14 abril 2018

As coisas mais excelentes


ECLESIASTES 2: 13  “Então vi eu que a sabedoria é mais excelente que a estultícia, quanto a luz é mais excelente do que as trevas.”

Tema: as coisas mais excelentes.

Introdução:

O livro de Eclesiastes relata as experiências vividas e uma profunda compreensão de Salomão acerca daquilo que realmente tinha valor e importância para a sua vida. Toda experiência humana tem por finalidade levar o homem a entender o verdadeiro sentido e valor da vida, alguns conseguem atingir essa compreensão, já outros não. Salomão fala no texto de duas coisas que para ele eram as mais excelentes (sabedoria e a luz), ele poderia enumerar ou citar outras, poderia citar riqueza, fama, poder, mas ele entendia que essas e outras coisas semelhantes a estas eram passageiras e fugazes. Quais são as coisas mais excelentes para a vida do homem? Você já se imaginou tendo que responder ou elencar o que pra você realmente seriam as coisas mais excelentes? É certo que as respostas do homem natural (sem uma experiência com Deus) certamente variam de acordo com os seus desejos, sonhos e projetos que são concebidos de maneira racional. Mas para aqueles que tiveram e tem tido uma experiência profunda com o Deus Vivo, a resposta é uma só, as coisas mais excelentes estão ligadas aquilo que é oriundo da eternidade de Deus. Por quê? Porque elas são eternas e satisfazem plenamente a alma do homem.

Desenvolvimento:

Então vi eu – A experiência de salvação é individual. De nada adianta dizer os outros viram, se você não viu. Chegar a determinadas conclusões, se essas, estiverem unicamente pautadas nas experiências e relatos vividos por outros. Deus operou, Deus salvou, Deus curou... mas você viu o agir de Deus? Mas se vou viu Deus agir em sua vida, se você compreendeu que as coisas mais excelentes são a salvação e a vida eterna em Cristo Jesus... aí sim, tudo passa a ter um valor extraordinário em sua vida, a própria vida passa a ter um outro significado.

Sabedoria e a luz – são os dois elementos que Salomão coloca aqui nesse texto como sendo as mais excelentes. A sabedoria não é aquele que se adquire com os estudos, com os anos vividos, mas a sabedoria que vem do alto, que é colocada no coração do homem através do Espírito Santo que passa então a dirigir a vida do homem num caminho vivo e novo, sem sobressaltos, sem incertezas. A Sabedoria do Espírito faz o homem agir com prudência e discernimento, procurando sempre fazer aquilo que está dentro da vontade do Senhor para a sua vida.

A estultícia – Significa: (tolice, estupidez) – ou seja, o homem sem a sabedoria que vem do alto, é facilmente enganado, deixando-se envolver por questões que não o levaram a lugar nenhum. A sua alma vagueia de um lado para o outro.

A luz – A revelação é o grande recurso para está ultima hora que estamos vivendo e que antecede a volta do Senhor Jesus para arrebatar a sua Igreja. É a luz da palavra revelada que nos faz enxergar com clareza o caminho que é Jesus ressurreto dentre os mortos. João 8:12 ...  eu sou a luz do mundo, quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.

As trevas – A palavra nos mostra uma série de momentos e fatos ocorridos no passado prefigurando o que vemos nos nossos dias. No Egito A NONA PRAGA ( trevas) não conseguiam sequer caminhar e saber onde os seus pés estavam pisando, mas no meio do povo de Israel (povo do Senhor) havia luz. O mundo dos nossos dias se encontra em trevas espirituais, e por estarem nas trevas desconhecem a luz (Jesus). A igreja fiel está no mundo, mas não faz parte deste mundo. Porque a Igreja fiel tem a luz da revelação que é Jesus.

Se nós perguntássemos mais uma vez: você prefere a sabedoria ou a estultícia (estupidez, tolice)? Você prefere a luz ou as trevas? Certamente a resposta seria eu prefiro a sabedoria e a luz. E por que alguns ainda insistem tanto em viver uma vida pautada na estultícia (tolice) e nas trevas? Deus continua estendendo a sua graça e misericórdia ao homem, para que o mesmo possa fazer a boa escolha; escolha a sabedoria, escolha a luz. Deixe o homem a estultícia, deixe o homem as trevas, e viva uma vida com Deus.

Conclusão:

Então vi eu – foi à experiência de Salomão de que a sabedoria e a luz era mais excelente. Salomão não chegou a essa conclusão a partir das experiências dos outros, e sim, a partir da sua própria experiência. Você já experimentou a sabedoria que vem do alto, já deixou o Espírito Santo te conduzir? Você já buscou fazer a vontade não a sua, mas a do Espírito Santo de Deus para a sua vida? Você já teve uma experiência com a luz da revelação (Jesus vivo)? Saiba que, o Senhor Jesus é a única luz capaz de arrancar as dúvidas e incertezas da mente e do coração do homem.

Então vi eu, ou seja, entendi, compreendi que a sabedoria é mais excelente que a estultícia, quanto a luz é mais excelente que as trevas.


*Diácono: Josenilson Félix*

Nenhum comentário:

Postar um comentário