02 julho 2022

Pouca Fé

 
Texto: Mateus 8:23-26

Introdução: O que significa ter pouca fé. Todos nós precisamos examinar a nós mesmos e ver como podemos melhorar.

1. A pouca fé preocupa-se com as coisas desta vida (Mateus 6:30-32)  Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé?Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?Porque todas estas coisas os gentios procuram. Decerto vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas;

A. Jesus citou o cuidado providencial de Deus na natureza como uma razão para que não nos preocupemos (Mateus 6:26-29)Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura?E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam;
E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.

- Sua providência na natureza é um testemunho dEle (Gênesis 8:22Enquanto a terra durar, sementeira e sega, e frio e calor, e verão e inverno, e dia e noite, não cessarão.
 e Atos 14:17)E contudo, não se deixou a si mesmo sem testemunho, beneficiando-vos lá do céu, dando-vos chuvas e tempos frutíferos, enchendo de mantimento e de alegria os vossos corações.

B. Certamente, devemos trabalhar para desfrutar de Suas bênçãos (Provérbios 28:19)O que lavrar a sua terra virá a fartar-se de pão, mas o que segue a ociosos se fartará de pobreza.
- mas não devemos nos preocupar
C. Devemos buscar primeiro o Seu reino (Mateus 6:33) Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
- concentrar-nos nas preocupações da vida nos deixa infrutíferos (Lucas 8:14)E a que caiu entre espinhos, esses são os que ouviram e, indo pordiante, são sufocados com os cuidados e riquezas e deleites da vida, e não dão fruto com perfeição;

2. A pouca fé teme a morte (Mateus 8:23-27)
A. Os discípulos tinham medo de morrer na tempestade - Jesus repreendeu-os por sua falta de fé
B. Os cristãos não devem temer a morte (Mateus 10:28)E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo.
- em vez disso, precisam ter confiança (2 Timóteo 4:7-8)Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.
C. "Viver é Cristo e morrer é lucro" (Filipenses 1:21) -Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho.
 pouca fé leva a temer a morte porque ele não a reconhece como "lucro"

3. A pouca fé faz com que nos concentremos em distrações (Mateus 14:25-31) Jesus  anda sobre as águas
A. A princípio, Pedro parecia ter grande fé - ele foi o único discípulo a sair do barco para andar sobre a água (Mateus 14:28-29)E respondeu-lhe Pedro, e disse: Senhor, se és tu, manda-me ir ter contigo por cima das águas.E ele disse: Vem. E Pedro, descendo do barco, andou sobre as águas para ir ter com Jesus.
mas desviou os olhos de Jesus e se concentrou na tempestade, fazendo-o afundar (Mateus 14:30-31)Mas, sentindo o vento forte, teve medo; e, começando a ir para o fundo, clamou, dizendo: Senhor, salva-me! E logo Jesus, estendendo a mão, segurou-o, e disse-lhe: Homem de pouca fé, por que duvidaste?

B. Como cristãos, devemos manter os olhos fixos em Jesus (Hebreus 12:2Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus.
- mantenha seu foco no caminho que você deve andar (Provérbios 4:25-27)Os teus olhos olhem para a frente, e as tuas pálpebras olhem direto diante de ti. Pondera a vereda de teus pés, e todos os teus caminhos sejam bem ordenados! Não declines nem para a direita nem para a esquerda; retira o teu pé do mal.

C. O que quer que esteja acontecendo ao nosso redor nada mais é do que "aflição momentânea e leve" (2 Coríntios 4:17)Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente;

4. A pouca fé focaliza o físico sobre o espiritual (Mateus 16:6-12)
A. Jesus advertiu do fermento (ensinamento) dos fariseus e saduceus (Mateus 16:6, 12) 
- mas seus discípulos imediatamente pensaram em pão físico (Mateus 16:7)E eles arrazoavam entre si, dizendo: É porque não trouxemos pão.

B. Devemos "andar pela fé, não pela vista" (2 Coríntios 5:7)(Porque andamos por fé, e não por vista).

C. Não podemos permitir que nos concentremos nas coisas físicas quando devemos nos concentrar em coisas espirituais ( Mateus 6:21Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.
, Lucas 12:16-21)E propôs-lhe uma parábola, dizendo: A herdade de um homem rico tinha produzido com abundância;E arrazoava ele entre si, dizendo: Que farei? Não tenho onde recolher os meus frutos.
E disse: Farei isto: Derrubarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens;E direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga.Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus.

5. A pouca fé esquece as promessas do Senhor (Mateus 17:14-20)  filho lunático
A. Jesus repreendeu Seus discípulos por não expulsarem aquele demônio (Mateus 17:19-20) Então os discípulos, aproximando-se de Jesus em particular, disseram: Por que não pudemos nós expulsá-lo?
E Jesus lhes disse: Por causa de vossa incredulidade; porque em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e há de passar; e nada vos será impossível.
- Jesus não lhes ensinou que a fé os faria capazes de fazer qualquer coisa; Ele ensinou que a fé os faria capazes de fazer o que Ele disse que eles poderiam fazer (Mateus 10:8)Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai.

B. A base para a fé é a "palavra de Cristo" (Romanos 10:17) De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.
- nenhuma quantidade de crença em Deus fará com que coisas aconteçam que Ele nunca prometeu
 (1 João 5:14-15) E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve.E, se sabemos que nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que alcançamos as petições que lhe fizemos.

C. Mas devemos ter fé em que Suas promessas serão cumpridas (1 Coríntios 10:13Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.
Apocalipse 2:10)Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.

Conclusão

A. Fato interessante - aqueles com grande fé eram gentios; aqueles com pouca fé eram judeus, geralmente os próprios apóstolos de Jesus
B. Lição - qualquer um pode desenvolver uma grande fé, e qualquer um de nós pode mostrar pouca fé
C. Continuemos a trabalhar para fortalecer nossa fé em Cristo

Nenhum comentário:

Postar um comentário