18 novembro 2018

Perfil de Liderança HEBRÉIAS Pessoas de influência (Êx 1.15-20)


O que muda o curso da história? Reis? Potestades? Generais? Os ricos? Certamente. Mas, muito mais vezes, são homens e mulheres destituídos de poder e posição social significante quem mais profundamente remondam este mundo.
Quando o rei do Egito ficou preocupado com o número crescente de escravos hebreus, convocou duas parteiras, Sifrá e Puá, e instruiu-as para que matassem todos os meninos hebreus recém-nascidos. Mas essas parteiras temiam a Deus e se recusaram a obedecer a essa ordem malvada. Apesar das ameaças do rei, elas não se submeteram e continuaram fazendo partos de meninos hebreus. Embora não dessem a conhecer o fato, sua decisão arriscada ajudou a poupar a vida de Moisés, o libertador de Israel designado por Deus.
No que diz respeito à obediência civil, Sifrá e Puá arriscaram a sua vida a fim de proteger os filhos de Deus entregues ao cuidado delas. A bravura delas fez com que Deus lhes mostrasse a sua bondade, abençoando-as com famílias próprias. Sem dúvida, os seus filhos e netos tomaram parte do grande êxodo do Egito.
Fazendo parte de uma conjuntura estratégica na história, essas parteiras hebréias, sem poder político, socialmente desprezadas, economicamente desfavorecidas, desafiaram o governante do Egito a obedecer a Deus, a quem elas temiam. Sua escolha perigosa para fazer a coisa certa protegeu a linhagem de Abraão através da qual o Messias viria, cumprindo-se assim o plano de Deus não apenas para os hebreus, mas também para toda a humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário