21 abril 2024

ESTATUTO DA OVELHA - SALMO 1 (DIREITOS)

 


Princípio: Direito do homem de ser feliz (Varão bem-aventurado)


▬▬► Artigo 1: “que não anda segundo o conselho dos ímpios”

O homem feliz é o que serve ao Senhor. O que norteia a sua vida é o conselho do Senhor, que o acumula de benefícios, que ele recebe de graça, pela grande misericórdia de Deus, por Cristo Jesus. Andar fala da dinâmica do caminho, fala de Jesus. Andar com Jesus é ser seu amigo e ter intimidade com Jesus. “O segredo do Senhor é para aqueles que o temem, e ele lhes faz saber o seu concerto” (Sl. 25:14). Salmo de Davi. 


▬▬► Artigo 2: “nem se detém no caminho dos pecadores” 

O caminho dos que foram lavados e remidos pelo precioso sangue de Jesus. Não tem nenhum envolvimento com o caminho do pecado e das coisas nocivas a fé. A despeito de vivermos num mundo contaminado pelas misérias que o mundo produz, lutamos para distanciar, nos separando, consagrando a nossa vida para o trabalho da Obra. “Bom e reto é o Senhor; pelo que ensinará o caminho aos pecadores” (Sl. 25:8). Salmo de Davi. 


▬▬► Artigo 3: “nem se assenta na roda dos escarnecedores” 

Não temos comunhão com os profanos, que não respeitam e não teem temor de Deus, que julgam que as coisas santas são comuns, que escarnecem e menosprezam a grandeza e o poder de Deus. Não pactuamos com pecado, não temos acordo com o mundo, pois os amigos do mundo são inimigos de Deus. “Pois tu tens sustentado o meu direito e a minha causa; tu te assentaste no tribunal, julgando justamente” (Sl. 9:4). Salmo de Davi. 

▬▬► Artigo 4: "Antes tem o seu prazer na lei do Senhor"

Em primeiro lugar. O que é prioritário, o que está em primeiro plano. A satisfação do servo de Deus é estar em perfeita sintonia com os ensinamentos da palavra de Deus, atendendo as revelações no corpo. Os segredos preciosos nos são revelados. Realmente é prazeroso. Alimenta a alma, nos fazendo compreender os grandes cuidados de Deus conosco. “O Senhor é a minha força e o meu escudo; nele confiou o meu coração, e fui socorrido; pelo que o meu coração salta de prazer, e com o meu canto o louvarei” (Sl. 28:7). Salmo de Davi. 


▬▬► Artigo 5: “e na sua lei medita de dia e de noite” 

Reflexão interior. Ao meditar damos abertura para que o Espírito Santo tenha completa liberdade para falar abundantemente ao nosso coração, sem barreiras e empecilhos. O salmista era sensível o suficiente para compreender estas coisas. “Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, Senhor, Rocha minha e Libertador meu” (Sl. 19:14). Salmo de Davi.      

Autoria: JLA, Ipatinga-MG, Brasil.      

Nenhum comentário:

Postar um comentário