30 setembro 2023

A Escolha da Pedra de Esquina ou Angular


Texto:Salmos 118:22- “ A Pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal pedra angular.”
Introdução:
Ao longo da Palavra de Deus encontramos vários tipos, símbolos, figuras que apontava profeticamente para o Senhor Jesus. Como por exemplos: Porta, água, caminho entre outros que vemos o cumprimento dessas profecias do novo testamento. Porque no velho testamento Jesus  está profetizado e novo testamento está revelado.
O salmista fala profeticamente do Senhor Jesus como a Pedra de Esquina ou Angular. Como também mostra a rejeição de Israel ao Senhor Jesus.
Mas o que é a pedra de Esquina ou Angular?
É a pedra principal e que sustentava toda a construção de uma obra.
Desenvolvimento:
Como era a escolha da pedra de esquina?
Os arquitetos ou construtores daquela época quando eles descobriam que aquela pedra podia ser uma pedra de esquina ou angular. A primeira coisa ao ver uma grande rocha eram submetiam as três testes ( provas) para a verificação se aquela pedra podia ser a pedra de esquina.
Para a escolha da pedra como pedra de esquina a mesma não podia trincar ou rachar. O Senhor Jesus como Pedra de Esquina passou por esses três testes( provas) durante o seu ministério.
1º Teste ( prova)= Pancadas = O Sofrimento de Cristo
O primeiro teste era pegar marretas de pedras pontiagudas de outras pedras  de esquinas de outras construções. Com a utilização dessas marretas era dadas muitas pancadas para ver se a pedra iria trincar ou rachar. Havia no velho testamento inúmeras profecias sobre o sofrimento de Cristo que tiveram o seu cumprimento no novo testamento.
O salmo 22 que foi escrito por Davi no verso 16 diz “ ... traspassaram-me as mãos e pés.” Uma referência ao sofrimento de Cristo na cruz do calvário onde seriam cravados os pregos em suas mãos e pés. O profeta Isaías  diz “ Era desprezado e o mais rejeitado de todos os homens; homem de dores e que sabe o que é padecer e , como um de que os homens escondem o rosto era desprezado, e dele não fizemos caso. Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si, e nós reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido.”
Jesus sofreu em nosso lugar. Apanhou muito, mas cedeu, não retrocedeu e nem desistiu. Cumpriu cabalmente o projeto de Salvação por amor a humanidade.
2º Teste ( prova)= fogo = A tentação do deserto
Em seguida era tirada a pedra e cobriam aquela pedra com mato e árvores secas e tocado fogo. Mas se a pedra  trincasse ou rachasse não podia ser Pedra de Esquina.
O Senhor Jesus passou pelo o fogo que foi a tentação no deserto pelo diabo. Durante todo o tempo foi tentado, mas o Senhor Jesus como pedra de Esquina venceu. Lucas 4: 1-13.
3º Teste ( prova)= Água fria = A morte
Imediatamente jogava água fria na pedra para ver se com o choque térmico a pedra iria trincar ou rachar. Jesus passou pelo o teste da água fria quando morre na cruz no calvário e ficou  na sepultura fria e solitária. Mas ao terceiro dia ressuscita vencendo a morte para todo o sempre e nos garantindo a nossa Salvação. II Cor. 5: 14-14
Conclusão:
O Senhor Jesus passou pelas essas três provas e foi vencedor. Por isso a nossa escolha é pelo o Senhor Jesus como a nossa Pedra de Esquina.
Qual é a sua escolha? Rejeitar ou Aceitar Jesus como a sua Pedra de Esquina, ou seja, o seu Salvador?
Josenilson Félix

Nenhum comentário:

Postar um comentário