31 julho 2021

Série Romanos -A Ressurreição de Jesus ​​Cristo


Um Estudo Sobre Romanos 1:4
Introdução: Existe vida após a morte? Existe uma ressurreição do corpo após esta existência temporal? Os céticos dizem que é um faz de conta. O secularismo chama isso de fantasma. O materialismo o ignora. O escarnecedor desconsidera. No entanto, nos recônditos interiores do coração de cada homem, uma voz mansa e delicada faz a pergunta sobre a vida após a morte. Deus teria colocado esse desejo de viver após a morte tão profundamente no coração humano se fosse apenas um mito? O cristianismo diz que há vida após a morte e uma ressurreição do corpo de cada homem.

Jesus Cristo, por meio de sua própria ressurreição dos mortos, veio para assegurar aos homens que há vida após a morte e que todos os homens receberão um corpo ressuscitado. A certeza da ressurreição está diretamente relacionada à ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos!
Em um mundo de ciência ateísta, confusão filosófica e superstição religiosa, o cristão tem alguma base objetiva para crer na ressurreição de Jesus Cristo? É intelectualmente sensato acreditar na ressurreição ou é apenas uma farra religiosa e emocional, um mito esperançoso sem realidade? Todo cristão deve enfrentar isso honestamenteA Bíblia ensina que o Cristianismo depende da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos. A ressurreição resistirá ao exame mais rigoroso e exigente e permanecerá inabalável.

Um estudioso disse: "A ressurreição é o fato mais bem atestado da história". Qualquer um que deseje lançar dúvidas sobre o fato da ressurreição pode fazê-lo, mas ao fazê-lo ele rejeitará todos os padrões reconhecidos de prova histórica e duvidará da confiabilidade de todos os registros históricos. Em toda a história, uma certa quantia deve ser tomada em confiança. Algumas fontes têm que ser aceitas, caso contrário não pode haver história. Como fonte histórica, o registro do Novo Testamento se qualifica sem preconceitos. Mesmo que uma pessoa não reconheça a inspiração das Escrituras, ela deve, se for intelectualmente honesta, reconhecer o Novo Testamento como uma história confiável

Os Fatos da Ressurreição
- As provas da ressurreição não convencerão um incrédulo da verdade de Cristo. Ele não aceitará a ressurreição até que seja convertido. As provas, entretanto, podem ajudar o crente a ser fortalecido em sua fé.

- O Antigo Testamento profetizou a ressurreição. “Pois não deixarás a minha alma no Seol, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção” (Salmo 16:10)

- Cristo disse a Seus discípulos que Ele ressuscitaria: "Começou então a ensinar-lhes que era necessário que o Filho do homem padecesse muitas coisas, que fosse rejeitado pelos anciãos e principais sacerdotes e pelos escribas, que fosse morto, e que depois de três dias ressurgisse" (Marcos 8:31)

- Como o Deus-homem, Cristo teve que manter sua palavra a respeito de sua ressurreição. Se ele enganou seus discípulos, não era confiável. Se não podemos aceitar suas palavras a respeito de sua ressurreição, então não podemos aceitar nada mais que Cristo ensinou.

- Na primeira manhã de Páscoa, o corpo de Jesus não estava no túmulo - o túmulo estava vazio. Alguma explicação deve ser dada para este fato. A única evidência que teria esmagado a fé dos primeiros cristãos no Cristo ressuscitado não foi produzida pelo mundo: o corpo morto de Jesus Cristo (Lucas 24:38-43, o corpo ressuscitado).

- Uma coisa é rejeitar o fato da ressurreição; outra bem diferente é tentar explicar o registro bíblico. Os homens tentaram explicar o túmulo vazio de várias maneiras:

1. A teoria da "tumba errada": Alguns dizem que as mulheres que encontraram a tumba vazia estavam na tumba errada. Havia quatro mulheres. Todas elas cometeram o mesmo erro? Maria Madalena foi ao mesmo túmulo mais tarde naquela manhã e ela não se enganou. Se as mulheres se enganaram sobre a tumba, o mesmo aconteceu com os anjos, pois estavam na tumba.

2. A teoria do "desmaio": Alguns dizem que Jesus apenas desmaiou na cruz e não estava realmente morto quando foi colocado no túmulo. Os soldados e o centurião declararam Jesus morto, e Pilatos se convenceu de que ele estava morto. O lado de Jesus foi perfurado com uma lança para assegurar a morte. É lógico que Jesus, depois de ter sido espancado e crucificado com um ferimento horrível no lado, poderia ter sobrevivido por 36 horas em uma tumba fria e úmida, sem comida, água ou cuidados médicos? Ele teria força suficiente para sair de um invólucro de sepultura semelhante a uma múmia e remover a pesada cobertura de pedra da sepultura? Seria preciso mais fé para acreditar nessas coisas do que para acreditar na ressurreição!

3. A teoria dos "discípulos" ou do "corpo roubado": Alguns dizem que os discípulos de Jesus levaram o corpo de Jesus. Como eles passaram pelos guardas? Os discípulos estavam céticos e descrentes. Eles não tinham nenhum motivo real para roubar o corpo. Os discípulos mais tarde pregariam uma mentira? Eles seriam espancados, presos e martirizados pelo que sabiam ser um conto de fadas?

4. A teoria da "ressurreição espiritual": alguns que desejam manter a Bíblia, mas rejeitam a ressurreição, argumentam que a ressurreição foi apenas espiritual. Para dizer isso, entretanto, esses estudiosos geralmente fazem uma de duas coisas:

a. eles rejeitam as afirmações explícitas da Bíblia sobre a ressurreição em favor de reconstruções especulativas sobre o desenvolvimento da Bíblia; ou

b. eles se envolvem em exegeses desonestas. Sugerir que a ressurreição foi apenas espiritual é negar a historicidade da Bíblia e / ou seu ensino claro.

- Esses argumentos são os melhores que os não-cristãos têm a oferecer, mas falham em satisfazer a inteligência e a razão humanas normais.

- De acordo com João 20:5-7, as roupas da sepultura foram encontradas completamente intactas. Lemos em João 19:39-42 que o corpo de Cristo foi envolto em linho e especiarias pesando cerca de cem libras. Era costume envolver o corpo dos pés aos ombros e colocar um lenço em volta do queixo e da cabeça, deixando o pescoço e o rosto abertos. As especiaria eram em pó e pomada pegajosa e endureciam as embalagens ao secar, impossibilitando o desembrulhar das roupas de linho. O lenço sobre a cabeça estava enrolado sozinho em um lugar. Isso poderia ser traduzido como "torcido" em um lugar por si só. Pode muito bem ser que o lenço ainda estivesse arredondado como estava na cabeça.

- Cristo apareceu às pessoas pelo menos quinze vezes depois de sua ressurreição. Ele apareceu para indivíduos e grupos, para homens e mulheres separadamente e corporativamente. Ele apareceu em diferentes localizações geográficas e sob várias circunstâncias. Ele até apareceu para quinhentas pessoas ao mesmo tempo. Um advogado que exerce a profissão hoje não teria problemas para ganhar um caso se pudesse apresentar uma série de testemunhas.

- As vidas transformadas dos discípulos após a ressurreição atestam a realidade da ressurreição. Após a morte de Cristo na cruz, os discípulos ficaram desanimados, desiludidos e à beira do desespero. No entanto, mais tarde, conforme registrado em Atos, eles se tornaram homens que colocaram suas vidas em perigo pela pessoa de Cristo e foram a todos os lugares ensinando a morte e ressurreição de Cristo. O duvidoso Tomé tornou-se missionário na Índia. Pedro, que negou a Cristo, tornou-se um crente convicto que morreu como mártir. Isso só pode ser explicado pela ressurreição. O cético irmão Tiago só se converteu depois da ressurreição, mas se tornou o líder da igreja em Jerusalém. Esses homens estavam convencidos de que o que Cristo disse era verdade!

- O fato de haver uma igreja hoje que é composta de crentes em todo o mundo mostra que as pessoas experimentaram o poder da ressurreição do Cristo vivo. Se alguém tivesse tentado dirigir um negócio ao longo dos anos, como a igreja tem sido administrada, ele já teria deixado de existir há muito tempo! O fato de que a igreja está aqui hoje é evidência da ressurreição de Jesus Cristo.

- Três mil almas foram salvas no Dia de Pentecostes. Se qualquer um deles duvidasse da ressurreição, eles poderiam ter caminhado um curto caminho e examinado a tumba ou poderiam ter falado com os líderes judeus ou os discípulos. Os discípulos proclamaram a ressurreição com autoridade.

- O Senhor ressuscitou no primeiro dia da semana e, portanto, o dia de adoração para os cristãos foi alterado de sábado para domingo. Se a ressurreição tivesse sido uma farsa, o dia sem dúvida teria voltado para o sábado. Todo domingo é o dia da ressurreição para o cristão.

- A história da igreja também é evidência da ressurreição de Cristo. Desde os primeiros dias, a ressurreição foi retratada em tumbas cristãs, em desenhos encontrados nas catacumbas e nos escritos e hinos de cristãos. É uma parte de todo credo cristão histórico.

A Ressurreição e o Não Cristão
- Deus vai julgar o mundo por Jesus Cristo, que ressuscitou dos mortos: “porquanto determinou um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do varão que para isso ordenou; e disso tem dado certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos” (Atos 17:31 )

- Todos os homens serão ressuscitados dos mortos. Aqueles que fizeram o bem crendo em Cristo serão ressuscitados para a vida eterna; aqueles que fizeram o mal e rejeitaram a Cristo serão ressuscitados para a condenação eterna: "Pois assim como o Pai tem vida em si mesmo, assim também deu ao Filho ter vida em si mesmos; e deu-lhe autoridade para julgar, porque é o Filho do homem. Não vos admireis disso, porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz e sairão: os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida, e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo” (João 5:26-29).

- Esta ressurreição dos mortos e o julgamento de Deus também são descritos em Apocalipse 20:11-15.

A Ressurreição e o Cristão
- Nossa salvação depende da morte e ressurreição de Cristo - ele foi ressuscitado para nossa justificação: "o qual foi entregue por causa das nossas transgressões, e ressuscitado para a nossa justificação" (Romanos 4:25).

- João 5:29 (citado acima) afirma que aqueles que creem em Cristo serão ressuscitados para a vida eterna.

- A ressurreição de Cristo garante a ressurreição do cristão: "Mas na realidade Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, sendo ele as primícias dos que dormem. Porque, assim como por um homem veio a morte, também por um homem veio a ressurreição dos mortos. Pois como em Adão todos morrem, do mesmo modo em Cristo todos serão vivificados. Cada um, porém, na sua ordem: Cristo as primícias, depois os que são de Cristo, na sua vinda” (1 Coríntios 15:20-23; ver também 1 Coríntios 15:12-18).

Conclusão
- O pensamento de que há uma existência após a morte pertence a todo homem, mas a certeza de que há vida eterna e uma ressurreição corporal para a vida pertence apenas ao cristão.

- Homens que zombaram da morte, e colocaram uma fachada ousada sobre isso, muitas vezes tiveram pensamentos bastante diferentes sobre seu leito de morte:

Voltaire, o cético francês, disse em seu leito de morte: "Estou abandonado por Deus e pelos homens! Irei para o inferno! Ó Cristo! Ó Jesus Cristo!"
Em seu próprio leito de morte, Thomas Paine, um grande zombador da fé cristã, disse: "Eu daria mundos, se os tivesse, se a Era da Razão nunca tivesse sido publicada. Ó Senhor, ajude-me! Cristo me ajude! Fique comigo! É um inferno ficar sozinho!"

- A morte nunca pode ser um terror tão grande para o cristão. Ele sabe que Cristo tirou o aguilhão disso. Por sua ressurreição, Cristo “aboliu a morte e trouxe à luz a vida e a imortalidade por meio do evangelho”. Aqui estão os testemunhos de alguns cristãos na morte:

Michelangelo disse: "Eu morro na fé em Jesus Cristo e na firme esperança de uma vida melhor"
David Brainerd disse: "Estou indo para a eternidade; e é doce para mim pensar na eternidade; a infinidade dela torna isso doce. Mas, o que direi para a eternidade dos ímpios? Pensar nisso também é terrível!"
Augustus Toplady testemunhou: "As consolações de Deus para um desgraçado tão indigno são tão abundantes que ele não me deixa nada pelo que orar, a não ser a continuação delas. Eu já desfruto do Céu em minha alma"

- Que sensação de alegria e triunfo chega ao cristão quando ele sabe que no final desta existência temporal haverá a ressurreição para a vida eterna com Jesus Cristo para sempre!

- Você sabe que seus pecados estão perdoados? Você sabe que tem vida eterna? Você tem a certeza de que será ressuscitado para a vida eterna? Crer na morte de Cristo para o pecado e em sua ressurreição para a justificação é ter perdão, vida eterna e certeza da ressurreição futura para viver com Cristo para sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário