27 setembro 2017

Efatá; isto é, Abre-te.

 

E, levantando os olhos ao céu, suspirou, e disse: Efatá; isto é, Abre-te.
E logo se abriram os seus ouvidos, e a prisão da língua se desfez, e falava perfeitamente.
                                                                                                                                  Marcos 7:34,35

INTRODUÇÃO
Jesus saiu dos termos de Tiro e Sidom e foi para a região do Mar da Galiléia, passando por Decápolis (Marcos 07:31), uma terra considerada sendo de gentios (pessoas que não eram Israelitas) onde naquele lugar curara um surdo que falava dificilmente (Marcos 07:32).
DESENVOLVIMENTO
Decápolis significa dez cidades, do grego Deka – Dez, polis – cidades. É um conjunto, uma região de dez cidades que ficavam na fronteira oriental do império Romano, ao sul do Mar da Galiléia, se estendendo para o leste do Rio Jordão;as dez cidades eram Damasco, Filadélfia (Rabate-Amom), Rafana, Citópolis (Bete-Seã), Gadara, Hipos, Diom, Pela, Gerasa e Canata, foi nessa região que Jesus curou o homem que era surdo e que também falava dificilmente.

Decápolis – O mundo.
A região que Jesus foi para curar aquele homem.
Deus enviou Jesus ao mundo para salvar o pecador.

O surdo – Homem no mundo na condição espiritual.
Surdo, impedido de ouvir aquilo que Deus tem para falar.

Ao observarmos o texto vemos de maneira detalhada como Jesus curou aquele homem no versículo 33.


Jesus o tira do meio da multidão...
Em meio a um mundo conturbado, aflito, a multidão de problemas, de dificuldades tem rodeado o homem, a primeira coisa que Jesus quer fazer é tirá-lo dessa multidão.

Pôs os dedos nos ouvidos...
Jesus toca no homem surdo, (sua mão tocou o seu ouvido). O desejo Dele (Jesus) é que seu ministério (governo) alcance o homem para que o mesmo possa ser curado da sua surdes espiritual.

E cuspindo tocou-lhe na língua.
Mais uma vez Jesus o toca, mas dessa vez na sua língua, e com a sua saliva
Saliva – O que sai da boca do Senhor (sua palavra).
Mão – Ministério (governo)
A palavra do Senhor para governar o homem na sua vida, para que a partir daí ele passe a falar (testemunhar) daquilo que Deus fez na sua vida.

Disse Efatá
Efatá – Palavra de origem aramaica que significa “que se abra” ou “abre-te”.
Jesus pronunciou uma palavra para que os ouvidos e a fala daquele homem fossem abertos.
Pelo poder da sua palavra Jesus pode abrir o entendimento do homem, para que ele possa compreender as coisas de Deus, e assim falar, transmitir sobre a operação de Deus na sua vida.
A partir daquele momento o homem ouvia e falava perfeitamente, e ele pode ouvir Jesus também a falar com ele após esse milagre.

Quando Jesus propôs as suas parábolas, uma delas era A Parábola do Semeador, Jesus disse: “Quem tem ouvidos para ouvir ouça.” (Mateus 13:09), era Jesus diretamente falando, a partir daquele momento, o homem que era surdo, também poderia ouvir diretamente Jesus falando.

Já em Apocalipse 02:07 Ele (Jesus) disse: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça o que o Espírito diz à igrejas...”, dessa vez é Jesus falando através do Espírito Santo para as igrejas.
Ter ouvidos para ouvir, é compreender aquilo que o Senhor tem para falar.
Há muitas pessoas que não tem “ouvidos para ouvir”, são surdos espirituais, não compreendem as coisas de Deus, e por isso estão no mundo sem saber o que Deus tem para eles.

CONCLUSÃO
Jesus quer curar os surdos espirituais, para que esses passem a ter “ouvidos para ouvir”, e possam entender através da ação do Espírito Santo, a vontade de Deus para as suas vidas.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário