01 dezembro 2018

O Perfil de um Obreiro Aprovado


Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade”.II Timóteo 2.15
Como é um Obreiro/LIDER Aprovado?
1- Apresentar-te a Deus
Em primeiro lugar, qualquer líder deve se apresentar a Deus. Apresentar-se a Deus significa:
a)Ser convertido:João 3.5“Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus”.
É importante que o líder tenha de fato, nascido de novo, se arrependa de seus pecados e busque ser uma nova criatura (II Coríntios 5.17Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.).
Precisa conhecer e viver o evangelho de Cristo. Líderes não convertidos são, como Jesus disse,“condutores cegos” (Mateus 15.14 Não se preocupem com os fariseus. São guias cegos. E, quando um cego guia outro, os dois acabam caindo num buraco. ).
b)Vida de Oração:
Uma Vida de oração é a melhor forma de se apresentar a Deus constantemente (Mateus 6.6 Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará ).
Quem deseja falar muito de Deus às pessoas deve primeiro falar muito das pessoas a Deus. Através da oração você aprende a viver na dependência de Deus João 15.5“Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer”.

Apresente-se a Deus se convertendo e vivendo em oração!

2- Aprovado, como obreiro/LIDER

Ser obreiro/LIDER é servir (Marcos 10.45Porque o Filho do homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos).
Se apresentar para servir significa:
a) Ser Obediente:Lucas 12.42,43“Disse o Senhor: Quem é, pois, o mordomo fiel e prudente, a quem o senhor confiará os seus conservos para dar-lhes o sustento a seu tempo?Bem-aventurado aquele servo a quem seu senhor, quando vier, achar fazendo assim”.
O líder precisa aprender a obedecer. Muitos líderes querem que seus liderados sejam obedientes, mas não aprendem a obedecer. O líder deve ser comprometido com a igreja, deve obedecer à Bíblia; ao Espírito Santo; à Igreja; ao pastor; à sua liderança; ser fiel Dizimista;.
b)Fazer tudo por amor:
O LIDER não deve ser movido apenas pelo ‘dever’ ou mesmo pelo prazer de participar, mas principalmente pelo amor e gratidão àquele que o salvou: Jesus Cristo que realizou sua obra na cruz com muito AMOR e alegria. Sendo assim, o obreiro/LIDER precisa sentir PAIXÃO pelas almas, pois uma coisa é gostar de pregar, outra coisa é gostar das pessoas a quem se prega; Jesus sentia compaixão pelos perdidos (Mateus 9.35,36E percorria Jesus todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas deles, e pregando o evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo.E, vendo as multidões, teve grande compaixão delas, porque andavam cansadas e desgarradas, como ovelhas que não têm pastor.).
Para Deus, a qualidade de tudo o que fazemos vem de nosso amor pela obra de Deus
(Salmo 69.9Pois o zelo da tua casa me devorou,
Mateus 22.37“Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento”.
O Obreiro/LIDER aprovado é obediente e faz tudo por amor!

3- Que não tem de que se envergonhar

O obreiro aprovado não tem do que se envergonhar. Nem mesmo teria do que se orgulhar, pois está realizando não a sua obra própria, mas servindo ao Senhor (I Coríntios 9.16Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho).
Não deve se envergonhar do evangelho (Romanos 1.16 Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego.). Isso significa:
a)Testemunho de Vida:
O que você faz fala mais alto que suas palavras. Você está sempre sendo observado pelas pessoas. Por isso devemos vigiar sempre . Não devemos escandalizar as pessoas (Lucas 17.1Jesus disse aos seus discípulos: "É inevitável que aconteçam coisas que levem o povo a tropeçar, mas ai da pessoa por meio de quem elas acontecem).
O Espírito Santo é quem nos capacita para dar bom testemunho.Atos 1.8“mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra”.
b)Perseverança:
Muitos obreiros são inconstantes e por isso não conseguem terminar o que começam. II Timóteo 4.2“Prega a Palavra, insta, quer seja oportuno quer não”.
Também devemos tomar cuidado com a sobrecarga de tarefas que impossibilita realizarmos nossa missão
Não se deixe cansar demais, mas faça o que estiver ao seu alcance (Eclesiastes 9.10Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma.).
Descanse e deixe o Senhor da Seara cuidar daquilo que for difícil para você
Evite o ativismo O tempo não para, mas você não consegue fazer tudo. Existem problemas que se resolvem com o tempo. Deixe as coisas acontecerem. Organize sua agenda e trabalhe!
(Mateus 11.28Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.).

Não seja envergonhado pela falta de testemunho ou de perseverança!

4- Que maneja bem a palavra da verdade

O mínimo que se requer de qualquer obreiro é que conheça a Bíblia. Tudo o que fazemos precisa estar baseado na Palavra para ser bem-sucedido (Lucas 5.5E, respondendo Simão, disse-lhe: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; mas, sobre a tua palavra, lançarei a rede.). Para isso o obreiro precisa:
a)Ser estudioso das Escrituras:Salmos 1.2“Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite”.
O Obreiro deve estudar muito a Bíblia. A Bíblia é a autoridade suprema e o material de trabalho do líder. Além disso, o líder deve crer naquilo que prega, pois“a fé vem pelo ouvir a pregação da Palavra de Cristo!”(Romanos 10.17).
Como obreiro deve ter fundamentação bíblica e doutrinária (I Timóteo 1.7Querendo ser mestres da lei, e não entendendo nem o que dizem nem o que afirmam.).
b)Buscar Capacitação:
Jesus chamou seus discípulos e os capacitou para realizar sua obra. A capacitação deve ser espiritual, física e emocional (I Tessalonicenses 5.23)E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo..
O obreiro deve estar aberto com humildade para aprender sempre (Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito).
O discípulo é alguém ensinável, um aprendiz. Quando buscamos capacitação alcançamos Visão Missionária (João 4.35Não dizeis vós que ainda há quatro meses até que venha a ceifa? Eis que eu vos digo: Levantai os vossos olhos, e vede as terras, que já estão brancas para a ceifa.).
Nunca perca a visão de seu chamado e das vidas que Deus lhe deu. Não copie o que os outros estão fazendo. Busque a visão de Deus para sua vida.

O Obreiro Aprovado é um estudioso das Escrituras e busca capacitação!

Seja um obreiro aprovado!

-CONCLUSÃO:
Saiba que para você se tornar um obreiro aprovado
Primeiramente será provado por Deus a quem deve se apresentar colocando sua vida em sua presença para ser um verdadeiro convertido e também viver em oração na presença do Senhor.
Depois você deve ser dispor como obreiro para servir a obra de Deus sendo obediente e fazendo tudo por amor.
Então terá que tomar cuidado com sua vida para não ter de que se envergonhar através do seu testemunho de vida e da perseverança em tudo o que fizer.
Por fim deve buscar ser perito nas Escrituras, aprendendo a cada dia mais no estudo da Bíblia e buscando capacitação constante.



Um comentário:

  1. otimo este Estudo foi de muita valia pro meu conhecimento obrigado ao responsavel deste Estudo que o senhor Deus vos abençoe sempre um abraço fica na paz de Cristo

    ResponderExcluir