05 janeiro 2015
BÍBLIA A PALAVRA DE DEUS
BÍBLIA A PALAVRA DE DEUS
ARREBATAMENTO
TRABALHO DISCURSIVO HOMILÉTICA
"DIZEI AOS JUSTOS QUE BEM LHES IRÁ..."
HÁ SEMENTE NO CELEIRO?
MARANATA X ANÁTEMA
JESUS, O ÚNICO FUNDAMENTO
É IGREJA CRISTÃ MARANATA UMA SEITA?
ARREBATAMENTO
Posted: 04 Jan 2015 06:00 PM PST
INTRODUÇÃO
A abordagem do tema implica a adoção de uma doutrina, que neste caso é a dispensacionalista. A doutrina dispensacionalista vem ganhando terreno e firmando-se como a mais aceita no meio cristão, sendo quase totalmente eleita no meio evangélico como a mais consentânea com a Palavra de Deus. Evidentemente, essa não é a única abordagem possível, mas parece-nos a mais adequada.
Trata-se de uma doutrina teológica que adota a interpretação histórico-gramatical dos reformadores e, em especial, advoga uma interpretação das profecias vista em vários períodos ou dispensações de Deus na história. Segundo o formato dispensacionalista, a Bíblia está organizada em sete fases ou dispensações .(Gênesis 1:1- 3-7), Consciência (Gênesis 3:8- 8:22), Governo Humano (Gênesis 9:1 – 11:32), Promessa (Gênesis 12:1 – Êxodo 19:25), Lei (Êxodo 20:1 – Atos 2:4), Graça (Atos 2:4 – Apocalipse 20:3) e o Reino Milenar (Apocalipse 20:4 – 20:6).
O que é DISPENSAÇÃO? Dispensação "é o período de tempo durante o qual os homens são provados a respeito da obediência a certa revelação da vontade de Deus (Scofield). Ou seja, dispensação é o período de oportunidade que Deus concedeu ao homem através de toda a sua história sobre a terra. Estes períodos foram divididos pelos teólogos em sete etapas:
1ª-Dispensação - Edênica da Inocência
Esta dispensação durou da criação do homem (Gênesis 2.7) até sua conseqüente expulsão do Jardim do Éden (Gênesis 3.24)em estado de inocência. O tempo de duração deste período pode ter sido de muitos anos.Porém, com a desobediência entrou o pecado no mundo e, com ele, a morte(Romanos 5.12).
2º-Dispensação - Antediluviana da Consciência
Da queda do homem (Gênesis 3) até o dilúvio (Gênesis 7). O tempo de duração foi cerca de 1656 anos. O homem também falhou nesta dispensação a ponto de Deus planejar destruir a humanidade em conseqüência da corrupção de todo gênero humano (Gênesis 6).o grande sinal escatológico desta dispensação é a preservação do justo Noé e sua família em uma arca do juízo divino aplicado sobre aquela geração rebelde. A preservação divina de Noé e sua família no dilúvio é um símbolo do Arrebatamento da Igreja, que será preservada do juízo divino que virá sobre este mundo (2 Pedro 2.5; Lucas 17.26; Apocalipse 3.10).
Outro grande sinal escatológico registrado neste período foi a transladação de Enoque (Gênesis 5.24). Assim como Enoque foi transladado por andar com Deus, assim também a igreja que anda com Deus será arrebatada ao encontro do Senhor nos ares (1Ts.4.16-18 e 1 Co.15.51,52).
3ª-Dispensação - Pós-Diluviana do Governo Humano
Do dilúvio (Genesis 7) até a chamada de Abraão (Genesis 12). O tempo de duração foi cerca de 428 anos.Nesta dispensação se deu a formação das primeiras nações existentes; a terra começou a ser dividida (Genesis 10.25). Porém, o homem, mesmo após a advertência diluviana, voltou a falhar e planejou a construção da Torre de Babel.osinal escatológico ocorrido neste período foi a liderança de Ninrode como um tipo de "anticristo". A Bíblia diz que Ninrode foi o primeiro homem que quis ser poderoso na Terra.
4ª-Dispensação - Patriarcal
Da chamada de Abraão (Genesis 12) até a outorga da Lei no Monte Sinai (Exodo 20). O tempo de duração foi cerca de 430 anos (Gálatas 3.17). Em cada dispensação ou época, Deus sempre preservou uma família ou linhagem justa. Assim como Noé e sua família foram escolhidos por Deus em meio à depravada geração antediluviana,agora Deus escolhe Abraão como a única luz que ainda brilhava no meio da geração pós-diluviana.Esta dispensação leva este nome porque Deus mantinha relações com os Patriarcas das famílias piedosas a exemplo de Abraão, Isaque e Jacó.Uma luz escatológica brilhou neste período com a promessa que Deus fez a Abraão de que todas as famílias da Terra seriam abençoadas através dele.
5ª-Dispensação - da Lei
Da outorga da Lei no Monte Sinai (Exodo 20) até a morte de Jesus Cristo (Gl. 3.10-24). Durou cerca de 1445 anos.Esta dispensação é dividida em 3 períodos
Período Teocrático - 465 anos. Neste período, Israel não tinha ainda um regime humano
de governo. Deus era quem guiava o povo indicando líderes como Moisés, Josué,Samuel e outros juízes levantados por Deus. Durou da saída de Israel do Egito até a inauguração do período monárquico com Saul.
Período Monárquico - 490 anos. Este período foi inaugurado com a dinastia desastrosa de
Saul, mas depois consertada por Deus com a escolha de Davi, que desenvolveu um reinado de êxito e conquistas e depois coroado com o próspero reinado de seu filho Salomão. Este período encerrou-se com o cativeiro babilônico em 605 a.C. O sinal escatológico deste período foi a escolha de Davi por Deus para fazer parte da família messiânica (2 Sl. 7.12,13; Lc. 1.69 e 2.11; Mt. 22.41-46).
Período Imperial Gentílico - Cerca de 605 anos e é conhecido como início da plenitude dos gentios. Mostra Israel sob o domínio dos 4 (quatro) Impérios mundiais: Babilônico, Medo-Persa, Grego Macedônio e Romano.
6ª-Dispensação - Graça (da Igreja)
É o período que estamos vivendo. O Novo Testamento é agora palco de uma nova fase probatória. O Senhor Jesus estabelece Sua Igreja. (Mt 16.18) e com ela abre-se as portas da graça. Esta sexta Dispensação é também chamada de: Dispensação da Igreja e do Espírito Santo. Jesus inaugurou esta Dispensação, (Jo 1.17). Foi uma grande manifestação do Amor de Deus, (Tt 2.11). Esta dispensação já dura quase dois mil anos de história e findará com o retorno de Jesus Cristo para buscar sua Noiva, a Igreja (Jo. 14.1-3;Mt. 25.5,6).Quando acontecerá o arrebatamento.
7ª-Dispensação - Milenar
E, por último, temos a sétima dispensação, pertencente ao porvir: "Reino"; nesta, haverá um reino milenar do Messias em Jerusalém, as promessas que Deus fez a Israel como nação serão cumpridas e, pelo fato de Israel estar em sua glória, os outros povos também colherão grandes bênçãos.
ARREBATAMENTO: SIGNIFICADO
Muitos afirmam que o arrebamento significa ser transladado de um lugar para outro, e não para o céu. O texto invocado é Atos 8:39-40, quando Filipe foi arrebatado de uma cidade e transportado para outra pelo Filipe não foi transformado, mas apenas transportado miraculosamente pelo Espírito Santo. Evidentemente, não se cuida aqui de arrebatamento, porque Espírito de Deus para realizar a obra.. O termo grego usado é "ἥρπασεν", que quer dizer literalmente pegar, apanhar ou agarrar.
Já no texto de I Tessalonicenses 4, que cuida do arrebatamento em que seremos transformados e transportados para o encontro com o Senhor, o termo grego utilizado é "ἁρπαγησόμεθα", cujo significado é ser raptado ou ser arrebatado.
O termo "arrebatamento" também deriva da palavra raptus em latim, que significa "arrebatado rapidamente e com força". Esse evento descrito aqui se refere à ocasião em que a igreja do Senhor será arrebatada da terra para encontrar-se com Ele nos ares.
O arrebatamento faz parte da denominada "Escatologia". O termo "escatologia" vem do vocábulo grego "eschatos", que significa "últimos", e "logia" provém também do grego e significa "estudo" ou "tratado". Escatologia é a doutrina que estuda os últimos acontecimentos relacionados a Deus e aos homens.
ARREBATAMENTO – FUNDAMENTOS BÍBLICOS
Já demonstramos que o próprio Senhor Jesus endossou a doutrina do arrebatamento.
Quando: ''Porém daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos que estão no céu, nem o Filho, senão o Pai''.Mc.13:32(portanto pode ser a qualquer momento)
Sinais:1) apostasia (2 Ts 2.3); 2) multiplicação de religiões e práticas demoníacas (2 Co 4.4; 1 Tm 4.4); 3) indiferentismo espiritual (2 Tm 3.1-6; Jd v.18); 4) guerras (Mt 24.6); 5) restauração nacional de Israel (Lc 21.29,30). Apostasia (abandono da fé e da doutrina .A frieza espiritual (o amor de muitos esfriará), o modernismo teológico, o mundanismo (homens amantes de si mesmo), o materialismo filosófico, o conformismo. .
Ou seja, o Senhor não estabelece uma data específica, mas anuncia sinais que ocorrerão por ocasião da volta do Senhor. Um deles, talvez o mais instigante, é a restauração de Israel como estado independente, o que corrobora em muito a doutrina dispensacionalista, e está de acordo com as profecias veterotestamentárias. Assim, o ser "tomado" no antigo testamento é semelhante à expressão utilizada para o arrebatamento no novo testamento.
O Senhor ainda diz que será como nos dias de Noé e de Sodoma e Gomorra, conforme Lucas 17.26-36.
Podemos ver que o mundo está desapercebido da profecia, não sabem o que vai acontecer, qual o programa de Deus. Daí a expressão "casavam-se e davam-se em casamento". Outrossim, os que tinham contato com a profecia e tinham experiências com o Senhor, e creram nas profecias, foram os que receberam livramento. Esse é o ponto: Noé e Ló foram de certa forma tirados do lugar onde ocorreria o terrível juízo. É o que acontecerá com a igreja, que hoje já vive o princípio das dores: Ela será tirada do lugar onde ocorrerá o juízo, o dia da ira de Deus, a grande tribulação. A comparação é clara, os servos do Senhor receberão livramento..Não queremos com isso antecipar a discussão acerca do momento do arrebatamento em face do livro de Apocalipse. O fato da igreja ser arrebatado antes ou no meio da grande tribulação é algo para o debate.
A doutrina recebeu seus principais contornos em I Tessalonicenses 4.13-17:
13 Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança.
14 Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele.
15 Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem.
16 Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.
17 Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.
Aqui podemos entender que o arrebatamento é um mistério, que não seremos arrebatados neste corpo mortal, mas seremos transformados (I Cor 15.54) por ocasião do arrebatamento.Os que estiverem vivos não morrerão, mas serão transformados, e os mortos que dormem em Cristo Jesus nos precederão no arrebatamento.
Em I Corintios 15.49-54
49 E, assim como trouxemos a imagem do terreno, assim traremos também a imagem do celestial.
50 E agora digo isto, irmãos: que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção.
51 Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados;
52 Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.
53 Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade.
54 E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória.
Concluindo, a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus. Essas palavras foram confirmadas pelo próprio Senhor Jesus. Ainda, não se cuida de um translado para outro lugar, como ocorreu com o evangelista Filipe após batizar o Eunuco, mas sim de um arrebatamento precedido de uma transformação em um novo corpo. Ou seja, é definitivo.
A igreja arrebatada só tornará à terra com Jesus Cristo, quando Ele vier no final da grande tribulação. Essa interpretação está de acordo com o Profeta Daniel (setenta semanas de anos) e com a segunda vinda do Senhor. Virá primeiro nas nuvens, para a igreja, como o ladrão da noite. Após o noivo receber a noiva nos céus, e o banquete nupcial, então o Senhor descerá para todos os que ficaram, judeus e não judeus, crentes e não crentes.
QUEM SERÁ ARREBATADO
Para quem será: Para os crentes em Jesus, aqueles que crêem e são batizados tanto os vivos quanto os que morreram em Jesus, que confessaram Jesus, aqueles que aceitaram a Jesus como salvador.
Marcos 16:16: "Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado." Marcos 16:16: "Portanto, qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus.
Mas qualquer que me negar diante dos homens, eu o negarei também diante de meu Pai, que está nos céus". Mateus 10.32 e 33 e viveu uma vida de santificação. ''Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, na santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas.( 1º Pd.1.2) . Mas agora, libertos do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna(Rom. 6:22).
Os crentes vivos serão transformados; seus corpos se revestirão de imortalidade e os que morreram em Jesus,ressuscitarão com corpos incorruptíveis.. O apóstolo Paulo diz em 1 Co 15. 51, 52 "Eis que vos digo um mistério: nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados." (1 Ts 4 16) "Porque o mesmo Senhor descerá dos céus com alarido, e com voz de arcanjo e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro"
Será indispensável estar cheio do Espírito Santo para ser arrebatado, conforme a parábola das dez virgens, por exemplo, que fala das bodas do cordeiro, enquanto do lado de fora estará ocorrendo a grande tribulação.
ARREBATAMENTO E GRANDE TRIBULAÇÃO
Onde será: Nos ares, Jesus Cristo virá até as nuvens. Seus pés não tocarão o solo desta vez, como acontecerá mais tarde quando Ele se revelar na Sua vinda em Glória publicamente,descendo sobre o Monte das Oliveiras, em Jerusalém. A Igreja será arrebatada ao encontro do Senhor antes da Grande Tribulação (Ap 3.10; Mt. 3.7; 1 Ts. 1.10).
Quem verá: Jesus Cristo vem secretamente para a Igreja que O está velando e (Mt. 25.1-13; 24.39-44; 2 Pe. 3.10). O rapto da Igreja é um acontecimento secreto,reservado para os que são Dele,.Jesus (Jo.12.28,29 e At. 22.9). O mundo saberá depois, quando notar a ausência, a falta, o desaparecimento de milhões.
A Bíblia mostra claramente a distinção das duas fases da vinda de Jesus Cristo:
1ª FASE
Virá somente para a Igreja
Virá até as nuvens
Virá como ladrão de noite
Virá como noivo
Virá para os Seus Santos
Virá secretamente
2ª FASE
Virá para julgar as nações
Pisará os pés no Monte das Oliveiras
Todo o olho O verá
Virá como Rei dos reis
Virá com os Seus Santos
Virá publicamente.
Para a Igreja Jesus virá como seu Noivo, a fim de levá-la para si, para a glória celestial (Jo 14.3). Isso inclui todos os santos de todos os tempos.
Para Israel Jesus virá como o seu Messias e Libertador, após prová-lo e expurgá-lo mediante a Grande Tribulação (Mt 23.39; 26.64; Rm 11.26).
Para os gentios, isto é, as nações em geral, Jesus virá como o Rei dos reis e Senhor dos senhores, e Juiz, para julgá-las, e, após isso, reinar sobre elas com vara de ferro, isto é, com justiça (SI 2.6-10; 96.13)
Entre estas duas fases acontecerá a grande tribulação aqui na terra e as bodas do Cordeiro com a igreja na eternidade.
Texto de JULIA
TRABALHO DISCURSIVO HOMILÉTICA
Posted: 04 Jan 2015 06:00 PM PST
A SEDE DA ALMA: O DIA ACEITÁVEL DO SENHOR
João 4: 16-19
Certa vez o Senhor Jesus estava indo da Judéia para a Galiléia, e importava passar pelo território de Samaria. Naquele tempo, havia uma rixa antiga entre os judeus e os samaritanos, de modo que eles não se comunicavam e se evitavam.(João 4:4)
A respeito da necessidade de passar por Samaria, (PR. ALEJANDRO BULLÓN) comenta:
A Judéia ficava ao sul, a Galiléia na parte norte, e entre ambas estava localizada Samaria. Qualquer pessoa que quisesse fazer esse trajeto deveria ir em linha reta.Os judeus tinham uma atitude estranha. Desviavam-se para o lado oeste, atravessavam o rio Jordão e subiam pelo deserto. Quando percebiam que já tinham passado Samaria, saiam do deserto e entravam na Galiléia. Com isso, andavam vários quilômetros a mais.Por que faziam isso? Por que gastavam tanto tempo e energia andando pelo deserto?A razão era simples: não queriam passar pela terra maldita dos samaritanos. Na opinião deles, o povo de Samaria não era digno da salvação. Numa ocasião um discípulo sugeriu que seria bom que caísse fogo do céu e consumisse aquela gente.Na opinião dos judeus, os samaritanos eram pessoas que tinham brincado demais com as oportunidades divinas, tinham endurecido tanto o coração que para eles já não restava esperança de salvação.
Quando chegou em Sicar, Jesus parou ao lado do poço de Jacó para descansar, enquanto os discípulos foram à cidade comprar comida. Neste momento, aproximou-se uma mulher da cidade, com seu cântaro para apanhar água. Aquela mulher tinha uma vida desregrada, e era rejeitada pela sociedade, razão pela qual deixava para apanhar água numa hora que, segundo sua previsão, não haveria ninguém junto ao poço. Mas naquele dia ela encontrou alguém ali junto ao poço, e aquele com quem se encontrou, pediu-lhe água.(João 4: 16-19)
Quando Jesus se dirigiu à mulher de Sicar e lhe falou, Ele quebrou três barreiras existentes no coração dela. Podemos notar hoje em dia que essas barreiras não existem na Obra, pois elas foram postas abaixo pelo Senhor Jesus, naquele dia. Essas barreiras são:
1. Preconceito Racial e Regional - verso 7
2. Comunicação com Deus - verso 10
3. Preconceito Religioso - versos 21 a 24
O ponto principal a ser observado nesta mensagem, e que aponta uma realidade na vida de todas as pessoas, é quando Jesus revela que a mulher samaritana havia se comprometido com cinco homens, e mais um sexto com quem vivia atualmente sem que fosse seu verdadeiro marido. Jesus mostrou assim, que esses relacionamentos que ela teve não foram sólidos, nem definitivos, a ponto de dar-lhe alegria e felicidade.
(SIGNIFICADOS DOS NÚMEROS NA BÍBLIA)
Diante desta realidade e desta revelação na sua vida, a mulher samaritana constatou que Jesus era Profeta. Ela descobriu que Jesus era diferente de todos quantos havia conhecido antes. Jesus era especial, era alguém que a respeitava, apesar de sua vida pecaminosa, e que poderia responder a todos os anseios do seu coração e da sua alma, preenchendo todo o seu vazio. Ela sabia no íntimo, que poderia confiar em Jesus, e que poderia ter um relacionamento com Ele, que iria transformar sua vida totalmente.( PAGLIARIN, 2014)
Seis é o número do homem. Os seis maridos da mulher falam do compromisso que a pessoa assume com a religião, e com aquilo que é próprio do homem. Esses compromissos e alianças, não geram nada que traga alegria, verdadeira paz e felicidade para o coração. A busca da felicidade e da segurança nas coisas e recursos do homem número seis não fornecem à pessoa nada do que ela busca. (SIGNIFICADOS DOS
NÚMEROS NA BÍBLIA)
Sobre o número seis comenta Pr Elias Ribas:
O número seis é o número do homem. Ele aparece pela primeira vez em Gn-7:6, referindo-se à idade de Noé quando entrou na arca. Em Gn-1:31, lemos sobre o sexto dia, quando "viu Deus tudo quanto tinha feito e eis que era muito bom". Foi no sexto dia que Deus criou o homem, daí porque o número seis deve ter algo a ver com o homem. Este número aparece muitas vezes no livro de Gênesis, porém a menção mais importante é a do anos de Noé, quando entrou na arca. Muitas vezes encontramos seiscentos homens na Bíblia. Tudo que está na Bíblia deve ser encarado como literalmente verdadeiro. O número de almas que desceram ao Egito em companhia de Jacó era realmente 66. Quando Faraó mandou perseguir os filhos de Israel foram usadas seiscentas carruagens. Em I Sm-30:9 e em I Sm-15:18, acreditamos literalmente no número seiscentos que aí aparece, como acreditamos também em todas as demais citações bíblicas. Deve haver algo realmente significativo com referência a este número de homens que na Bíblia é referido como uma multiplicação de seis vezes cem. Em I Sm-26:13,39 ele se refere em geral ao exércitos dos"sem terra" e "sem teto" comandados pelo guerreiro Davi. Davi foi um tipo de Cristo, nesses capítulos, quando apareceu acompanhado dos sedentos de justiça. (I Sm 15:18 / 30:9)
Jesus é o sétimo com quem a mulher assume um compromisso. Sete é o número da Obra perfeita e plena. Quando Jesus se revela ao nosso coração e percebemos que Ele é o Senhor, assumimos uma nova aliança com Ele e alcançamos aquilo que o nosso coração tanto buscava: Salvação e Vida eterna. (João 4:17)
Quando rompemos os compromissos com as coisas do homem o seis, e assumimos uma aliança com Jesus o sete, a nossa busca e a nossa sede chegam ao fim, e não precisamos mais voltar ao poço para apanhar água, pois encontramos a Fonte das Águas Vivas.( João 4:10)
Jesus se revela: Eu sou aquele que pode saciar a sua alma.Venha e beba. Eu tenho a água viva e quero lhe dar. É sem medida, é até saciar, a água que dessedenta a alma jorrou no calvário, a Rocha foi ferida e dela brotaram águas vivas, Jesus é a fonte das águas vivas. Quando o homem descobre essa fonte há uma mudança no seu interior porque além da sua alma ser saciada com a água da vida, ela se transforma em uma fonte de águas vivas porque Jesus está nele. (João 04:10)
O convite do Senhor era para todos: Se alguém tem sede, venha a mim e beba.
Se alguém está triste, decepcionado, se alguém quer que Deus se revele novamente em sua vida, vá a Jesus e beba da água viva. (Apocalipse 22:17)
Venha a Jesus, Ele pode transformar a sua vida, e o principal, te dar a salvação.
Senhor, dá-me dessa água para que nunca mais tenha sede. Se você já correu muito por essa vida, procurando um sentido para sua existência, experimente Jesus. Jesus está de braços abertos para te suprir a sua necessidade. (João4:15)
Abra o coração e deixe Ele entrar. Aceite a Jesus.
BIBLIOGRAFIA:
BÍBLIA, Estudo Arqueológica NVI, Edição Brasileira – São Paulo: Editora Vida 2013.
BÍBLIA, Português. Bíblia de Estudo da Profecia. Antigo e Novo Testamento. Edição Revista Atualizada. Belo Horizonte e Barueri. Editores Atos e Sociedade Bíblia do Brasil, 2001.
BÍBLIA, Sagrada Versão Digital, http://www.blasterbit.com/.
O NOVO TESTAMENTO, João Ferreira de Almeida, Edição Revista e Corrigida.
AURÉLIO, Mini, 8ª edição – dezembro 2010.
HOUAISS, Antônio; VILLAR, Mauro de Salles. Dicionário Houaiss da língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.
PAGLIARIN, Juanribe, Jesus, O Evangelho Reunido: Mateus, Marcos, Lucas e João reunidos em um só Evangelho e com fatos organizados em ordem cronológica/ compilado e comentado por Juanribe Pagliarin. Edição de Luxo. São Paulo: Bless Press Editora, 2011.
PR. ALEJANDRO BULLÓN, http://www.jesusvoltara.com.br/sermoes/bullon27_preconceito_salvacao.htm
RIBAS, Elias Pastor, http://pastoreliasribas.blogspot.com.br/
SIGNIFICADO DOS NÚMEROS NA BÍBLIA, http://www.montesiao.pro.br/estudos/teologicos/significado_numeros.html.
SOLASCRIPTURA, http://solascriptura-tt.org/Ide/Homiletica-JoseFerraz.htm
"DIZEI AOS JUSTOS QUE BEM LHES IRÁ..."
Posted: 04 Jan 2015 01:06 PM PST
IS: 3:10 tema: "Dizei aos justos que bem lhes irá..."
Objetivo da palavra: confortar.
INTRODUÇÃO:
A palavra "justo" aparece pela 1º vez na bíblia se referindo a Noé (Gênesis, 6:9 e 7:1). Sendo que a mesma esta presente em toda a palavra de Deus (ora de forma explícita, ora de forma implícita). Importante salientar que sempre que encontramos essa palavra (justo) se referindo ao homem, aponta para uma condição que o mesmo não possui, e sim adquiri diante de Deus. Pois, a própria bíblia nos afirma que todos pecaram e destituídos foram da glória de Deus. Portanto, para que o homem se torne justo, é necessário que o mesmo creia e esteja ligado ao único justo( que é o senhor Jesus ).
Ainda no livro de Gênesis, encontramos as vestes que foram feitas por Deus para cobrir a nudez de Adão e Eva; de que maneira foram feitas essas vestes? Foram feitas a partir da morte de um animal. Mais tarde, Abel apresentou como oferta a Deus (um cordeiro), sendo aceito por Deus. Há portanto, da parte do Senhor o desejo em fazer com que o homem entenda que só a uma maneira de ser justificado. É através do sangue de Jesus (sacrifício). Citar (JOÃO, I: 29)
DESENVOLVIMENTO:
- Dizei: o Senhor tem falado ao coração de um povo que tem inclinado os seus ouvidos para ouvir a voz do Espírito Santo. Que deseja conhecer a cada dia os mistérios da eternidade, que está vivendo em comunhão com ele. Por isso, devemos lutar para preservar esta benção, sendo sensível a sua voz. Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz as igrejas.
-Aos Justos:está no plural porque muitos têm sido justificados pelo sangue de Jesus, crendo no seu sacrifício lá na cruz e estão desfrutando da benção de serem participantes do corpo de cristo (igreja fiel). Por isso, que Deus instar conosco, se revelando e falando todos os dias aos nossos corações, porque em breve estaremos com ele na eternidade.
-Ser Justo para o mundo: é ajudar o próximo, praticar obras de caridade, honrar os compromissos assumidos e outras coisas semelhantes a estas. Essas coisas não são mais do que obrigação de todos nós. Mas o ser justo para Deus é aceitar o sacrifício de Jesus.
-Que bem lhes irá: nós precisarmos entender que há lutas e provações pelas quais teremos que passar, seja servo ou não. Porém, confiamos plenamente na promessa de vida eterna que nos foi dada por Jesus, e que tudo esta sob o governo do Senhor. Citar: (RM, 8:32). Enquanto que o justo em Jesus caminha na certeza de que tudo lhe irá bem, porque está caminhando pra a eternidade, com o ímpio acontece o contrário, pois o seu caminhar é sem a certeza de eternidade com Deus ("aí do ímpio! Mal lhe irá").
-Comerão: é participar ou desfrutar de algo. Nós temos desfrutado das ricas bênçãos do Senhor (paz, consolo, alegria, curas, libertações, etc.). Que já são vivenciadas aqui neste mundo e que se estenderão para a eternidade quando o veremos face a face.
-Do fruto das suas obras: antes de termos uma experiência de salvação com o Senhor Jesus, o fruto que era produzido por nós em nossa maneira de viver era para morte. Mas agora que fomos justificados pelo poder do sangue de Jesus, o nosso fruto é para a santificação. O que traz ao nosso coração a certeza de uma vida eterna. (RM: 6: 20-22).
O Senhor Jesus disse: que a árvore boa não podia dar mal fruto, nem a árvore má dar fruto bom. Quando nós andávamos sem Jesus nós éramos como a árvore má, que só dava fruto ruim (desobediência, infidelidade, falta de temor de Deus). Podemos dizer hoje que somos uma árvore boa e que o Senhor tem podido achar em nós frutos bons (obediência, fidelidade, temor ao do seu nome). Pois o senhor mudou a nossa vida e o sangue de Jesus é que nos justifica diante de Deus.
CONCLUSÃO:
Portanto, amados a súplica do Espírito Santo nesta última hora (partida da igreja), é para que jamais esqueçamos que a uma eternidade que está a espera daqueles que foram justificados pelo sangue de Jesus, que creram no seu sacrifício. E que as lutas e provações pelas quais venhamos passar, não nos faça esmorecer nem desanimar. Temos ouvido a sua voz (dizei), fomos justificados (justos) em Jesus e aguardamos a sua volta(bem lhes irá).
A palavra do Senhor para nós é: "dizei aos justos que bem lhes irá: porque comerão do fruto das suas obras"
Josenilson Félix
HÁ SEMENTE NO CELEIRO?
Posted: 04 Jan 2015 06:38 AM PST
Ageu 2:19
"Porventura há ainda semente no celeiro? Além disso a videira, a figueira, a romeira, a oliveira, não têm dado os seus frutos; mas desde este dia vos abençoarei."
INTRODUÇÃO
O momento que estamos vivendo é um período de glorificação, neste final de ano estamos agradecidos pelas grandes vitórias vividas pelo povo de Deus, pelas promessas de vitória que o Senhor tem feito a este grande povo no Brasil e no mundo, "...nada me faltará", ou seja, como ovelhas do Senhor, sabendo que Ele tem cuidado de nós para que o nosso coração, seja como um celeiro, sempre cheio de alimentos que é sua palavra revelada. Como o pastor se preocupa com o bem estar do seu rebanho, assim o Senhor se preocupa em saber que estamos dentro do projeto do Pai, com a profecia se cumprindo em nós, os sinais e a direção do Espírito Santo presentes na nossa vida.
DESENVOLVIMENTO
Quando ouvimos sobre celeiros na Bíblia, lembramos de José no Egito em Gênesis 41:56. Os celeiros ali representam o coração do servo do Senhor, que deve estar sempre abastecidos das bênçãos do Senhor. É a nossa presença nos cultos na casa do Senhor onde Ele visita os nossos corações e ao sairmos, com os nossos corações abastecidos, estamos preparados para que nos nossos afazeres sempre lembremos da presença do Senhor e seus anjos conosco.
- CELEIROS ABASTECIDOS é o coração do servo, cheio de graça, é o servo que a todo instante está lembrando do culto da noite, se preocupa em buscar ao Senhor para trazer um dom para a reunião, está presente nas madrugadas e principalmente à disposição do Senhor para ser usado onde Ele o queira, seu coração está cheio de sementes preciosas.
- A VIDEIRA, nos fala de Jesus, quando Ele diz "Eu sou a vidreira..." (Jo 15:1-2). É a comunhão que temos no sangue de Jesus, que é vida. (A Vida Eterna do Filho)
2
- A FIGUEIRA, nos fala da profecia na vida do servo, pois quem cuida da figueira comerá dos seus frutos (A Palavra do Pai).
- A ROMEIRA, fala dos dons dado no corpo acompanhado dos sinais. Quando o sumo sacerdote entrava uma vez por ano no Santo dos Santos, em sua túnica havia as campainhas e as romãs – a Igreja como Corpo – fala da saúde espiritual exposta na vida do crente.
- A OLIVEIRA, nos fala da unção ou do óleo do Espírito Santo na vida do crente. O provado produz o bom azeite, o óleo do Espírito Santo, Jesus foi também moído no Getsamani.
- "HÁ SEMENTE NO CELEIRO?" Às vezes as lutas que os servos estão passando, no desemprego, as enfermidades, o lar incompleto, etc, faz com que o seu coração fique como um celeiro vazio, não há sementes. Por exemplo, a palavra do Senhor já não tem o mesmo valor como antes para a sua vida; as profecias que o Senhor falou a seu respeito estão esquecidas; o servo não é mais usado nos dons e não tem mais o prazer em participar da reunião do culto profético, e outros sinais, o coração está vazio.
CONCLUSÃO
"...Mas desde este dia vos abençoarei."
Pode glorificar ao Senhor meu irmão! Dê glorias a Jesus. A vitória já está decretada. Vivemos de promessas e experiências.
Mas a partir deste momento, o Senhor quer nos abençoar. Ele que conhece os corações vazios, quer enche-los de boas sementes, a sua palavra revelada.
O Senhor como o Supremo Pastor nos diz: "Meu servo, nenhum fruto te faltará, nada te faltará"
Aleluia! O nosso celeiro está cheio das bênçãos do Senhor!
Estamos sempre em busca de bênçãos e há momentos de expectação e até dúvidas quanto ao tempo do Senhor, em nos dar as vitórias e os livramentos esperados. Porém as promessas do Senhor não falham.
http://bibliaalemdaletra.blogspot.com.br/2015/01/ha-semente-no-celeiro.html
Olá Amigos Visitantes! Este blog foi criado somente para compartilhar experiências com a Palavra de Deus; você que ama a palavra do Senhor e medita em sua lei de dia e de noite, sejam bem vindos! Leiam e compartilham, fique a vontade para comentar e complementar alguma postagem; que Deus assim nos abençoe.
MARANATA X ANÁTEMA
Posted: 04 Jan 2015 05:37 AM PST
ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL - MARANATA X ANÁTEMA
ATIVIDADE PARA JOVENS E OBREIROS e EBD
- ASSUNTO: DOUTRINA VIVIDA PELA IGREJA
- TEXTO FUNDAMENTAL: I CORINTIOS 16:22
TEMA: MARANATA
PERGUNTA:
O QUE MOTIVOU PAULO A USAR A PALAVRA MARANATA CITADA NA PRIMEIRA CARTA AOS CORÍNTIOS CAPITULO 16, VERSO 22?
ATIVIDADE:
FAZER UMA ASSOCIAÇÃO ENTRE O USO DA PALAVRA ANÁTEMA E O USO DA PALAVRA MARANATA NO TEXTO ACIMA.
(Os textos usados neste estudo foram extraídos da Tradução de João Ferreira de Almeida, Edição Revista e Corrigida, versão 1995)
Significado bíblico das palavras: ANÁTEMA e MARANATA
A palavra ANÁTEMA:
Vem do grego: ἀνάθεμα (anátema) que significa: "maldito".
A palavra MARANATA:
Vem do Aramaico (seja מרנא תא: maranâ' thâ' ou מרן אתא: maran 'athâ') e significa: "nosso Senhor vem". Tem o sentido do anúncio da execução de um juízo. A expressão era muito usada pelo povo de uma cidade que aguardava a chegada do seu rei aclamando a sua vinda com a expressão: "nosso Rei vem".
UMA CONTRIBUIÇÃO DE UM GRUPO DE JOVENS E OBREIROS:
"A expressão era usada quando o rei era esperado para fazer justiça. Um arauto ia adiante dele tocando a trombeta e anunciando ao povo: O Rei está vindo! - Maranata. Aqueles que esperavam por justiça desejavam a vinda do Rei. O povo da terra a ser visitada preparava-se para sua chegada limpava e reparava os caminhos, demonstrando assim obediência e desejo de agradar ao Rei".
Maranata é uma palavra citada no Novo Testamento, transliterada para o grego, em vez de traduzida, e é encontrada no final da primeira epístola de Paulo aos Coríntios 16:22.
A tradução do grego pode ser entendida como:
1. "Nosso Senhor vem!" ou
2. "Nosso senhor está vindo"
3. "Vem, ó Senhor" – na forma de uma oração pela breve volta de Jesus, conforme Apocalipse 22:20b – "...Amém! Ora, vem, Senhor Jesus!"
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INTRODUCAO:
1. MARANATA, O SENHOR JESUS VEM! – UM PROJETO
Cada organização religiosa possui o nome que identifica sua missão. Alguns são identificados pela forma de batismo, outros pela estrutura organizacional que possuem e outros pelos usos e costumes.
Nós fazemos parte de uma organização religiosa que possui o nome Maranata. Um nome não muito comum para ser dado a uma organização religiosa como as demais que existem, mas foidado por revelação do Espirito Santo. Esse nome foi dado para entendermos o projeto de Deus para nós neste o momento atual.
2. Fomos chamados para pregar a mensagem identificada pelo nome Maranata. Ainda que outros grupos religiosos também preguem isso, o compromisso deles é diferente do nosso. Nosso compromisso é com o momento profético relacionado aos sinais para a igreja e para o mundo, assumido por nós diante do Senhor de anunciar a sua vinda para buscar a sua igreja.
3. O nosso chamado para pregar esta mensagem ao mundo é um chamado por fé.
Temos um nome que está identificado com o momento profético atual da igreja e fomos chamados para discernir esse momento. Estamos identificados com esse momento.
Consideramos o nosso chamado com uma diferença, porque o nosso preparo para isso é diferente, a nossa mensagem é diferente, a doutrina também é diferente, porque ela é revelada pelo Espirito Santo e está além da letra.
Escolhemos e aceitamos esse projeto para pregarmos diante da Igreja, da família, do Espírito Santo, diante do mundo e diante dos grupos religiosos.
Eles têm suas diversas doutrinas e ensinos cujo propósito revela outro projeto, mas o nosso propósito revela um projeto que é anunciar que Jesus virá.
4. O nome Maranata apenas como rótulo pode até ser retirado, mas o importante é o significado desse nome na nossa forma de vida. Fomos chamados para dizer ao mundo que o Senhor Jesus virá. Isso não fazemos com palavras, mas com forma devida revelada pelo Espirito Santo.
O nome Maranata identifica a mensagem do nosso chamado. Esta doutrina envolve todo o momento profético relacionado com o tempo presente que antecede o arrebatamento da igreja.
Nossa ênfase hoje é a mensagem que nos identifica: Maranata! O Senhor Jesus vem!
A Obra do Espirito Santo tem uma missão a cumprir, pois tem uma mensagem, uma ênfase para o momento: Maranata! O Senhor Jesus vem!
(DESENVOLVIMENTO DO ASSUNTO) RESPOSTA:
I – O QUE MOTIVOU PAULO A USAR A PALAVRA MARANATA CITADA NA PRIMEIRA CARTA AOS CORÍNTIOS CAPITULO 16, VERSO 22:
Paulo tinha recebido cartas sobre o desvio de conduta da igreja em Corinto, estava havendo dissensão e divisão na igreja. Os capítulos 11 a 15 revelam uma verdadeira discórdia entre os irmãos com relação a várias questões doutrinárias, tais como: a ceia, corpo, dons espirituais e a ressurreição da igreja. Isso então o motivou a escrever este versículo à igreja.
Carnalidade e dissenções: I Cor.3:3
Ceia: I Cor. 11:29-30
Dons Espirituais: I Cor. 12:1-3
Dons na carne: I Cor. 13:1 (o amor é o Espirito Santo)
A ordem no culto: I Cor 14:39-40
A ressurreição e o Arrebatamento: I Cor 15:12-14 // I Cor 15:51-52
Ao escrever à igreja que estava em Corinto, Paulo fala sobre doutrinas tais como Igreja corpo de Cristo, Batismo com o Espírito Santo, dons espirituais, e, no capítulo 15, fala sobre o arrebatamento da igreja e a ressurreição do ultimo dia (I Co 15:52). – Paulo falou sobre estes assuntos para que a igreja em Corinto estivesse apercebida da volta do Senhor Jesus.
Paulo ouviu relatos preocupantes sobre os crentes da igreja de Corinto, tais como: cheios de orgulho e tolerando a carnalidade na igreja; uso indevido dos dons espirituais; mal-entendido das doutrinas; divisões na igreja em grupos leais a determinados líderes; litígio entre irmãos e entrada de falsos crentes no meio da igreja.
Para tanto, Paulo deu instruções à igreja de Corinto acerca de vários assuntos e doutrinas, como a sabedoria de Deus, os dons espirituais, o caráter e o alvo da pregação da Palavra de Deus, acerca do pecado no meio da igreja, idolatria, ceia, igreja corpo de cristo, ressurreição dentre outros, e tudo com a finalidade de exortar essa igreja sobre a maneira correta de lidar com as condutas impróprias dentro da igreja.
2 – FAZER UMA ASSOCIAÇÃO ENTRE O USO DA PALAVRA ANÁTEMA E O USO DA PALAVRA MARANATA NO TEXTO ACIMA.
2.a. USO DA PALAVRA ANÁTEMA
Paulo usa a palavra anátema no contexto de quem não ama a volta do Senhor Jesus. A falta do amor pela volta do Senhor Jesus caracteriza uma mensagem voltada para objetivos terrenos e materiais. Isso causa divisões e dissenções na igreja. Amar a Jesus somente para as coisas desta vida presente não traz bênção, mas maldição.
Falar pela carne: ANÁTEMA – I Cor 12:3a
Falar pelo Espirito Santo: MARANATA. – I Cor 12:3b
"Portanto, vos quero fazer compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: Jesus é anátema! E ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor, senão pelo Espírito Santo".
Outro Evangelho: ANÁTEMA – Gal. 1:8
"Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema".
Evangelho de Paulo: MARANATA – I Cor 16:22
"Se alguém não ama o Senhor Jesus Cristo, seja anátema; Maranata"!
2.b. USO DA PALAVRA MARANATA
O uso da palavra Maranata está no contexto de quem ama a volta do Senhor Jesus.
O grande amor da igreja pelo Senhor Jesus está ligado à expressão da palavra aramaica Maranata, usada por Paulo no texto citado, que significa: nosso Senhor vem. Esse amor liga tão intimamente a igreja ao Senhor Jesus que seu maior desejo é que Ele venha logo para busca-la, conforme prometeu em João 14:3 – "...virei outra vez...".
A igreja expressa esse amor juntamente com o Espirito Santo em Apocalipse 22:17 – "O Espírito e a Esposa dizem vem..." e confirma esse desejo no verso 20b dizendo; "...amém, ora vem Senhor Jesus".
Cada "amém" pronunciado pela igreja revela seu discernimento das profecias se cumprindo e fazendo pulsar seu coração pelo anseio pela volta do Senhor.
O sentido dado por Paulo à palavra Maranata, está relacionado ao amor pela vinda do Senhor Jesus que ele, antes de sua partida, se assegurou da recompensa desse amor ao se referir à coroa da justiça, que o Senhor Jesus, o Justo Juiz tem, não só para ele, mas para tantos quantos amam a Sua vinda. II Tim. 4:8. Anunciar ao mundo esta mensagem é uma prova que damos de que verdadeiramente amamos a Jesus.
ASSOCIAÇÃO
Poderíamos associar o uso que Paulo faz da palavra anátema "maldito'' para designar aquele que não ama a vinda do Senhor Jesus e, portanto, não crê no seu Projeto, não permanece na sua doutrina, não vive esta mensagem e, por isso, não entrará no Reino de Deus, pois nele só entrarão os "benditos de meu Pai". Mat.25:34.
Usando a palavra Maranata Paulo demonstra um profundo desejo de que a igreja de Corinto creia nesse Projeto da volta do Senhor Jesus e assim esteja no meio dos benditos que herdarão o Reino.
Maranata expressa o amor da igreja pela vinda do Senhor, pois ela anuncia isso movida pelo Espirito Santo na expressão de Apoc 22:17 – "O Espírito e a Esposa dizem vem...". Ela anuncia o projeto que é do Espirito Santo, pois Ele é quem diz primeiro.
Maranata é uma confirmação da igreja de que está atenda ao cumprimento das profecias que anunciam que Jesus está às portas e ela confirma isso dizendo: "Amém, ora vem, Senhor Jesus"! – Apoc. 22:20.
ANÁTEMA: um juízo para uma igreja que vai ficar.
MARANATA: uma esperança de salvação para uma igreja que vai subir.
BREVE CONTRIBUIÇÃO - CVPFB
Evidentemente, uma denominação que se identifica com o plano de Deus, em especial a segunda vinda do Senhor Jesus, trilha um caminho maravilhoso. Começamos dizendo que se cremos em Jesus Cristo só para esta vida, somos as mais miseráveis das criaturas. Essa, ademais, é a séria advertência à igreja de Laodicéia. Havia em Laodicéia tudo, riqueza, sabedoria, doutrina bem fundamentada, teologia (no bom sentido), tecnologia, enfim, uma igreja de bem dotados, de pessoas de bem.
A repreensão à igreja foi uma só: "Conheço as tuas obras, que não és quente nem frio. Melhor que fosse quente ou frio, mas porquanto és morno, vomitar-te-ei da minha boca. Dizes: rico sou, de nada preciso, mas não sabes que és um miserável, desgraçado, pobre, cego e nu. Aconselho-te que compres de mim que compres ouro provado no fogo, vestes brancas para cobrir a nudez, e compres colírio para os olhos, para que vejas" (Ap. 3.15-18).
Veja-se que a única repreensão foi o afastamento do fogo, do calor do Espírito Santo. Não se verificam erros doutrinários, heresias, práticas fraudulentas, nada. A única repreensão foi a mornidão. Sim, por consequência desse afastamento do Espírito de Deus, tem-se então o pecado em suas variadas nuances. Miserável: mendigo, não tem nada a oferecer, não tem o pão da padaria e nem o pão vivo, que é Jesus; Desgraçado: faltou unção, faltou graça, está faltando tudo; Pobre: não tem frutos, não tem evangelização, não tem sinais, não tem conversão; Cego: a soberba e a vaidade é quem cega, o envelhecimento espiritual cega; Nu: sem comentários, a nudez do pecado. Ou seja, o anátema é aquele que começa a pregar um evangelho voltado exclusivamente para as coisas materiais. Deus passa a ser o empregado, e à invocação do seu nome o milagre tem de acontecer. Mas para que? Só tem valor se for para gerar vida, senão naquele dia se ouvirá: Não vos conheço!
Continuando, é bom que uma organização religiosa identifique-se com um nome, com uma missão, que é anunciar a volta do Senhor Jesus.
O que não se pode ensinar é que outras missões sejam menos nobres. Por exemplo: De todas as missões, a mais nobre é a evangelização. Foi pelo cumprimento dessa maravilhosa missão que Daniel Berg e Guna Vingrem chegaram ao Brasil. Tinham no alforje um dom espiritual: "Viriam para uma terra cujo nome era Pará, e aqui iniciariam uma obra". Passaram fome, não tinham onde dormir, mas cumpriram a missão. O evangelho pentecostal chegou vigorosamente ao Brasil, com batismo com o Espírito Santo e dons espirituais.
MARANATA! O SENHOR JESUS VEM!
Qual deve ser o norte de uma igreja que anuncia a volta do Senhor Jesus? Eis a questão primordial.
Em primeiro lugar, vivemos em um mundo em que surgem os homens amantes de si mesmo, em que muitos apostatam da fé, em que uma igreja acha que pode abrir mão do poder do Espírito Santo, do batismo com o Espírito Santo. Uma igreja disposta a recusar aqueles que não se adequam à sua forma de culto, como se a sua forma de culto fosse a única, que menospreza as demais.
A voz do que clama no deserto não fez acepções de pessoas, tampouco de castas religiosas. A mensagem de João Batista era dirigida a todos.
Uma igreja que tem por missão pregar a vinda do Senhor Jesus, que ama a vinda do Senhor Jesus, deve primeiro identificar o público alvo.
Ora, o público alvo são TODAS as ovelhas do Senhor, não importando a denominação. Pois se essa organização religiosa entender que só em seus átrios há salvação, não pode mais cumprir sua missão, pois sua missão está restringida a poucas ovelhas, um percentual de todo o povo de Deus sobre a face da terra.
Muito bem, o segredo da unção maravilhosa do Senhor é justamente a humildade em reconhecer que todos nós somos irmãos, independentemente de denominação. Foi isso que moveu o Pr. Jonas, homem de Deus que jamais insurgiu-se contra quem quer que fosse. Só é possível comprar poder de Deus, ouro refinado, nas lutas, na humildade, na prova, no exercício do perdão diante das perseguições e das calúnias.
"Nós vivíamos inteiramente ocupados com o trabalho do Senhor. Por isso, não percebíamos que estávamos sendo perseguidos e caluniados, nem supúnhamos que houvesse alguém trabalhando contra nós" (Daniel Berg).
O colírio para os olhos vem junto com o poder de Deus. Não é possível conhecer a Deus sem conhecer o poder de Deus. E isso ocorre no exercício da humildade, no viver pela fé.
Veste de santidade é sinônimo de pureza de propósito. Vacinas para impedir que as ovelhas procurem outra denominação é uma afronta a essa pureza, a essa santidade. Pregar que saiu da organização religiosa caiu é outra forma de afastar-se da humildade, da santidade, da pureza de propósitos e do poder de Deus.
Nudez do pecado é não anunciar a boa nova tal qual ela é, não se pode acrescentar tres medidas de fermento ao trigo, sob pena de se criar um evangelho anátema. A única coisa que podemos afirmar, diante de Deus, do justo juiz, é que somos uma denominação que prega a volta do Senhor Jesus, e que não temos nenhuma exclusividade nisso. As profecias, os dons espirituais, as conversões e o batismo com o Espírito de Deus ocorrem em outras denominações também. A missão agradável ao Senhor é que, em meio às angústias deste fim dos tempos, esforçamo-nos para manter nossa sinceridade diante do Senhor, não enganando as ovelhas ensinando-as, por exemplo, que somos o único povo de Deus. Igreja não é denominação, igreja não é organização religiosa, igreja é congregação, igreja é família de Deus.
Nesse contexto, a única forma de amar o Senhor é apascentando com sinceridade as ovelhas. Foi isso o que Jesus disse a Pedro: Tu me amas? Apascenta então as minhas ovelhas!
Pedro! Não precisa me dar a sua vida no lugar da minha, não precisa se interpor entre mim e o sinédrio, não requeri isso de ti, homem! Eu quero que tu apascentes as minhas ovelhas, que as livre dos lobos devoradores! Estou dizendo de outra maneira a cobrança de Jesus ao apóstolo Pedro.
A UNÇÃO QUE VIRÁ
Oseias 6.3:
Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao SENHOR; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra.
Se a missão é anunciar a volta do Senhor, então é preciso ser como o profeta Jonas. No início, ele não queria que a bênção chegasse aos ninivitas, mas o Senhor, após o fazer passar por duras experiências por causa do seu sectarismo judaizante, disse que a bênção é para todos os homens, todos os que crêem.
Primeiro : O público alvo - toda a família de Deus, todos os homens, sem acepção de pessoas;
Segundo: Sem exclusivismo ou sectarismo, mas com amor por TODAS as ovelhas do Senhor. Todo o povo de Deus é responsabilidade nossa. Cada igreja que professa o nome de Jesus Cristo é responsabilidade nossa. Não adianta ficar falando mal do cristianismo falido dos nossos dias, pois nós fazemos parte dele. Nossa função é denunciar os erros, mas abraçar com amor, apontar o rumo certo, mostrar o verdadeiro evangelho, sem mentiras ou segundas intenções. Somos todos uma família;
Terceiro: Com humildade e buscando o poder de Deus, buscando conhecer o Senhor e seus propósitos, sem ideologias, sem exclusivismo barato. Temos de buscar as ovelhas do Senhor, temos de ajudar as outras denominações, temos de levantar os caídos, temos de socorrer os feridos;
Quarto: O evangelho da última hora é o mais árduo. A ordem é: "Saí pelos caminhos e valados e força-os a entrar!"
Diga com sinceridade se você está buscando os necessitados, aqueles que nada são, os enfermos, os presidiários, os excluídos, os aleijados, os banidos do convívio social. O evangelho da última hora está sendo dirigido para os excluídos da sociedade cristã. É para aqueles que ninguém quer. Todo mundo quer gente que não dá trabalho, que tem um dízimo bom, que tem filhos sem piolho ou sarna. Mas o evangelho da última hora é para chamar pessoas que vão dar trabalho no início, mas representarão um alto galardão para os trabalhadores da última hora, que receberão tanto quanto aqueles que, aos olhos humanos, mereciam mais do que eles.
A unção que começará a descer sobre aqueles que agirem assim será maravilhosa. Igreja cheia é o que não faltará. Poder de Deus não vai faltar, nem olhos que vêem, nem ouvidos que ouvem. Os sinais seguirão os que crêem. Toda dor ficará para trás.
A Paz do Senhor Jesus!!!
JESUS, O ÚNICO FUNDAMENTO
Posted: 04 Jan 2015 05:41 AM PST
ATIVIDADE PARA JOVENS E OBREIROS E EBD
- ASSUNTO: A CONFISSÃO DE PEDRO
- TEXTO FUNDAMENTAL: MATEUS 16:15-18
ATIVIDADE:
IDENTIFICAR O SENTIDO PROFÉTICO DA METÁFORA UTILIZADA PELO SENHOR JESUS, EM MATEUS 16:15-18, QUANDO SE REFERE À PALAVRA "PEDRA".
(Os textos usados neste estudo foram extraídos da Tradução de João Ferreira de Almeida, Edição Revista e Corrigida, versão 1995)
SIGNIFICADO DE:
METÁFORA: é uma figura de linguagem, quando um sentido figurativo é dado a uma palavra.
PEDRO = PETROS: (palavra proveniente do grego que significa: FRAGMENTO DE ROCHA)
PEDRA = PETRA (palavra proveniente do grego que significa: ROCHA)
I - INTRODUÇÃO
OPINIÃO X REVELAÇÃO
Opinião é humana, mas Revelação é aquilo que o Espírito Santo informa.
O Senhor Jesus queria saber qual o pensamento das pessoas de fora sobre Ele. Uns diziam que Ele era João Batista, outros que Ele era Elias, e outros Jeremias ou um dos profetas. As pessoas que fazem essas comparações com o Senhor Jesus a sua opinião sobre Jesus é baseada na sua capacidade natural de observação, no seu intelecto e na sua razão, isto é, conhecem Jesus na letra. Têm Jesus só para esta vida aqui, pois os profetas foram homens que nasceram nesta vida aqui e terminaram aqui sua vida terrena. É um conhecimento de Jesus apenas humano e, portanto, limitado.
A grande preocupação do Senhor era saber a opinião dos seus discipulos: "E vós, quem dizeis que eu sou?" Pedro respondeu: "Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo". Pedro via Jesus como O FILHO DE DEUS VIVO, pois quem vê a Jesus pela revelação não o vê como morto, mas como aquele que é filho do Deus que dá vida e portanto Ele tem a vida. Pedro falava de Jesus para a vida eterna.
A confissão de Pedro: uma revelação do Pai celestial.
I - ATIVIDADE:
IDENTIFICAR O SENTIDO PROFÉTICO DA METÁFORA UTILIZADA PELO SENHOR JESUS, EM MATEUS 16:15-18, QUANDO SE REFERE À PALAVRA "PEDRA".
Carne e sangue: opinião religiosa, histórica, uma herança humana, tradicional. "Não foi a carne" (a razão), "nem o sangue" (a tradição), "mas meu Pai que está nos céus" (a revelação do Espírito Santo).
A resposta de Pedro não foi baseada na sua razão, e sim na revelação. Pedro expressou aquilo que o Espírito Santo lhe revelou, por isso Jesus disse: "Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue (razão), que te revelou isto, mas meu Pai, que está nos céus". A carne e o sangue não herdarão o reino de Deus, porque são coisas da razão. Mas Pedro não, ele teve foi uma revelação.
A bem-aventurança de Pedro foi porque ele teve uma revelação de Jesus como Deus vivo.
O que Pedro teve foi uma revelação do Espírito Santo. É o mesmo que o Espírito Santo revelou para que a igreja tivesse seu curso neste mundo, iniciando sua missão com um conhecimento de Jesus que não era uma simples opinião, mas uma revelação do Espírito Santo. Essa seria a bem aventurança da igreja fiel de Jesus, conhece-lo através da revelação vinda do Pai Celestial, através do Espírito Santo.
Opinião é coisa teórica, subjetiva, racional, pois assim foi a comparação de Jesus com Elias, Jeremias, ou algum dos profetas. Opinião sobre o Senhor Jesus todo bom cristão tem, mas revelação sobre o Senhor Jesus somente aquele que tem o conhecimento dEle através da revelação do Espírito Santo.
Aquele que não tem o conhecimento de Jesus vindo do Pai Celestial vive de história, mas a igreja fiel de Jesus vive de revelação.
Dizer que Jesus está vivo não é uma leitura de um manual religioso, um dogma, um credo, mas dizer que Jesus está vivo é a evidência disso na vida do servo.
Evidências: salvação, Batismo com o Espírito Santo, dons espirituais. Fui batizado com o Espirito Santo, então Jesus está vivo na minha vida.
Qual a palavra que o Senhor Jesus tem para aquele que O conhece através da revelação do Espirito Santo?
1. Bem aventurança (verso 17) está em Receber a usar a revelaçao.
2. Promessa de edificação espiritual sobre a revelação (verso 18)
PEDRA - uma metáfora usada para se referir a Pedro.
A IGREJA ESTÁ EDIFICADA SOBRE PEDRO? "...Tu és Pedro, e sobre esta Pedra edificarei a minha Igreja..." Mt 16:18
No original (grego) quando o Senhor Jesus fala: "Tu és Pedro" Ele usa a palavra PETROS que significa pedaço ou fragmento de rocha. E na continuação quando Jesus diz: "e sobre esta
Pedra". "Tu és Pedro", ou seja, um fragmento, um pedaço, um componente da rocha,
Agora Ele usa a palavra PETRA que significa Rocha (o todo, pedra maciça).
A qual rocha (Petra) o Senhor Jesus estava se referindo? Ele se refere à declaração de Pedro feita um pouco antes: "... Tu és o Cristo, o filho do Deus Vivo" (Mt 16:16)
A Igreja fiel nunca foi edificada sobre Pedro, mas sobre a Rocha Eterna, o Senhor Jesus, o Filho do Deus Vivo, ou seja, sobre a Revelação de Jesus vivo. A Obra de Deus é feita na revelação do Espírito Santo. A confissão de Pedro foi Jesus, a Rocha sobre a qual a igreja fiel é edificada. Não se trata de uma confissão de fé num credo apostólico, mas uma fé viva num Jesus vivo.
"Porque ninguém pode pôr outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo". - 1 Coríntios 3:11
O QUE JESUS QUIS ENSINAR QUANDO DISSE A PEDRO "TU ÉS PEDRO (PETROS)":
A rocha é o Senhor Jesus, mas para que a Igreja pudesse ser iniciada o Senhor iria contar com homens na condição de componentes da rocha. A palavra de Pedro ali na entrega daquela revelação, representava aquilo que os demais apóstolos iriam testemunhar sobre o Senhor Jesus. A verdadeira "pedra" que os apóstolos iriam basear a doutrina para a igreja seria exatamente o Senhor Jesus, o Cristo, o Filho do Deus vivo. O verdadeiro componente da Rocha é aquele que reconhece que seu lugar não é de fundamento ou fundador, mas que esse lugar é do Senhor Jesus.
O próprio Pedro em Atos 4:11-12, vai afirmar mais tarde para a igreja que ele é simplesmente o PETROS e que a PETRA é Jesus.
AREIA – Fragmento de Rocha
Se alguém edifica sua vida espiritual sobre Pedro (Petros) está edificando sobre areia (fragmento de Rocha, de Pedra). Vem o vento, a chuva e enxurrada e provocam a queda da edificação.
II - TAREFA PARA JOVENS E OBREIROS DURANTE A REUNIÃO
Textos no VELHO TESTAMENTO que falavam profeticamente sobre Jesus como a Rocha:
SALMOS: 18:2
– "O SENHOR é o meu rochedo, (...)".
DEUTERONOMIO 32:4
– "Ele é a Rocha cuja obra é perfeita, (...)".
ISAIAS 28:16 – "Portanto, assim diz o Senhor JEOVÁ: Eis que eu assentei em Sião uma pedra, uma pedra já provada, pedra preciosa de esquina, que está bem firme e fundada; (...)".
NÚMEROS 20:11 – SALMO 19:14 – 28:1 – 89:26 – 95:1 – 114:1
Textos no NOVO TESTAMENTO que falavam profeticamente sobre Jesus como a Rocha:
I PEDRO:2:6
– "Pelo que também na Escritura se contém: Eis que ponho em Sião a pedra principal da esquina, eleita e preciosa; e quem nela crer não será confundido".
EFÉSIOS 2:20-22
– "edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina; (...).
I CORINTIOS 10:4
– "(...) porque bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a pedra era Cristo".
MATEUS 21:42 – ATOS 4:11 – ROM. 9:33 – EFESIOS 11:22, 5:3 – I PEDRO 2:4
III - SUGESTÃO DE MENSAGEM:
1ª. MENSAGEM
Isaías 32:2 – "E será aquele varão (...) como a sombra de uma grande rocha em terra sedenta".
Profecia de Isaías sobre o Senhor Jesus, como aquele que nos sustenta na caminhada.
A SOMBRA DE UMA GRANDE ROCHA: oferece ao viajante do deserto mais sustento para caminhadas mais longas, e mais resistência à sede.
AQUELE VARÃO (O SENHOR JESUS): oferece ao servo na sua caminhada neste mundo o sustento para a longa caminhada rumo à eternidade e dessedenta sua sede da alma durante toda a caminhada.
2ª. MENSAGEM
1 Pedro:2:4-5
"E, chegando-vos para ele, a pedra viva, reprovada, na verdade, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa, vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecerdes sacrifícios espirituais, agradáveis a Deus, por Jesus Cristo".
PEDRA VIVA:
O Senhor Jesus vivo, a Rocha.
Reprovado (rejeitado) pelos homens, mas eleito (escolhido) por Deus. O Cristo.
PEDRAS VIVAS:
A igreja fiel, os componentes (as partes) da Rocha. Somos parte do grande edifício espiritual que é a igreja.
Rejeitada pelo mundo, mas eleita por Deus e preciosa aos olhos dEle.
CASA ESPIRITUAL: lugar onde o Espirito Santo habita que é o coração do servo guiado pelo Espirito Santo.
SACRIFICIOS ESPIRITUAIS: culto espiritual agradável a Deus, porque é feito em nome Jesus e na direção do Espirito Santo.
Genesis 28:11 – Jacó descansa sobre a pedra.
"E chegou a um lugar onde passou a noite, porque já o sol era posto; e tomou uma das pedras daquele lugar, e a pôs por sua cabeceira, e deitou-se naquele lugar.".
A única Pedra – O Senhor Jesus
Noite – momento de trevas
Passou a noite: Nos momentos de difíceis o servo tem a presença do Senhor para descansar sabendo que a benção da salvação está no Senhor.
Tomou uma das pedras: no meio de tantas pedras Jacó fez a escolha por uma somente.
ESTUDOS BIBLICOS PARA JOVENS E OBREIROS E EBD - maio
- 11-12/mai/13
- ASSUNTO: A REJEIÇÃO AO SENHOR JESUS
- TEXTO FUNDAMENTAL: MATEUS 21:42
ATIVIDADE:
IDENTIFICAR O SENTIDO PROFÉTICO DA METÁFORA UTILIZADA PELO SENHOR JESUS EM MATEUS 21:42, AO CITAR A EXPRESSÃO "PEDRA DE ESQUINA".
(Os textos usados neste estudo foram extraídos da Tradução de João Ferreira de Almeida, Edição Revista e Corrigida, versão 1995)
I - INTRODUÇÃO
As palavras do Senhor Jesus no verso 42 estão no contexto da Parábola dos Lavradores Maus. O Senhor da vinha lhes toma das mãos para arrendá-la àqueles que cuidariam bem dela e a fariam produzir seus frutos. Nesse contexto as escrituras citadas pelo Senhor Jesus são as do Salmo 118:22-23, falando da rejeição de Israel a Ele, à semelhança daquilo que ocorre na parábola dos trabalhadores maus que rejeitaram o filho do pai de familia da parábola.
No contexto da parábola o Senhor Jesus deixa claro no verso 43 que a vinha representa o reino de Deus, e que a rejeição a esse reino pelos principes dos sacerdotes (vs. 45) levaria o Senhor a arrendá-lo a outra nação. O reino foi tirado das maos dos trabalhadores maus e dado à nação que iria valorizar esse reino, e essa nação é a igreja retirada dentre os gentios.
Os trabalhadores maus foram assim chamados porque rejeitaram o filho do pai de familia, o dono da vinha, ao matá-lo. Os edificadores fizeram o mesmo ao rejeitarem a pedra principal de esquina.
II - SENTIDO PROFÉTICO
DA METÁFORA UTILIZADA PELO SENHOR JESUS EM MATEUS 21:42, AO CITAR A EXPRESSÃO "PEDRA DE ESQUINA".
SIGNIFICADO DE:
METÁFORA: é uma figura de linguagem, quando um sentido figurativo é dado a uma palavra.
FIGURAS NO TEXTO:
1. A PEDRA PRINCIPAL DE ESQUINA: aquela que mantem a construção como uma unidade. É também chamada pelos construtores de amarração. É a pedra colocada no ângulo de dois muros, fazendo a amarração dos mesmos, ou seja, unindo-os. Ela servia para alinhar toda a construção.
A PEDRA ANGULAR ou CABEÇA DE ANGULO: é aquela que sustenta a estrutura da porta. Sem ela, a construção não se sustenta. A pedra agular é maciça, pois tem a finalidade de fortalecer o alicerce da estrutura.
2. OS EDIFICADORES QUE REJEITARAM: O Senhor Jesus estava se referindo ao que fez Israel ao rejeitar a pedra angular, fato supostamente relacionado a um episódio ocorrido durante a construção do templo. Algumas vezes isso costumava acontecer na construção das próprias casas dos israelitas.
SENTIDO PROFÉTICO
1. A PEDRA PRINCIPAL DE ESQUINA: O Senhor Jesus é quem nos mantém na unidade do Espirito Santo. Nossa edificação espiritual está relacionada a estarmos unidos ao Senhor Jesus. A igreja fiel é edificada sobre o Senhor Jesus e não sobre qualquer outro nome. É Ele quem estabelece o nível de unidade, "amarração" e alinhamento da igreja.
A PEDRA ANGULAR ou CABEÇA DE ANGULO: Jesus é a pedra angular, sem Ele não há sustentação para a edificação espiritual da igreja e a sua estrutura fica sujeita a desabar. O Senhor Jesus é a pedra com consistencia sólida, capaz de sustentar e fortalecer a estrutura de toda a edificação espiritual da igreja.
2. OS EDIFICADORES QUE REJEITARAM: aqueles que rejeitam o Senhor Jesus são os que O substituem por outro fundamento da sua fé.
A palavra "pedra" usada pelo Senhor Jesus está no mesmo contexto da parábola, pois o reino de Deus consiste na grande edificação do templo espiritual das nossas vidas, feita pelo Espirito Santo. A principal pedra de esquina que sustenta toda a construção desse grande templo espiritual é o Senhor Jesus, pois ele é o único fundamento da nossa fé.
A pedra que os edificadores rejeitaram era destinada à sustentação da construção na edificação do templo ou das próprias casas dos israelitas. Ao rejeitarem a pedra principal de esquina, os edificadores puseram outra no lugar dela e tiveram que arcar com as consequências disso. Também a rejeição ao Senhor Jesus como fundamento para a edificação espiritual da fé implica na substuição dEle por outro fundamento.
A igreja fiel está fundamentada em Jesus, e não O substitui por dogmas ou credos religiosos. Ela não se deixa alinhar por pontos de vista ou princípios filosóficos, mas o único vínculo que a une ao Senhor Jesus é a revelação do Espirito Santo.
O SENTIDO PROFÉTICO dado pelo Senhor à palavra "pedra", é para falar de si mesmo, pois Ele é o único fundamento da edificação do grande templo espirtual que o Espirito Santo faz em nossas vidas. Uma confirmação disso foi feita por Pedro em Atos 4:11. No verso 12 o próprio Pedro diz que nenhum outro nome foi dado pelo qual devamos ser salvos. Por isso, nem Pedro, nem qualquer outra pessoa substitui Jesus, pois somente Ele é a principal pedra de esquina, ou cabeça de ângulo.
Ela se torna pedra principal de esquina, não para aqueles que a rejeitam, mas para aqueles que edificam sua vida espiritual sobre ela como único fundamento. Aqueles que a rejeitam é porque não dão valor a ela, mas para nós que a temos como único fundamento da nossa edificação espiritual, ela é a PEDRA VIVA, como diz o apóstolo Pedro. "E, chegando-vos para ele – pedra viva, reprovada, na verdade, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa" 1 Pedro 2:4. O Senhor Jesus é pedra viva, porque ele morreu e ressuscitou. Qualquer outro nome é pedra morta.
POR QUE ISSO FOI FEITO PELO SENHOR E É MARAVILHOSO AOS NOSSOS OLHOS?
Porque o Pai, pela sua grande misericordia, concedeu à igreja, a bênção de fazer parte da grande edificação espiritual no reino de Deus, ao ter aceitado o Senhor Jesus como único salvador. Isso foi feito pelo Senhor e é maravilhoso aos nossos olhos. A grande maravilha, portanto, está em o Pai, que fez isso, ter tido misericórdia de nós.
Em Romanos 9:33, Paulo diz: "Como está escrito: Eis que eu ponho em Sião uma pedra de tropeço e uma rocha de escândalo; e todo aquele que crer nela não será confundido".
João lembra-nos essa maravilha quando diz no capítulo 1, versos 11 e 12: "Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus: aos que crêem no seu nome",
Pelo fato de ter a bênção do Espirito Santo, a igreja fiel é a casa espiritual viva, pois é corpo de Cristo. A edificação da igreja vem através dos dons espirituais e das operações do Espirito Santo. "Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo." 1 Pe 2:5.
O Senhor Jesus é o único fundamento tanto na doutrina do Velho quanto na do Novo Testamento, pois todos os profetas se referiram a Ele como o fundamento, e os apóstolos confirmaram essa doutrina no Novo Testamento. A igreja fiel é um edificio bem ajustado, pois sua edificação está sobre esse fundamento que é Cristo. Ela é templo santo do Senhor e morada de Deus no Espírito Santo. Efésios 2:20-22.
III - CONCLUSÃO
A Palavra de Deus na revelação do Espirito Santo possui vida, pois ela é profética. Há os que ficam só com o sentido literal da Palavra, pois não conhecem a revelação. Pessoas que escrevem sobre "a pedra", é pensamento isolado da letra e a grande preocupação deles é argumentar. Com isso substituem Jesus, a pedra principal da esquina por outro fundamento, fazendo assim rejeição ao Senhor Jesus.
O que é REJEIÇÃO AO NOME DE JESUS?
É quando alguém substitui Jesus como a pedra de ângulo, ou pedra de esquina. A rejeição a Jesus envolve uma substituição dele por outra pessoa. Por exemplo: Pedro não substitui Jesus, pois ele não é o fundamento da edificação da igreja fiel de Jesus. O Novo Testamento não diz que Pedro esteve em Roma, mas diz que ele era casado, pois Jesus curou a sogra dele e diz também que Pedro não possuía prata nem ouro em Atos 3:6.
O único fundamento é Jesus, pois Ele é a pedra principal de esquina, a pedra angular da grande edificação das nossas vidas espirituais. Nada substitui o sacrifício do Senhor Jesus pelos nossos pecados e isso foi feito pelo Senhor e é maravilhoso aos nossos olho
COMENTÁRIOS
RAZÃO X REVELAÇÃO
O homem é um ser dotado de inteligência, consciência, vontade e sentimentos. É um ser feito à imagem e semelhança de Deus, muito embora tenha caído de sua posição original.
Por ter caído, por possuir uma natureza decaída, pecaminosa, depravada, não pode encontrar em si algo que o faça voltar à presença do Senhor.
Não há um justo sequer, ninguém que faça justiça.
É fácil compreender que o apóstolo Pedro não poderia jamais ser a a rocha sobre o qual a igreja seria edificada, pois no homem não há nada de bom, o homem é de bem poucos dias (Salmo 90). Como pode um simples mortal como Pedro ser a Rocha Eterna? Como pode a igreja de Jesus Cristo ser edificada sobre a carne e o sangue?
A igreja católica espiritualizou a passagem para transformar Pedro e seus sucessores na Pedra de esquina, na Pedra angular que os edificadores rejeitaram. A rocha traz consigo a idéia de perenidade, tudo aquilo que a carne e o sangue não pode ter, tudo aquilo que Pedro não tinha. Heresia e erro grosseiro.
O erro católico deveria ter servido de lição para nós outros. O nosso erro está em achar que saímos das razão parar a revelação. Ledo engano. Pedro não saiu jamais da razão, logo em seguida à revelação de que Jesus é o Cristo, o Filho do Deus vivo, errou feio e foi repreendido pelo Senhor Jesus.
Pedro também erraria ao negar Jesus tres vezes. Pedro erraria novamente, traído pela sua razão, ao apoiar os da circuncisão contra Paulo. Somente na reunião em Jerusalém, humildemente reconheceu seu erro, principalmente porque o próprio Senhor lhe dera a revelação em um arrebatamento de sentidos e porque vira o Espírito Santo ser derramado sobre a família do centurião Cornélio.
Para mim, o melhor estudo sobre a razão x revelação está em um ensino de Charles Finney.
Segundo Finney, o homem é dotado de razão, de intelecto. Por essa razão, poderá utilizar o seu intelecto para conhecer, para aprender, para solucionar problemas e viver. Mas não poderá atingir as coisas espirituais pela razão.
Quando aceita Jesus, o homem é iluminado pela grande luz que foi vista por todos que dantes estavam em trevas (o povo que andava em trevas viu uma grande luz - Isaias). Através desse contato com o Salvador, o intelecto humano recebe a revelação do Espírito de Deus e consegue compreender as coisas espirituais. A Bíblia começa a fazer sentido.
Todavia, o homem, mesmo que o sol da justiça tenha resplandecido sobre ele, mesmo cheio do Espírito Santo, não está isento de erros. Continua pensando, continua utilizando a razão, continua sendo um ser racional. O grande erro aqui é achar que por termos acesso ao Pai, ao santo dos santos, estamos isentos de erros, quando não estamos. Samuel errou quando foi na casa de Jessé escolher o sucessor de Saul, Elias errou quando se escondeu na caverna achando que não poderia combater Jezabel, Moisés errou ao ferir a rocha pela segunda vez, Pedro errou como já mencionado, Paulo errou ao contender e brigar com Barnabé, Tiago, o irmão do Senhor, errou ao imaginar que a salvação seria só para os judeus, e junto com ele a maioria dos cristãos de Jerusalém, etc.
Ananias errou ao discriminar Saulo, mas quando o Senhor lhe disse que Saulo era um vaso escolhido por Ele, não duvidou. Isso é estar na revelação. É poder gozar da Sua Presença, ouvir a Sua voz, mas é também estar sujeito a erros de avaliação como esse, em que Ananias, capaz de impor as mãos sobre Saulo e, através de suas mãos, o Espírito ser derramado sobre Saulo que teve também a visão restituída, não sabia que Saulo estava convertido.
Estar salvo e cheio do Espírito não é a mesma coisa que ser onisciente. Na verdade, às vezes a revelação nos vem instantaneamente, e isso normalmente acontece quanto à salvação e outras questões espirituais sobre as quais nem um servo em Cristo tem dúvidas. Porém, nem tudo está patente aos nossos olhos, há coisas que não sabemos e vamos sempre precisar do auxílio do Espírito para novas questões, para nos guiar.
Por esse motivo é que a Sagrada Escritura deve ser a lâmpada e a luz para o nosso caminho(salmo 119), e dela não podemos nos afastar pois infalível somente a Sagrada Escritura é. No campo espiritual o homem, ser racional, intelecto, somente pode se apoiar nas Escrituras, exceto se receber uma revelação. Nesse último caso, sendo o autor um só, a revelação não irá contrariar as Escrituras.
O que ocorre é que, mesmo de posse da revelação, ou na revelação, ou andando na luz, continuamos tendo um intelecto ou uma razão. A única diferença é que agora fomos iluminados porque o Senhor fez resplandecer sobre nós a sua glória. Isso não significa estarmos isentos de erros, isso é assim porque quando o intelecto raciocina quanto às coisas espirituais não poderá caminhar sem a revelação, ou sem a ministração do Espírito de Deus.
Em síntese, estar na revelação não é um estado mental onde alcançamos a infalibilidade. Continuamos homens, continuamos sujeitos a erros, continuamos usando o intelecto, o raciocínio lógico, e é aqui que está o grande perigo: Achar que estamos fazendo a vontade do Senhor quando não estamos, achar que estamos na revelação quando estamos apenas fazendo uso do intelecto ou da razão, ainda que cheios do Espírito Santo. Esse é o motivo de haver heresias e erros doutrinários cometidos por pessoas que foram salvas, que foram cheias do Espírito de Deus, são fiéis. Porém, não são infalíveis e jamais serão.
Por isso a Palavra de Deus afirma em II Corintios 10.5:
5 Destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo (Almeida Revista e Corrigida, Almeida Revisada e Fiel);
5 derribando raciocínios e todo baluarte que se ergue contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência a Cristo (Almeida Revisada) ;
JESUS, O ÚNICO FUNDAMENTO
Ou seja, caríssimos irmãos, há ainda, depois de salvos e batizados com o Espírito de Deus, que se ter cuidado em levar cativo todo raciocínio e pensamento a Cristo, sob pena de incorrermos em erro.
Concluindo, na segunda EBD, o estudo terminou afirmando que Jesus é o único fundamento. Concordamos totalmente.
Então não se deve afirmar que a obra é tudo o que temos, pois Jesus é tudo o que temos. Não se deve afirmar que pertencemos à obra, pois pertencemos a Jesus Cristo somente. Ainda que amemos a igreja na qual congregamos, toda honra, todo louvor e toda glória somente a Deus.
Se Jesus é o único fundamento, devemos rejeitar qualquer outro. Não podemos colocar nenhum ser, nenhum familiar, nenhum valor material, nenhuma igreja e nenhuma obra no lugar de quem tem assento no trono.
"Porque, onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração" (Lucas 12:34).
SOLI DEO GLORIA
É IGREJA CRISTÃ MARANATA UMA SEITA?
Posted: 04 Jan 2015 05:24 AM PST
O QUE É SEITA?
Seita, do latim secta, significa um partido ou grupo que segue uma doutrina que diverge da opinião geral do cristianismo. Do ponto de vista cristão, claro. Heresia é o ato de um indivíduo ou de um grupo afastar-se do ensino da Palavra de Deus, normalmente aceito, e adotar e divulgar suas próprias idéias, ou as idéias de algum líder sobre a religião professada.
Você já foi enganado alguma vez? Talvez isso tenha acontecido à porta de sua casa, quando algum vendedor treinado para persuadir e usando de artimanhas o fez comprar algo inútil. O engano é geral! Há engano em todas as áreas da vida, e especialmente no setor religioso! Vivemos numa época em que muitas seitas se propagam em velocidade inacreditável. Os representantes das seitas sabem muito bem como podem vender suas heresias a pessoas de boa-fé por meio de palavras convincentes. Muitas vezes as seitas apelam para a Palavra de Deus e usam o nome de Jesus Cristo. Em um primeiro momento, freqüentemente, suas palavras parecem convincentes e verdadeiras. Mas: Cuidado – é engano! A Bíblia nos adverte seriamente a respeito: "Amados, não deis crédito a qualquer espírito; antes, provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo fora" (1 João 4.1).
De que consiste a diferença entre uma seita e a verdadeira fé bíblica em Jesus Cristo? Como se reconhece uma seita? Faça a prova com três perguntas:
1. Quem é Jesus Cristo?
As seitas negam a pessoa do Senhor Jesus – elas falam de um "Cristo cósmico" ou negam a Sua soberania divina. Nelas não é Jesus que está no centro, mas a pessoa do seu "guia", "profeta", "apóstolo"ou "guru". Entretanto, a Bíblia declara que Jesus Cristo é o único Deus verdadeiro. Ele se tornou homem para morrer na cruz por todos os homens. Ele ressuscitou corporalmente e vive por toda a eternidade (1 João 5.20; Colossenses 2.9; Marcos 10.45 e 1 Coríntios 15.3ss).
2. O que é a Bíblia?
Muitas vezes as seitas usam, de fato, partes da Bíblia, mas além dela ainda têm as suas doutrinas especiais, "novas revelações" e "visões", que colocam no mesmo nível da Palavra de Deus, a Bíblia. Porém, a própria Bíblia legitima-se como a Palavra de Deus inspirada. Tudo o que precisamos saber sobre Deus, sobre Jesus Cristo e Seu grandioso plano com este mundo e com nossa vida é revelado exclusivamente pela Sagrada Escritura (2 Timóteo 3.16). Deus nos adverte para não irmos além do que está escrito na Bíblia (Apocalipse 22.18-19; 1 Coríntios 4.6).
3. Como posso encontrar a Deus? Como alcanço a vida eterna?
As seitas condicionam a salvação à filiação a sua organização. Seus membros devem treinar certas práticas de meditação ou cumprir outras normas de conduta. A Bíblia, pelo contrário, ensina: você é salvo e recebe a vida eterna de Deus única e exclusivamente pela fé pessoal em Jesus Cristo e por Sua graça (João 3.16; 14.6; 1 Timóteo 2.5; Atos 4.12).
Cuidado para não cair nas armadilhas de qualquer seita. Por isso, informe-se. Leia a Bíblia. Conheça a Jesus Cristo e confie nEle! O Seu amor vale também para você. Ele quer trazer luz às trevas de sua vida. Jesus Cristo diz: "Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas, pelo contrário, terá a luz da vida" (João 8.12).
Você pode vir a Ele em oração e pedir-Lhe que assuma a direção de sua vida. Ter a Jesus significa ter vida verdadeira, vida com significado, vida eterna com Deus. (Peter Bronclik -http://www.chamada.com.br)
O texto acima é um estudo do Dr. Peter Bronclik, publicado em 1999 na revista Chamada da Meia Noite. Seus conceitos são aceitos como identificadores de uma seita. Outros parâmetros comuns às seitas são:
1 - EXCLUSIVISMO - só na seita há salvação, são os únicos detentores da verdade e a única igreja que segue os preceitos de Jesus Cristo. Proíbem a comunhão com servos de outras denominações cristãs;
2 - SECTARISMO - Creem apenas em determinadas partes da Bíblia e colocam no mesmo patamar da Palavra de Deus os escritos de seus líderes. Ex: Mórmons e Adventistas;
3 - INTERPRETAÇÃO DAS ESCRITURAS - Somente eles sabem interpretar corretamente as escrituras, os demais são hereges ou infiéis.
O QUE É HERESIA?
Heresia, da palavra grega háiresis, pode significar opção, seleção ou preferência. Consiste em uma ideia ou doutrina aceitos por um grupo que o afasta da Palavra de Deus como é aceita no meio evangélico. Note que o conceito foi aplicado ao meio evangélico apenas.
O QUE É APOSTASIA?
É o abandono da fé genuína em Cristo Jesus e no seu evangelho, que pode ser causado por doutrinas heréticas ou simplesmente pela recusa em continuar na presença do Senhor.
AS DOUTRINAS DA IGREJA CRISTÃ MARANATA SÃO HERÉTICAS?
A Igreja Cristã maranata professa a crença em Jesus Cristo como único e suficiente Salvador, crê no batismo com o Espírito Santo e na maioria das doutrinas de cunho dispensacionalista. São pre-tribulacionistas e creem que a última trombeta a ser tocada é a quarta trombeta do apocalipse, havendo sérias dissenções entre os doutrinadores nessa parte.
Creem no clamor pelo sangue de Jesus, o que não consideramos anti-bíblico, porque em Hebreus está escrito "Portanto, tenhamos ousadia para entrar no Santo dos Santos pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que Ele nos consagrou... (Hb. 10:19 e sgs). A invocação do sangue de Jesus inicia os cultos e ocorre para perdão dos pecados e em momentos de oração. Quanto a isso, é comum no meio evangélico pentecostal a invocação do sangue de Jesus quando confrontados com situações difíceis, com o adversário ou qualquer problema grave.
Creem nos dons espirituais, o que também é comum no meio evangélico pentecostal, na unção para o ministério da Palavra, o que ocorre também no meio evangélico pentecostal.
Evidentemente, boa parte dos membros crêem encontrarem-se na melhor igreja que existe. Com as devidas condescendências, porque todas as igrejas fazem parte da obra de Deus se seus seguidores pretendem submeter-se ao domínio do Pastor Jesus Cristo, todos os evangélicos agem mais ou menos assim. De fato, escolhe-se uma denominação evangélica por identidade ou por outro motivo. Mas a denominação escolhida, no fundo, é a melhor. Isso pode ser encontrado em qualquer denominação, seja Assembleia de Deus, seja Deus é Amor ou Mundial, ou qualquer outra, é algo comum.
O assunto da Consulta à Palavra de Deus já foi analisado neste blog.
Se a Igreja Cristã Maranata fosse considerada uma seita, que igreja evangélica pentecostal escaparia? E as neo pentecostais? Creio que tampouco as tradicionais escapariam.
Responda você mesmo à pergunta. Deixe seu comentário. Responderemos a todos.
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