12 julho 2019

DESISTIR É SEMPRE MAIS FÁCIL

 

1 Samuel 17.28 
E, ouvindo Eliabe, seu irmão mais velho, falar àqueles homens, acendeu-se a ira de Eliabe contra Davi, e disse: Por que desceste aqui? Com quem deixaste aquelas poucas ovelhas no deserto? Bem conheço a tua presunção, e a maldade do teu coração, que desceste para ver a peleja. 
Diz a Palavra de Deus que durante quarenta dias, todas as manhãs e todas as tardes, Golias desafiou os soldados de Israel.
Num determinado dia, Davi, seguindo ordens de seu pai, foi ao vale do Carvalho com a finalidade de saber de notícias de seus irmãos, que se encontravam neste lugar juntamente com o rei Saul e outros soldados israelitas lutando contra os Filisteus.
Ele chegou ao acampamento justamente no momento em que os dois exércitos estavam em posição de combate e logo procurou seus irmãos para saber se estavam bem.
Então, neste mesmo instante, o gigante Golias partiu à frente e desafiou os soldados israelitas, que ficaram apavorados e fugiram.
Então, Davi perguntou aos soldados que estavam em seu redor o que ganharia o homem que enfrentasse aquele filisteu e livrasse Israel daquela vergonha, uma vez que aquele inimigo estava desafiando o exército do Deus vivo.
Davi, após ouvir que o homem que conseguisse derrotar o gigante ganharia muitas riquezas, escutou, também, de seu irmão mais velho, para parar com aquilo, para voltar para suas ovelhas no deserto, para deixar de ser convencido e que ele estava ali somente para apreciar a batalha.
Davi não deu muito importância ao que seu irmão falou e continuou a indagar de outros soldados e foi ouvindo a mesma resposta.
Durante esse episódio alguns soldados ouviram o que Davi tinha dito e foram falar com o rei, que mandou chamá-lo.
Davi chegando perto do rei lhe disse que ninguém deveria ficar com medo daquele filisteu e que iria lutar contra ele.
O rei lhe disse para não fazer aquilo, já que ele era um rapaz pequeno e o gigante tinha sido soldado por toda a vida.
Davi não aceitou a oposição de Saul e acabou recebendo a autorização para lutar contra Golias.
O final dessa história todos nós sabemos, Davi matou o gigante Golias e, por causa disso, os filisteus foram derrotados.
O texto nos fala de medo, de coragem, de derrota, de vitória, da luta do mais fraco, fisicamente, contra o mais forte, porém gostaríamos de chamar a atenção, de você que está lendo esse texto, para o fato de Davi não ter desanimado.
Foi criticado pelo irmão e aconselhado a sair daquele lugar, ouviu, de pronto, uma resposta negativa por parte do rei, mas o seu posicionamento firme acabou convencendo a Saul e a sua atitude foi fundamental para desfecho daquele episódio e para a vitória ter acontecido.
E é isso que gostaríamos de enfatizar. Quando desistimos decretamos a nossa derrota. Não é necessário nenhum adversário nos vencer, nós é que perdermos por nossas próprias forças.
Se Davi não tivesse aparecido Israel teria perdido a batalha, pois os soldados do seu exército já tinham entregado a contenda, com medo de enfrentar o gigante.
Nem sempre a vida é feita de momentos bons, pelo contrário, todos nós passamos por momentos muito ruins, pois na vida real é assim que acontece, entretanto, a grande diferença entre as pessoas, é que alguns enfrentam o momento ruins com a certeza que passarão e vão em frente, porém outros se deixam abater pelo desânimo e vão murchando, murchando e ficam pelo caminho.
O que é importante frisar é que a desistência é uma decisão pessoal, as pessoas podem tentar induzir-nos a fazer isso, como fizeram com Davi, porém a decisão final é nossa, nós é que determinamos continuar ou não, desistir ou não, enfrentar ou não, lutar ou não.
O certo é que a desistência determina a derrota. Após adesistência só nos restará colher os frutos amargos da perda e não existe honra nenhuma no ato de desistir.
Davi nos ensina que, seja qual forem as forças que estejam querendo que desistamos, jamais devemos tomar essa decisão.
Lutar sempre será a melhor escolha, pois a vitória somente é conseguida por aqueles que optam por esse caminho.
Evidentemente, desistir é sempre mais fácil, mas não podemos esquecer que consiste na interrupção de um processo e que perder por uma decisão nossa é frustrante

Nenhum comentário:

Postar um comentário