17 fevereiro 2022

O Senhorio de Jesus

Autor: Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

João 10.1-16


-Introdução: Um pastor de ovelhas tem um cuidado especial com sua criação. Temos o exemplo bíblico de Davi que apascentava suas ovelhas com seu cajado para guiá-las e resgatar de algum perigo e a vara para espancar qualquer animal feroz como fez com um leão.

Em Lucas 2.11, os anjos anunciaram aos pastores o nascimento de Jesus como “o Salvador que é Cristo, o Senhor”. Muitos querem ser apenas salvos por Jesus, mas não querem que ele seja seu Senhor.
A palavra Senhor na Bíblia vem da linguagem do escravo que se refere ao seu amo como proprietário e dono. Esse é o Sentido de Senhor (Adonai).
Jesus nos salva, mas quer ser o nosso Senhor, dono e interferir diretamente em nosso viver.

Você reconhece o Senhorio de Jesus?
Vejamos à luz deste texto o que significa o Senhorio de Jesus Cristo e qual é o papel do pastor e da ovelha:

1- O bom pastor:
Neste texto podemos perceber a presença do pastor quando Jesus fala dele mesmo. Jesus é o verdadeiro pastor e vejamos o que Ele faz:
-v.2: entra pela porta
É educado e amoroso. Entrar pela porta se refere ao nascimento de Jesus através de uma mulher e não como satanás que usa o corpo de outras pessoas. Jesus está batendo à sua porta: abra! (Apocalipse 3.20).
-v.3: chama as ovelhas pelo nome e v. 14: as conhece
Isso revela conhecimento e intimidade. Jesus chamou os apóstolos pelo nome e a alguns ele deu um novo nome como Simão (aquele que ouve) que ganhou nome de Pedro (rocha firme) e Saulo (o grande) que ganhou o nome de Paulo (o pequeno). Jesus te chama pelo nome!
-v.3: vai adiante das ovelhas
O pastor deve conduzir as ovelhas indo adiante delas para as guiar. Assim é o Senhorio de Jesus, Ele deve ir adiante de nós. Jesus quer guiar você!
-v.9: é a porta das ovelhas
Jesus é a porta para que as ovelhas conheçam a salvação e sejam livres. Na verdade aqui traz a figura de um pastor que fica na porta do aprisco protegendo as ovelhas. Também significa uma saída para quem está preso em algum vício, por exemplo. Jesus é a porta, a saída pra você!
-v.11 e 15: dá a sua vida pelas ovelhas
Isso ninguém mais faz. O restante qualquer pastor poderia fazer, mas dar sua vida somente Jesus poderia fazer. Por isso Ele é digno de ser Senhor de nossas vidas! Jesus deu a Vida por você!

2- A verdadeira ovelha:
O texto também revela as características de uma verdadeira ovelha pelo que ela faz:
-v.2 e 4: entra pela porta
A ovelha também entra pela porta e a porta é Jesus, a única forma de se pertencer a Deus. Por isso nenhum outro atrativo deve marcar a vida de um cristão além do Senhorio de Jesus Cristo em sua vida. Quando a pessoa vem a igreja interessada em outra coisa que não isso ela não persevera. Mas se Jesus Cristo é o Senhor de sua vida pode suportar qualquer provação. Você já entrou por esta porta que é Jesus?
-v.3: ouve a voz do pastor e v.4: reconhece
Uma ovelha conhece a voz do seu pastor. Do mesmo modo devemos conhecer a voz de Jesus falando ao nosso coração intimamente. Você conhece a voz de Jesus?
-v.4: segue o pastor
Jesus deve ser o número 1 em nossa vida. O único Senhor. Ele está à nossa frente. Devemos segui-lo e não que ele venha atrás de nós nos seguindo.
Você tem seguido a Jesus ou está indo à frente Dele?
-v.5: foge do mal
Uma ovelha é dócil e frágil e não procura o mal. Então da mesma forma devemos lutar contra tudo que é ruim.
Você tem fugido do mal ou procura coisas ruins?
-v.10: tem abundância
O pastor provê para a ovelha pastos verdejantes e águas tranquilas (Salmos 23.2) e não permite que o ladrão a roube. Jesus tem uma vida abundante pra você!

Receba o Senhorio de Jesus em sua vida!

-CONCLUSÃO:
‘Eu sou o bom pastor, conheço as minhas ovelhas e elas me conhecem a mim’
João 10.14


Você conhece Jesus? Ele é o Senhor e dono de sua vida? Você se reconhece como uma ovelha?

Entregue o senhorio total de sua vida a Jesus. Ele quer ser o dono absoluto de tudo em você.
Isso significa que você não fará mais a sua vontade e sim a de Deus.
Ele deu a sua vida totalmente por nós e quer que nos entreguemos por inteiro a Ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário