08 janeiro 2015

BÍBLIA A PALAVRA DE DEUS


BÍBLIA A PALAVRA DE DEUS


Posted: 07 Jan 2015 07:30 PM PST
A SEDE DA ALMA: O DIA ACEITÁVEL DO SENHOR


João 4: 16-19

Certa vez o Senhor Jesus estava indo da Judéia para a Galiléia, e importava passar pelo território de Samaria. Naquele tempo, havia uma rixa antiga entre os judeus e os samaritanos, de modo que eles não se comunicavam e se evitavam.(João 4:4)

A respeito da necessidade de passar por Samaria, (PR. ALEJANDRO BULLÓN) comenta:

A Judéia ficava ao sul, a Galiléia na parte norte, e entre ambas estava localizada Samaria. Qualquer pessoa que quisesse fazer esse trajeto deveria ir em linha reta. Os judeus tinham uma atitude estranha. Desviavam-se para o lado oeste, atravessavam o rio Jordão e subiam pelo deserto. Quando percebiam que já tinham passado Samaria, saiam do deserto e entravam na Galiléia. Com isso, andavam vários quilômetros a mais. Por que faziam isso? Por que gastavam tanto tempo e energia andando pelo deserto? A razão era simples: não queriam passar pela terra maldita dos samaritanos. Na opinião deles, o povo de Samaria não era digno da salvação. Numa ocasião um discípulo sugeriu que seria bom que caísse fogo do céu e consumisse aquela gente. Na opinião dos judeus, os samaritanos eram pessoas que tinham brincado demais com as oportunidades divinas, tinham endurecido tanto o coração que para eles já não restava esperança de salvação.
         
Quando chegou em Sicar, Jesus parou ao lado do poço de Jacó para descansar, enquanto os discípulos foram à cidade comprar comida. Neste momento, aproximou-se uma mulher da cidade, com seu cântaro para apanhar água. Aquela mulher tinha uma vida desregrada, e era rejeitada pela sociedade, razão pela qual deixava para apanhar água numa hora que, segundo sua previsão, não haveria ninguém junto ao poço. Mas naquele dia ela encontrou alguém ali junto ao poço, e aquele com quem se encontrou, pediu-lhe água.(João 4: 16-19)

Quando Jesus se dirigiu à mulher de Sicar e lhe falou, Ele quebrou três barreiras existentes no coração dela. Podemos notar hoje em dia que essas barreiras não existem na Obra, pois elas foram postas abaixo pelo Senhor Jesus, naquele dia. Essas barreiras são:

1.    Preconceito Racial e Regional - verso 7
2.    Comunicação com Deus - verso 10
3.    Preconceito Religioso - versos 21 a 24

O ponto principal a ser observado nesta mensagem, e que aponta uma realidade na vida de todas as pessoas, é quando Jesus revela que a mulher samaritana havia se comprometido com cinco homens, e mais um sexto com quem vivia atualmente sem que fosse seu verdadeiro marido. Jesus mostrou assim, que esses relacionamentos que ela teve não foram sólidos, nem definitivos, a ponto de dar-lhe alegria e felicidade. 

(SIGNIFICADOS DOS NÚMEROS NA BÍBLIA)

Diante desta realidade e desta revelação na sua vida, a mulher samaritana constatou que Jesus era Profeta. Ela descobriu que Jesus era diferente de todos quantos havia conhecido antes. Jesus era especial, era alguém que a respeitava, apesar de sua vida pecaminosa, e que poderia responder a todos os anseios do seu coração e da sua alma, preenchendo todo o seu vazio. Ela sabia no íntimo, que poderia confiar em Jesus, e que poderia ter um relacionamento com Ele, que iria transformar sua vida totalmente.( PAGLIARIN, 2014)

Seis é o número do homem. Os seis maridos da mulher falam do compromisso que a pessoa assume com a religião, e com aquilo que é próprio do homem. Esses compromissos e alianças, não geram nada que traga alegria, verdadeira paz e felicidade para o coração. A busca da felicidade e da segurança nas coisas e recursos do homem número seis  não fornecem à pessoa nada do que ela busca. (SIGNIFICADOS DOS 

NÚMEROS NA BÍBLIA)

Sobre o número seis comenta Pr Elias Ribas:

O número seis é o número do homem. Ele aparece pela primeira vez em Gn-7:6, referindo-se à idade de Noé quando entrou na arca. Em Gn-1:31, lemos sobre o sexto dia, quando "viu Deus tudo quanto tinha feito e eis que era muito bom". Foi no sexto dia que Deus criou o homem, daí porque o número seis deve ter algo a ver com o homem. Este número aparece muitas vezes no livro de Gênesis, porém a menção mais importante é a do anos de Noé, quando entrou na arca. Muitas vezes encontramos seiscentos homens na Bíblia. Tudo que está na Bíblia deve ser encarado como literalmente verdadeiro. O número de almas que desceram ao Egito em companhia de Jacó era realmente 66. Quando Faraó mandou perseguir os filhos de Israel foram usadas seiscentas carruagens. Em I Sm-30:9 e em I Sm-15:18, acreditamos literalmente no número seiscentos que aí aparece, como acreditamos também em todas as demais citações bíblicas. Deve haver algo realmente significativo com referência a este número de homens que na Bíblia é referido como uma multiplicação de seis vezes cem. Em I Sm-26:13,39 ele se refere em geral ao exércitos dos"sem terra" e "sem teto" comandados pelo guerreiro Davi. Davi foi um tipo de Cristo, nesses capítulos, quando apareceu acompanhado dos sedentos de justiça. (I Sm 15:18 / 30:9)
Jesus é o sétimo com quem a mulher assume um compromisso. Sete é o número da Obra perfeita e plena. Quando Jesus se revela ao nosso coração e percebemos que Ele é o Senhor, assumimos uma nova aliança com Ele e alcançamos aquilo que o nosso coração tanto buscava: Salvação e Vida eterna. (João 4:17)

Quando rompemos os compromissos com as coisas do homem o seis, e assumimos uma aliança com Jesus o sete, a nossa busca e a nossa sede chegam ao fim, e não precisamos mais voltar ao poço para apanhar água, pois encontramos a Fonte das Águas Vivas.( João 4:10)

Jesus se revela: Eu sou aquele que pode saciar a sua alma.Venha e beba. Eu tenho a água viva e quero lhe dar. É sem medida, é até saciar, a água que dessedenta a alma jorrou no calvário, a Rocha foi ferida e dela brotaram águas vivas, Jesus é a fonte das águas vivas. Quando o homem descobre essa fonte há uma mudança no seu interior porque além da sua alma ser saciada com a água da vida, ela se transforma em uma fonte de águas vivas porque Jesus está nele. (João 04:10)

O convite do Senhor era para todos: Se alguém tem sede, venha a mim e beba.

Se alguém está triste, decepcionado, se alguém quer que Deus se revele novamente em sua vida, vá a Jesus e beba da água viva. (Apocalipse 22:17)

Venha a Jesus, Ele pode transformar a sua vida, e o principal, te dar a salvação.

Senhor, dá-me dessa água para que nunca mais tenha sede. Se você já correu muito por essa vida, procurando um sentido para sua existência, experimente Jesus. Jesus está de braços abertos para te suprir a sua necessidade. (João4:15)

Abra o coração e deixe Ele entrar. Aceite a Jesus.



BIBLIOGRAFIA:

BÍBLIA, Estudo Arqueológica NVI, Edição Brasileira – São Paulo: Editora Vida 2013.

BÍBLIA, Português. Bíblia de Estudo da Profecia. Antigo e Novo Testamento. Edição Revista Atualizada. Belo Horizonte e Barueri. Editores Atos e Sociedade Bíblia do Brasil, 2001.

BÍBLIA, Sagrada Versão Digital, http://www.blasterbit.com/.

O NOVO TESTAMENTO, João Ferreira de Almeida, Edição Revista e Corrigida.

AURÉLIO, Mini, 8ª edição – dezembro 2010.

HOUAISS, Antônio; VILLAR, Mauro de Salles. Dicionário Houaiss da língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.

TRABALHO DISCURSIVO HOMILÉTICA, 
http://bibliaapalavradedeus.blogspot.com/2015/01/trabalho-discursivo-homiletica.html

PAGLIARIN, Juanribe, Jesus, O Evangelho Reunido: Mateus, Marcos, Lucas e João reunidos em um só Evangelho e com fatos organizados em ordem cronológica/ compilado e comentado por Juanribe Pagliarin. Edição de Luxo. São Paulo: Bless Press Editora, 2011.

PR. ALEJANDRO BULLÓN, http://www.jesusvoltara.com.br/sermoes/bullon27_preconceito_salvacao.htm
RIBAS, Elias Pastor, http://pastoreliasribas.blogspot.com.br/

SIGNIFICADO DOS NÚMEROS NA BÍBLIA, http://www.montesiao.pro.br/estudos/teologicos/significado_numeros.html.

SOLASCRIPTURA, http://solascriptura-tt.org/Ide/Homiletica-JoseFerraz.htm
Posted: 07 Jan 2015 06:00 PM PST
Jesus, Cabeça da Igreja


O Senhor Jesus é o Cabeça da Igreja (Ef. 5:23), que é o Seu Corpo. Esta doutrina precisa tornar-se uma realidade. Não é uma doutrina para ser apenas crida; deve também ser vivida pela Igreja. Para que isso possa ocorrer é preciso que a Igreja se disponha a ouvir o Senhor falar, não apenas quando o Senhor toma a iniciativa de dar uma orientação. A Igreja precisa também tomar a iniciativa de buscar o conselho do Senhor, pedir suas orientações, consultando o Senhor em tudo o que for importante para a realização da Obra de Deus.

Um exemplo marcante de dependência da orientação do Senhor é a vida de David, rei de Israel. Ele consultava o Senhor para tomar qualquer decisão importante. Consultava para lutar contra os filisteus, para voltar a lutar contra eles, para saber se o povo de Keila o entregaria na mão dos filisteus, etc. Por isso o Senhor testemunhou a respeito dele: "Achei a David, homem segundo meu coração, que fará toda a minha vontade"!

Moisés foi outro exemplo de submissão à vontade do Senhor e de busca frequente do conselho do Senhor para executá-lo. Ele foi o maior líder de povo de Israel. No entanto, desde a experiência com a sarça ardente, jamais tomou uma decisão sem antes consultar o Senhor. Por isso, o Senhor testemunhou a seu respeito dizendo que "Com Moisés, meu servo, eu falo face a face". Foi uma expressão notável da comunhão íntima que o Senhor tinha com ele, cujo nível nenhum outro profeta alcançou.

Foi para permitir que o Senhor Jesus governasse Sua Igreja que o Senhor decidiu batizar com o Espírito Santo seus servos – jovens, adultos, anciãos – nos últimos tempos. Segundo o profeta Joel, como consequência desse batismo, seus servos receberiam visões, sonhos e profecias (Joel 2:28), ou seja, todos esses dons que permitem o Senhor revelar Sua vontade aos seus servos. No entanto, esses dons passaram para um segundo plano no século XX foram e os dons mais enfatizados se tornaram os dons de línguas e de curar. Além disso, a profecia, as visões e os sonhos passaram a ser usados sobretudo para beneficiar indivíduos, e não para transmitirem orientações do Senhor para a Igreja com vistas a orientar seu funcionamento.

Mas na época dos apóstolos observa-se que os dons eram usados sobretudo para revelar a vontade de Deus sobre Sua Obra. Temos exemplos disso nos dons espirituais por meio dos quais o Senhor revelou a Cornélio que deveria chamar Pedro a sua casa (At. 10:3-6), orientou Filipe a pregar ao eunuco etíope (At. 8:26, 29), revelou o pecado oculto de Ananias e Safira (At. 5:1-4), orientou Ananias a visitar Paulo e orar por ele (At. 9:10-16), revelou a Pedro para não hesitar, mas pregar o evangelho aos gentios na casa desse centurião (At.10:9-16 e 19-20), revelou a Paulo que não deveria pregar o evangelho na Ásia nem na Bitínia, mas na Macedónia (Atos 16:6-10), revelou à Igreja que estatutos no Velho Testamento deveriam ser observados pelos gentios que se convertiam (Atos 15:28,29), Paulo foi orientado a subir a Jerusalém para submeter seu ensino aos apóstolos (Gál. 2:1-2), o Senhor revelou que havia escolhido Timóteo para o ministério da Palavra (II Tim 4:14), etc.


Para ter hoje experiências semelhantes, a Igreja precisa entender que o Senhor Jesus deve tornar-se na prática – e não apenas em teoria - o Cabeça da Igreja. Por meio da Sua Palavra escrita temos a doutrina e as orientações gerais para a edificação da Igreja. Mas aplicações específicas da doutrina, orientações que se aplicam a uma igreja em particular com conselhos práticos para os pastores e para o cotidiano da Igreja, o Senhor nos transmite por meio dos dons espirituais. Dessa forma, o Senhor Jesus revela Seu projeto para a edificação da Igreja. Por meio dos 5 ministérios, as instruções específicas transmitidas por meio dos dons espirituais são testadas (I Tes. 5:10-21) e os dons são aplicados com sabedoria (I Cor 14:20, 40).  

http://www.unityandrevival.org/html/portuguese/theses_02_pt.htm
Posted: 07 Jan 2015 09:53 AM PST

"E Jônatas e Davi fizeram aliança; porque Jônatas o amava como à sua própria alma."
E Jônatas se despojou da capa que trazia sobre si, e a deu a Davi, como também as suas vestes, até a sua espada, e o seu arco, e o seu cinto. 1 Samuel 18:3-4"

       Quando olhamos a palavra de Deus e meditamos deixando de lado a velhice da letra e acolhendo a sua revelação, passamos a enxergar as riquezas do Reino dos céus.
       Hoje vamos abordar uma aliança que excede um pacto entre um ungido e futuro rei, com um escudeiro.

Já pelos nomes temos uma ideia acerca de qual aliança que relataremos neste texto:

Davi = Amado---- "E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.Mateus 3:17"

Jônatas = Dado por Deus----"A graça seja com todos vós. Amém. Hebreus 13:25"

Esta profecia está relacionada com a aliança eterna de Jesus com sua igreja.

Obs; A prefiguração não aponta a pessoa em si, mas os atos proféticos, exemplo:"E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado;"

Ou,

 "O caminho da águia no ar; o caminho da cobra na penha; o caminho do navio no meio do mar; e o caminho do homem com uma virgem. Provérbios 30:19"
          Não podemos comparar Jesus com a serpente, mas o que liga ambos, é o contexto profético.

Voltando ao texto...

Sabendo que Davi tipifica Jesus, e Jônatas o homem, ou seja, posteriormente a igreja; detalhadamente veremos esta aliança se desenvolvendo.
         A graça é de Deus, revelada em Jesus, aceitando o homem este amor de Jesus, "Amor de Alma" abrimos mão de nossa vida para seguirmos adiante esta aliança, na qual é dirigida pelo Espírito Santo, sendo eLe o que convence, liberta, e tem a responsabilidade de levar a igreja até as nuvens juntamente com os anjos ao encontro de Jesus.  

Jônatas (Igreja) abre mão...

E Jônatas se despojou da capa que trazia 
 Proteção contra as intempéries da caminhada como, Idolatrias, todo tipo de superstições, dogmas, argumentos vazios...
  
Sobre si, ou seja,  tradições, impostas...

Deu a Davi, como também as suas vestes
As vestes são os mais variados conceitos de salvação, interessante que cada um tem a sua, dos mais variados modelos e tamanho; com pouca obra, muita obra, sem obras, somente obras...
Religiões até mesmo protestantes estão confusas, e desviam cada dia do foco. Esquecem que a "As obras não levam a Graça, mas a Graça leva o homem ás obras"
"Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta. Tiago 2:26"

Até a sua espada
A espada é a palavra de Deus, como abrimos mão da palavra de Deus? Estranho não é mesmo?
Simples!
"O qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica. 2 Coríntios 3:6"
Há uma miséria bibliocentrica que permea os púlpitos atuais, que é, a pregação morta e abarrotada de conceitos filosóficos, teológicos sem vida. Dessa espada temos que abrir mão se alimentando do Maná Escondido!

E o seu arco
Abrir mão do arco é abrir mão dos alvos da velha vida, o desejo do mundo não são os da igreja; a igreja não vive um reino passageiro, mas um reino eterno, e o seu alvo é a vontade do Senhor Jesus!

E o seu cinto
O cinto são os ajustes, os preparos para uma caminhada, para o trabalho na ceara, as batalhas a serem batalhadas...
O preparo da igreja consiste em Orações e Jejuns, pois: "Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Efésios 6:12"
A igreja vai subir e nesta última ora, temos que abraçar este amor de Jesus, e abrir mão das coisas que favorecem o reino deste mundo.

Posted: 07 Jan 2015 08:58 AM PST
"Quando o meu coração estava amargurado e no íntimo eu sentia inveja, agi como insensato e ignorante; minha atitude para contigo era a de um animal irracional." (Salmos 73:21-22)

A confissão acima foi feita por Asafe e diz respeito à forma como ele havia se comportado antes de voltar a si e perceber que Deus era bom para com os de coração puro (73:1). Mas o que havia acontecido?

Podemos verificar isso a partir do segundo versículo do Salmo. Asafe afirma que quase se desviou dos caminhos do Senhor por ter inveja dos arrogantes e perversos. Na cabeça dele, os ímpios estavam numa situação bem melhor que a sua. Eles eram prósperos, não tinham preocupações, eram sadios e fortes, estavam livres de fardos e não eram atingidos por doenças. Além disso, eles eram bem vistos e ouvidos pelo povo que se saciava com sua sabedoria. Asafe chega a afirmar que "assim são os ímpios; sempre despreocupados, aumentam suas riquezas" (73:12).

Diante disso, a conclusão parecia lógica: servir a Deus conservando o coração puro e lavando as mãos na inocência havia sido inútil, pois ele era afligido e todas as manhãs castigado (73:13,14). Era como se ele estivesse dizendo: Se Deus não me dá o que eu mereço, não vale a pena servi-lo.

Entretanto, por mais lógica que possa parecer essa conclusão, ela esta errada por alguns motivos:

1. Ela aponta para as benesses desta vida como essenciais para a felicidade

Asafe achava que seria plenamente realizado à medida que tivesse "coisas". Ele estava tão seduzido pela prosperidade dos ímpios que se deixava enganar pela ilusão de que aqueles que têm posses materiais estão isentos dos problemas e aflições desta vida. Certamente você conhece pessoas que sofrem e que enfrentam doenças terríveis a despeito de serem abastadas financeiramente (A alegria está em Deus – 25).

2. Ela pressupõe que o servo de Deus seja merecedor de bênçãos

Ao dizer que foi inútil servir a Deus, está implícita a presunção de merecimento. Como ele poderia passar por privações e aflições enquanto ímpios tinham de tudo? Há aqui um coração orgulhoso e cobiçoso. Um coração que serve a Deus por aquilo que ele pode conceder e não por quem ele é.

Vi isso de perto quando eu cursava o seminário e tive de entrevistar o pastor de uma igreja neopentecostal para o trabalho de uma matéria. Uma das perguntas era se a oração muda a vontade de Deus. Após responder que sim, o pastor arrazoou e terminou dizendo: "Se a oração não muda a vontade de Deus, é melhor servir ao diabo". Em outras palavras, servirei a quem "dá mais".

3. Ela faz de Deus um "estraga prazeres"

Isso também fica implícito quando Asafe afirma ser inútil servir a Deus. O Senhor não o estava deixando usufruir aquilo que ele merecia.

Podemos ver isso quando, em nossos dias, alguns dizem: Deus deu ao homem o desejo sexual, mas mandou ter relacionamento só no casamento; Deus deu ao homem o paladar e o proíbe a gula, etc. Isso não é novo, se você estudar as primeiras páginas da Bíblia verá algo parecido com isso: "Deus deu o melhor fruto, aquele que era bom para se comer, agradável aos olhos e desejável para dar entendimento, tornando o homem como ele, e os proibiu de comer" (Leia Gênesis 3:1-7). Sabemos como terminou isso.

4. Ela parte de uma leitura pontual da vida

Asafe só conseguia enxergar a sua situação atual. Não havia em sua mente passado ou futuro, gratidão por aquilo que já tinha recebido do Senhor ou esperança quanto ao que Deus haveria de ainda fazer. O que importava era simplesmente o presente. Não é sem razão que Paulo ensina no Novo Testamento que "se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens" (1 Coríntios 15:19).

Foi por tudo isso que Asafe afirmou que sua atitude era a de um irracional. O pecado é sempre assim, irracional. Ele não parte de um entendimento correto, mas da completa falta de compreensão a respeito do caráter e das obras de Deus. Não foi à toa que Davi exortou seus leitores a não serem "como o cavalo ou a mula, sem entendimento, os quais com freios e cabrestos são dominados; de outra sorte não te obedecem" (Salmos 32:9) e que Deus, por boca do profeta Isaías, disse a seu povo desviado: "O boi conhece o seu possuidor, e o jumento, o dono da sua manjedoura; mas Israel não tem conhecimento, o meu povo não entende" (1:3).

O que trouxe Asafe à razão foi entender a vida numa perspectiva mais ampla e futura: "Até que entrei no santuário de Deus, e então compreendi o destino dos ímpios; [...] Tu me guias com o teu conselho e depois me recebes na glória" (73:17,24). Esta vida e suas intempéries, diante da eternidade, não são nada. Ainda que tenhamos uma vida totalmente terrível (o que é improvável), diante da eternidade na presença bendita do Senhor, não é nada.

A mudança de perspectiva faz com que ele também saiba que a satisfação verdadeira está no Senhor: "Quem mais tenho eu no céu? Não há outro em quem me compraze na terra" (73:25) e que "bom é estar junto a Deus" (73:28), que é o verdadeiro refúgio. Essa é a satisfação que você também pode ter.

Não cometa o mesmo erro de Asafe. Em vez de se deixar enganar pela sedução do pecado, portando-se como um irracional, não se conforme com este século, antes, transforme-se pela renovação da sua mente, levando cativo todo o seu pensamento à obediência de Cristo, para experimentar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus (cf. Romanos 12:2 e 2 Coríntios 10:5).

Fonte:  http://www.internautascristaos.com/textos/artigos/a-irracionalidade-do-pecado
Posted: 07 Jan 2015 03:18 AM PST
O Batismo Infantil é uma das doutrinas mais críticas da Igreja Católica:

"Por nascerem com uma natureza humana decaída e manchada pelo pecado original, também as crianças precisam do novo nascimento no Batismo, a fim de serem libertadas do poder das trevas e serem transferidas para o domínio da liberdade dos filhos de Deus, para o qual todos os homens são chamados. A gratuidade pura da graça da salvação é particularmente manifesta no Batismo das crianças. A Igreja e os pais privariam então a criança da graça inestimável de tornar-se filho de Deus se não lhe conferissem o Batismo pouco depois do nascimento." P. 348, #1250  Catecismo da Igreja Católica (1994)

O Catolicismo nos conta onde esta doutrina básica se originou:

"A prática de batizar as crianças é uma tradição imemorial da Igreja. É atestada explicitamente desde o segundo século..." P. 348, #1252   Catecismo da Igreja Católica (1994) (Ênfase do autor)

Aqui o Catecismo admite que esta doutrina não é baseada na Escritura. É uma tradição humana. A admoestação de Paulo cairia bem aqui:

"Cuidado que ninguém vos venha a enredar com sua filosofia e vãs sutilezas, conforme a tradição dos homens, conforme os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo." Colossenses 2:8

Comentário de Wallace Oliveira Cruz:

Há muita confusão sobre o batismo nas várias denominações cristãs. Contudo, isto não é resultado de uma mensagem bíblica confusa a respeito do batismo. A Bíblia é bastante clara sobre o que é o batismo, a quem se destina e seu alcance. Na Bíblia, somente crentes que já colocaram sua fé em Cristo foram batizados, como testemunho público de sua fé e identificação com Ele (Atos 2:38; Romanos 6:3-4). O batismo nas águas por imersão é um passo de obediência após a fé em Cristo. É uma proclamação de fé em Cristo, uma afirmação de submissão a Ele e uma identificação com Sua morte, sepultamento e ressurreição.

Com isto em vista, o batismo de bebês não é uma prática bíblica. Um bebê não pode colocar sua fé em Cristo. Um bebê não pode tomar uma decisão consciente em obedecer a Cristo. Um bebê não consegue compreender o que o batismo nas águas simboliza. A Bíblia não registra nenhum bebê sendo batizado. O batismo de bebês é a origem dos métodos de batismo por aspersão e efusão (derramamento de água), pois não seria inteligente ou prudente imergir um bebê na água. Mesmo o método do batismo de bebês falha em concordar com a Bíblia. 


Nota  Bíblia de Estudo Arqueológica NVI:

Muitos cristãos que praticam o batismo em bebês o fazem por compreender que o batismo em bebês seja uma nova aliança equivalente à circuncisão. Sob esta ótica, assim como a circuncisão uniu o pacto hebreu com o abraâmico e mosaico, o batismo uniu a pessoa com a Nova Aliança de salvação através de Jesus Cristo. Esta visão não é bíblica. Em nenhum lugar O Novo Testamento conecta o batismo à circuncisão. O Novo Testamento, em nenhum lugar, descreve o batismo como um sinal da Nova Aliança. É a fé em Jesus Cristo que capacita a pessoa a gozar das bênçãos da Nova Aliança (I Coríntios 11:25; II Coríntios 3:6; Hebreus 9:15).


O Batismo na Bíblia

O que torna esta prática especialmente perturbadora é que a Bíblia não registra uma única ocorrência de qualquer criança sendo batizada. Pelo contrário, qualquer menção sobre o Batismo envolve pessoas bastante crescidas para ouvir e receber o evangelho. Jesus já era adulto quando foi batizado:

"Batizado Jesus, saiu logo da água..." Mateus 3:16

Através de toda a Bíblia o Batismo sempre veio depois da salvação. O eunuco etíope que foi levado à salvação por Filipe era um adulto quando foi batizado:

"...Ambos desceram à água, e Filipe batizou o eunuco." Atos 8:38

Outros foram batizados depois que creram:

"Mas Crispo, o principal da Sinagoga, creu no Senhor, com toda a sua casa; também muitos dos Coríntios, ouvindo, criam e eram batizados."
Atos 18:8

Depois que alguns escutaram a mensagem de João Batista para se arrepender, eram:

"…batizados no Rio Jordão, confessando seus pecados." Mateus 3:6

Obviamente, crianças recém-nascidas não podiam se arrepender, crer ou confessar seus pecados. Por conseguinte, elas não eram qualificadas conforme a Escritura para serem batizadas.

O carcereiro de Filipos

Quando o carcereiro de Filipos, que guardava Paulo, perguntou: "Que devo fazer para ser salvo?" (Atos 16:30), Paulo respondeu: "Crê no Senhor Jesus" (v. 31). Depois que ele creu, Paulo o batizou (v. 33).

Quando Pedro pregou, em Atos capítulo 2:

"… os que lhe aceitaram a palavra foram batizados, havendo um acréscimo naquele dia de quase três mil pessoas." Atos 2:41

Quando Filipe pregou ao povo de Samaria, homens e mulheres foram batizados, mas nenhuma criança o foi:

"Quando, porém, deram crédito a Filipe, que os evangelizava a respeito do reino de Deus e do nome de Jesus Cristo, iam sendo batizados, assim homens como mulheres." Atos 8:12

Se a Palavra de Deus é tão explícita que somente aqueles bastante crescidos para ouvir e receber a Palavra de Deus devem ser batizados, então por que o Catolicismo exige que os recém-nascidos sejam batizados? É para trazer as pessoas amarradas à Igreja, logo depois do seu nascimento? Resolva esta questão dentro do seu próprio coração.

Conclusão

Quando você foi batizado em criança, você foi realmente batizado ou foi apenas aspergido com um pouco d'água? Isso vai depender apenas do que você vai acreditar - na Palavra de Deus ou nas tradições dos homens. Por favor, guarde na mente as palavras que Jesus disse sobre os líderes religiosos do seu tempo:

"...Jeitosamente rejeitais o preceito de Deus para guardardes a vossa própria tradição." Marcos 7:9


Autor: Rick Jones  Livro: Por Amor aos Católicos Romanos

Fonte: chick.com/reading/books/0221/0221_10.asp
Bíblia de Estudo Arqueológica NVI

Nenhum comentário:

Postar um comentário