19 agosto 2018

O DIREITO À VIDA


por Vitor Hugo Mendes de Sá

Vejam o resumo da fala do Pr Lourenço no site do STF:
Téologo defende que o embrião já é um ser humano
O professor e teólogo Lourenço Stelio Rega, representante da Convenção Batista Brasileira, defendeu nesta segunda-feira (6), na audiência pública que discute a descriminalização do aborto, que a concepção é o marcador do início da vida do ser como uma pessoa. “Do ponto de vista biológico, nas primeiras horas depois da fecundação se forma uma nova célula, diferente de todas as outras do mundo. Temos um novo ser humano”, disse.
Na sua avaliação, o embrião humano é uma pessoa, uma personalidade. “Os dois gametas dos genitores formam uma nova entidade biológica, iniciando o surgimento de um ser-outro, diferente do ser-gestante. O embrião e a criança não possuem capacidade do exercício de contrair obrigações”, afirmou.
Para o professor, o início da vida biológica, na concepção, não é o início da vida de uma pessoa como agente moral. “Temos que considerar a possibilidade de progresso de uma pessoa que não pediu para nascer. Temos que desenvolver uma maternidade e paternidade responsáveis. Se deseja substituir a ausência dessa responsabilidade pela supressão do direito do feto deixar de ser potencial. Excluir totalmente o abortamento como controle de natalidade é essencial. Não é isso que vai trazer solução para a miséria social”, sustentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário