(ISAÍAS 38:1-3)
"(1) Naqueles dias Ezequias adoeceu e esteve à morte. E veio ter com ele o profeta Isaías, filho de Amoz, e lhe disse: Assim diz o Senhor: Põe em ordem a tua casa, porque morrerás, e não viverás. (2) Então virou Ezequias o seu rosto para a parede, e orou ao Senhor, (3) e disse: Lembra-te agora, ó Senhor, peço-te, de que modo tenho andado diante de ti em verdade, e com coração perfeito, e tenho feito o que era reto aos teus olhos. E chorou Ezequias amargamente"
INTRODUÇÃO
Meus irmãos!
A palavra fala deste texto da profecia a respeito da doença de Ezequias. Eu creio que à maioria aqui já conhecem bem este texto. Mas há muita coisa interessante neste texto, nesta palavra do profeta para Ezequias. Ao pensar em Ezequias, ele era rei, tinha tudo a sua disposição, não tinha necessidade de nada, mas ele estava doente.
O que chama nossa atenção é que a doença dele era grave, era uma doença para morte, mas ele não tinha consciência. Ele não tinha consciência de que ele estava doente. Interessante. Ele estava doente, a doença era para morte, mas ele não tinha consciência do mal que o acometera.
Quando nós fazemos uma colocação aqui a respeito do homem. A situação do homem é a mesma situação de Ezequias. Às vezes está tudo normal, tudo bem, você não precisa de coisa alguma, mas ele não tem consciência de que ele está doente, e que a doença dele é para morte. Ele está vivendo uma situação pra morrer, é uma condenação de morte, mas ele não tem consciência disto.
O homem caminha assim, e Ezequias estava vivendo exatamente esta situação. É a situação do homem, doente, vai morrer, mas não tem consciência da sua doença. E o que foi que aconteceu?
Isaias vai lá onde estava Ezequias. E o que foi que o profeta diz a Ezequias?
Põe em ordem a sua casa porque morrerás e não viverás. Já pensou?
Do lado racional: de repente você receber uma notícia de que vai morrer. Interessante que a medicina ela tem duas escolas diferentes. A escola americana por exemplo, ela é favorável a que se diga ao doente que você vai morrer. Os médicos aqui são assim, esta é a formação deles. Chega para o doente e diz você tem 6 meses de vida. Lá no Brasil há um grupo que pensa diferente, prefere contar para a família, esconde do doente. Mas deve ser uma coisa terrível você receber uma noticia de que você vai morrer.
O profeta disse Põe em ordem a tua casa porque morrerás e não viverás. Ezequias olhou quando o profeta saiu. Ezequias sentiu naquele momento, vou morrer, estou doente e vou morrer. Ele orou a Deus e disse Mas eu sou uma pessoa boa, eu sempre andei reto, eu sempre fiz as coisas da melhor maneira possível, eu sempre fui uma pessoa, quem sabe, caridosa. Porque morrer?
Meus irmãos! A religião ensinou ao homem que ele é salvou pelas suas qualidades, porque ele é bom, aquilo que ele faz, aquilo que ele apresenta. Mas só que a palavra de Ezequias não tinha resposta. E diz a palavra do Senhor que ele chorou muitíssimo e se virou para a parede, confessou o seu pecado e chorou muitíssimo.
Meus irmãos! A primeira grande vitória do homem é quando JESUS se revela à ele. Quando Jesus se revela e disse morrerás e não viverás. O profeta foi a ele e falou: morrerás e não viverás. Mas eu sou bom, sou uma pessoa boa. Mas quem estava ali para ouvi-lo então ele se vira para a parede.
Olhar para onde?
O mundo tem alguma coisa?
A religião tem alguma coisa?
Então a única solução quando Jesus se revela ao homem é virar às costa para o mundo e buscar do Senhor a cura.
Sabem porque?
Porque a doença do homem se chama pecado e a bíblia diz que o salário do pecado é a morte.
Põe em ordem a tua casa porque morrerás e não viverás.
A revelação ali do profeta, a operação ali é pra nós hoje, a mensagem é para nós hoje. Quando JESUS não se revela ao homem ele morre. A condenação é esta: é morte. Mas quando o homem reconhece o seu pecado; quando ele busca ao Senhor,.há um tempo aceitável.
E diz a palavra que antes que o profeta saísse do palácio, Deus falou com o profeta: VOLTA.
E o profeta volta.
Agora ele volta para dar a Ezequias a cura, para livrar Ezequias da morte. Então quando ele volta e diz: O senhor ouviu a tua oração. E naquele momento, o senhor disse o seguinte: Vai haver um sinal . Um sinal de que DEUS ouviu o seu clamor; de que ele te curou.
E sabe qual vai ser o sinal?
O sinal é que o relógio vai retroceder 10º. O relógio tinha que ir para frente. Se fosse para frente era mais fácil, mas o relógio voltar???.
Sabe por quê? Porque a partir daquele momento Ezequias sai do tempo do homem e entra no tempo de DEUS, porque ali ele entra no tempo que é eterno. A Eternidade o tempo não conta, porque JESUS se revela ao homem no presente mas quando ele morre lá na cruz ele já salva todos os servos do passado também.
Abraão foi salvo, Jacó foi salvo, Moisés foi salvo.
Porque quando ele cumpre o sacrifício no Calvário, ele volta no tempo, o tempo volta ou vai para frente, porque o tempo para DEUS não conta porque o tempo de DEUS é Eterno.
Então o sinal da sua cura Ezequias é que você sai do tempo do homem e entra agora no tempo de DEUS e no tempo de DEUS ele te resgata da morte para vida. Este é o sinal da tua cura.
Meus irmãos o sinal da cura do homem espiritual, o sinal de que Deus o livrou da condenação da morte é quando DEUS o tira do tempo do homem e o coloca no seu tempo.
Interessante que a ordem do profeta foi: a sua chaga é incurável, mas o remédio é o seguinte, você vai pegar figo, vai amassar o figo, você vai moer o figo, você vai fazer uma pasta de figo e vai colocar em cima da chaga e ela desaparecerá, ela cicatrizará.
O único remédio para o pecado do homem é o sacrifício de JESUS.
Quando ele foi moído, quando ele foi sacrificado, ele produziu o remédio para nossa cura. Pelas suas pisaduras nós fomos sarados. Colocarás uma pasta de figo sobre a chaga e ela desaparecerá.
Foi isso que o Senhor fez conosco. Um dia nós ouvimos isto: Põe em ordem a tua casa porque morrerás e não viverás. Ouvimos a voz do Senhor. Buscamos o Senhor num tempo aceitável porque a porta da graça ainda não se fechou. Ele ouviu o nosso clamor e Ele nos colocou no tempo dele.
Não mais no nosso tempo, é o tempo da revelação e neste tempo que é eterno, o Senhor ainda nos deu um tempo aqui. O profeta disse para Ezequias você vai viver aqui quinze anos.
Meus irmãos! Quinze anos para o Senhor não significa que sejam quinze anos. O que o Senhor fez conosco, quando ele nos salvou, quando ele nos curou do pecado, ele nos deu um tempo para esta vida aqui também.
Mas é um tempo para viver na sua presença aqui. Porque a benção do Senhor é para a eternidade. Mas o tempo que nós estamos aqui é o tempo da nossa vida na dependência dele. É o tempo que ele nos deu para vivermos na presença Dele.
O senhor nos curou, o senhor nos chamou para vivermos na sua presença para gozarmos da sua presença. Os quinze anos é o tempo que nós vamos passar aqui. O mais importante é a eternidade. Mas os anos que vamos passar aqui foram os anos que Ele nos deu. Ninguém vai mudar isto, ninguém vai partir antes da hora. Há um tempo que ele nos deu. E se você foi fiel, você esta no tempo dele mesmo aqui. Ninguém vai morrer fora de hora não. É só está na presença Dele, e gozar da sua presença. Ezequias não morreu com cinco anos antes não. Quinze anos.
Recebereis ainda nesta vida cem vezes mais e depois a vida eterna.
Mas a coisa mais interessante é: quando Ezequias recebe este benefício ele faz um cântico. Ele canta. E o cântico de Ezequias é um cântico belíssimo porque é o cântico do remido. A alma remida tem um cântico. Você que conhece o Senhor.
Há um hino que eu gosto muito eu sempre canto lá na minha igreja e peço aos irmãos para cantar. Ai! as pessoas perguntam por que você gosta deste hino. Porque este hino tem muito a ver comigo. Porque ele começa dizendo uma coisa que aconteceu exatamente comigo. E o hino diz assim, Eu me lembro quando JESUS me tocou foi um toque de esperança e de amor. EU ME LEMBRO: a primeira vez que eu senti o toque do Senhor na minha vida. Eu me lembro. Eu comecei a chorar porque eu não sabia o que estava acontecendo. Então quando eu canto: eu me lembro quando ele me tocou. Eu me lembro, com muita nitidez, clareza, o dia que ele me tocou pela primeira vez. Talvez aqui todos se lembre do primeiro dia em que o Senhor tocou no seu coração.
Então Ezequias quando ele recebe todo o benefício de sua cura, quando ele sente o resgate de sua alma, quando ele sente que não mais morrerá mas viverá ele faz um cântico. Ele diz assim: (verso 17) Eis que para minha paz eu estive em grande amargura, tu porém, tão amorosamente abraçaste minha alma, que não caiu na cova da corrupção. Porque lançastes, para trás das tuas costas todos os meus pecados.
Você já foi capaz de imaginar alguém abraçando a sua alma. O meu marido é capaz de abraçar a minha alma. O meu amigo mais intimo é capaz de abraçar a minha alma. A esposa mais querida. Ai! Você olhar assim e dizer assim: a minha alma foi abraçada por Ele. É o cântico de Ezequias. A minha foi abraçada pelo Remidor. Eu fui resgatado.
E quando a benção de salvação se revelou na sua vida o sentimento seu foi este. Tão amorosamente, com tanto amor, ele entrou no meu interior, abraçou a minha alma. E Paulo diz assim: Eu não mais vivo Cristo vive em mim.
Este é o cântico de Ezequias. Este é o cântico do remido. É daquele que recebeu a cura. É a alma remida Põe em ordem a tua casa porque morrerás e não viverás Ezequias chora copiosamente. Chorou muitíssimo. Isaías volta. A palavra que foi para condenação agora se revela para a libertação. Nenhuma condenação há para os que estão em Cristo.
Então a revelação era para a condenação, ele aceita o Senhor, busca ao Senhor, e a justiça do Senhor vem para livramento. E ele é liberto. A justiça da libertação. Não há mais condenação. Não há mais pecado. Deus te perdoou, acrescentou quinze anos na sua vida.
Meus irmãos a cura de Ezequias é a nossa cura é a nossa experiência.
Que o Senhor nos abençoe!
|
You are subscribed to email updates from Bíblia a Palavra de Deus. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário