12 julho 2019

CONFIAR EM DEUS OU PERDER A OPORTUNIDADE


Romanos 8.28
Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito. 
Há tempos escrevemos o artigo “Faça a sua parte” que fala da trajetória de Gideão, quando de sua chamada pelo Senhor para libertar o povo de Israel das mãos dos midianitas.
Naquele artigo o nosso enfoque foi que existe uma parte que nos cabe no relacionamento com Deus.
Neste, gostaríamos de enfatizar de que precisamos realmente fazer essa parte que nos compete,  para que os propósitos do Senhor se cumpram em nossas vidas.
O contexto  era de que tínhamos um povo subjugado pelo inimigo, sem nenhuma perspectiva, esse povo orou a Deus pedindo ajuda, o Senhor decidiu intervir na situação e, para isso, resolveu se utilizar daquele homem, que resistiu num primeiro momento, mas depois aceitou a missão e o final da história foi de que ele conseguiu levar a bom termo a sua tarefa e derrotou o inimigo, mas o que Deus fez na sua vida  é o que nos levou a escrever esse texto.

Gideão era um homem comum, trabalhava na lavoura, porém Deus o transformou no quinto juiz de Israel,  em um dos heróis da galeria da fé, em hebreus 11, num militar competente, foi aclamado como rei pelos homens de Israel e derrotou 135.000 midianitas com um exército de 300 homens.
Aquele homem comum, que foi muito difícil de ser convencido a aceitar o desafio para qual estava sendo chamado, que se julgava incompetente para o exercício da missão, foi transformado e saiu da obscuridade para a glória.

O que gostaríamos de chamar a atenção é para o fato de que, quando Deus o chamou para o exercício da tarefa, não fez nenhuma menção a nada disso, simplesmente lhe disse que ele tinha sido escolhido para liderar o povo na guerra contra o inimigo.
E é nesse ponto que gostaríamos de nos ater. Os planos de Deus para as nossas vidas jamais serão conhecidos por nós e, infelizmente, muitas vezes queremos respostas que não teremos e, por não consegui-las, vamos descartando as chamadas que Deus e, por conseguinte, jogando fora todas as bênçãos que o Senhor planejou.
Se, por acaso, Gideão não tivesse aceitado o desafio para o qual estava sendo convidado teria se tornado juiz? Teria ido para a galeria da fé? Teria sido aclamado rei pelo povo?  Teria se tornado um ótimo militar? Para todas as perguntas a resposta é não. E é isso que acontece conosco. Vivemos recusando as chamadas que Deus tem para as nossas vidas, sob as mais diversas argumentações e, pior, achamos que as coisas que acontecem  não tem nada a ver com aquilo que fazemos.

A grande verdade é que acreditamos, piamente, naquilo que está escrito na Palavra de Deus, não temos a menor dúvida que tudo o que está escrito sobre Gideão é verdadeiro, mas não cremos que Deus pode fazer a mesma coisa conosco.
No fundo do nosso coração achamos que se trata de uma história que aconteceu há milhares de anos, porém não acontecerá agora e em nossa vida.
Infelizmente, não dizemos, mas  achamos uma coisa tão difícil, tão distante,  que parece que o Deus que fez isso tudo na vida daquele homem é outro, não é o mesmo de hoje.
O propósito principal desse artigo é chamar a atenção, de você que está lendo esse texto, para o fato de que Deus jamais faz algo simplesmente por fazer, Ele sempre tem um plano muito bem arquitetado para cada um de nós, entretanto, a notícia ruim, é que nunca saberemos qual é, ou seja, ou confiamos e vamos com Ele ou declinamos e perdemos a oportunidade.

Todos nós queremos mudanças em nossas vidas para melhor, mas o que precisamos entender é que não ganharemos nada de graça, já que na luta contra o reino do mal Deus conta conosco, fazemos parte de um exército escolhido por Ele para jogar por terra o inimigo que, como era o povo midianita, é muito feroz e numeroso e não podemos esquecer que ao declinarmos da chamada estaremos desertando e deixando de participar de uma grande obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário