03 julho 2022

A VITÓRIA QUE VENCE O MUNDO


TEXTO   I João 5:4 
Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.

Nossas vitórias na vida cristã têm a ver sempre com a nossa fé. Para isso ocorrer a fé não
pode ser baseada em sentimentos ou em emoções.
 Nossa fé deve estar colocada no alicerce indestrutível que é a Palavra de Deus. 
Ao enfrentar dificuldades precisamos de saber como vamos vencer. 

Saibamos em primeiro lugar que Jesus já venceu e nos fez participantes da Sua vitória. Como?
Efésios 2:6 Deus nos ressuscitou com Cristo e com ele nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus, . Jesus nos deu essa promessa para reinarmos com Ele, 
Romanos 5:17. Reinar com Jesus é dominar situações mesmo quando tudo parece perdido, porque nos firmamos nas Suas benditas e preciosas promessas.

Como colocamos em prática a nossa fé? 
Simplesmente praticando-a. Como amamos as pessoas? Amando-as. Saibamos também que se ainda estivermos vivos nos próximos 50 anos Deus já supriu todas as nossas necessidades. 
Porquê? Porque Ele é um Deus organizado e já depositou a nosso favor tudo o que precisamos. Deus prometeu-nos que não há situação demasiadamente forte, grande ou pesada que venha sobre nós, que não possa ser vencida, se usarmos a nossa fé.

A fé é uma porta que abrimos para deixar passar o Poder de Deus, para desfazer o problema que nos preocupa se, nos colocarmos em consonância com a Palavra de Deus. 

A fé é uma capacidade que Deus nos deu para mudar , alterar, criar algo. Fé é crer que há paz quando ela ainda não está consolidada, é crer que o seu familiar está curado, etc, etc. Fé tem a ver com o que se crê e não com o que se sente, o que vê ou o que ouve.
 
Fé dá substância ás coisas em que cremos, Romanos 4:17b  DEUS chama à existência coisas que não existem, como se existissem.  Por exemplo, Hebreus 11:13 diz que os mundos foram criados do zero, do nada, sem origem, mas a fé deu-lhes corpo, substância e surgiram. Foram criados pelo Poder da Palavra e surgiram.

Fé, voltamos a dizer, nada tem a ver com sentimentos. Fé tem a ver com o que se crê, João 20:29 "Bem aventurados os que não viram, mas creram...
 
A fé foi plantada em nossos corações, , mas pode não crescer. Romanos 12:3 Com base na graça que recebi, dou a cada um de vocês a seguinte advertência: não se considerem melhores do que realmente são. Antes, sejam honestos em sua autoavaliação, medindo-se de acordo com a fé que Deus nos deu.
Pode ficar congelada ou pelo contrário, pode crescer tremendamente. 

A fé pode adoecer, Romanos 14:1Aceitem os que são fracos na fé e não discutam sobre as opiniões deles acerca do que é certo ou errado.

A fé é para hoje, não para amanhã. Certas situações podem encurtá-la, Mateus 8:26."Por que vocês estão com medo?", perguntou ele. "Como é pequena a sua fé!" Então levantou-se, repreendeu o vento e o mar, e houve grande calmaria.
Não se deixem impressionar pelo tamanho dos problemas, Deus é sempre maior que eles.

A fé tem que estar sempre estabilizada, Tiago 1:5-7 Se algum de vocês precisar de sabedoria, peça a nosso Deus generoso, e receberá. Ele não os repreenderá por pedirem. Mas, quando pedirem, façam-no com fé, sem vacilar, pois aquele que duvida é como a onda do mar, empurrada e agitada pelo vento.
Ele não deve esperar receber coisa alguma do Senhor,
"não duvidando...", porque nada receberá. Há situações muito antigas que não mudam de uma hora para a outra, Deus tem estado a desarticulá-las para  as restaurar. Há feridas que levam o seu tempo a sarar, tudo isso leva o seu tempo. Que fazer no tempo de espera? Louvar crendo que Deus está a trabalhar na situação e como somos espirituais vamos aceitar a Sua soberana vontade.

A fé prova-se com fatos, -A fé não opera se nada fizermos. Tiago 2:17-18Como veem, a fé por si mesma, a menos que produza boas obras, está morta. Mas alguém pode argumentar: "Uns têm fé; outros têm obras". Mostre-me sua fé sem obras e eu, pelas minhas obras, lhe mostrarei minha fé!
 Moisés tinha fé, mas foi preciso Deus incitá-lo a usar a vara, Êxodo 14:15,16..Então o Senhor disse a Moisés: "Por que você está clamando a mim? Diga ao povo que marche! Tome sua vara e estenda a mão sobre o mar. Divida as águas para que os israelitas atravessem pelo meio do mar, em terra seca.
Moisés põe a sua fé em ação e algo acontece Êxodo 15:21,22E Miriã entoava esta canção: "Cantem ao Senhor , pois ele triunfou gloriosamente; lançou no mar o cavalo e seu cavaleiro". Em seguida, Moisés conduziu o povo de Israel do mar Vermelho para o deserto de Sur. Caminharam pelo deserto por três dias sem encontrar água.
Josué 3:13-16. A operação consistia em fazer algo: colocar os pés (a planta) nas águas do Jordão.

Fé tem de ser exercitada para crescer
. Crescimento é sempre da nossa responsabilidade. O agente desse crescimento somos nós. Vê-se isso, por exemplo, em Pedro no episódio que andou sobre as águas. Sua fé estremeceu, vacilou quando começou a andar no mar. Mais tarde cheio do Espirito Santo sua fé cresceu  tanto que até a sua própria sombra curava os doentes.

A nossa fé crescerá, mas a seguir terá de ser exercitada. Romanos 10:17,Portanto, a fé vem por ouvir, isto é, por ouvir as boas-novas a respeito de Cristo.

A nossa fé pode ser bloqueada. Como? 
Pecado - Isaias 59:1,2 Ouçam! O braço do Senhor não é fraco demais para salvá-los, nem seu ouvido é surdo para ouvi-los. Foram suas maldades que os separaram de Deus; por causa de seus pecados, ele se afastou e já não os ouvirá.
 Falta de perdão. É que quando não perdoamos, travamos a bênção "Portanto, se você estiver apresentando uma oferta no altar do templo e se lembrar de que alguém tem algo contra você,
deixe sua oferta ali no altar. Vá, reconcilie-se com a pessoa e então volte e apresente sua oferta.
Mateus 5:23,24
Texto produzido pelo Pr.João José Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário