26 dezembro 2021

Quão Majestoso é o Teu Nome

 

Quão Majestoso é o Teu Nome


Texto: Salmo 8

Introdução: João Calvino costumava contar a seus alunos a história de Cícero sobre Simônides, o poeta grego antigo, a quem Hierão, o Tirano, perguntou o que era Deus. Simônides pediu um dia para considerar a questão, depois outro dia, depois outro dia. Finalmente, ele concluiu que a questão só se tornava mais desconcertante quanto mais ele pensava sobre ela.

Imagine tentar descrever Deus - nosso vocabulário simplesmente não é grande o suficiente para descrever a santidade de Deus, o amor de Deus, o perdão de Deus e assim por diante. Nosso vocabulário falha especialmente quando tentamos descrever a majestade de Deus. Este salmo descreve a majestade de Deus em linguagem humana débil. Queremos explorar este salmo esta noite para que possamos ter uma melhor imagem da majestade de Deus.

I. A Majestade do Senhor. V. 1-2

A. O salmista começa e termina este salmo com "Senhor, Senhor nosso, como é majestoso o teu nome em toda a terra!" O fato de este salmo começar e terminar com o nome majestoso de Deus demonstra que este é o tema do salmo - este salmo é sobre o quão grande é o nome de Deus. Curiosamente, esta é a primeira vez que vemos o nome Yahweh no livro dos Salmos - isso é bastante apropriado, uma vez que este salmo é sobre a grandeza do nome de Deus.

B. O nome do Senhor é majestoso em toda a terra. A raiz hebraica da palavra “majestoso” refere-se a algo que é superior a outra coisa. Consequentemente, o uso da versão King James de "excelente" no versículo. O nome do Senhor não se refere simplesmente ao seu nome Yahweh, mas seu nome se refere ao seu caráter, seu ser. O nome de Deus descreve quem ele é. O significado é que Deus é superior sobre tudo; ele é o soberano do universo. Deus tem poder e soberania absolutos sobre este mundo. “O teu trono, ó Deus, subsiste pelos séculos dos séculos; cetro de equidade é o cetro do teu reino”(Salmos 45:6). “Imediatamente fui arrebatado em espírito, e eis que um trono estava posto no céu, e um assentado sobre o trono” (Apocalipse 4:2).

C. A glória de Deus é cantada pela boca de bebês e crianças. Esta é, reconhecidamente, uma passagem bastante difícil de entender; como é que a glória de Deus é cantada acima dos céus pela boca de bebês e crianças? Precisamos lembrar que os salmos são poesia, e assim como não podemos levar tudo na poesia moderna literalmente, não podemos levar tudo nos Salmos em sua leitura mais literal. Esta parece ser uma forma poética de dizer que a humanidade, mesmo a mais jovem entre nós, deve louvar a Deus. O Salmo 148 exorta toda a humanidade a louvar a Deus - “reis da terra e todos os povos; príncipes e todos os juízes da terra; mancebos e donzelas; velhos e crianças! Louvem eles o nome do Senhor..” (versos 11-13). Assim, todos nós, do mais velho ao mais novo, precisamos dar louvor e devoção a Deus. Você está dando louvor e devoção a Deus? Esta passagem é usada citada por Jesus em Mateus 21:16 quando ele foi louvado por crianças no templo.

D. A fortaleza mencionada no versículo 2 pode se referir ao louvor ou à humanidade ou aos céus - nós realmente não podemos ter certeza. Independentemente do que o baluarte se refere, o significado desta passagem é bastante óbvio: Deus tem grande majestade, e nós, como humanidade, precisamos dar-lhe louvor.

II. A Majestade da Criação do Senhor. V. 3-8

A. O Senhor cuida do homem - “Quando contemplo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que estabeleceste, que é o homem, para que te lembres dele? e o filho do homem, para que o visites?”.A obra de Deus é incrível. Deus criou o universo e tudo o que ele contém. “No princípio criou Deus os céus e a terra” (Gênesis 1:1). “O Deus que fez o mundo e tudo o que nele há, sendo ele Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens” (Atos 17:24). Eu sei que usei os seguintes números anteriormente, mas tente entender a implicação desses números. Acredita-se que a Via Láctea tenha cerca de cem a duzentos bilhões de estrelas e tenha cerca de cem mil anos-luz de diâmetro. A galáxia mais próxima, maior que a Via Láctea, é a Galáxia de Andrômeda, contendo cerca de duzentos a trezentos bilhões de inícios e localizada a cerca de dois milhões de anos-luz de distância.

B. Deus se importa com o homem e se preocupa com o homem. Foi dito que a palavra “importar” na Versão Padrão Revisada ou “visitar” na Versão King James causou mais problemas para os tradutores do que qualquer outra palavra na língua hebraica. O significado básico do termo parece ser mudar a condição de um subordinado para o bem ou para o mal. O paralelismo com “importar” obviamente mostra que esse cuidado é positivo - Deus está preocupado com a situação difícil do homem.

C. Deus se preocupa com o que acontece em nossas vidas. “Mas até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Não temais, pois mais valeis vós do que muitos passarinhos” (Lucas 12:7). “lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós” (1 Pedro 5:7). Independentemente dos fardos que carregamos, independentemente das lutas que enfrentamos, independentemente dos pecados que cometemos, Deus se preocupa conosco. Essa é a ironia de tudo. O salmista está pintando intencionalmente essa dicotomia - uma dicotomia entre o homem humilde e um Deus poderoso. Deus criou todas as coisas, Deus tem todo o poder, Deus tem o louvor incessante dos anjos no céu - e Deus se preocupa com o que acontece em sua vida!

D. "Contudo, pouco abaixo de Deus o fizeste; de glória e de honra o coroaste". Deus fez o homem um pouco menos do que Deus. O termo hebraico “Elohim” aqui traduzido como “Deus” pode significar uma de três coisas: Deus, seres divinos ou anjos. Muitas das traduções antigas traduziram isso como “anjos”; esta passagem é usada em Hebreus 2:7 e a palavra lá é “anjos”. O significado é que, de alguma forma, Deus tornou a humanidade um pouco inferior à divina. O homem carrega a imagem de Deus: “Então Deus disse:‘ Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança” (Gênesis 1:26). “O homem não deve cobrir a cabeça, visto que esta é a imagem e glória de Deus” (1 Coríntios 11:7). Uma maneira pela qual Deus tornou o homem um pouco menos que divino é por meio da soberania que Deus deu ao homem. O versículo 6 afirma que o homem tem domínio sobre as obras de Deus; Deus tem domínio sobre o universo e o homem exerce domínio sobre o reino animal.

E. Deus coroou o homem com glória e honra. O homem é o ápice, a realização culminante da criação de Deus, Deus deu ao homem glória e honra. Infelizmente, o homem aprende que ele não é a coroa da Criação; o homem é, de acordo com muitos, simplesmente o resultado de eras e eras de desenvolvimento evolutivo. É de se admirar, então, que tantas pessoas ajam como animais? Se somos feitos à semelhança de um chimpanzé e não à imagem de Deus, que obrigações éticas temos? Acredito firmemente que, se as pessoas entendessem que foram a realização da obra de Deus, elas se comportariam de maneira muito diferente - o homem provavelmente trataria seus semelhantes de maneira mais humana.

F. O homem tem domínio sobre a obra das mãos de Deus. A palavra hebraica para “domínio” significa “exercer supervisão ou governar”. Deus deu ao homem a supervisão de sua Criação. Deus criou o homem com a intenção de que ele supervisionasse a Criação - “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se arrasta sobre a terra” (Gênesis 1:26).

G. Todas as coisas foram colocadas sob os pés do homem - todas as ovelhas e bois, e também os animais do campo, as aves do céu e os peixes do mar, tudo o que passa ao longo dos caminhos do mar. Esta passagem - junto com outras passagens - apresenta uma visão bíblica dos animais. Deus disse a Noé: “Terão medo e pavor de vós todo animal da terra, toda ave do céu, tudo o que se move sobre a terra e todos os peixes do mar; nas vossas mãos são entregues” (Gênesis 9:2). “E agora eu entreguei todas estas terras na mão de Nabucodonozor, rei de Babilônia, meu servo; e ainda até os animais do campo lhe dei, para que o sirvam”(Jeremias 27:6).

H. Aqui está o que a Bíblia nos ensina sobre os animais. A humanidade recebeu domínio sobre os animais, porque o homem é um ser criado superior a eles. Animais foram colocados aqui para o homem usar - o tratamento ético bíblico para os animais é que temos domínio sobre eles e devemos usá-los - Deus os colocou aqui para esse propósito. Embora não devamos maltratar intencionalmente os animais, precisamos entender que os animais foram colocados aqui para o homem, e não o contrário.

Conclusão

A. Como mencionado anteriormente, este salmo termina da mesma forma que começa: “Senhor, Senhor nosso, como é majestoso o teu nome em toda a terra!”

B. Já disse que o fato de este salmo começar e terminar com uma declaração do nome majestoso de Deus nos diz que esse é o ponto principal deste salmo: o nome de Deus é majestoso. Este salmo demonstra que o nome de Deus é majestoso de duas maneiras: por meio da criação do universo e da criação do homem.

C. Você foi criado com o único propósito de trazer majestade ao nome de Deus, glória ao nome de Deus. Você está cumprindo seu propósito?

Nenhum comentário:

Postar um comentário