24 dezembro 2021

O Caminho Para a Realização

Texto: Lucas 15.11-24
Introdução: Realização: (Dicionário Informal),tornar algo real. Concretizar algo, chegar ao final.
- muitas mães sentem-se realizadas ao dar à luz ao seu filho depois de mais de oito meses.
- Os pais sentem-se realizados depois de verem esses filhos bem encaminhados na vida.
- Assim como esses jovens sentem-se realizados por conseguirem passar para a faculdade, ou até mesmo ao conseguir o seu tão sonhado emprego.
- Muitos de nós hoje vive com aspirações de que algo que desejamos muito aconteça.
- Esperamos concretizarmos algo... apesar de muita gente começar e nunca terminar as coisas!
- Mas dessa forma definimos a palavra realização: chegarmos no destino desejado por nós!
- Mas o que dizer a alguém que já teve tudo na vida e perdeu? Existe ainda uma oportunidade de tornar a sentir esse sentimento de realização outra vez? 
Transição: Olhe para o texto, Jesus cita esta parábola por um motivo comum. Uma indagação, a indagação de que ele se assentava com gente pecadora para comer.
- O seu relacionamento era com gente de índole duvidosa.
- Então Jesus cita 3 parábolas: a da dracma perdida, da ovelha perdida e termina com o filho que se perdeu.
- Note que o grau de importância é assinalado por Jesus: 1) uma moeda, 2) um animal, 3) um filho. Ora uma moeda se consegue outra, assim também é com uma ovelha, por mais que se tenha carinho por tal animal, mas um filho é insubstituível.
- E o ponto alto de deu ensinamento se dá nessa parábola.
- Note que ele usa o exemplo de um homem e seus 2 filhos, não fazendo menção de mãe devido o assunto ser de ordem administrativo da família, que na época se dava com os homens da casa.
- Ele diz que um dos filhos, o mais novo, se perde nos caminhos da vida...
- Envolvido num sonho de juventude ele se perde na administração e consequentemente na sua vida moral.
- E é no momento que esse jovem está no mais baixo grau de sobrevivência que ele começa a se reencontrar.
- É por isso que eu digo: você pode estar num estado financeiro ou profissional desestruturado esse é o momento certo pra você dar uma guinada na sua vida!
- Você pergunta: como pastor? Eu posso sair desse estado calamitoso que eu vivo?
- O filho pródigo pode nos ensinar hoje...
- Porque foi lá no chiqueiro dos porcos que ele percebeu que poderia voltar a ser alguém.
- Foi nesse momento da vida que ele decidiu que sua vida seria muito melhor.
- Como? 
I. Ele Descobriu Que o Caminho da Realização na Vida Envolve um Novo Pensar. (17). 
- Um novo pensar!
- O interessante quando nós estamos querendo realização na vida é que nós temo que nos submeter ao entendimento de que precisamos abrir a nossa mente.
- Isso é uma necessidade.
- Olhe o texto: o lugar que era enfadonho, chato ao ponto de o pai dividir os seus bens, alguns dias depois ele sai em direção ao sonhos do seu coração.
- Não é interessante que esse lugar que antes era ruim, agora é o único alvo da vida desse jovem?
- Aquele que era um gastador sabe agora o quanto custa cada centavo (vintém) do dinheiro.
- Aquele que esbanjava está agora com fome a ponto de querer comer alfarrobas (planta verde- que era dado ao gado e aos porcos...).
- Seu desejo agora é ter pelo menos um bocado de pão para matar-lhe a fome.
- Agora ele valorizava o comum!
- Agora ele valorizava as sobras.
Ditado - Um dia vocês vão valorizar os centavos da vida!
- Olhe o texto: ele não está buscando a coroa de filho mais, ele olha para a classe mais baixa de sua casa e a valoriza como abastada... e ele desejou fazer parte desse grupo!
- Queridos o caminho para a realização está em valorizarmos o pouco que temos na busca de uma vida melhor! 
II. Ele Descobre Que o Caminho Para a Realização Envolve Uma Atitude Coerente. V. 20
- É o que eu chamo de transformar a fé em obras.
- É mais do que crer... é investir!
- Não é fácil levantar-se depois que você já caiu.
- Não é fácil tentar outra vez... calçar a cara, como dizem engolir o orgulho e ir em direção ao propósito da vida!
- Eu posso pensar no sentimento que deve ter rondado o coração desse jovem!
- Eu não posso voltar... eu desrespeitei ao meu pai e a Deus! eu nunca serei recebido!
- Não é assim?
- E aí a gente começa a fazer declarações de fé: eu tudo posso naquele que me fortalece... ele não vai deixar vacilar os meus pés... ele não permitirá que eu fique assim!
- E tem gente que está assim há muitos anos e não sabe porquê.
- Nós podemos até sermos comparados com ovelhas que dependem de seu senhor para tudo na vida, mas a vitória, a realização na vida nunca é automática.
- A passividade é uma inimiga para quem espera ter uma vida de realizações!
- É tolice um cristão pensar que a vitória apenas acontece ... assim como é uma tolice um atleta no pódio com a medalha de ouro no peito... gritando: eu não tenho nada a ver com essa medalha de ouro... quando eu ví ela já estava aqui no meu peito!
- Queridos: cristão realizado e vitorioso, assim como o atleta, vence porque está totalmente envolvido com a conquista!
- Pergunte pra quem tem recebido bênçãos de Deus o quanto eles tem que batalhar, orar, jejuar para que isso aconteça!
- ... o desgaste físico, a fraqueza, o texto diz no verso 13 que ele foi para uma terra longínqua... esse jovem pensou no versículo 18, mas no versículo 20 ele se envolve nesse empreendimento de volta.
- as suas palavras e pensamentos começam a se transformar em ação... as estradas empoeiradas da Palestina se depararam com um jovem com um propósito, onde seus olhos não estão vacilantes... não! Ele tem um alvo!
- Você precisa transformar essa vontade que você tem em ação!
- Eu não sei quanto tempo você consegue caminhar em direção ao propósito, mas a realização só se dará com envolvimento! Até o fim! 
III. Ele Descobriu Que o Caminho Para a Realização Envolve Jamais Desprezar a Ajuda Dos Outros. (21-24). 
- Eu brinco sempre que com o tempo eu aprendi a receber benção.
- Tem gente que não sabe.
- Tem gente que é orgulhosa.
- O irmão eu senti de ajudar o irmão... o irmão tá precisando? O irmão orando pra Deus enviar corvo, uma nuvem do tamanho da mão dum homem... mas orgulhoso ele diz: não irmão! Não preciso de nada não!
- Tem gente que tem vergonha dos caminhos sofridos que o trouxeram até aqui!
- Não consegue olhar pra traz e lembrar-se de que foi necessário muita gente para que ele tivesse gozando do que está vivendo hoje!
- É a história do mecânico que morreu após ter estudado seus dois filhos... e no velório os dois a beira do corpo de seu pai, um olha para as mãos calejadas cheias de graxa e envergonhado diz: vamos esconder essa mão, olha só que mão sofrida de nosso pai... o outro olha e diz: nem pense nisso! Pois foram essas mãos que nos deram o presente que temos hoje!
- O jovem está indo para a casa do pai e está decorando o que vai dizer: eu vou chegar lá e vou dizer que não sou digno de ser chamado filho dele... e tal!
- Mas o pai não está interessado em discurso... ele está interessado no bem estar do filho... porque por algum momento passava pela sua cabeça que o filho estivesse morto!
- Ele diz: você não pode ficar na degradação não meu filho! Eu tenho o melhor para você!
- Ele não nos poupa de fazermos escolhas... mas quando retornamos (é como aqueles pais que não se cansam de ajudar os filhos a serem alguém na vida).
- O filho poderia dizer: não! Eu não quero ser filho eu quero ser jornaleiro! Mas não! Ele recebe a graça de graça!
- Realização, envolve muita gente do seu lado!
- Pais, irmãos em cristo!
- Realização envolve muita gente do seu lado e acima de tudo Deus.
- Não feche as portas pra ninguém te abençoar!
- Quando o moço voltou, ele simplesmente recebeu algo do qual ele não era digno... mas recebeu e foi abençoado. 
Conclusão: 
- Você quer ser abençoado hoje?
- Pense de forma diferente, aja de forma coerente e aceite a ajuda de outros... e com certeza sua vida vai mudar!
Pr. Fábio Ramos
x



Nenhum comentário:

Postar um comentário