15 novembro 2015

BÍBLIA A PALAVRA DE DEUS


BÍBLIA A PALAVRA DE DEUS


Posted: 14 Nov 2015 06:00 PM PST


TEXTO BÍBLICO: João 9:32-33 "...se este não fosse de Deus, nada poderia fazer".

INTRODUÇÃO:

A experiência vivida por este homem que era cego de nascença com Jesus, resultou em inúmeras oposições a sua vida na tentativa de sufocar em sua vida a benção que o mesmo havia recebido do Senhor:
 Os Fariseus o arguiram de todas as formas para ele negasse aquilo que fora realizado por Jesus em sua Vida (a cura da sua cegueira
Nós também enfrentamos as mesmas oposições em nossos dias: na escola, no trabalho, nas faculdades e até mesmo no seio familiar.
Nesta passagem bíblica vemos algumas atitudes do Senhor Jesus para com este Homem necessitado e que foram as mesmas atitudes do Senhor para conosco: como Deus onisciente, onipresente e onipotente.

DESENVOLVIMENTO

Jo 9:1; nos fala que Jesus se aproximou do Cego
 um dia o Senhor nos viu e se aproximou da nossa alma, se revelando como o nosso salvador.
Jo 9: 6 - Nos fala que Jesus tocou nos olhos do cego
– nós sentimos o toque do Salvador, a ação de sua mão em nossas vidas para nos abençoar.
- Essas ações iniciais de Jesus foram para que aquele Homem entendesse e sentisse a presença do Senhor, soubesse que o Senhor é um Deus de perto e que socorre o necessitado indo ao seu encontro. (onipresença).
Jo 9:3-4 – Quando Jesus foi indagado sobre quem havia pecado se o Cego ou seus pais?
A resposta de Jesus foi nem ele pecou nem seus pais. O que nos revela a existência de um plano Profético de Deus para a vida deste homem e que o Senhor Jesus sabia disso, porque ele é o Deus Onisciente, que sabe todas as coisas. (onisciência).
Jo 9: 7 - A palavra nos diz que o homem atendeu a ordem de Jesus indo ao tanque de Siloé, lavou-se e voltou vendo
Ali estava à experiência com o poder de Deus em sua vida, aquilo que era impossível acontecera porque ele teve um encontro com o Deus onipotente(onipotência).
Depois desta experiência maravilhosa com Jesus como: Onipotente, Onipresente e Onisciente, agora aquele homem iria diante dos religiosos da época (fariseus) e dos Judeus que ali estavam; dar um testemunho desses atributos que estavam e está presente na pessoa do Senhor Jesus.
 Diante de tantas indagações e perguntas que lhe foram lançadas, vemos a firmeza nas repostas dada por este homem aos seus acusadores; e neste versículo que foi lido está uma síntese de tudo que se fazia necessário responder naquela hora:
Desde o princípio do mundo nunca se ouviu que alguém abrisse os olhos a um cego de nascença
– Aquele homem estava dizendo pra os religiosos que aquilo que ocorrerá em sua vida nunca ocorrerá na vida de homem algum até então, que homem nenhum jamais havia feito, pois se tratava de algo novo que somente o Senhor poderia e pode realizar na vida do homem.
Meus irmãos o Senhor é o único que pode fazer algo novo no coração e na vida do homem. Es
EX: Apocalipse 21:5 "... eis que faço novas todas às coisas...".



Nunca se ouviu
 – Muitos vivem as suas lutas, as suas angústias. Situações insolúveis aos seus olhos; por não terem ainda sido informados, não tomaram conhecimento de que há um Deus que tem poder para reverter toda e qualquer situação na vida do homem, por mais difícil que ela possa parecer.
Todos os que ali estavam não podia se dar por ignorantes, diante de um homem que tinha um testemunho real e verdadeiro do poder do Senhor em sua vida, das maravilhas que só o Senhor pode realizar na vida do homem.
Cego de nascença
– O cego de nascença é aquele que nunca viu a luz. Na vida espiritual existem pessoas que nunca viram a luz da revelação de Jesus. Portanto, é homem que ainda não teve uma experiência com o Senhor Jesus que disse:
 "aquele que me segue não andará em trevas, pelo contrário terá a luz da vida".
Abrisse os olhos a um cego de nascença
 – a operação do Senhor na vida do homem é para que este possa enxergar tudo àquilo que Deus preparou para a sua vida; que os seus olhos vejam a luz que é Jesus; enxergue o caminho da salvação; veja e prove da graça e do poder de Deus em sua vida.
Se este não fosse de Deus, nada poderia fazer –
 Este homem identifica aqui, a íntima ligação que havia entre o Senhor Jesus e Deus (O Pai), em outras palavras havia comunhão entre ambos, e por isso, Jesus pode realizar aquela maravilha em sua vida. Jesus afirmou neste mesmo evangelho que ele e o Pai eram um. Ainda em:
João 5:19 "...o Filho por si mesmo não pode fazer coisa alguma, se não vir o Pai fazer; porque tudo quanto ele faz, o filho o igualmente".
Aqui vemos um segredo que a Igreja Fiel guarda em seu coração para que Deus opere sempre algo novo no seio dela, para que o Senhor manifeste o seu poder e realize as suas maravilhas em nosso meio.
 O segredo é que a Igreja precisa estar ligada a Deus, ou seja, está na comunhão com o Senhor. Esta comunhão com o Senhor, nós a alcançamos através do Sangue de Jesus, que é o único mediador o homem e Deus.
 Pertencemos ao Senhor porque entendemos que fomos comprados e lavados pelo Sangue de Jesus, e que nos tornamos propriedades do nosso Deus.

CONCLUSÃO

A grande experiência do Homem com Deus se dar através dos atributos que são exclusivos ao nosso Deus:
 é a Experiência com o -  Deus Onisciente, que tudo sabe acerca das nossas vidas (as necessidades da nossa alma);
-  a experiência com o -  Deus Onipresente, que está conosco a cada instante (é o nosso companheiro de todas as horas; sem elas boas ou más
-  a experiência com o - Deus Onipotente, que tem poder para nos introduzir na sua eternidade (é autor e consumador da nossa fé).
 A experiência deste homem não foi Apenas a experiência de alguém que era cego e passou a enxergar, Ele não teve uma experiência com um homem comum, mas com um Jesus que é: Deus Onipresente, Onisciente e Onipotente; a sua experiência foi com os atributos de Jesus como Deus eterno que ele é.
 A sua resposta aos seus acusadores foi: "desde o princípio do mundo nunca se ouviu que alguém abrisse os olhos de um cego de nascençaSe este homem não fosse de Deus, nada poderia fazer".

Posted: 14 Nov 2015 08:46 AM PST
1. JESUS CRISTO É O ÚNICO MEDIADOR ENTRE DEUS E OS HOMENS?

1 . 1 – POR QUÊ?
RESPOSTA:
SIM, JESUS CRISTO É ÚNICO MEDIADOR ENTRE DEUS E OS HOMENS.
I TIMÓTEO 2:5
"PORQUE HÁ UM SÓ DEUS, E UM SÓ MEDIADOR ENTRE DEUS E OS HOMENS, JESUS CRISTO HOMEM."

INTRODUÇÃO

OS 4 PRINCÍPIOS DA REFORMA
1. A SUPREMACIA DA FÉ SOBRE AS OBRAS;
2. O SACERDÓCIO UNIVERSAL DO CRENTE;
3. JESUS CRISTO, O ÚNICO MEDIADOR;
4. O LIVRE EXAME DAS ESCRITURAS.

POR QUE JESUS CRISTO É O ÚNICO MEDIADOR ENTRE DEUS E OS HOMENS?
1 – "PORQUE HÁ UM SÓ DEUS, E UM SÓ MEDIADOR ENTRE DEUS E OS HOMENS, JESUS CRISTO HOMEM."
I TIMÓTEO 2:5
2 – "E EM NENHUM OUTRO HÁ SALVAÇÃO, PORQUE TAMBÉM DEBAIXO DO CÉU NENHUM OUTRO NOME HÁ, DADO ENTRE OS HOMENS, PELO QUAL DEVAMOS SER SALVOS."
ATOS 4:12
3 – "PORQUE DEUS AMOU O MUNDO DE TAL MANEIRA QUE DEU O SEU FILHO UNIGÊNITO, PARA QUE TODO AQUELE QUE NELE CRÊ NÃO PEREÇA, MAS TENHA A VIDA ETERNA."
JOÃO 3:16
4 – "MAS ESTE, HAVENDO OFERECIDO UM ÚNICO SACRIFÍCIO PELOS PECADOS, ESTÁ ASSENTADO PARA SEMPRE À DESTRA DE DEUS,"
HEBREUS 10:12
5 – "MEUS FILHINHOS, ESTAS COISAS VOS ESCREVO, PARA QUE NÃO PEQUEIS; E, SE ALGUÉM PECAR, TEMOS UM ADVOGADO PARA COM O PAI, JESUS CRISTO, O JUSTO."
1 JOÃO 2:1
6 – "DISSE-LHE JESUS: EU SOU O CAMINHO, E A VERDADE E A VIDA; NINGUÉM VEM AO PAI, SENÃO POR MIM."
JOÃO 14:6
7 – "VISTO QUE TEMOS UM GRANDE SUMO SACERDOTE, JESUS, FILHO DE DEUS, QUE PENETROU NOS CÉUS, RETENHAMOS FIRMEMENTE A NOSSA CONFISSÃO."
Posted: 14 Nov 2015 08:44 AM PST



LEITURA DO TEXTO: – João 5:39
"Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas (as Escrituras) que de mim testificam".
(Texto extraído da Tradução de João Ferreira de Almeida, Edição Revista e Corrigida, versão 1995)
INTRODUÇÃO:
Queremos lembrar aos irmãos(as) que o assunto de hoje está ligado ainda ao movimento que resultou na Reforma Religiosa do Século XVI (16), comemorado nos meios evangélicos no mês de outubro, quando Martinho Lutero afixou as 95 teses em discordância com a Igreja Romana, na catedral de Wittemberg, na Alemanha, em 31 de outubro de 1517. Delas foram extraídos Quatro Princípios Básicos da Reforma Religiosa, que são:

1º – SUPREMACIA DA FÉ SOBRE AS OBRAS; – EFÉSIOS 2:8-9
O JUSTO VIVERÁ PELA FÉ
2º – O SACERDÓCIO UNIVERSAL DO CRENTE – I PEDRO 2:5 e 9
3º. JESUS CRISTO, O ÚNICO MEDIADOR (SALVADOR) – I TIMÓTEO 2:5
4º – O LIVRE EXAME DAS ESCRITURAS – JOÃO 5:39

(DESENVOLVIMENTO DO ASSUNTO):
SIGNIFICADO DE:
LIVRE EXAME DAS ESCRITURAS: um dos Quatro Princípios da Reforma Religiosa do Século XVI (16), que se refere ao direito que o homem tem de LIVRE ACESSO À BÍBLIA.

1.    SENTIDO PROFÉTICO DA EXPRESSÃO: "…E SÃO ELAS QUE DE MIM TESTIFICAM":
No versículo 39, o Senhor Jesus faz uma afirmação diante dos religiosos de seus dias que eles examinavam as Escrituras, afirmando inclusive que faziam isso porque cuidavam ter nelas a vida eterna, ou seja, buscavam encontrar nas Escrituras a vida eterna.
Todavia a expressão do Senhor Jesus no final do verso 39 trata-se de uma afirmação sobre aquilo que eles não conheciam e o que eles não conheciam é que as Escrituras testificam, ou seja, elas dão testemunho dEle.
Portanto o sentido dessa expressão é totalmente voltado para o testemunho das Escrituras a respeito do Senhor Jesus.
As escrituras referidas pelo Senhor Jesus ali, eram chamadas de "Moisés e os Profetas", que era o Velho Testamento, pois o Novo Testamento ainda não estava escrito.
O Senhor Jesus está lhes afirmando que essas Escrituras dão testemunho dEle, pois o próprio Moisés O chama de "um profeta a quem o povo iria dar ouvidos" (Deuteronômio 18:15).
Abraão vai chamá-lO de "O Deus Provedor" aquele que livrou seu amado filho Isaque da morte em Moriá (Gênesis 22:8).
Davi fala sobre o Senhor Jesus como: "…o meu pastor e nada me faltará." (Salmo 23:1).
O profeta Isaías, ao falar de Sua morte na cruz, refere-se a Jesus como a "ovelha muda, que não abriu a sua boca diante dos seus tosquiadores" (Isaías 53:7).
O Livre Exame das Escrituras consiste em buscar nelas a vida eterna e a vida eterna que encontramos nas Escrituras é o conhecimento da salvação no Senhor Jesus. É disso que elas testificam. "…e são elas (as Escrituras) que de mim testificam".

1 . 1 – SIM, É POSSÍVEL
a) CITAR UMA TESTIFICAÇÃO DO SENHOR JESUS NO VELHO TESTAMENTO:
– UM PROFETA COMO MOISÉS
– "O SENHOR, teu Deus, te despertará um profeta do meio de ti, de teus irmãos, como eu; a ele ouvireis"; – Deuteronômio 18:15.
 – "Filipe achou Natanael e disse-lhe: Havemos achado aquele de quem Moisés escreveu na Lei e de quem escreveram os Profetas: Jesus de Nazaré, filho de José". – João 1:45.
Moisés foi o mediador do pacto de Deus com Israel. O Senhor Jesus é o mediador do pacto de Deus com a igreja. Moisés viu a glória de Deus, da fenda da rocha. O Senhor Jesus foi o único que pode dizer que "…ninguém conhece o Pai, senão o Filho…". (Mateus 11:27).
b) CITAR UMA TESTIFICAÇÃO DO SENHOR JESUS NO NOVO TESTAMENTO:
– A TESTIFICAÇÃO DO ESPIRITO SANTO
– "Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito da verdade, que procede do Pai, testificará de mimE vós também testificareis, pois estivestes comigo desde o princípio". – João 15:26-27

– A bênção do derramamento do Espirito Santo sobre a igreja torna-a a verdadeira testemunha do Senhor Jesus, pois um dos resultados do Batismo com o Espirito Santo é o poder para testemunhar do Senhor Jesus. Por isso o apóstolo Pedro diz em Atos 5:32: "E nós somos testemunhas acerca destas palavras, nós e também o Espírito Santo, que Deus deu àqueles que lhe obedecem".
Posted: 14 Nov 2015 09:23 AM PST

O hábito cultivado pela tradição cristã de agradecer pelo alimento à mesa é algo belo e que chama a atenção, por representar a gratidão por mais uma refeição. E uma família viveu uma experiência curiosa por ensinar essa tradição a seus filhos.
Mãe, pai e filhos foram a um restaurante tomar seu café da manhã e, ao receberem os pratos, oraram agradecendo a Deus por aquela refeição. E foram observados por pessoas, que não conheciam, mas que admiraram sua atitude e como forma de expressar essa boa impressão, resolveram pagar a conta.
O caso foi registrado na cidade de Yukon, em Oklahoma (EUA), de acordo com informações do Daily Mail.
A garçonete do restaurante Jimmy's Egg revelou que o benfeitor deixou um bilhete com a seguinte mensagem: "Porque vocês oraram, nós pagamos sua conta. Continuem criando seus filhos em Cristo. Deus os abençoe".
Ao pedir a conta, a família recebeu o recado e ficou bastante surpresa. A assistente do restaurante, Sherry Thompson, revelou que a mãe estava "em lágrimas" depois de se dar conta da surpresa.
"Nós vemos um monte de pessoas que pagam as contas de outras pessoas", disse Thompson. "Especialmente em época de festividades. Nós realmente vemos [isso acontecendo muitas vezes]", revelou Sherry. "A maioria das pessoas são agradáveis, mas nem sempre é assim. Desta forma, isto sempre nos faz sentir melhores como funcionários, por saber que ainda existem pessoas agradáveis, como estas", acrescentou.

O caso se tornou conhecido há alguns dias, depois que a mãe publicou uma foto do bilhete nas redes sociais, e o número de compartilhamentos se tornou tão alto que atraiu a atenção da mídia norte-americana e também inglesa. 

Gospel+

Nenhum comentário:

Postar um comentário