03 novembro 2023

A Perfeição Cristã


 

Jesus no céu bíblia aberta 

Filipenses 3.12-16

Introdução: A santificação é um tema doutrinário que precisa ser resgatado e ensinado.  João Wesley pregou sobre o que chamava de 'Perfeição Cristã' ensinando que é preciso ter como alvo ser semelhante a Jesus. Este ensino foi a base de um grande avivamento. 
 Infelizmente muitos nem acreditam ser possível alcançar a santidade. A santidade não é viver sem pecado, é lutar e não se conformar com o pecado se entristecendo quando erra ao invés de ter prazer.

Como se aperfeiçoar a cada dia?

O apóstolo Paulo mostra como devemos nos aperfeiçoar:

1- HUMILDADE: v.12 e 16

HUMILDADE é uma característica imprescindível para a santidade, se não será ceticismo religioso e farisaísmo.
Nunca estaremos prontos, mas a cada dia subimos um degrau e devemos andar como já alcançamos. A vida cristã deve ser progressiva. Não adianta querer fazer o que não podemos, dar um salto maior que a perna.

2- Esquecer o passado: v.13

O passado é uma sombra que assombra muitas pessoas. Mas em Cristo, somos nova Criatura (II Coríntios 5.17) as coisas velhas já passaram. Olhar para trás significa perder tempo, perder o foco e a direção, é queda na certa. Não olhe para trás como fez a mulher de Ló. Como na direção de um veículo, se olhar pra uma direção seremos conduzidos pra ela.

3- Olhar para frente: v.14

Jesus mandou os discípulos olhar os lírios do campo (Mateus 6.28) e os campos que branquejam (João 4.35). Olhar para frente significa ‘sonhar’, ver possibilidades e idealizar o melhor. Como marcar num calendário a cada dia que conseguimos ficar sem uma prática pecaminosa olhando pra frente com o tempo que Deus nos dará para nos santificarmos.

Santificai-vos hoje porque amanhã
o Senhor fará maravilhas no meio de vós!
 Josué 3.5

CONCLUSÃO: v.15

Este versículo fala que os nossos ‘sentimentos’ e o que ‘pensais’ será esclarecido por Cristo na Glória. Até lá só devemos perseverar sendo Humildes, deixando o passado para trás e olhando adiante.

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário