09 maio 2024

Como Deus Age em nossa Vida Financeira?

  Lucas 12: 40-48

 Bíblia usa o termo mordomo muitas vezes para explicar sua relação com as responsabilidades que Deus deu a você. Nos tempos bíblicos, um mordomo era um gerente ou superintendente do dinheiro ou bens de outro homem.

Jesus aplicou este termo a todos os seus seguidores com o encorajamento para que sejam sábios em todas as suas decisões (Lucas 12: 40-48). Tenham libertação financeira

Se você administrar bem a sua vida pessoal poderá se dedicar a Obra do Senhor e prestar contas no dia do chamado!

1. Quais são alguns sintomas da escravidão financeira? 

  • Prometendo-lhes liberdade, sendo eles mesmos servos da corrupção. Porque de quem alguém é vencido, do tal faz-se também servo. 2 Pedro 2:19

Senta-se distante de Deus, medo, preocupação, Saldos crescentes de cartão de crédito, cheque devolvido, encargos atrasados, Um sentimento de impotência, depressão, problemas pessoais e conjugais, e financiamento excessivo.

Entregue ao Senhor tudo o que você fizer e seus planos serão bem-sucedidos. Provérbios 16: 3. Que ele lhe dê o desejo do seu coração e faça com que todos os seus planos sejam bem-sucedidos. Salmo 20: 4 

Mas você deve ter um planejamento para uma vida financeira de liberdade


2. A gestão Vida Financeira Cristã tranquiliza para Obra do Senhor

José é o melhor exemplo bíblico de um homem sábio e um bom mordomo que foi especificamente dirigido por Deus para salvar. Ele se tirou e pelo menos duas nações da fome porque ele obedeceu a direção específica para guardar os grãos do anos prósperos de sua colheita. Esta também é a base da oração de Davi no  Salmos para os filhos de Israel: Felizes são as pessoas cujo Deus é o SENHOR!" Salmo 144: 12-15.

Salomão incentivou a poupança para que possamos deixar uma herança para nossos filhos e netos. “Um bom homem deixa uma herança aos filhos de seus filhos, mas a riqueza do pecador é armazenada para o justo. ” Provérbios 13:22

Ter uma poupança ou reserva de emergência não é acumular riquezas em excesso, sem ter para que destinar. É guardar os grãos para época da escassez. José obedeceu ao Senhor . Uma reserva o tranquiliza para se dedicar ao Reino de Deus.

3. A gestão Vida Financeira Cristã abençoa toda a comunidade

Princípios de Administração Financeira na  Bíblia: Dar, Gerenciar e Aumentar- Viva dentro de suas possibilidades, fique livre de dívidas, eduque seus filhos e compreenda a Mordomia “verdadeira.

Ore pela ajuda de Deus,.

 Bíblia nos diz para fazer um orçamento de coisas que você pode fazer com o dinheiro: gastar, economizar / investir ou doar. Deus espera que estejamos em equilíbrio.

E Abraão deu o dízimo de tudo.” (Gênesis 14:20)- O dízimo não deve ser fácil. É para ser sacrificial. O dízimo é a base para o crescimento. Se esperamos prosperar, devemos aprender a dar livremente.

Para isso é bom ter somente despesas necessárias: alimentação, habitação, serviços públicos, transporte)

O principal problema naquele dia será o quão fiel você foi a qualquer mordomia que Deus lhe deu (Lucas16:10).

4. Planeje sua vida financeira como a  Bíblia nos ensina

Você é responsável por sua família nas Despesas de vida - “Se alguém não cuida dos seus parentes, e     principalmente dos seus familiares mais próximos, negou a fé e é pior do que o  ímpio.” (1 Timóteo 5: 8) 

  • Seja um bom gerente - Matt 25 14-30 
  • Buscar liberdade financeira - Prov 10:22 
  • Seja um bom planejador - Pv 24: 3-4, Pv 16: 3 
Estabeleça prioridades - 
  • Necessidades - 1 Tim 6: 8 

Na casa do sábio há reservas de alimentos e azeite escolhidos, mas o   homem tolo devora tudo o que possui." (Prov 21:20 NIV). Tenha sempre uma poupança ou uma reserva de emergência

Não peça mais do que pode pagar     Salmos 37: 21- Os ímpios pedem  e nunca pagam, mas os piedosos são doadores generosos. Pague tudo o que você deve - Pv 3: 27,28 ... Não retenha o bem daqueles que o merecem, quando está em seu poder agir. Não diga ao seu vizinho: "Volte mais tarde; eu darei amanhã"

Pela humildade e temor do Senhor vêm as riquezas, a honra e a vida.   Provérbios 11: 4

5. Transforme a sua vida financeira pois você é uma nova criatura em Deus

Transformação: coração e mente renovada Ação : implementar planos com base no plano de Deus para cada família (Filipenses 4: 9;  Salmos 40: 8)  

Treinamento para uma vida financeira abençoada na  Bíblia: a aquisição de conhecimento da palavra de Deus ( Salmos 27: 11a) 

Disciplina financeira: abnegação, humildade, renúncia e uma visão eterna de longo prazo (Salmos 27: 11b)

Conclusão

Paulo descreveu a si mesmo e a todos os crentes como a quem foi confiado o Evangelho, o que implica responsabilidade de proclamar esta mensagem ao mundo (1 Tessalonicenses 2: 4 e 1 Coríntios9:17). Os presbíteros da igreja também eram chamados de mordomos da igreja e responsáveis ​​por liderar e guiar o rebanho de Deus (Tito 1: 7). Cada cristão foi confiado com os dons do Espírito para cumprir a obra que Deus o chamou (ou ela) para realizar.

Portanto, todos nós somos mordomos de uma forma ou de outra. O mais importante para você lembrar sobre sua responsabilidade como mordomo, é que você vai um dia ser chamado para prestar contas de sua mordomia (Lucas 16: 1-2).

Portanto, a fiel administração financeira é um aspecto que deve ser entendido como fundamental para a vida do cristão

Faça a sua parte na gestão de sua vida financeira e o meu Deus   suprirá todas as vossas necessidades segundo as suas gloriosas  riquezas em Cristo Jesus”. (Fp 4:19). "Honre ao Senhor com suas riquezas, com as primícias de todas as suas  colheitas;" (Prov. 3: 9 NIV) 


Nenhum comentário:

Postar um comentário