05 outubro 2011

NÃO SE EMBRIAGUE SÓ COM EMOÇÕES!



MÚSICA: NÃO SE EMBRIAGUE SÓ COM EMOÇÕES!
 

 
Como você já deve ter percebido, eu às vezes sou bem repetitivo nos temas que quero enfocar. E hoje vou "bater numa tecla" que ainda continua me incomodando muito: as canções que ouvimos e cantamos todos os dias.
 
Claro que uma boa música pode nos fortalecer, nos animar, nos inspirar. E quem nunca usou uma boa música para esquecer um momento ruim da sua vida? Mas devemos tomar muito cuidado pois as vezes podemos estar usando as músicas apenas como uma espécie de doping para os problemas que enfrentamos, ou para "criarmos" uma fantasia de algo que não existe.
Só como exemplo, lembro-me do tempo em que trabalhei em uma Livraria Evangélica e várias vezes os jovens vinham para comprar um CD de alguma Banda Gospel internacional que estava fazendo muito "sucesso". Como eu não entendo nada da língua inglesa, perguntava a esses jovens o que as canções que eles estavam ouvindo diziam.
 
Para a minha surpresa (e tristeza) a maioria deles me respondia: 'eu também não sei o que diz a letra dessa canção'. Até hoje estou esperando alguém me explicar como alguém pode cantar uma canção sem saber ao certo o que está cantando.
 
E isso me leva de volta a outro velho ponto que gosto de colocar: Cantar é fácil; difícil é viver o que se canta!
 
Estava voltando para casa outro dia e estava ouvindo uma canção muito linda que tocava no rádio. A letra dela diz o seguinte:
 
                                                                 Tu és a minha porção
Tu és a minha herança
Tu és o meu socorro
Nos dias de tribulação
 
Mesmo que meus pais me deixem
Mesmo que amigos me traiam
Eu sei que em Seus braços
Eu encontro salvação
 
Ainda que a figueira não floresça
Ainda que a videira não dê o seu fruto
Mesmo que não haja alimento nos campos
Eu me alegrarei em Ti.
 
A letra dessa canção é baseada na declaração que fez o profeta Habacuque fez: "Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, todavia, eu me alegro no Senhor, exulto no Deus da minha salvação. O Senhor Deus é a minha fortaleza, e faz os meus pés como os da corça, e me faz andar altaneiramente." (Habacuque 3:17-19).
 
Eu podia ouvir no fundo da canção que estava sendo entoadas, várias pessoas cantando, pois provavelmente o CD havia sido gravado ao vivo. Então pensei comigo: Será que essas pessoas estão prestando atenção no que estão cantando?
Será mesmo que essas pessoas se manteriam firmes em sua fé se os seus pais os abandonassem, ou se seus melhores amigos os traíssem?
 
Vamos pensar um pouco no texto de Habacuque. O que o profeta Habacuque estava dizendo nesses versos? Seria somente um belo exemplo de como deveria se comportar o cristão em meio a adversidades?
 
Certamente existe uma profunda mensagem de Deus nesse trecho do livro do profeta Habacuque. Algo muito profundo, uma oração de um verdadeiro servo fiel que confiaria no Senhor mesmo em meio às tragédias.
 
Quando ele escreve: "... ainda que a figueira não floresça...", estava se referindo à função da pasta de figo, extraída da árvore, servia como remédio, para ser colocada sobre as feridas; se esgotasse esse recurso: ainda assim ele se alegraria no Senhor e exultaria no Deus da sua salvação.
 
Logo em seguida ele diz: "... nem haja fruto na vide...". Ele dizia que, ainda que não houvesse o vinho, simbolizando alegria: ele ainda se alegraria no Senhor e exultaria no Deus da sua salvação.
 
Após isso, ele continua: "... ainda que decepcione o produto da oliveira...". Ele fazia referência à luz, à iluminação que se conseguia através do azeite extraído da oliveira, se o faltasse: ele ainda se alegraria no Senhor e exultaria no Deus da sua salvação.
 
Mais um pouco: "... os campos não produzam mantimento...". Se faltasse o alimento, se não produzissem mantimentos as cearas: ele se alegraria no Senhor e exultaria no Deus da sua salvação.
 
Por último: "... ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado...". Se não houvesse como se vestir, pois se fazia roupas de peles, de couro, se não houvesse a carne extraída dos rebanhos, ele se alegraria no Senhor e exultaria no Deus da sua salvação.
 
Traga isso para os nossos dias e reflita: Se você estivesse desempregado, sem dinheiro para saldar as suas dívidas. Se não houvesse nenhuma perspectiva de emprego, e se os alimentos na sua casa começassem a faltar. Se você tivesse de ficar sem poder comprar roupas ou calçados por um longo tempo. E se ainda por cima você tivesse de vender os seus bens, ou talvez... o seu carro, como você reagiria? Estaria cantando a canção de Habacuque?
 
Minha mensagem para você hoje novamente é esta: reflita muito bem no que você está cantando, e preste muita atenção às palavras que saem dos seus lábios.
 
Esteja preparado para viver intensamente tudo aquilo que canta!
 
Deus te abençoe!
 
Sérgio Müller
 
 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário