18 novembro 2018

A MISSÃO DE VIDA DE MOISÉS E SUAS CINCO GRANDES DESCULPAS (Êx 3.11—4.14)


A maioria de nós pode listar desculpas por que não lideramos com eficiência, assim como
Moisés o fez. Quando Deus o chamou, imediatamente pensou em cinco razões por que não
poderia liderar.
Primeira desculpa: Quem sou eu? (Êx 3.11)
Moisés lutava com sua identidade. Não se sentia qualificado; pensou que Deus havia escolhido o
líder errado.A resposta de Deus: Não importa quem você é. Estou com você. (Êx 3.12)
Segunda desculpa: Quem é você? (Êx 3.13)
Moisés sentiu falta de intimidade. Não conhecia Deus suficientemente bem para descrevê-lo ao
povo, e faltavam-lhe convicções sobre o seu relacionamento com Deus. A resposta de Deus: Eu
Sou o que Sou. Eu Sou sempre presente. Eu Sou tudo que você precisa. (Êx 3.14) Terceira
desculpa: Se eles não ouvirem? (Êx 4.1) Moisés sentiu-se intimidado. Preocupou-se com a
reação que o povo teria para com ele. A resposta de Deus: Quando eu terminar, eles ouvirão. (Êx
4.2-9)
Quarta desculpa: Eu nunca fui bom orador. (Êx 4.10)
Moisés lamentou-se das suas fragilidades. Quem lhe daria ouvidos se não falava bem? A
resposta de Deus: Adivinha quem fez a sua boca? (Êx 4.11-12)
Quinta desculpa: Sei que pode encontrar outro. (Êx 4.13)
Moisés sentiu-se inferior. Comparou-se com outros, mesmo com o seu irmão, e julgou-se
incapaz. A resposta de Deus: OK, vou deixar que Arão vá com você... Mas mesmo assim, estou
chamando você para ir. (Êx 4.14)

Nenhum comentário:

Postar um comentário