BENVINDO

Minha foto

 Sou servo do Senhor desde 2001,sirvo a Deus na Igreja do Evangelho Quadrangular,  obreiro formado no Instituto Teológico Quadrangular, professor da Escola Bíblica,  casado com Elisângela a 25 anos , pai de 2 filhos maravilhosos,  buscando cada dia conhecer mais ao Senhor. Meu maior desejo é ser " uma bênção" e abençoar àqueles que estão perto e através da web os que estão longe.  Que as bênçãos do Senhor seja transbordante sobre a sua vida, sobre sua casa , sobre sua família, sobre o seu ministério, querido(a) e amado(a) irmão(ã) em Cristo Jesus. 

terça-feira, 2 de agosto de 2016

BÍBLIA A PALAVRA DE DEUS

BÍBLIA A PALAVRA DE DEUS


E perseveravam na doutrina dos apóstolos

Posted: 01 Aug 2016 04:28 AM PDT



"E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações." Atos 2:42

INTRODUÇÃO:

Como nos anos anteriores o Senhor tem nos dado um lema, uma palavra, para que possamos aplicá-la no nosso viver no decorrer de todo este ano. O Lema é uma revelação do Senhor e sempre vem acompanhado de um propósito de Deus para os seus servos.

Neste ano o Senhor deixou para nós o seguinte LEMA: "E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações." Atos 2:42

Assim, devemos aprender o que significa o lema, para que possamos segui-lo todos os dias, especialmente, deste ano.

DESENVOLVIMENTO:

O texto do lema fala dos irmãos da Igreja Primitiva. Esta igreja teve o nome de "primitiva" porque ela foi levantada pelos doze apóstolos do Senhor Jesus. Os apóstolos (mensageiros, enviados) de Jesus eram, na sua maioria, homens simples, e Jesus lhes ensinou tudo o que era necessário saber Dele e de sua doutrina.

Mas o que são as Doutrinas de Jesus? (ouvir as classes) Onde as encontramos? (ouvir as classes) Doutrinas são os ensinos dados pelo Senhor Jesus para a sua Igreja seguir, e as doutrinas estão na Bíblia – A Palavra de Deus. "Jesus lhes respondeu, e disse: A minha doutrina não é minha, mas daquele que me enviou." João 7:16

A Bíblia nos conta que muitos que ouviram (homens, mulheres, idosos, jovens, adolescentes e crianças) as pregações dos apóstolos (apóstolo = mensageiro, enviado), receberam de bom grado a Palavra de Deus e se converteram.

Mas será que aqueles que se convertiam eram todos iguais?

Tinham os mesmos pensamentos? Não! Eram pessoas que vinham de lugares diferentes, com costumes e conhecimentos diferentes, que precisavam conhecer e entender a Palavra de Deus. Por isso, os apóstolos se preocupavam em lhes ensinar todas as doutrinas (ensinos) de Jesus, para que eles conhecessem a verdade acerca do Reino de Deus, e não fossem enganados por falsos ensinos.

E hoje, da mesma forma, nós precisamos aprender todos os ensinos da Palavra de Deus, as doutrinas ensinadas por Jesus, para que nós não sejamos enganados por tantos falsos ensinos que de tantas formas querem nos desviar do caminho da verdade. Hoje vemos muitas pessoas sendo enganadas por não conhecerem a Palavra de Deus, as doutrinas de Jesus, e por isso, logo se desviam do caminho da verdade.

Nós devemos ser como os irmãos da igreja primitiva, que perseveravam na doutrina dos apóstolos.

Mas o que é perseverar? Perseverar é permanecer firme e constante, sem mudar.

Mas quais são as doutrinas básicas (principais) que o Senhor Jesus deixou para a Sua igreja?

·      A Palavra Revelada: No mês de setembro aprendemos sobre a Palavra Revelada e vimos que Deus revela aos seus servos os segredos da Sua Palavra. Quando permitimos que Deus revele a nós a Sua Palavra, nós estamos aprendendo a nos desviar do caminho mau, pois aquele que segue a Palavra de Deus não andará em trevas. "Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida." João 8:12; "Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho". Salmos 119:105.

·      O Poder do Sangue de Jesus: Em novembro aprendemos sobre o poder do sangue de Jesus, que é uma arma poderosa que devemos usar todos os dias da nossa vida. O sangue de Jesus renova a nossa comunhão com Deus, nos traz proteção, livramento e salvação (Ex: Nos livra de acidentes, guarda a nossa casa, etc.). "Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado." I Jo 1:7

·      Igreja, Corpo de Cristo: Neste ano vamos aprender sobre que a igreja é o Corpo de Cristo. Devemos nos lembrar a cada dia, que somos parte do Corpo de Cristo e não deste mundo, que combate contra o Senhor Jesus e a sua Igreja. Nós fazemos parte da igreja que um dia vai ser arrebatada, e vai morar para sempre com o Senhor na eternidade. "Ora, vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular". I Coríntios 12:27

·      Salvação: Hoje vemos muitas pessoas que aceitam Jesus, mas continuam fazendo as mesmas coisas que faziam antes. Mas salvação não é só no dia que você aceita Jesus (ato), mas é todos os dias (processo). Salvação é andar no caminho, que é Jesus. Só Jesus pode nos salvar.  "Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim". João 14:6

·      Fé: Fé é deixar Deus dirigir as nossas vidas. É crermos nas promessas de Deus para nossas vidas. Hoje, muitas pessoas vivem pela sua razão (Ex: Eu acho isso, eu penso assim), elas não creem que Deus pode operar nas suas vidas. Jesus nos ensinou que todo aquele que crer, ainda que esteja morto viverá.  "Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá;" Jo 11:25; "...porque o justo viverá pela fé". Gálatas 3:11b

CONCLUSÃO:

Vamos guardar o Lema deste ano nos nossos corações: "E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações." Atos 2:42

Os irmãos da igreja primitiva perseveraram firmes na doutrina dos apóstolos. E nós, da mesma forma, vamos permanecer firmes nas doutrinas que o Senhor Jesus deixou aos seus servos. Não queremos andar segundo os conselhos deste mundo, os falsos ensinos, mas queremos andar segundo as doutrinas da Palavra de Deus. Permanecendo assim, vamos continuar em comunhão, firmes na caminhada rumo aos céus!

Família nos Céus

Posted: 01 Aug 2016 04:20 AM PDT



Efésios 3:14-15

"Por esta razão dobro os meus joelhos perante o Pai, do qual toda família nos céus e na terra toma o nome"

INTRODUÇÃO

Paulo ora da Deus em favor da igreja que estava em Éfeso para que ela não viesse a desfalecer diante das tribulações que ele iria passar. Na sua oração ele menciona família nos céus e na terra e ambas, segundo Paulo, tomam o nome do Pai.

Aqui Paulo deixa o ensino de que a família foi e é constituída pelo Pai, o Deus criador de todas as coisas.

Família nos céus – família profética – que aponta para a igreja fiel que vive como uma família, pois faz a vontade daquele que a constituiu.

Marcos 3:33-35 -  Respondeu-lhes Jesus, dizendo: Quem é minha mãe e meus irmãos! E olhando em redor para os que estavam sentados à roda de si, disse: Eis aqui minha mãe e meus irmãos! Pois aquele que fizer a vontade de Deus, esse é meu irmão, irmã e mãe.

Família na terra – fala da família da obra criadora que tem importância tal qual a primeira, visto que também foi constituída por determinação do Pai celestial.

Como Paulo orou pela igreja / família de Éfeso, assim também nós como corpo de Cristo, movidos pelo Espírito Santo temos orado para que Deus possa salvar e abençoar as famílias que, neste momento profético, estão passando por momentos adversos como desemprego, enfermidades, lutas das mais variadas (separação, filhos conta pais e pais contra filhos, vícios, etc,) além de um projeto maligno que quer descaracterizar aquilo que foi instituído por Deus e consequentemente anular a fé no coração de muitos.

Diante deste contexto há um segredo para a preservação da comunhão da família. Este segredo não está nas terapias, nos livros de autoajuda. Os segredos que podem salvar as famílias têm origem na eternidade e são eficazes quando aplicado com temor e fé.

Os segredos são os mesmos que Paulo pediu ao Pai em favor daquela igreja. Estes segredos presentes no seio da família é sua certeza de findar os dias aqui nesta terra em comunhão e com a certeza de que a eternidade será ao lado do Salvador, o Senhor Jesus.

Oração – a Oração é o primeiro e grande segredo para salvação e preservação da família. A oração é uma opção de intimidade com Deus onde o homem, pelo sangue de Jesus, pode exercer o sacerdócio universal e adentrar a presença do Pai sem a intermediação de homem ou objeto algum.

Que sejais robustecidos com poder pelo seu Espírito – a família deve buscar o Batismo com o Espírito Santo. Somente o Espírito Santo pode, nestes momentos adversos, fortalecer e apontar qual caminho a seguir.

Que Cristo habite pela fé nos vossos corações – no coração de muitos familiares habita o ódio, a intolerância, a falta de paciência, o rancor, o ódio, a angustia, etc. A nossa oração também é para que, através da fé profética que tem origem na eternidade, Cristo habite em cada coração. Quando Cristo habita no coração de cada integrante da família ele retira tudo o que foi mencionado anteriormente e a paz, o amor, a alegria, a tolerância, a compreensão toma lugar, pois Ele, JESUS, é o Príncipe da Paz.

Possais compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento – O Espírito Santo que levar o homem a conhecer o amor de Cristo, um amor que excede todo o nosso entendimento, pois ele não é baseado na troca. Este amor é incondicional, pois basta que você ame e quem ama como diz Paulo na carta aos Coríntios tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais acaba.

Que sejais cheios – Paulo encerra o v. 19 pedindo ao Pai para que aquela igreja fosse cheia, mas cheia de que?

Cheia de poder, cheia da presença de Cristo, cheia do amor de Deus. Nossa família, precisa estar cheia destas bênçãos.

Até a inteira plenitude de Deus – Jesus está às portas, o seu projeto está se completando, faltando o soar da última trombeta e a igreja será arrebatada.

Deus tem uma bênção para a sua família e a convida para que ela faça parte da família profética que herdará a eternidade.

por Sebastião Ramos - Igreja Cristã Maranata

Nenhum comentário:

Postar um comentário