a descer e a pedir ajuda Ă s pessoas. NinguĂ©m pode saber da sua dor, ninguĂ©m pode saber do seu sofrimento, ninguĂ©m pode saber da sua luta. E assim, de orgulho em orgulho, sua famĂ­lia vai desaparecendo debaixo de um entulho de problemas que poderiam ser evitados se alguĂ©m gritasse por ajuda.
Talvez vocĂȘ ainda nĂŁo tenha conseguido vencer suas lutas porque ainda continua lutando sozinho. NinguĂ©m Ă© uma ilha. Sempre haverĂĄ alguĂ©m que possa estender as suas mĂŁos para resgatĂĄ-los de debaixo dos escombros desta vida.
Para que haja reconstrução…
2. NÃO DESISTA – mesmo que haja OPOSIÇÃO
“EntĂŁo, fui atĂ© os governadores do territĂłrio a oeste do Eufrates e lhes entreguei as cartas do rei. AlĂ©m das cartas, o rei tinha enviado comigo oficiais do exĂ©rcito e cavaleiros. Quando Sambalate, o horonita, e Tobias, o oficial amonita, ouviram isso, ficaram muito irritados, por saber que havia alguĂ©m interessado no bem dos israelitas. (…) Quando Sambalate, o horonita, e Tobias, o oficial, e GĂ©sem, o ĂĄrabe, ouviram isso, zombaram de nĂłs, desprezaram-nos e perguntaram: que Ă© isso que estais fazendo? Quereis rebelar-vos contra o rei?” (Neemias 2:9-10,19)
Ao chegar em JerusalĂ©m, Neemias foi recebido com oposição. A oposição Ă  reconstrução jĂĄ existia hĂĄ 90 anos por parte daqueles que haviam se estabelecido naquela ĂĄrea quando os judeus foram levados cativos. Em cada geração, sempre haverĂĄ aqueles que odeiam o povo de Deus e tentam impedir a realização dos seus propĂłsitos. Ao tentar realizar a obra de Deus, alguns se oporĂŁo e outros atĂ© mesmo desejarĂŁo que vocĂȘ nĂŁo consiga realizĂĄ-la.
No processo de reconstrução de suas famĂ­lias nĂŁo desistam, por favor, mesmo que haja oposição, mesmo que haja gente contra, mesmo que haja gente torcendo pra que tudo dĂȘ errado e que sua famĂ­lia termine no buraco.É certo de que haverĂĄ mais gente para se opor Ă  reconstrução da sua famĂ­lia do que gente a favor. NĂŁo vai faltar gente pra dizer: vocĂȘ nĂŁo vai conseguir, nĂŁo adianta prosseguir, agora nĂŁo tem mais jeito, etc
Neemias sabia que Deus era o idealizador e o patrocinador daquela obra, e esse foi o melhor incentivo que ele recebeu para nĂŁo desistir, mas para prosseguir, mesmo diante da oposição. Deus Ă© maior idealizador e o maior patrocinador da obra de reconstrução da sua vida e da vida de sua famĂ­lia. Esse Ă© o melhor incentivo que vocĂȘ pode receber para nĂŁo desistir mesmo diante de forte oposição. Deus nos fornece ajuda na reconstrução da nossa famĂ­lia, mas tambĂ©m nos enche de coragem para nĂŁo desistir quando a oposição chegar.
Para que haja reconstrução…
3. Faça um LEVANTAMENTO das RUÍNAS da sua vida
“Assim, cheguei em JerusalĂ©m e, depois de trĂȘs dias, levantei-me de noite e saĂ­ com alguns dos meus homens. Eu nĂŁo disse nada a ninguĂ©m o que o meu Deus havia colocado em meu coração para que eu fizesse por JerusalĂ©m. NĂŁo levei animal algum, a nĂŁo ser aquele em que eu montava. Desse modo, saĂ­ de noite pela porta do Vale, e fui atĂ© a fonte do DragĂŁo, e atĂ© a porta do Esterco, e examinei os muros de JerusalĂ©m, que tinham sido derrubados, e as suas portas, que haviam sido queimadas pelo fogo.” (Neemias 2:11-13)
Neemias chegou discretamente em JerusalĂ©m e passou vĂĄrios dias observando e avaliando cuidadosamente o estado dos muros. AtravĂ©s desta avaliação, Neemias pĂŽde fazer um levantamento das partes destruĂ­das dos muros de JerusalĂ©m. Foi um trabalho cuidado, minucioso e discreto, mas de grande importĂąncia para que ele pudesse traçar o plano da reconstrução dos muros.
NĂŁo pode haver reconstrução da vida e nem da vida da famĂ­lia se nĂŁo houver disposição para se fazer um levantamento das partes quebradas, um verdadeiro inventĂĄrio das ruĂ­nas. É preciso identificar o que quebrou, como quebrou e por que quebrou. Vai ser necessĂĄrio um honesto levantamento das partes que foram destruĂ­das. Com este levantamento serĂĄ possĂ­vel identificar onde erramos, onde erraram conosco, onde nos ferimos, onde fomos feridos. É um verdadeiro exame de ressonĂąncia da nossa vida.
Fazer um levantamento das ruĂ­nas da nossa vida serĂĄ de vital importĂąncia para identificarmos, principalmente, os nossos comportamentos, as nossas atitudes, os nossos erros, as nossas falhas, as nossas imperfeiçÔes. Esse levantamento Ă© o quebrantamento que precisa acontecer diante do Senhor, para que Ele mesmo possa traçar os planos de reconstrução da nossa vida e da vida de nossa famĂ­lia. SerĂĄ que estamos dispostos a fazer esse levantamento hoje? VocĂȘ pede ajuda, vocĂȘ nĂŁo desiste, mas Ă© preciso observar e avaliar as partes destruĂ­das, as partes quebradas de sua vida.
Para que haja reconstrução…
4. LEVANTE-SE e FORTALEÇA suas mãos para a obra
“Eu lhes disse entĂŁo: vede a triste situação em que estamos, como JerusalĂ©m estĂĄ devastada, e as suas portas destruĂ­das pelo fogo. Vinde! Vamos reconstruir os muros de JerusalĂ©m, para que nĂŁo passemos mais vergonha. Contei-lhes, entĂŁo, como a mĂŁo de Deus havida sido bondosa comigo, e lhes relatei tambĂ©m as palavras do rei. Eles disseram: levantemo-nos e construamos os muros. E eles fortaleceram as mĂŁos para essa boa obra.” (Neemias 2:17-18)
A despeito de toda oposição que havia encontrado, Neemias, apĂłs fazer o levantamento das partes quebradas, contou aos oficiais o real estado de JerusalĂ©m e os desafiou a reconstruir os muros. Contou como Deus e o rei haviam-no ajudado! Na mesma hora, eles disseram: vamos nos levantar e reconstruir os muros. E o texto bĂ­blico diz que eles fortaleceram suas mĂŁos para a obra.
VocĂȘ jĂĄ pediu ajuda a Deus e Ă s pessoas. VocĂȘ nĂŁo desistiu, mesmo havendo oposição. VocĂȘ jĂĄ conseguiu fazer um levantamento das ruĂ­nas de sua vida. EntĂŁo, sĂł lhe resta levantar e reconstruir a sua vida e a vida de sua famĂ­lia. Tenho certeza de que o mesmo Deus que fortaleceu as mĂŁos daqueles oficiais para começarem a obra Ă© o mesmo Deus que fortalecerĂĄ as suas mĂŁos para começarem e terminarem a obra em sua vida e na vida de sua famĂ­lia.
Neemias fez questĂŁo de frisar que a mĂŁo do seu Deus era favorĂĄvel. A mĂŁo do Senhor estĂĄ favor de vocĂȘ! As mĂŁos do Senhor nĂŁo estĂŁo encolhidas; elas estĂŁo estendidas para agirem a favor da sua vida!
Neemias nĂŁo falou que a reconstrução seria fĂĄcil, mas que a mĂŁo do Senhor era favorĂĄvel. A reconstrução da sua famĂ­lia tambĂ©m nĂŁo serĂĄ fĂĄcil, mas creia que a mĂŁo do Senhor, o Todo-Poderoso, serĂĄ favorĂĄvel a vocĂȘ!O pior da vida nĂŁo Ă© cair, mas permanecer caĂ­do. O pior da vida de nossa famĂ­lia nĂŁo Ă© vĂȘ-la em ruĂ­nas, mas Ă© nĂŁo nos levantarmos para tirĂĄ-la de debaixo dos escombros.
ConclusĂŁo:
Todos nós, de alguma forma, enfrentamos lutas que às vezes levam nossa vida e a vida de nossa família para debaixo dos escombros. Não hå ninguém que esteja isento de enfrentar essa realidade.
O fato Ă© que nĂŁo podemos nos acostumar a viver debaixo dos escombros, nĂŁo podemos nos acostumar a viver em ruĂ­nas, com tudo quebrado, com tudo destruĂ­do e isso nĂŁo mexer com a nossa vida!
  • Se hoje hĂĄ alguma coisa que precisa ser restaurada em vocĂȘ, permita que isso acontecça;
  • Se hoje hĂĄ alguĂ©m para quem vocĂȘ precisa liberar perdĂŁo, pedir perdĂŁo, permita que isso aconteça;
  • Se hoje hĂĄ algo que precisa ser transformado dentro de vocĂȘ, permita que isso aconteça.
SĂł nĂŁo permita que vocĂȘ e sua famĂ­lia permaneçam em ruĂ­nas, debaixo dos escombros desta vida, sofrendo, chorando, lamentando.
Para que haja reconstrução…
1. Peça AJUDA – NĂŁo Lute SOZINHO
2. NÃO DESISTA – mesmo que haja OPOSIÇÃO
3. Faça um LEVANTAMENTO das RUÍNAS da sua vida
4. LEVANTE-SE e FORTALEÇA suas mãos para a obra
Mensagem pregada pelo Pr. Acyr JĂșnior.

Nenhum comentĂĄrio:

Postar um comentĂĄrio