BÍBLIA A PALAVRA DE DEUS |
- DÁ-LHES UMA MADRE QUE ABORTE E SEIOS SECOS...
- JOSUÉ
- NÚMEROS NA BÍBLIA
- OS LEVITAS
- DESDE O MOMENTO QUE ADÃO DEIXOU O ÉDEN...
- ICM OBREIROS: UM GRITO NO MEIO DO ISLÃ
Posted: 20 Feb 2015 07:30 PM PST
Oséias 9: 13-14
13 Efraim, assim como vi a Tiro, está plantado num lugar aprazível; mas Efraim levará os seus filhos ao matador.
14 Dá-lhes, ó SENHOR; mas que lhes darás? Dá-lhes uma madre que aborte e seios secos.
INTRODUÇÃO
Efraim era um dos filhos de José, sobre quem recaiu a bênção de Jacó, e que mais tarde, não permaneceu na fidelidade. Efraim tipifica daqueles que receberam a bênção do Senhor, a salvação e o privilégio de ser plantado num lugar aprazível (a Obra do Espírito), mas que depois de algum tempo, começou a se apartar do Senhor e a esfriar espiritualmente. Quem assim procede, está levando sua vida e a vida de seus filhos ao matador e para a perdição.
DESENVOLVIMENTO
O propósito do Senhor para Efraim era glorioso. Mas Efraim foi comparado a um bolo que não foi virado, isto é, assou somente de um lado, apontando isso para sua indefinição, que culminou com a ruína total de seus filhos. Ao invés da bênção profetizada, Efraim recebeu um triste juízo: "Dá-lhes, ó Senhor; que lhe darás? Dá-lhes uma madre que aborte e seios secos".
Madre que aborte - No início, quando havia fidelidade, os frutos e a fecundidade espiritual eram notórios, mas depois nada mais foi gerado. A Obra não prosseguiu como antes e a esterilidade foi se estabelecendo. Os frutos produzidos morriam antes de nascerem, e nada mais passou a dar certo; a vida foi se esfriando e se tornando como um aborto. Devemos ser cuidadosos com a nossa vida espiritual, pois o Senhor nos escolheu para darmos frutos que permaneçam. Quando o servo não se define na Obra e não se preocupa com uma vida de frutificação, a tendência é perder a "fertilidade espiritual" que foi dada na conversão - o primeiro amor - tornando-se estéril e sem vida.
Seios secos - A partir do momento em que a pessoa perde o poder da "frutificação", passa a não receber mais nada do Senhor. Ela não se alimenta mais nem do leite - as coisas elementares da Palavra - nos cultos não recebe bênção alguma, passa a murmurar de tudo, vivendo na pobreza. Como uma criança que mama em seios secos, ela deixa de crescer espiritualmente, pois o leite não está mais à sua disposição. A tendência é a inanição com o afastamento da casa do Senhor, e o desligamento do corpo materno, que é a igreja.
CONCLUSÃO
A pessoa que não valoriza a bênção do Senhor e a sua eleição para servi-lo, termina sendo entregue à sua própria sorte, como aconteceu com Esaú, Saul e outros, que perderam aquilo que o Senhor um dia lhes deu.
Isso tudo acontece, porque Deus não dá nada àquele que não usa o que recebeu, para frutificar espiritualmente para Ele.
|
Posted: 20 Feb 2015 06:00 PM PST
Chave: Conquista
Comentário:
O livro de Josué é a continuação, poderíamos dizer, do Pentateuco. Moisés morreu na terra de Moabe, contemplando a terra prometida. A Josué, seu sucessor, coube a missão de dirigir o povo de Israel através do Jordão e na terra prometida. A maior parte do livro descreve a conquista de Canaã e a divisão da terra entre as tribos de Israel. Depois da queda de Jericó e de Ai, e da capitulação de Gibeon, na região central de Canaã, Josué teve de enfrentar duas coligações sucessivas de estados cananeus, uma na região meridional capitaneada pelo rei de Jerusalém, e a outra no norte, sob as ordens de Jabim em Hazor. Contando com a ajuda divina Josué pôde conquistar tanto o sul como o norte, e distribuir a terra entre as tribos. Contudo, formaram-se bolsões de resistência, e cada uma das tribos teve a responsabilidade de ocupar a terra que lhe foi designada. O Livro de Josué registra a história de Israel desde a nomeação de Josué como sucessor de Moisés até sua morte aos 110 anos de idade.
Autor:
O título do livro indica que Josué é seu personagem principal. O livro em si mesmo é anônimo, embora exista sólida evidência interna de que foi escrito por uma testemunha ocular dos muitos acontecimentos aí descritos. Em sua forma atual, porém, o livro é posterior a Josué, cuja morte registra. A conquista de Debir por Otniel e de Laís pelos danitas ocorreu depois da morte de Josué
O livro talvez tenha sido escrito por um dos "anciãos que ainda sobreviveram" depois de Josué, que empregou o material escrito pelo próprio Josué (24:26; leia também 24:1-25).
-
Charles F. Pfeiffer
Doutor em Filosofia e Letras
|
Posted: 20 Feb 2015 01:56 PM PST
O ano está dividido em 12 meses (2 x 6). O mês está dividido em 30 dias (5 x 6). O dia está dividido em 24 horas (4 x 6). A hora tem 60 minutos (10 x 6). De igual forma o minuto, que tem 60 segundos. Outra vez, 10 vezes 6. Já aí não é mais possível desconhecer que não se trata de simples coincidência. O homem está mesmo vinculado ao 6. E não foi por menos que Deus o criou no 6º dia. |
Posted: 20 Feb 2015 09:10 AM PST
Os Levitas |
Posted: 20 Feb 2015 08:59 AM PST
Desde o momento que Adão deixou o Éden tem existido Abelistas e Caimitas. Os Abelistas passaram pelo caminho do sangue: os Caimitas pelo seu próprio. Esses querem livrar-se da doutrina do sangue, porem podem estar bem certos de que toda religião que menospreza o sangue é do diabo. Não importa que o pregador seja eloquente – se ela fala contra o sangue está fazendo a obra do diabo. (Trecho do livro "O Sangue" de D. L. Moody)
|
Posted: 20 Feb 2015 04:52 AM PST
|
You are subscribed to email updates from Bíblia A Palavra De Deus |
Nenhum comentário:
Postar um comentário