24 dezembro 2021

Valorizando a nossa condição de Filhos

 Texto: Lucas 15.11-24

Introdução:

A palavra pródigo significa esbanjador.

Só esbanja quem não dá valor às coisas.

O filho pródigo não valorizou o que possuía: um lar, riquezas, segurança.

Muitas vezes nós assumimos a personagem do filho pródigo e não valorizamos a nossa condição de filhos de Deus.

Precisamos valorizar a nossa condição de filhos, pois a mesma foi adquirida através do sacrifício de Cristo, na cruz do calvário, por nós.

Às vezes como o filho pródigo somos:

INDIVIDUALISTAS (Egoísmo, Egocentrismo)

O filho pródigo foi individualista. Só pensou em si mesmo. Não pensou no sofrimento que estava infringindo ao pai, não pensou que estava desrespeitando a primogenitura do irmão, não pensou na falta que faria àquele lar.

Às vezes nós também não valorizamos o amor do Pai 

Jo 3.16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. 

Ro 8.38,39 Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.

não valorizamos o sacrifício de Jesus Fp. 2.5-8 Tenham entre vocês o mesmo modo de pensar que Cristo Jesus tinha: Ele tinha a natureza de Deus, mas não tentou ficar igual a Deus. Pelo contrário, ele abriu mão de tudo o que era seu e tomou a natureza de servo, tornando-se assim igual aos seres humanos. E, vivendo a vida comum de um ser humano, ele foi humilde e obedeceu a Deus até a morte — morte de cruz. 

não valorizamos o corpo de Cristo Jo 17.21 para que todos sejam um, Pai, como tu estás em mim e eu em ti. Que eles também estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.

INSATISFEITOS

Insatisfação fala de desagrado, falta de satisfação.

O fato do filho pródigo ter se ausentado de seu lar demonstra que ele estava insatisfeito.

INDEPENDENTES

Que não depende, que não se sujeita, que está livre de qualquer laço ou compromisso.

O filho pródigo queria ser livre, não queria mais estar debaixo da autoridade do seu pai.

Jo 15.5 Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer

Lc 12.20 Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? 

Tg 4.13-15 Ouçam agora, vocês que dizem: "Hoje ou amanhã iremos para esta ou aquela cidade, passaremos um ano ali, faremos negócios e ganharemos dinheiro".Vocês nem sabem o que lhes acontecerá amanhã! Que é a sua vida? Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa.Ao invés disso, deveriam dizer: "Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo".

Conclusão:

Ainda que muitas vezes assumamos o papel de filho pródigo e sejamos individualistas, insatisfeitos e independentes o Pai nos espera de braços abertos, disposto a nos restaurar!

Evangelista: Fábio Magalhães

Nenhum comentário:

Postar um comentário