25 novembro 2021

Como o Espírito Santo Pode Guiá-lo Como Ele Guiou Jeremias

 Texto: Jeremias 1:4-9


Citação: “Quem tem Deus e muitas outras coisas não tem mais do que aquele que tem somente Deus”.

1. O Espírito Santo pode levar você a compreender exatamente o que Deus o escolheu para ser, fazer e realizar. A Bíblia diz: “Ora veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: Antes que eu te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre te santifiquei; às nações te dei por profeta" (Jeremias 1:4,5)

Peça ao Senhor para ajudar você a ter uma compreensão mais clara de exatamente o que o Senhor o escolheu para ser, fazer e realizar para Seus grandes propósitos. Confiar no Senhor para a sensibilidade de ouvir a Sua exortação calma.

2. O Espírito Santo pode ajudá-lo, como fez com Jeremias, para superar qualquer timidez, baixa autoestima ou hesitações em obedecer a Deus. Jeremias disse: "Então disse eu: Ah, Senhor Deus! Eis que não sei falar; porque sou um menino. Mas o Senhor me respondeu: Não digas: Eu sou um menino; porque a todos a quem eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar dirás" (Jeremias 1:6-7)

Peça ao Senhor uma maior confiança na capacidade de Deus para ajudar a realizar tudo o que Ele lhe pede para fazer com o poder capacitador do Espírito Santo.

3. O Espírito Santo irá encorajar você, como fez com Jeremias. O Senhor disse a Jeremias: " Não temas diante deles; pois eu seu contigo para te livrar, diz o Senhor" (Jeremias 1:8)

Confiar no Senhor para dar-lhe um coração de leão para tudo o que o Espírito dirigir você fazer.

4. O Espírito Santo lhe dará a capacidade articulativa para falar a mensagem de Deus com um poder sobrenatural que dá provas de sua unção especial. Jeremias escreveu: "Então estendeu o Senhor a mão, e tocou-me na boca; e disse-me o Senhor: Eis que ponho as minhas palavras na tua boca" (Jeremias 1:9)

Peça ao Senhor para dar-lhe especial articulação, comunicação e habilidades persuasivas para entregar poderosamente verdade para todas as pessoas.

5. O Espírito Santo irá dotá-lo com autoridade especial da comissão de Jesus Cristo para fazer discípulos de todas as nações. O Senhor disse a Jeremias: "Olha, ponho-te neste dia sobre as nações, e sobre os reinos, para arrancares e derribares, para destruíres e arruinares; e também para edificares e plantares". (Jeremias 1:10)

Peça ao Senhor para enchê-lo com a plena realização das muitas competências, habilidades e ferramentas que você tem à sua disposição para a realização da grande comissão de Cristo de Mateus 28:18-20.

6. O Espírito Santo irá ajudá-lo a suportar os testes de tempo, pessoas e problemas da mesma maneira que Ele deu a Jeremias suporte. O Senhor disse: "Tu, pois, cinge os teus lombos, e levanta-te..." (Jeremias 1:17a)

Confie no Senhor que Ele vai enchê-lo, não com o espírito de timidez, mas o Espírito de poder, amor e disciplina para realizar a Sua vontade! (2 Timóteo 1:7).

7. O Espírito Santo irá avisá-lo ou corrigi você, como fez com Jeremias, para não se encolher diante dos grandes ministérios que são chamados a enfrentar. O Senhor disse: "não desanimes diante deles, para que eu não te desanime diante deles" (Jeremias 1:17b)

Peça ao Senhor para criar uma relação saudável para a habilidade de Deus corrigir você se você não está obedecendo as diretivas de Deus.

8. O Espírito Santo vai lhe dar uma identidade nova e melhorada para facilitar sua capacidade de conhecer toda a vontade de Deus para sua vida completamente. O Senhor disse a Jeremias: "Eis que hoje te ponho como cidade fortificada, e como coluna de ferro e muros de bronze contra toda a terra, contra os reis de Judá, contra os seus príncipes, contra os seus sacerdotes, e contra o povo da terra" (Jeremias 1:18)

Peça ao Senhor para ajudá-lo a obter maior segurança na sua identidade em Cristo para que você esteja totalmente facilitado para conhecer toda a vontade de Deus.

9. O Espírito Santo vai levantá-lo a um nível superior de proficiência em sua capacidade de falar com pessoas poderosas, sem medo. O Senhor disse a Jeremias: "Eis que hoje te ponho como cidade fortificada, e como coluna de ferro e muros de bronze contra toda a terra, contra os reis de Judá, contra os seus príncipes, contra os seus sacerdotes, e contra o povo da terra" (Jeremias 1:18b)

Peça ao Senhor que lhe permita crescer em sua capacidade de falar de forma eficaz para as pessoas “grandes” sem ser intimidado.

10. O Espírito Santo irá prepará-lo para qualquer eventualidade, como Ele fez com Jeremias. O Senhor disse a Jeremias: "E eles pelejarão contra ti" (Jeremias 1:19)

Peça ao Senhor para ajudá-lo a estar preparado emocionalmente, mentalmente, socialmente, educacionalmente, financeiramente, moralmente, fisicamente e espiritualmente para os grandes ataques que estão vindo para seus relacionamentos e ministérios.

11. O Espírito Santo promete-lhe a vitória no meio das dificuldades mais esmagadoras, como fez com Jeremias. O Senhor disse a Jeremias: "mas não prevalecerão; porque eu sou contigo, diz o Senhor, para te livrar” (Jeremias 1:19b) Peça ao Senhor para dar-lhe garantias contínua da vitória sobre todos os tipos de adversidade.

12. O Espírito Santo compromete Sua lealdade eterna a você como Ele fez com Jeremias. O Senhor disse a Jeremias: "mas não prevalecerão; porque eu sou contigo, diz o Senhor, para te livrar" (Jeremias 1:19b)

Confiar no Senhor, em seu nome quando você está emocionalmente, mentalmente ou fisicamente desanimado.

13. O Espírito Santo se compromete toda a força do poder de Deus para salvá-lo do mal, como o fez a Jeremias. O Senhor disse a Jeremias: "porque eu sou contigo, diz o Senhor, para te livrar" (Jeremias 1:19)

Confie no Senhor para salvar, libertar e livrá-lo de qualquer coisa que pode tentá-lo a vontade de desistir.
 

Conclusão: Quando você não tiver nada, exceto Deus, então você se torna consciente de que Deus é suficiente.

Pr Aldenir Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário