01 dezembro 2018

Acabaram-se os Profetas? Há profetas hoje?


“Porque todos os Profetas e a Lei profetizaram até João.” Mateus 11.13 Os profetas acabaram em João Batista? Depois de João não houve mais profetas? Ainda existem profetas nos dias de hoje? Entenda o que disse Jesus e os apóstolos a respeito.
UMA NOÇÃO DE INTERPRETAÇÃO BÍBLICA
Toda doutrina ou conclusão sobre algum tema da bíblia deve ter como base a própria palavra de Deus, pois a bíblia explica a própria bíblia. A partir do momento em que eu anuncio ou faço um ensinamento de uma doutrina bíblica apenas fazendo conjecturas sem de fato ter um respaldo bíblico e coerente sobre a mesma, estou correndo o risco de apenas estar pregando ou ensinando uma especulação, para não dizer heresia.
“Porque todos os Profetas e a Lei profetizaram até João.” Mateus 11.13
Existem muitas duvidas a respeito do tema deste estudo, e aqueles que creem que o tempo dos profetas acabaram usam este versículo favorito acima, assim como aqueles que acreditam que os profetas ainda existem também usam outros versículos. Como saber? O tempo dos profetas acabaram? Ainda existem profetas nos dias de hoje?
De nada adianta usarmos versículos isolados para reforçarmos aquilo que acreditamos ser verdade. Nenhum ensinamento bíblico pode ser feito usando versículos isolados, o mesmo tem de estar em harmonia com o restante do texto, e o texto por sua vez tem que estar em harmonia com toda a bíblia, pois assim saberemos que a interpretação está correta porque não existe contradição na palavra de Deus, o que existe é interpretação confusa. Toda doutrina que deve ser seguida é encontrada em toda a bíblia, é como por exemplo a profecia da vinda do messias e a sua volta, ela está de Gênesis até o Apocalipse. Isto faz parte da hermenêutica.
EXEGESE DE Mateus 11 versiculo 13
Vejamos então a exegese Mateus 11 versículo 13 : “Porque todos os Profetas e a Lei profetizaram até João.” Se isolarmos este versículo do restante do texto e de toda a bíblia, entenderemos então que os profetas existiram até João Batista, e se os profetas acabaram em João Batista, então nos vem às seguintes perguntas: E Jesus alem de filho de Deus não era profeta? E o apostolo Paulo não era profeta? E o apostolo João que escreveu o apocalipse não era profeta? O que falar de Ágabo o profeta da igreja primitiva e dos ensinos do apostolo Paulo sobre profetas e profecias? (veja abaixo as referencias) Todos estes não vieram depois de João Batista? No entanto quando lemos o capitulo inteiro (Mateus 11), vemos que Jesus não estava falando sobre a existência de profetas, mas sim do que eles profetizaram até João Batista, eles profetizaram a vinda do messias, pois Jesus começou a falar sobre isso justamente porque João Batista que estava preso, teria enviado até ele mensageiros para lhe perguntar se Ele era o messias ou se deveriam esperar outro. Não existe em nenhum outro lugar na Bíblia alguma referencia que confirme que o tempo dos profetas acabaram, haja vista que toda doutrina bíblica é confirmada em toda Escritura, porque somente esta de que dizem que acabaram os profetas somente estaria num único versículo?
Profetas depois de João Batista - Seja qual for o ensinamento ele tem que estar em harmonia com o restante da bíblia. Vemos claramente que houve profetas de Deus depois de João Batista, podemos citar o próprio Senhor Jesus Cristo (João 4.19,44; 6.14 e 9.17) , o apostolo Paulo que deixou registrado em suas epístolas varias profecias sobre o fim dos tempos, o apostolo João que profetizou sobre os últimos acontecimentos e a volta de Cristo escrevendo o Apocalipse, Ágabo que era profeta na era da igreja primitiva juntamente com diversos profetas (Atos 11.28 e 21.10) e também temos a referencia do próprio Paulo sobre profetas e profecias na igreja.
Veja a referencias a seguir e veja se os profetas acabaram em João Batista:
”A multidão respondia: ‘Este é Jesus, o profeta de Nazaré da Galiléia’.” Mateus 21:11
“A uns estabeleceu Deus na igreja, primeiramente, apóstolos; em segundo lugar, profetas; em terceiro lugar, mestres; depois, operadores de milagres; depois, dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas. Porventura, são todos apóstolos? Ou, todos profetas? São todos mestres? Ou, operadores de milagres? “1 Coríntios 12.28-29
”Tratando-se de profetas, falem apenas dois ou três, e os outros julguem.”1 Coríntios 14:29
“Se alguém pensa que é profeta ou espiritual, reconheça que o que lhes estou escrevendo é mandamento do Senhor.” 1 Coríntios 14:37
”Os espíritos dos profetas estão sujeitos aos próprios profetas.” 1 Coríntios 14:32
“Naqueles dias alguns profetas desceram de Jerusalém para Antioquia. Um deles, Ágabo, levantou-se e pelo Espírito predisse que uma grande fome sobreviria a todo o mundo romano, o que aconteceu durante o reinado de Cláudio. ” Atos 11. 27-28
“Depois de passarmos ali vários dias, desceu da Judéia um profeta chamado Ágabo.” Atos 21.10
“Judas e Silas, que eram profetas, encorajaram e fortaleceram os irmãos com muitas palavras.” Atos 15:32
Então vemos claramente que os profetas não acabaram em João Batista, eles continuaram a existir, Deus continuou usando profetas depois de João, e ainda existem hoje. Dizer que Deus não usa mais profetas hoje porque já temos a bíblia completa em nossas mãos é especulação e distorção da palavra de Deus, pois além de não existir respaldo bíblico suficiente para esta afirmação, este tipo de doutrina está em contradição com os ensinos e fatos narrados nos evangelhos e demais livros do novo testamento, o que há são apenas versículos isolados que são mal interpretados e não estão de acordo com o restante das Escrituras.
PROFECIAS VERDADEIRAS E FALSAS
Porém não significa também que todos os profetas são verdadeiros, Jesus mesmo profetizou que no fim dos tempos se levantariam muitos falsos profetas.
Mas como saber que um profeta é verdadeiro?
De acordo com Deuteronômio 18.14-19 não é difícil:
A mensagem de uma profecia é completamente exata de fato, Deus classifica alguém como falso profeta mesmo se apenas uma de suas profecias não se concretizar (v. 18.22). O profeta é diferente de prognosticador ou adivinho (v.14)
Deus coloca suas palavras na boca do profeta (v.18).
O profeta diz tudo aquilo que Deus lhe manda dizer (v.18)
As pessoas devem dar ouvidos a mensagem do profeta (v.19), se esta estiver de acordo com Deus.
Mesmo que uma profecia se cumprir não significa que o profeta é verdadeiro, mas sim se a profecia tiver como propósito final de glorificar a Deus, ou seja, uma profecia verdadeira não pode levar ninguém a desobedecer à palavra de Deus (Deut. 13.1-3)
Nenhuma profecia pode vir de Deus se a mesma estiver contra as próprias Escrituras Sagradas, porque Deus não é Deus de confusão (1 Cor. 14.33).
Não podemos afirmar também que os profetas de hoje tem a mesma autoridade dos profetas do passado, pois no passado não havia a palavra de Deus registrada, a palavra do profeta era interpretada como do próprio Deus. Hoje nós temos a bíblia, e não existe ninguém que tem mais autoridade que a palavra de Deus, ninguém tem autoridade para mudar o que Deus nos deixou revelado como sua vontade. Se uma pessoa crê ou não em profetas ou profecias é uma coisa, mas ninguém tem autoridade de mudar o que Deus já determinou.
Se um profeta diz coisas que acrescenta ou tira algo da Bíblia sagrada que já esta escrito, o mesmo com certeza é falso profeta.
Concluindo conforme a exegese exposta até aqui, sem duvida existiram profetas depois de João Batista, como Ágabo, Paulo, João, o próprio Jesus Cristo, e vários outros na igreja primitiva. Então porque não existiriam hoje? Óbvio que sim, dizer que João Batista foi o ultimo profeta é dizer que a bíblia é mentirosa. Porque então muitos vivem dizendo que os profetas acabaram em João? Porque muitos não aceitam ou não querem ouvir profecias e outros são aqueles mesmos que dizem que não existem mais lideres na igreja, pois querem seguir a Jesus sem estar submetido a nenhuma liderança eclesiástica, sem ordem, sem disciplinas.

Um comentário:

  1. Profetas da Iei certamente foi ate joão..depois exixtiram outros como citado no texto.. ''outros são aqueles mesmos que dizem que não existem mais lideres na igreja, pois querem seguir a Jesus sem estar submetido a nenhuma liderança eclesiástica, sem ordem, sem disciplinas.'' Para nós ''destempIados'', nosso único Iider é Cristo, e não autoridades religiosas corruptas, que amam mais o dinheiro e o poder que o próprio Deus, a demais, eIe não habita em tempIos ou instituições religiosas, mas trata cm indivíduos, pois sua palavra é a maior profecia.

    ResponderExcluir