25 outubro 2018

Como Usufruir o Melhor Desta Terra

Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra.” (Is 1:19)


Se perguntarmos quem quer comer o melhor desta terra com certeza muitas pessoas diriam que querem, porém para termos este resultados, precisamos dar alguns passos. Vejamos!

I. Se você quiser. “Se quiserdes ... comereis o melhor desta terra.” (Is 1:19) Comer o melhor desta terra não é pecado. Um ensino limitador tem se difundido através dos séculos que pobreza é virtude e riqueza é coisa do diabo. O ditado popular que diz “querer é poder” tem seu fundo de verdade. O melhor da vida já não depende mais de Deus, mas sim, somente de nós.

a. Estar disposto a pagar o preço daquilo que se quer
. A ação de querer algo tem implícito a idéia de pagar um preço por aquilo que se quer. É uma relação custo benefício. Uma pessoa avalia aquilo que ela quer e também avalia o preço que precisa pagar para realizar este desejo.

b. Pagar o preço daquilo que se quer. Não adianta a pessoa estar disposta a pagar o preço por algo, mas não decidir pagar este preço.

II. Se você ouvir e obedecer a Deus. “Se ... me ouvirdes, comereis o melhor desta terra.” (Is 1:19)

a. Ouvir significa dar atenção e considerar
. Ter boa audição espiritual significa estar aberto para que as verdades de Deus se tornem vida em nós.

b. Ouvir significa obedecer. Muitos até ouvem a palavra de Deus, mas têm dificuldades de obedecer.

O que é o melhor desta terra para você? Há pessoas que tem sonhos bem diferentes do que outros. Para alguns o melhor desta terra é receber uma cura, um milagre, mas para quem não tem problema de saúde isto não é realidade. Para outros o melhor desta terra é ter solução nos seus relacionamentos familiares, mas para quem tem um lar em harmonia isto não tem o mesmo peso. Para alguns o melhor desta terra é um carro novo, outros um usado, outros uma casa, outros um prédio, para alguns uma viagem até sua terra natal a 300 quilômetros, para outros uma volta ao redor do planeta. Enfim, o melhor desta terra varia de uma pessoa para outra, porém o método para conquistarmos isto em Deus é semelhante.

Exemplos de pessoas que quiseram o melhor desta terra e ouviram a Deus.

1. Ana

a) O melhor desta terra para ela era ter um filho. “Então, Elcana, seu marido, lhe disse: Ana, por que choras? E por que não comes? E por que estás de coração triste? Não te sou eu melhor do que dez filhos?” (I Sm 1:8)

b) O preço que ela pagou foi devolvê-lo ao Senhor.
“Depois que ele foi desmamado, ela o levou a Siló...Samuel era muito novo quando a sua mãe o levou à casa do SENHOR, em Siló.” (I Sm 1:24)

2. A mulher hemorrágica

a. O melhor desta terra para ela era ser curada. “E eis que uma mulher, que durante doze anos vinha padecendo de uma hemorragia, veio por trás dele e lhe tocou na orla da veste.” (Mt 9:20)

b. O preço que ela pagou foi ter uma fé muito grande. “... porque dizia consigo mesma: Se eu apenas lhe tocar a veste, ficarei curada” (Mt 9:21). Sem fé é impossível agradar a Deus (Hb 11:6). Outra parcela do preço foi gastar as últimas energias procurando a solução em Jesus. Muitos nesta condição ficariam em casa e diriam: “estou muito fraco e não posso gastar o resto de minhas energias buscando a Deus ou indo a igreja”. Outra parcela do preço foi lutar por um espaço físico ao redor de Jesus, pois a multidão o pressionava. “E Jesus, voltando-se e vendo-a, disse: Tem bom ânimo, filha, a tua fé te salvou. E, desde aquele instante, a mulher ficou sã.” (Mt 9:22)

3. Uzias.


a. Para Uzias o melhor da terra seria prosperidade na liderança, no trabalho e financeiramente. “Propôs-se buscar a Deus nos dias de Zacarias, que era sábio nas visões de Deus; nos dias em que buscou ao SENHOR, Deus o fez prosperar.” (II Cr 26:5)

b. O preço que ele pagou foi buscar a Deus e se aplicar na guerra. “Deus o ajudou contra os filisteus, e contra os arábios que habitavam em Gur-Baal, e contra os meunitas.” (II Cr 26:7) Ele soube dosar a confiança em Deus com seu trabalho, sua aplicação. Há aqueles que dizem que Deus não dá nada e, portanto precisam produzir com seu próprio braço e por outro lado há aqueles que confiam em Deus e usam esta suposta confiança esperando que Deus lhes dará tudo sem seu esforça, isto é utopia e a possibilidade anterior é incredulidade. É preciso dosar as duas coisas.

Aplicação. Nós devemos não só querer como também buscar o melhor desta terra.
 Lembre-se de como personagens bíblicos tinham necessidades de certos resultados e o preço que eles pagaram, a fim de que você seja inspirado a correr atrás de seus sonhos e realizá-los.

Vanderlei Cardoso, pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário