10 dezembro 2023

3 MOTIVOS PARA CANTARMOS COM VONTADE NA IGREJA





No artigo “Por Que a Igreja Canta?”, Jonathan Leeman nos 3 motivos pelos quais o canto congregacional é importante:
No culto de domingo da minha igreja, o pregador e todos aqueles que têm papel de liderança no culto sentam no palco de frente para a congregação. 
 Quando a música começa, estou contemplando o povo de Deus louvar a Deus. E isso é inacreditável!

Alguns olhos estão fechados, outros abertos. Algumas mãos estão levantadas, outras não. Mas a postura de seus corpos não é o importante. 
Quando sento, olho e contemplo, meus próprios louvores a Deus são fortalecidos pelas histórias e canções dos outros. Minha fé é revigorada e aumentada pela obra de Deus neles.
Igrejas cantam porque seus novos corações não conseguem evitar senão ecoar a Palavra que lhes deu vida. 

Por que cantamos?
Deixe-me explicar melhor o que eu disse até agora articulando três razões pelas quais eu acho que Deus ordenaria ao seu povo que falassem um com o outro não apenas em prosa, mas em poesia e melodia.
1-Nós cantamos para possuir e declarar a Palavra
O ato de cantar é como a congregação possui e declara a Palavra pelo que ela é. 
Na Bíblia, cantar é uma maneira ordenada por Deus para os membros de uma congregação responderem à revelação de Deus.
 
2-Nós cantamos para unir as nossas emoções à Palavra de Deus
Cantar é a maneira como a congregação particularmente une as suas emoções e afetos com a Palavra de Deus.
Quando cantamos, é difícil ficar livre de emoções. Assim como o sentido do olfato pode evocar fortes associações e memórias, da mesma maneira o som da música tanto evoca quanto provoca as alegrias, tristezas, desejos, esperanças e sofrimentos do coração. 

3-Nós cantamos para demonstrar e construir unidade
Cantar é uma maneira de demonstrar e construir unidade coletiva. Mais uma vez, não é difícil imaginar como Israel usou os salmos para demonstrar e construir a unidade de seus corações uns para com os outros. 
   Wallace Oliveira Cruz 

Nenhum comentário:

Postar um comentário