26 agosto 2024

Como exercer o meu Chamado e Vocação?

Uma definição

O seu Ministério é uma vocação. Nenhum homem pode reclamar este dom para si,

apenas aqueles que são chamados por Deus, consagrados e enviados a todas as

pessoas para o serviço da Igreja. O cristão responde ao chamado de Deus confiando em

Deus, lutando pela santidade e vivendo para os outros.

O autor da Carta aos Hebreus descreve o sacerdote como homem escolhido por Deus

para ser ponte viva entre o céu e a terra, representante da humanidade perante Deus (cf.

Hebreus 5, 1). Dito de outra forma, leva as pessoas a Jesus e Jesus às pessoas.

Os líderes ordenados, pela unção do Espírito Santo, são atribuídos com um caráter

especial e são conformados a Cristo de tal forma que agem na pessoa de Cristo.

Enquanto se envolvem em oração e adoração, ou pregam a Palavra de Deus, ou realizam

outras obras de ministério para as pessoas, dedicam suas energias para o aumento da

glória de Deus e para o progresso da humanidade na a vida divina


Chamados e vocacionados

Os levitas descendem de Levi (um dos filhos de Jacó). Eles receberam uma posição

especial entre Deus, porque eles defenderam Deus durante o tempo da adoração da

criada por Aarão. Eles então se tornaram a tribo de Deus e foram designados para tarefas

religiosas. Aquele que é chamado defende o evangelho.


O Levita

Levi teve três filhos (Kohath, Gershon, Merari). Destes três ramos (clãs) os deveres do

sacerdócio foram desenvolvidos.

Gérson (gersonitas) - encarregado da cortina do Tabernáculo

Kohath (Kohathites) - Responsável pela mobília do Tabernáculo

Merari (Merarites) - Responsável por carregar a montagem do Tabernáculo. 

Do clã Kohathites, uma família foi separada para “ Serviço Especial ” . Aarão descendeu

desta família.


Qualificações, referências do vocacionado

Historicamente, apenas os sacerdotes podiam oferecer sacrifícios.

Eles eram vistos como o grupo mais sagrado de Israel.

Eles foram submetidos a regras rígidas.

A pessoa encarregada do sacerdócio era conhecida como o “ Sumo ” ou “ Chefe ”

sacerdote.

Deveres e responsabilidades

• Responsável por Sacrifícios

• Responsável por Adoração

• Formou o Coro do Templo

• Tinha de dar respostas em Deus para pergunta difícil (Quer ir para a guerra ou não)

• Responsável por ensinar as leis de Deus

• Em alguns casos, esperava-se que o Sacedorte fizesse cumprir as leis e tomasse

medidas especiais nos casos de lepra - (Jesus disse ao homem curado da lepra: “

Vá e mostre-se ao sacedorte ” )

• Luc. 5 v 14, Marcos 1v44) Somente o sacerdote tinha o poder de declarar alguns

limpos.


Como ser um vocacionado instrumento vivos de Cristo.

1. Como representantes ordenados de Jesus Cristo se comprometem a orar

diariamente pela Igreja e pelo mundo.

2. Agindo em nome de Jesus Cristo e como seus ministros, desempenha funções

sagradas e têm o mais alto privilégio e o dom de tornar a presença de Deus real e

pessoal para todas as pessoas.

3. Cultivando um relacionamento íntimo com Jesus Cristo, por meio da oração fiel,

será capaz de ensinar a Palavra de Deus com eficácia e conduzir todas as pessoas

para o céu. 


Como ser um dos líderes do povo de Deus?

1. São chamados a liderar o Povo de Deus de uma maneira marcada pela entrega e

sacrifício.

2. Como mediadores entre Deus e a humanidade e ícones de Jesus Cristo,

demonstrem com a vida as palavras de Nosso Senhor: «Quem quiser ser o

primeiro entre vós, deve ser escravo de todos. Pois o próprio Filho do Homem não

veio para ser servido, mas para servir e dar a vida em resgate por muitos ”(Mc

10,44-45).

3. Buscando sempre fortalecer a fé, acender a esperança e edificar a Igreja como

Povo de Deus e Corpo de Cristo.

Chamados para o evangelismo

São aqueles que têm o dever primordial de anunciar o Evangelho de Deus a todas as

pessoas. Desta forma, eles edificam o povo de Deus e cumprem o mandamento de Nosso

Senhor: "Ide por todo o mundo e proclamai a Boa Nova a toda a criação" (Mc 16,15). Os

sacerdotes não confiam em sua própria sabedoria ou engenhosidade, mas antes ensinam

a palavra de Cristo, encorajando os ouvintes à conversão e à santidade, aplicando a

verdade do Evangelho às circunstâncias particulares da vida.


Qualificações do vocacionado

• Fé e amor por Cristo e Sua Igreja.

• Bom caráter moral.

• Habilidades acadêmicas favoráveis.

• Equilíbrio emocional e maturidade.

• Prontidão psicológica e capacidade de buscar um compromisso sustentável e

duradouro.

• Um profundo hábito de oração e uma vida devocional equilibrada.

• Maturidade para reconhecer e vontade de responder às necessidades dos outros.

• Disponibilidade para servir na forma a que é chamado por Deus.

• Um espírito de desapego em desenvolvimento que o ajuda a estar no mundo, mas

não ser do mundo.  


Chamado vocacional

• Eu experimentei o amor de Deus em minha vida?

• Eu acredito, pratico e promovo minha fé?

• Eu participo da minha comunidade?

• Estou procurando uma maneira de compartilhar meus dons, talentos e paixões com

outras pessoas?

• Desejo um relacionamento mais profundo com Jesus Cristo?

• Estou disposto a oferecer minha vida pela missão de Jesus Cristo e Sua Igreja?

• Gosto de trabalhar com pessoas e me dou bem com homens e mulheres de todas

as esferas da vida?

• Eu quero fazer uma diferença duradoura e positiva na vida das pessoas?

• Eu me pego me imaginando como um padre ,?

• Desejo encontrar mais significado, realização e alegria em minha vida

https://www.estudosbiblicosonline.com.br/2021/02/como-saber-se-tenho-chamado-e-vocacao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário