22 julho 2022

Quando Deus quer usar você

 



quando-deus-quer-usar-voceINTRODUÇÃO 

Em Isaias 6.8, o Senhor usa o pronome “nós” quando fala com Isaias. No original, significa “Elohim”, e faz referência a uma pluralidade de personalidades. Isto quer dizer que Deus, quanto à unidade, é um; quanto à essência, é uno; e, quanto à personalidade, é trino. Podemos observar pela Bíblia que Deus subsiste em três pessoas. É um fato que não podemos explicar à luz da lógica humana. Este é o mistério da Santíssima Trindade. O homem é uno em uma personalidade, porém, Deus é uno em três pessoas.
Quatro perguntas podem ser extraídas de Isaias 6.8:

 1. QUEM DEUS QUER USAR? 

1.1 —Alguém que tenha uma profunda experiência com Ele
Somente depois que Isaías teve uma profunda experiência espiritual, sendo tocado com uma brasa viva que purificou o seu pecado (Isaias 6.6,7), foi que o Senhor o chamou para desempenhar o ministério profético (Isaias 6.8,9).
1.2 — Alguém que tenha bom relacionamento com Deus
Há um diálogo entre Deus e o profeta Isaias (Isaias 6.8,9).
Relacionamento não é monólogo. É um diálogo. Mesmo que Ele saiba de tudo, quer travar um diálogo conosco para que o conheçamos melhor (Oséias 6.3,4).
1.3 — Quem está disposto a ouvir a voz de Deus
Isaias teve de parar para ouvir a voz de Deus (Isaias 6.8,9).

ILUSTRAÇÃO

Um evangelista estava tão envolvido na obra de Deus que não tinha tempo de parar um momento para ouvir o que o Dono da obra tinha a lhe dizer Certa vez, esse evangelista ia para uma cidade pregar, quando, de repente, ele teve de parar em uma montanha porque o trem em que viajava apresentou um problema mecânico.
O trem parou em um lugar deserto, à beira de um abismo, obrigando os passageiros a permanecerem dentro dele. Em decorrência disto, o evangelista não teria outra saída senão esperar pacientemente até que o trem fosse consertado. Ele ficou apreensivo e perguntou: “Ora, Senhor, por que deixaste acontecer isso?” Então Deus lhe falou: “Filho, Eu quebrei este trem porque queria falar com você’ E o Senhor revelou- lhe muitas coisas grandiosas.

1.4—Deus ainda quer usar quem esteja disposto a ser usado por Ele
 Isaías se colocou à disposição de Deus quando falou: “Eis-me aqui”. Na igreja, a pessoa deve estar atenta à mensagem divina, pois Jesus pode estar falando algo importante para ela por intermédio do pregador (Hebreus 3.15; Tiago1.19).

II. O SENHOR QUER USAR TAMBÉM:

2.1 — Quem reconhece os seus própios limites
Deus não dá a Sua glória a ninguém (Isaias 42.8). Quem quiser gloriar-se, glorie-se no Senhor (2 Coríntios 10.17,18). O Senhor olha para o humilde e se afasta do soberbo (Salmo 138.6).
2.2 — Quem agrada a Deus
Noé achou graça aos olhos do Senhor (Gênesis 6.8). Davi era um homem segundo o coração de Deus (1 Samuel 13.14).
2.3 — A pessoa que Ele quer
Deus usou o corvo para alimentar o profeta Elias (1 Reis 17.5,6).
Usou urna jumenta para falar a Balaão (Números 22.28-30).
Deus usa as coisas pequenas para realizar grandes obras (1 Coríntios 1.27,28).

III. ONDE DEUS QUER NOS USAR:

Em Jerusalém, Judéia, e Samaria, e até os confins do mundo. Na sua família, na rua, no bairro onde mora, no Brasil e em lugares longínquos (Atos 1.8).

IV. POR QUE DEUS QUER NOS USAR:

4.1— Porque quer abençoar primeiro a pessoa enviada (Romanos 15.29).
4.2 - Para levar a mensagem que tira o homem do caminho da morte para o caminho da vida (Romanos 6.23).
4.3 — Porque tem propósitos pessoais com cada um, para salvar a família perdida, para cuidar dos excluídos sociais (Hebreus 10.15-1 7).

EXPERIÊNCIA

Charles Colson, autor do livro “O que Significa Amar a  Deus’; conta a história de uma mulher de 82 anos que foi colocada num asilo. Esta serva do Senhor que havia nascido em lar evangélico orou a Deus, dizendo: “Deus, se tu transformastes o vale de ossos secos em um poderoso exército (Ezequiel37.1-10), também podes me usar, porque eu sou melhor do que aquele vale de ossos. Tenho ossos, carne e vida’
Um dia, então, essa irmã leu uma matéria em um jornal que falava sobre um presídio onde havia o maior índice de suicídio de presos em toda a América. Deus falou ao coração dela para escrever cartas àqueles prisioneiros. Mesmo usando óculos que mais pareciam findos de garrafa e com as mãos trêmulas, ela começou a escrever cartas aos prisioneiros.
O tempo passou, e Charles Colson tornou-se advogado do presidente Richard Nixon. Ele foi preso por estar envolvido em um caso que gerou um escândalo internacional conhecido como Watergate. Ao sair da prisão, Charles aceitou Jesus,foi consagrado a pastor e pela sua influência política, conseguiu autorização para fazer cultos no mesmo presídio para onde aquela irmã mandava suas cartas.
Charles que era o primeiro pastor a entrar naquele presídio até então nunca evangelizado, pensou: “Será que encontrarei algum crente lá?” Para sua surpresa, ao chegar ao presídio, ele encontrou 40 pessoas que haviam se entregado ao Senhor depois de ler as cartas da idosa irmã. Eles disseram: “Meu amigo, há dois anos temos recebido cartas de uma mulher que consideramos ser a voz de Deus. Estas cartas transformaram a nossa vida’

V. QUANDO DEUS QUER NOS USAR:

No livro de Eclesiastes 3.1 está escrito que, para tudo, há o seu tempo determinado. Paulo manda pregar a tempo e fora de tempo (2 Timóteo 4.2). E Jesus manda olhar os campos que estão brancos para a ceifa (João 4.35), pois a salvação está mais perto de nós do que quando começamos na fé (Romanos13.11).

CONCLUSÃO

O crente precisa estar atento à voz do Senhor, e viver ciente do seu dever de pregar o Evangelho a toda a criatura. Esta é a missão e a razão da existência da Igreja do Senhor Jesus Cristo. 

Livro: Pregando poderosamente a palavra de Deus
Autor: Pr. Silas Malafaia

Nenhum comentário:

Postar um comentário