05 setembro 2015

BÍBLIA A PALAVRA DE DEUS

BÍBLIA A PALAVRA DE DEUS


A COMPRA QUE DAVI FEZ

Posted: 04 Sep 2015 08:01 PM PDT



Imagem internet


II Samuel 24: 24

Porém o rei disse a Araúna: Não, mas por preço justo to comprarei, porque não oferecerei ao Senhor meu Deus holocaustos que não me custem nada. Assim Davi comprou a eira e os bois por cinqüenta siclos de prata.

INTRODUÇÃO

Certo dia o rei Davi ordenou a Joabe, o comandante do seu exército, para que este contasse o povo de Israel. Ele queria saber se poderia se sentir seguro e tranqüilo com o número de soldados à disposição de seu exército, e desta forma Davi demonstrou falta de confiança na providência e no poder de Deus para livrar Israel de seus inimigos.

Depois da contagem do povo o coração de Davi doeu, e ele confessou o seu pecado, pedindo que o Senhor traspassasse sua iniquidade.

DESENVOLVIMENTO

Pela manhã veio a palavra do Senhor ao profeta Gate, o qual foi enviado pelo Senhor a Davi, com três opções de juízos sobre o povo de Israel e sobre sua vida:

1.    Sete anos de fome sobre a terra;
2.    Três meses de perseguições dos inimigos;
3.    Três dias de peste sobre todo o povo.

Diante destas opções Davi disse: "Estou em grande angústia: porém caiamos nós nas mãos do Senhor, porque muitas são as suas misericórdias; mas nas mãos dos homens não caia eu".

A partir daquele dia veio a praga sobre o povo de Israel e Judá e caíram 70 mil homens, desde Dã até Berseba. Com a morte deste número tão elevado de homens, o exército de Davi se enfraqueceu, e ele entendeu com mais clareza, que deveria ter confiado no Senhor desde o princípio.

Quando o anjo do Senhor estendia sua mão contra Jerusalém, para a destruir, o Senhor se arrependeu daquele mal, e disse ao anjo: "Basta, agora retira a tua mão". E o anjo estava junto à eira de Araúna, o jebuseu.

Naquele mesmo dia, o profeta Gate veio a Davi, e disse-lhe: "Sobe, levanta um altar ao Senhor na eira de Araúna, o jebuseu". Davi subiu, conforme a palavra do Senhor, e olhou Araúna ao rei que vinha e foi ao seu encontro, inclinando-se diante dele com o rosto em terra, e perguntando: "Por que vem o rei meu senhor ao seu servo?". Davi respondeu dizendo que queria comprar a sua eira, a fim de edificar nela um altar ao Senhor, para que cessasse aquele castigo de sobre o povo.

Então Araúna respondeu ao rei, dizendo: "Tome e ofereça o rei meu senhor o que bem parecer aos seus olhos, eis aí bois para o holocausto, e os trilhos, e o aparelho dos bois para a lenha". Porém o rei disse a Araúna: "Não, mas por certo preço to comprarei, porque não oferecerei ao Senhor meu Deus holocausto que me não custem nada". Assim Davi comprou a eira e os bois por cinquenta siclos de prata.

CONCLUSÃO

A experiência de Davi é a mesma vivida por toda a humanidade; O homem é levado naturalmente a confiar nos seus recursos, e tem a tendência de se apegar àquilo que tem à sua disposição. Ao agir assim, ele despreza o Senhor e deixa de confiar no seu amor, na sua providência e na sua proteção.

A partir desta predisposição em viver independente de Deus, toda sorte de pecados são cometidos, trazendo para o homem o juízo em forma de fome e sede espiritual, perseguições por parte do inimigo, além de enfermidades,angústias, falta de paz e morte.

Tudo que o homem tem sofrido hoje em dia, é consequência de sua escolha de viver longe do Senhor. No entanto, o Senhor foi misericordioso para com o homem, pois, numa iniciativa própria, fez cessar o juízo sobre todos nós, enviando seu Filho para oferecer sua própria vida em sacrifício e morrer no lugar de todos os pecadores.

Davi comprou a eira, os bois, os aparelhos e a lenha para o holocausto por cinquenta siclos de prata. Jesus foi vendido por trinta moedas de prata, e se fez o próprio sacrifício; Ele tomou a cruz como lenha, os cravos como aparelhos e o chicote dos soldados como trilhos, e assim edificou um altar e se ofereceu a Deus como holocausto, para que a praga da morte recolhesse a sua mão de sobre a humanidade.

Esse sacrifício se deu em Jerusalém, no mesmo lugar onde Davi ofereceu holocausto ao Senhor, na eira de Araúna, que mais tarde veio a se tornar o Calvário do Senhor Jesus. Muitos não reconhecem o valor do sacrifício de Jesus, e dizem que ele não custou nada. Mas Jesus ofereceu um verdadeiro e definitivo sacrifício ao Pai, tão valioso que Ele se deu por satisfeito e reteve o seu juízo sobre nós, livrando-nos da morte. 

Wallace Oliveira Cruz



CHUVA TEMPORÃ E SERÔDIA

Posted: 04 Sep 2015 08:00 PM PDT




"E vós, filhos de Sião, regozijai-vos e alegrai-vos no Senhor vosso Deus, porque Ele vos dará em justa medida a chuva temporã; farei descer no primeiro mês, a temporã e a serôdia" Jl 2:23

Significados: Temporã: Precoce, antes do tempo.
Serôdia: Que vem tarde, tardiamente.
 
Quando o profeta Joel escreveu sobre a chuva temporã e serôdia, Judá, vivia uma época de grande devastação. Uma enorme praga de locustas, havia aniquilado toda vegetação. Pastagens, tanto de ovelhas como de gado, morreram. Safras perdidas, fome e seca por toda parte.

Deus, através do profeta, convoca o povo ao arrependimento. O mal, sobre Judá, teria vindo por causa do pecado: "Congregai o povo, santificai a congregação, chorem os sacerdotes, ministros do Senhor" Jl 2:15,16.E em meio ao choro, pranto e arrependimento, Deus, envia promessa de abundância. Colheita a tempo e fora de tempo.

Campos devastados em nossas vidas:

Às vezes, estamos assim, vivendo a devastação. Como se uma praga de locustas devorasse nossos sonhos de paz e prosperidade. De repente, sem piedade. Nos tirando da "zona de conforto" Tudo que nossos olhos conseguem alcançar é destruição, tristeza. O que fazer?

Deus, através do profeta, orienta a busca pela restituição. Só o Senhor, pode restaurar os campos. Ele não convoca o povo a prantear pelo que se foi, mas pelo que haveria de vir. A busca, a total entrega a Deus, transformaria os campos: "Vos envio trigo, o mosto, e o azeite, e dele sereis fartos" Jl 2:19.

Ao cair a chuva temporã e serôdia, tudo seria restituído, em "justa medida". Assim é conosco. A chuva, poderá tardar ou vir precocemente, ela, inicia um novo tempo.

A chuva serôdia veio sobre ele:

Jacó: Trabalhou 20 anos para Labão. Este, mudou seu salário dez vezes. Jacó sofreu humilhação, fome, frio, foi roubado e trapaceado. Mas, quando Deus enviou a chuva serôdia sobre ele, Jacó, partiu em direção as promessas. A serôdia superabundou. Os campos outrora áridos se tornaram férteis. Na descendência de Jacó, a restituição, aleluia!! Um novo tempo. Jacó se chamaria Israel, descendência do Senhor. Gn 29,30,31.

Ela, recebeu a temporã:

Maria
: Noiva de José, ainda virgem, acolheu em seu ventre, O Salvador Jesus. Imagino o escândalo que o fato teria causado: "Aquela Maria, parece santa, mas, nem casou e já está grávida". Os olhares, as repreensões os murmurinhos. "a praga de locustas" se apresenta nos relacionamentos de Maria. Entre sua vizinhança, seus familiares, amigos. Como explicar? Como se apresentar a sociedade? Quem acreditaria nessa história de "gerado através do Espírito Santo"? A locusta devorava em meio a chuva temporã. Maria, a mais agraciada, de todas as mulheres, grávida antes do tempo. Os frutos dessa chuva, abundaram para a vida eterna. Jesus, marcaria a humanidade para todo o sempre, passando até a dividir a história em a.c e d.c. Um novo tempo, nasce o Salvador!

Ele sustenta:

Quando Deus envia a temporã e a serôdia, Ele capacita para a colheita. Aleluia!! Ele sustentou Jacó, Maria, sustentará a mim e a você.

Estudar sobre essa passagem do livro de Joel, fortaleceu minha fé. Me fez olhar para algumas "áreas devastadas", com certeza de vasta colheita, no tempo determinado por Ele. Que assim seja para vós, filhos de Sião.

Consultas: Mini Dicionário Aurélio, pg 635. Magno Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa, pg 851. Bíblia de Estudo Plenitude, Almeida J. F.,Revista e Corrigida, SBB.

http://www.atendanarocha.com/2009/07/chuva-tempora-e-serodia.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário