26 fevereiro 2015

BÍBLIA A PALAVRA DE DEUS


BÍBLIA A PALAVRA DE DEUS


Posted: 25 Feb 2015 07:00 PM PST

A sociedade contemporânea tem feito um ataque frontal ao casamento. E um de seus ataques é contra os papéis tradicionais dentro da família. Se diz à esposa que desde que ela tem os mesmos direitos de seu marido, ela não precisa se submeter a ninguém. Impõe-se uma pressão ao marido para que cuide de si mesmo e não se preocupe com ela. Como resultado, os maridos e as esposas precisam de orientações. Eles precisam de respostas as questões básicas sobre os seus papéis específicos dentro do casamento.


O PAPEL DO ESPOSO – A Bíblia diz que o marido é o cabeça...

"Mas quero que saibais que Cristo é a cabeça de todo o homem, e o homem a cabeça da mulher; e Deus a cabeça de Cristo." 1CORINTIOS 11.3

O que significa isso? Significa que o marido deve desempenhar uma liderança responsável, sem ser ditatorial ou cegamente egoísta. Bíblicamente sua liderança deve ser:

- SER EXERCIDA EM AMOR – "Vós, maridos, amai a vossas mulheres, e não vos irriteis contra elas." COLOSSENSES 3.19


- SEGUIR O EXEMPLO DO AMOR DE CRISTO PARA COM A IGREJA - "Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela." EFÉSIOS 5.25


- SER DESEMPENHADA COM COMPREENSÃO – "Igualmente vós, maridos, coabitai com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações."1PEDRO 3.7


- TER UM AMOR IGUAL PARA COM A ESPOSA ASSIM COMO O TEM PARA COM SEU PRÓPRIO CORPO – "Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo." EFÉSIOS 5.18


Agora, o fato do marido ser apontado como o cabeça da esposa, não significa que ele é superior. O mesmo versículo que diz que o homem é o cabeça da mulher, também diz que DEUS é o cabeça de CRISTO (1CORINTIOS 11.3). e nós sabemos que Eles são iguais em sua natureza. Ambos são plenamente DEUS.


A posição da liderança do marido é funcional. Ajuda com que o casamento funcione. Desempata os votos iguais. Ela também traz consigo uma grande responsabilidade. O marido deve prover uma liderança amorosa, compreensiva. 


Wallace Oliveira Cruz
Posted: 25 Feb 2015 07:00 PM PST


Atitudes erradas apagam o amor. Pequenas coisas podem destruir uma união que Deus criou para produzir felicidade. Quem faz vista grossa àquilo que deveria evitar ou corrigir, acaba perdendo seu bem mais precioso, arrumando sarna para se coçar, e pecando contra Deus. Quer destruir sua família? Não é difícil!

1. Exploda o tempo todo, seja agressivo, e use a ira para agredir; suas palavras devem cortar como navalhas até ferir e magoar....



2. Esqueça datas importantes e nunca dê presentes. 
3. Atenção, carinho, e gentilezas, nem pensar. Apenas faça carinho ou seja atencioso quando estiver a fim de sexo.




4. Fique na internet até tarde, converse mais com estranhos nas redes sociais do que a sua esposa e filhos.




5. Esconda tudo da sua esposa, tenha muitos para fortalecer a desconfiança.




6. Não admita nunca que errou é tão pouco peça perdão dos seus erros.




7. Culpe a sua esposa, a acuse de não lhe dar prazer; diga-lhe que não se cuida; a critique publicamente.




8. Chegue tarde em casa, trabalhe muito; aproveite as folgas com seus amigos, e só vá a igreja de vez em quando.




9. Seja omisso, negligencie suas responsabilidades, nunca ajude em casa; ela deve educar seus filhos; sobrecarregue sua esposa com deveres que são seus.




10. Faça dívidas, gaste mais do que ganha; e não anote seus gastos ou controle seu orçamento.
11. Dê atenção a outras mulheres; seja infiel, afinal você é homem.




12. Não demonstre amor; nada de ser romântico, dar flores, ou fazer surpresas; essa atitudes são muito piegas.




13. Fale negativamente dos parentes dela, principalmente sua sogra; nãos os visite, e nem os convide para sua casa.




14. Nunca ore nem leia a Bíblia, nada de fazer culto doméstico com a família.




15. E quando seu casamento estiver desmonorando, não peça ajuda, muito menos do seu pastor.

Ao tomar essas atitudes, pode ter absoluta certeza, o diabo venceu e dai para frente à vida da sua família será de infelicidade, traumas e angústia. Ah! Eu já ia esquecendo, prepare-se para pagar pensão quando separar; as despesas vão dobrar, pois vai acabar sustentando duas famílias. 

Posted: 25 Feb 2015 07:00 PM PST

O testemunho é uma das fontes de grandes bênçãos na vida cristã. Através dele, podemos compartilhar experiências vividas por nós com os outros, delineando assim uma história de vida junto a Deus. E, ouvindo o testemunho de irmãos, somos comovidos e tentados a enxergar pontos antes não vistos em nossa vida com O Pai. Dessa forma, é efetuado o ato de abstrairmos ideias e conhecimentos sobre a presença de Deus na vida de um cristão. Podemos afirmar que o testemunho é o conhecimento e/ou poder empírico do poder do Espírito Santo de Deus em nossas vidas.

Particularmente, deleito-me com testemunhos, e tenho certeza de que através deles podemos adquirir precisas provas sobre o que Deus pode fazer na vida de cada um, e podemos ainda absorver excelentes lições através do compartilhamento de nossa história como cristão. Além de tudo, testemunhar pode também ser um ato de amor e compaixão, uma vez que exercendo este milagroso ato, podemos alertar nossos irmãos em Cristo a extraviarem-se de seus maus caminhos tendo como moral uma experiência própria.

Um cristão que trabalha arduamente na Fé certamente terá um testemunho encantador. E não devemos subestimar nenhuma espécie de testemunho, mas devemos procurar nutrir nossas almas exercendo nossa mente e aproveitando cada maneira de aproximarmo-nos do Pai. Isso não é um ato de egocentrismo, mas através do testemunho de alguém, pode ser gerado um novo testemunho, e assim sucessivamente.

Podemos relatar nosso relacionamento com Cristo; e ainda, expor os frutos dele através de uma vida, e não só através de palavras. Aliás, vivendo um relacionamento mútuo com Cristo podemos solidificar um relato precioso sobre o que é o Evangelho. Através de nossas vidas, pessoas podem sentir-se conduzidas a um novo estilo de vida, desinibindo-se de seus velhos comportamentos e tornando-se maleáveis ao conhecimento sobre Jesus Cristo.

Por vezes, caímos na armadilha de achar que o testemunho deve ser apenas dito, e procuramos desesperadamente por ouvi-los em aparelhos portáteis de DVD ou CD, o que chega a soar um tanto quanto irônico. Sua vida é um testemunho. O fato de acordarmos todos os dias e termos alimento, a Palavra de Deus para ler, olhos bem abertos focados em Cristo, já é um testemunho. Em minha vida, tive a graciosa oportunidade de observar a prova de que o testemunho é verdadeiramente a vida de um cristão, algo que está sempre disponível para quem quiser ver, apreciar e analisar.

A experiência pessoal de um cristão revela o poder de Deus. Eu mesma posso vê-la em minha vida através de diversos ângulos. Jesus Cristo tocou-me os olhos para que eu pudesse enxergar a vida novamente como uma dádiva divina, uma oportunidade sem igual para vivermos as mais aleatórias experiências com Ele. Jesus Cristo, além de ter convertido-me o espírito, converteu-me a mente. E converteu de forma absurdamente inigualável, pois nem eu mesma acreditava que pudesse haver alguma solução para minhas loucuras e lástimas pessoais. Pela graça de Jesus Cristo, soube que mesmo sendo um objeto de escória, tinha uma preciosidade imensuravelmente somática para Ele.

Porém o verdadeiro milagre reside no fato de que hoje, quando me lembro dos feitos de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo em minha vida, sinto-me profunda e aconchegantemente envolvida pelas suas bênçãos, as quais me acalentam e me sustêm. Sua presença em minha vida reflete-se de maneira divinamente ornamentada em minha emoção. Como cristã, ganhei uma nova vida, a qual eu não merecia, mas que veio como resultado de minha conversão. Jesus Cristo concedeu-me magnificências espirituais ao invés de desequilíbrios mentais esporadicamente prejudiciais. Levantou-me da mais extrema tristeza para conhecer o mais sublime maná de bênçãos. Que não limitemos nosso testemunho a brevidades como palavras, mas que possamos desenvolvê-lo todos os dias com a misericórdia de Jesus Cristo! Que Jesus Cristo possa evidenciar-se de tal forma em nossas vidas que Ele possa ser visto em todas as camadas de nosso ser.

A Paz e a Graça de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo esteja com todos.


Esther Moore
Posted: 25 Feb 2015 02:05 PM PST


Seminário CIAs - 2015
Material Completo do Seminário
Segue abaixo o link do material completo para o Seminário de CIAs que acontecerá no mês de março de 2015, caso tenha alguma duvida estamos a disposição para ajuda-los,
  • Segue em anexo o Passo a Passo da 1ª e 2ª Aula para Professoras
Para ter acesso ao material completo acesse ao site ou CLIQUE AQUI PARA DOWNLOAD 


Informamos aos irmãos (a) que este site não e Oficial do Presbitério Espirito Santo, somente para auxilio dos irmãos com material e entre outros conteúdo.
Posted: 25 Feb 2015 09:10 AM PST
TEMA: "A DIREÇÃO DO SENHOR NA VIDA DO HOMEM"

TEXTO: TIAGO 3: 4- "OBSERVAI, IGUALMENTE, OS NAVIOS QUE , SENDO TÃO GRANDES E BATIDOS DE RIJOS VENTOS, POR UM PEQUENÍSSIMO LEME SÃO DIRIGIDOS PARA ONDE QUEIRA O IMPULSO DO TIMONEIRO."

INTRODUÇÃO:

O SENHOR DEUS AO LONGO DA SUA PALAVRA UTILIZOU DE SÍMBOLOS, FIGURAS, ELEMNETOS QUE COMPÕEM A NATUREZA, ETC. ATRAVÉS DOS QUAIS, PROCUROU ENSINAR AO HOMEM SOBRE AS COISAS ETERNAS.
PAULO POR EXEMPLO AO ESCREVER AS CARTAS, FAZ MENÇÃO DO LAVRADOR, ATLETA, SOLDADO. ERA UM MÉTODO ( MANEIRA ) DE FACILITAR A COMPREENSÃO DO HOMEM ACERCA DAS COISAS DE DEUS. O QUE APRENDEMOSCOM:
O LAVRADOR?
AQUELE QUE SEMEIA PARA DEPOIS COLHER.
APRENDEMOS A PACIÊNCIA.

O ATLETA?
A DISCIPLINA

O SOLDADO?
A OBEDIÊNCIA

POR ISSO TIAGO COMEÇA NO TEXTO QUE FOI LIDO, DIZENDO ASSIM: "OBSERVAI, IGUALMENTE OS NAVIOS..."

DESENVOLVIMENTO:

OBSERVAI – É ESTARMOS ATENTOS A PALAVRA DE DEUS ( PROJETO DE SALVAÇÃO ). É O ATENTAR PARA AS COISAS, PORQUE MESMO NAS COISAS MAIS SIMPLES, É POSSÍVEL TIRARMOS GRANDES LIÇÕES PARA AS NOSSAS VIDAS ESPIRITUAIS. (RM. 15:4)
QUAL A LIÇÃO OU O QUE APRENDEMOS COM O QUE TIAGO ESCREVEU DESSE TEXTO AO SE REFERIR AOS NAVIOS?

NAVIO – É UM TRANSPORTE QUE TRÁFEGA NO MAR;

SUJEITO AS INTEMPÉRES ( ONDAS, TEMPESTADES, VENTOS ).
O HOMEM SEJA ELE SERVO OU NÃO TAMBÉM ESTA SUJEITO Á LUTAS, PROVAS.
EXEMPLO: ENFERMIDADES, DESEMPREGO, ETC.,

O NAVIO – SIMBOLOGIA A  VIDA DO HOMEM.

NECESSITA QUE ALGUÉM O DIRIJA – O HOMEM ABRIR O CORAÇÃO PARA O SENHOR.


TEM UM OBJETIVO A ALCANÇAR ( DESTINO )  -   O OBJETIVO DA IGREJA FIEL É A ETERNIDADE COM DEUS.

BATIDOS DE RIJOS VENTOS – DOUTRINAS ERRÔNEAS, QUE TENDEM A IMPEDIR QUE CHEGUEMOS AO NOSSO DESTINO ( ESTARMOS JUNTOS COM O NOSSO SALVADOR PARA TODO O SEMPRE).


O MAR – SIMBOLOGIA  O MUNDO EM QUE VIVEMOS.

PEQUENO LEME- "APARELHO QUE DÁ DIREÇÃO A UMA EMBARCAÇÃO".
ALGO SIMPLES, PORÉM FAZ COM QUE O NAVIO SE MOVA. AS REVELAÇÕES DO SENHOR; AS SUAS PROFECIAS, TEM DIRECIONADO A VIDA DO SEU POVO.

PARA ONDE QUEIRA – A VONTADE SOBERANA DO SENHOR ( TRABALHO, ESCOLA, ETC.)

TIMONEIRO – " AQUELE QUE GOVERNA, DIRIGIR.
O SENHOR DESEJA DIRIGIR A VIDA DO HOMEM.

CONCLUSÃO:


AMADOS IRMÃOS A ÚNICA FORMA DE ALCANÇARMOS O NOSSO OBJETIVO QUE É A VIDA ETERNA, ETERNIDADE COM DEUS É SENDO DIARIAMENTE DIRIGIDOS PELO O SENHOR NOSSO DEUS.
VOCÊ QUER SER DIRIGIDO PELO O SENHOR?
ABRA O SEU CORAÇÃO E ACEITE O SENHOR JESUS COMO SALVADOR DE SUA VIDA.

Josenilson Félix
Posted: 25 Feb 2015 03:43 AM PST

Salmo 118: 19, 20 

19  Abri-me as portas da justiça; entrarei por elas, e louvarei ao SENHOR.
20  Esta é a porta do SENHOR, pela qual os justos entrarão.

INTRODUÇÃO


O mundo atravessa momentos difíceis nesta hora, onde as necessidades do homem são muitas, mas a maior delas é espiritual. O homem tem sede de Deus e ao longo da sua vida tem buscado preencher o vazio do seu coração. Para isso tem recorrido a várias portas, esperando encontrar nelas a sua satisfação interior.

DESENVOLVIMENTO


O pecado transformou o homem em um ser materialista e cético, por isso ele procura portas de justiça (justiça = merecimento). O homem natural pensa: é injusto ser infeliz, estar em aflição. Ele diz: "eu sou justo e tenho muitos méritos, não deveria sofrer tanto...".

Algumas portas onde o homem julga encontrar a felicidade e a sua satisfação:

·    Conhecimento – Alguns acham que a felicidade é ter um grande conhecimento sobre diversos assuntos, mas isso muitas vezes os leva a se afastarem ainda mais de Deus, pois o conhecimento os conduz a aceitar somente o que é lógico, racional ou que possa ser explicado cientificamente.

· Religião – Muitos buscam nas diversas religiões o conhecimento de Deus somente para essa vida, endurecendo seu coração para as coisas espirituais e impedindo uma real experiência com o Senhor. O Deus da religião é um Deus distante e histórico, que só operou no passado.

·    Bens Materiais – Outros acham que a plena felicidade está nos bens materiais; mas a vida de abastança e luxo termina gerando tristeza e acrescentando dores, pois o homem nunca está satisfeito com o que possui e sempre quer mais, pois o seu vazio permanece.

Nada disso satisfaz ou atende as necessidades que o homem tem na sua vida interior, por isso Deus, na sua misericórdia tem apontado a verdadeira Porta da Justiça. Jesus é a única Porta aprovada por Deus, e somente através dele é que o homem pode entrar na presença de Deus e alcançar a qualidade de justo – justificado pelo Sangue de Jesus.

CONCLUSÃO

Não adianta bater em outras portas, pois somente uma pode se abrir para conduzir aquele que crê à vida eterna.

Neste momento o Espírito Santo aponta para o Senhor e diz: "Esta é a Porta do Senhor, pela qual os justos entrarão".










Posted: 25 Feb 2015 10:34 AM PST

Uma das coisas mais importantes a respeito da Bíblia é a maneira como ela está articulada, com temas uniformes em todo seu conteúdo, do início ao fim. Apesar de ter sido escrita num período de 1.600 anos e ter mais de quarenta escritores de várias procedências e níveis de conhecimento, Deus soberanamente a escreveu com uma única voz. 

Ele continua falando através da Bíblia hoje, sem que a mensagem chegue errada. Unidade. União. Igualdade. Essas são as marcas inabaláveis do nosso Deus. No início dos tempos, vemos a Sua unidade agir através da Trindade -

Pai, Filho e Espírito Santo. Deus, o Pai está lá criando o céu e a terra. O Espírito está se "movendo sobre a face das águas" (Gênesis 1:2). E o Filho, que é "o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do Seu ser" (Hebreus 1:3), se juntam para falar e trazer a existência ao mundo. 

"Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança" (Gênesis 1:26). Façamos. Nossa. Os três estão em perfeita união de mente e propósito. Vemos depois Jesus levantando-se das águas do batismo, e o Espírito descendo em forma de pomba e o Pai anunciando nessa cena majestosa, "Este é meu Filho amado em quem me comprazo" (Mateus 3:17). Jesus mais tarde diz, "Porque eu desci do céu, não para fazer minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou" (João 6:38). O Seu desejo de responder às orações dos seus seguidores é "para que o Pai seja glorificado no Filho" (João 14: 13). Ele pede ao Pai para enviar Seu Santo Espírito, sabendo que o Espírito irá fielmente testificar a respeito do Filho que Ele ama, porque "Pois quem conhece os pensamentos do homem, a não ser o espírito do homem que nele está? Da mesma forma,ninguém conhece os pensamentos de Deus a não ser Espírito de Deus" (1 Coríntios 2: 11). Pai, Filho e Espírito Santo estão em pura unidade. Eles servem um ao outro, amam um ao outro e honram um ao outro. Apesar de iguais, eles se alegram quando o outro é louvado. Apesar de distintos, eles são um, indivisíveis. .E por essa relação ser tão especial - tão representativa da grandeza e do esplendor de Deus - Ele escolheu nos deixar experimentar um aspecto disso. No relacionamento único entre marido e esposa, dois indivíduos distintos estão espiritualmente unidos em "uma só carne" (Gênesis 2:24). 

E "o que Deus uniu, ninguém o separe" (Marcos 10:9). Na realidade, esse mistério é tão sério - e o amor entre marido e esposa tão entrelaçado e completo - que Deus utiliza a imagem do casamento para explicar o Seu amor pela igreja. A Igreja (a noiva) é mais honrada quando o seu Salvador é adorado e celebrado. Cristo (o noivo), o qual se entregou a si mesmo por ela, é mais honrado quando ele a vê "como Igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou coisa semelhante, mas santa e inculpável" (Efésios 5:27).Ambos, Cristo e a Igreja, amam e honram um ao outro. Esta é a beleza da unidade.

Marido - O que aconteceria em seu casamento se você se dedicasse em amor, honra e serviço a sua esposa em todas as coisas? O que aconteceria se você determinasse que a preservação da sua unidade com sua mulher é digna de todo o sacrifício e expressão de amor? O que mudaria em seu lar se você tomasse essa abordagem em seu relacionamento como base diária? Esposa - O que aconteceria se você estabelecesse como missão fazer tudo possível para promover proximidade de coração com o seu marido? O que aconteceria se qualquer ameaça a unidade de vocês fosse tratada como veneno, câncer, um inimigo a ser eliminado pelo amor, pela humildade e renúncia? Em que se tornaria o seu casamento se você nunca mais estivesse disposta a ver a unidade de vocês destruída?A unidade da Trindade, como é vista através da história e continuará sendo vista no futuro, é evidência do poder da unidade. Ela é inquebrável. Infinita. E esta é a mesma realidade espiritual que se esconde em seu lar e endereço. Apesar de se apresentar em forma de planejamento de trabalho; visitas médicas e idas ao supermercado, a unidade é o laço eterno que percorre as experiências diárias do que você chama de "seu casamento", dando a ele um propósito para ser defendido por toda vida. Então, ame este que é parte do seu corpo tanto quanto você. Sirva a este cuja necessidade não pode ser separada da sua própria necessidade.


Honre este que, quando sobe ao pedestal do seu amor, lhe eleva também aos olhos de Deus, tudo ao mesmo tempo. 

Wallace Oliveira Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário