Malaquias 3 o que significa roubar a Deus nos dízimos? Malaquias foi um profeta que viveu aproximadamente 400 anos antes de Jesus. Um profeta era um mensageiro que falava em nome de Deus e a mensagem de Malaquias para os líderes da nação de Israel era que eles estavam indo na direção errada.
- “Desde a época de seus antepassados você se afastou de meus decretos e não os manteve. Volta para mim e eu voltarei para ti ”, diz o Senhor Todo-Poderoso. (Malaquias 3:7)
Malaquias 3: roubar a Deus nos dízimos.
Segundo o pesquisador e teólogo Fanie Snyman em Malaquias 3 : 7-12 as pessoas são acusadas de roubar a Deus nos dízimos e ofertas, a forma de particípio indica uma ação contínua. Esta foi uma época em que as pessoas deviam trazer como sacrifícios o melhor dos seus animais e entregar no altar para honrar a Deus. E Malaquias estava dizendo: Em vez de trazer o seu melhor, você está trazendo a Deus suas sobras. Voces estão trazendo animais e produtos que nem mesmo vocês iriam consumir.
Malaquias 3 e o diálogo com Deus:
- - Como vamos voltar para Ti? Respondem.
- - Será que um mero mortal roubará a Deus? Ainda assim você me rouba, diz Deus.
- - Como estamos roubando você? perguntam.
- - Nos dízimos e ofertas. Deus responde
Malaquias exorta:
- Você realmente espera que Deus seja honrado?por isso?
- Qual a sua prioridade?
- Deus está dizendo, eu quero Faça parte da sua vida, mas você me exclui.
O que significa roubar a Deus?
Essa ideia de propriedade de Deus foi uma convicção nos tempos do AT de que tudo (especialmente a terra e seus produtos) pertencem a Deus (Sl 24: 1; Lv 25:23).
- Roubar implica em assumir a propriedade, direitos de propriedade, posse de bens ou coisas de qualquer tipo.
- Roubar a Deus significaria então tomar algo que realmente pertence a Deus.
- Roubar a Deus em Malaquias 3 significaria então reter de Deus o que é de fato sua possessão: o dízimo e a oferta.
Mas eles não achavam que haviam feito nada de errado.
"De que maneira nós roubamos Você?"
De acordo com Fanie Snyman em Malaquias 3: 8 a resposta a essa pergunta vem como uma exclamação "nos dízimos e sacrifícios".
- As palavras hebraicas significam literalmente "décimos" (ou décima parte) e "ofertas".
- O termo "oferta" refere-se a algo que é especificamente trazido (no sentido literal da palavra: levantado) para Deus (Nm 18: 25-32).
Pessoas ou Nação?
A partir dos versos de Malaquias 3 : 10-12 pode-se supor que a maldição é vista como quebra de safra, seca e insetos devorando os campos. A omissão do dízimo e ofertas é uma transgressão contra Deus em primeiro lugar e não contra o templo ou o pessoal do templo. Mais uma vez, diz-se que roubar Javé é algo feito continuamente por toda a nação.
- As pessoas são indicadas com o termo "nação" e não pessoas, mas é significativo que no restante do livro o termo "nação" se refira a nações estrangeiras (1 : 11; 14; 3:12).
- Seria esta é uma sugestão sutil de que eles estão em perigo de se tornar uma nação pagã, assim como as outras nações que os cercam?
- É enfatizado que não é apenas uma parte da nação que é culpada de reter seus dízimos; é de fato a nação inteira que é acusada de cometer esse pecado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário