06 setembro 2023

Avivamento: Mais do que a História de um Grande Peixe - Aldenir Araújo

 Princípios de Preparação Para o Avivamento


Texto: Jonas 1: 1-6, 17; 4:11

Introdução: Será que vamos escolher fazer a diferença ou optar por simplesmente ignorar a queda livre moral ao nosso redor? O que tem que acontecer para que haja um despertar espiritual sem precedentes? Assim como Deus preparou um grande peixe para despertar Jonas, Deus está preparando uma circunstância global, maior do que todos nós juntos. Ele despertará aqueles que estão dormindo para os perigos iminentes dos juízos de Deus. No livro de Jonas, avivamento é mais do que uma história de um grande peixe. Trata-se do maior avivamento espiritual na história. No dia da inauguração, quase um milhão de pessoas dedicaram suas vidas a Deus. É um retrato do que Deus pode realizar através de seus servos que optaram por preparar-se para se tornarem agentes do avivamento.
 
Nesta mensagem vamos rever uma história muito conhecida e aplicar vários princípios práticos, mas profundos para nos preparar para o maior avivamento da história. O primeiro princípio de preparação é que devemos:

I. Conferir Nossa Bússola (1:1-2)

Deus chama pessoas para determinados lugares particulares para fins particulares. No caso de Jonas, encontramos Deus chamando-o a Nínive para pregar contra o pecado. Mas quando Deus chamou Jonas, ele respondeu: "Eis-me aqui... Envia outro. Eu estou no meu caminho para Társis!" Deus disse: "Vá!", E Jonas disse: "Não!" Alguma vez você já disse "não" à vontade de Deus? É importante estar indo na direção certa. O que é mais importante, um relógio ou uma bússola? Que aproveita uma pessoa para estar no momento em que ela está indo na direção errada? Se desejamos ir na direção certa, nós precisamos de:
 
A. Uma bússola pessoal (vv. 1-2a)
Deus havia levantado outros ministérios proféticos, mas não os havia chamado para ir a Nínive. Mesmo que Amós, Habacuque, e Obadias eram contemporâneos capazes, Deus não os comissionou para ir a Nínive. A vontade de Deus era para Jonas. Deus chama cada um de nós ao nosso Nínive. Deus colocou cada um de nós em nossa própria igreja e comunidade para serem agentes de despertar espiritual. Deus está dizendo: "Vá para Nínive”. Onde você está indo? Existem apenas duas estradas nesta vida: um caminho leva a Társis, enquanto o outro caminho a Nínive. Um leva ao avivamento enquanto que o outro leva a ruína. Se estamos determinados a avançar na direção certa, não só precisamos de uma bússola pessoal, mas precisamos de:
 
B. Uma bússola apontada (v. 2b)
Era como se Deus pegasse um mapa e circulasse Nínive e dado a Jonas. Deus foi específico com Jonas. Nínive era uma cidade da antiguidade. Ninrode fundou-a pouco depois da confusão de línguas na Torre de Babel. Era uma das cidades mais antigas do mundo antigo. Você conhece os costumes e tradições da sua Nínive e seu povo?
 
Nínive também era uma cidade grandiosa no que hoje é o Iraque moderno. Suas ruas eram de 20 milhas de comprimento. Suas paredes eram de cem pés de altura. Foi a capital da Assíria. Quase um milhão de pessoas viviam em e em torno desta megalópole.
Nínive era uma cidade de grande iniquidade. Jonas sabia sobre sua crueldade e brutalidade. Seu povo era conhecido por sua selvageria. Eles queimavam filhos vivos e torturavam adultos esfolando-os e os deixando morrer sob o sol escaldante.
Nós, também, vivemos em um mundo cruel e brutal. As coisas que usávamos para nos fazer rir agora nos faz chorar. Os efeitos terríveis do pecado têm cauterizada a consciência da nossa cultura. Nós já não governar de acordo com o que é certo e errado, mas de acordo com o que funciona e o que dá dinheiro. Nossa crença é a ganância e o nosso deus é ouro. As coisas que antes nos surpreendiam agora nos diverte. As coisas que nos envergonhava agora nos entretém. Nossa cultura vendeu sua alma ao materialismo, encheu quase todos os setores com o liberalismo e tem como tema "se você se sente bem, então faça". Se nós queremos ir na direção certa, nós também devemos ter:
 
C. Uma bússola com proposito (v. 2-c)
Deus chamou Jonas para pregar contra Nínive por causa de seus pecados. Certamente Deus está chamando mais pessoas para pregar contra os pecados da nossa cultura hoje. O cruzeiro do vigésimo primeiro século para Társis é lotado com aqueles que desejam viver em uma boa nação sem serem bons! Temos substituído a ganancia e o glamour pela santidade e piedade. Deus tem uma bússola apontada e com proposito pessoal para cada um de nós.
 
Em que direção você está indo? Você está indo para Nínive ou Társis? Se desejamos continuar a se mover na direção certa para a nossa Nínive, então temos de verificar a nossa bússola encontrada na Palavra de Deus. O segundo princípio da preparação para o maior despertar espiritual na história é que devemos:

II. Considerar Nossas Consequências (1: 3-6, 15, 17)

Jonas não considerou as consequências de desobedecer a vontade de Deus. A desobediência é sempre para baixo, não para cima. Ninguém cai para cima. Sempre caímos para baixo. Observe a digressão descendente de Deus. Quando alguém desliza para longe de Deus, ele vai:
 
A. Descendente na decisão (v. 3-a)
Algumas das palavras mais tristes na Bíblia são: "Mas Jonas se levantou para fugir para Társis..." Você poderia pensar que Jonas foi o homem mais humilde e desafiado de sua época. Ele teve a oportunidade dada por Deus para pregar a toda uma cidade e experimentar um despertar espiritual.
 
Jonas estava em uma encruzilhada em sua peregrinação com Deus; então ele fez uma escolha para baixo. Talvez alguns de nós estão de pé na esquina da "tentação" e "desejo" prestes a tomar a decisão errada no caminho para a morte. Outros podem estar contemplando deixar a vontade de Deus para a família, casamento, negócio, igreja ou futuro. Uma vez tomada uma decisão para baixo, então a pessoa vai:
 
B. Descendente na direção (v. 3b-f)
As decisões determinam a direção e o destino. A Escritura diz que Jonas descendo a Jope, olhou para um navio indo para Társis, comprou uma passagem e entrou no navio. Quando alguém toma um caminho para longe do Senhor, é premeditado.

 
É muito perigoso justificar a desobediência só porque as coisas parecem cair no lugar. Jonas achou um navio que, sem dúvida, estava operando no tempo favorável. O clima, ventos e ondas estavam muito provavelmente favorável. Jonas contou o seu dinheiro e após o bilheteiro dizer o preço da tarifa para Társis ele descobriu que tinha o suficiente para a viagem.
 
Algumas pessoas pensam que só porque estão em um navio e o tempo está favorável, então deve ser a vontade permissiva de Deus. Se Deus te chama para Nínive e você vai para Társis, há uma tempestade e mais cedo ou mais tarde você vai ser lançado ao mar. É incrível como as pessoas justificam o seu pecado aos seus próprios olhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário