02 outubro 2011

A oração de Jabes

 


1 Crónicas 4.10

"Porque Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: Se me abençoares muitíssimo, e meus termos ampliares, e a tua mão for comigo, e fizeres que do mal não seja afligido! E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido."


 

VIVENDO DE MANEIRA ABUNDANTE

"E me alargues as fronteiras"

A parte seguinte da oração de Jabez – um apelo por maiores fronteiras – é aquela em que você pede a Deus que engrandeça sua vida de modo que você possa causar maior impacto para ele.
A partir do contexto e dos resultados da oração de Jabez, podemos ver que havia mais em seu pedido do que um simples desejo de possuir mais terras. Ele queria mais influência, maior responsabilidade e mais oportunidades para deixar uma marca para o Deus de Israel.
Dependendo da versão do texto bíblico que você esteja lendo, a palavra "fronteiras" também pode ser traduzida por termos ou terras. Para Jabez e seus contemporâneos, esta palavra carregava grande força emocional. Ela falava de um lugar que pertencia a alguém e onde havia muito espaço para crescer.
Na época de Jabez a história israelita mais recente incluía a conquista de Canaã por Josué e a repartição da Terra Prometida em extensas áreas de terra para cada tribo. Quando Jabez clamou a Deus "alarga minhas fronteiras", ele observou seu contexto e concluiu: "Eu não nasci para ter só isso"!
Como fazendeiro ou criador, ele olhou para o patrimônio que sua família lhe havia dado, correu os olhos pelas cercas, visitou os marcos de sua propriedade, calculou o potencial de tudo aquilo e tomou uma decisão: "Toma tudo aquilo que colocares sob o meu cuidado Senhor, e aumenta-o, para Tua glória".
Se Jabez trabalhasse em Wall Street, é possível que ele tivesse feito a seguinte oração: "Senhor, aumenta o valor da minha carteira de investimentos". Normalmente cito este tipo de posicionamento ao falar com presidentes de empresas. Quando executivos cristãos me perguntam: "É válido pedir a Deus mais sucesso nos negócios"? Minha resposta sempre é: "Certamente que sim"!
Se você estivesse tocando seu negócio de acordo com princípios bíblicos, não apenas é certo pedir mais, como o próprio Deus está esperando que você peça. Seu negócio é o território (as fronteiras) que Deus lhe confiou.
Ele quer que você o aceite como uma oportunidade significativa de tocar vidas de pessoas, a comunidade empresarial e o próprio mundo, para a glória do Senhor. Pedir ao Pai Celestial o incremento de seus negócios só traz alegria a Deus.
Suponhamos que Jabez fosse uma esposa e mãe. Sua oração teria sido assim: "Senhor, incrementa minha família, favorece meus relacionamentos familiares, multiplica, para a Tua glória, a influência do meu lar".
Sua casa é a arena mais poderosa da face da terra para mudar uma vida para Deus. Porque o Senhor não desejaria que você fosse poderosa para Ele?
Independente de qual seja sua vocação, o ponto alto da oração de Jabez, no qual ele pede fronteiras mais amplas deve soar como algo assim:

"Oh Deus e Rei peço-te que expandas minhas oportunidades e meu impacto de tal maneira que eu possa alcançar mais vidas para Tua glória. Permita-me fazer mais para ti"!

Quando você orar assim, as coisas certamente começarão a esquentar.
Alterando as Fronteiras
Há alguns anos, durante um seminário de uma semana numa grande universidade cristã da Califórnia, desafiei os alunos a fazerem a oração de Jabez, pedindo mais bênçãos e maior influência. Sugeri que o corpo discente de mais de dois mil alunos estabelecesse um objetivo ministerial digno da importância daquela escola.
- Porque não olhar para o globo e escolher uma ilha? – sugeri - Depois de escolher o lugar, reúnam um grupo de alunos, fretem um avião e conquistem a ilha para Deus.
Alguns alunos riram. Os outros questionaram minha sanidade. Mas quase todo o mundo ouviu. Insisti. Tinha viajado à ilha de Trindade e constatado a carência do lugar e por isso disse a eles:
- Vocês podem pedir Trindade para Deus. E também um DC-10.
Ninguém comprou a idéia.
Mesmo assim, o desafio deu início a uma agitada conversa. Vi que a maioria dos alunos estava ansiosa por fazer alguma coisa significativa com seus talentos e com seu tempo disponível, mas estavam inseguros sobre como começar. Normalmente eles faziam questão de relatar sua falta de habilidade, de dinheiro, de coragem e oportunidade.
Passei a maior parte daquela semana fazendo-lhes uma pergunta: se o Deus do céu o ama infinitamente e quer que você esteja diante dele a cada instante, e se você sabe que o céu é um lugar muito melhor para você, então porque será que Ele deixou você aqui na terra?
Expus a cada aluno que encontrava o que eu achava ser uma resposta bíblica para aquela questão: você está aqui porque Deus quer que você alargue suas fronteiras, conquistando novos territórios para Ele – talvez uma ilha – e alcançando pessoas em nome dEle.
Deus estava operando. Uma semana depois de voltar para casa, recebi uma carta de um aluno chamado Warren. Ele e seu amigo, Dave, tinham decidido desafiar o poder de Deus e pedir que os abençoasse e alargasse suas fronteiras. Eles oraram especificamente que Deus lhes desse a oportunidade de testemunhar ao governador daquele estado naquele final de semana. Jogaram seus sacos de dormir no porta-malas do Plymounth Valiant ano 1963 de Waren, viajaram mais de 600 quilômetros até a capital do estado e foram bater na porta do governador.
No outono, um aluno, orientado por Warren e Dave, já havia montado um grande projeto missionário para o verão seguinte, chamado "Operação Jabez". Seu objetivo: reunir um grupo de alunos auto-sustentados, fretar um avião e - adivinhe – voar para a ilha de Trindade para um ministério de verão.
E foi exatamente isso que eles fizeram. O grupo foi composto de 126 alunos e professores. Quando levantou vôo de Los Angeles, a Operação Jabez já contava com grupos prontos para ministrar mediante dramatizações, construção, escola bíblica de férias, música e visitação. Nas palavras do reitor da universidade, a Operação Jabez foi o mais bem sucedido ministério estudantil da história daquela entidade.
Dois alunos pediram que Deus lhes alargasse as fronteiras – e Deus atendeu! Uma pequena oração refez um mapa e impactou a vida de milhares de pessoas.

Acho que este é o meu compromisso!
A oração de Jabez é um pedido revolucionário. Assim como é muito raro ouvir alguém orando: "Deus, abençoa-me", também é difícil presenciar a súplica de alguém que diz: "Deus, dá-me um ministério maior"!
A maioria de nós acha que nossas vidas já estão ocupadas demais. Porém, quando você começa a orar, pela fé, pedindo mais ministério, coisas impressionantes vão acontecer. À medida que suas oportunidades crescerem, sua capacidade e seus recursos sobrenaturais se expandirão. Não demora muito e você começará a perceber o prazer que Deus tem em seu pedido, e a urgência que ele tem de fazer grandes coisas em você e através de você.
As pessoas vão bater na nossa porta ou se assentar na mesa do lado. Começarão a dizer coisas que vão surpreender até a elas mesmas. Pedirão alguma coisa – elas não estarão bem certas do que é – e vão esperar sua resposta.
Chamo estes encontros de compromissos de Jabez.
.

Vivendo conforme a matemática de DeusIndependentemente de quais sejam nossos dons, nossa formação ou nossa vocação, o chamado que recebemos de Deus é para realizar sua obra aqui na terra. Se quiser, pode chamar a isso de viver sua fé em prol dos outros. Pode chamá-lo de ministério. Também pode chamá-lo de expediente diário do cristão. Seja qual for o nome que você lhe dê, a verdade é que Deus está procurando pessoas que queiram fazer mais, pois, com tristeza, o que vemos é que a maioria dos cristãos parece se recusar a viver neste nível de bênção e influência. Para a maioria de nós, a relutância provém de números certos mas numa aritmética totalmente errada. Veja o exemplo. Quando determinamos o tamanho do território que Deus tem em mente para nós, temos em nosso coração uma conta que se soma mais ou menos assim:

Minhas habilidades+Minha experiência+ Meu treinamento+ Minha personalidade e aparência+ Meu passado+ Minhas expectativas pessoais= Território a mim reservado

Não importa quantos sermões já tenhamos ouvido sobre o poder que Deus tem de trabalhar através de nossas vidas: nós simplesmente encobrimos a pequena palavra "através". É claro que dizemos que nosso desejo é que Deus trabalhe através de nós, mas o que realmente queremos dizer não é "através", mas normalmente "por" ou "associado" a nós. Mas o lembrete que Deus nos dá é o mesmo que ele deu aos Judeus quando estes voltaram do cativeiro, para uma terra dizimada. "Não por força nem por poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos" (Zac 4:6).
Nosso Deus é especializado em trabalhar através de pessoas comuns que crêem num Deus sobrenatural que vai cumprir sua obra através delas. O que ele está esperando é o convite. Isto quer dizer que, na matemática de Deus a equação seria mais ou menos assim:

Minha disposição e minhas fraquezas + A vontade e o poder sobrenatural de Deus = Meu território expandido

Quando você começa a pedir com sinceridade – a implorar mesmo – por mais influência e responsabilidade para, com isso, honrar a Deus, o Senhor vai colocar oportunidades e pessoas em seu caminho. Você pode confiar que ele nunca vai mandar alguém a quem você não possa ajudar através da orientação e da força do Senhor.
Não raro você sentirá medo ao começar a apossar-se de novo território para Deus, mas também vai experimentar uma enorme emoção ao sentir Deus conduzi-lo em suas atividades. Você será como João ou Pedro, a quem foram dadas as palavras a serem ditas no momento oportuno.
Certo dia, em resposta à oração de Darlene por um ministério mais amplo, uma vizinha que mal conhecíamos bateu à nossa porta.
- Senhora – disse ela, em meio à lágrimas – meu marido está morrendo, e eu não tenho ninguém para conversar. A senhora pode me ajudar?
Fronteiras mais amplas. Um compromisso a cumprir.
Seu assento na primeira fila
Orar por fronteiras alargadas é nada menos que pedir um milagre. Um milagre é uma intervenção divina que provoca um evento que normalmente não ocorreria. Foi exatamente isso e nada menos que Jabez precisou para transcender seu nome e mudar sua situação.
Você acredita que milagres acontecem hoje em dia? Muitos cristãos que conheço não crêem. Digo a eles que um milagre não precisa romper as leis naturais para ser considerado um evento sobrenatural. Ao acalmar uma tempestade, Cristo não descartou uma lei natural – a tempestade terminaria por si só eventualmente. O que ele fez foi mudar a condição do tempo. Quando Elias orou para que parasse de chover, Deus dirigiu o ciclo natural de seca e chuva.
Do mesmo modo, os poderes divinos de operar milagres estavam claramente em evidência quando, ao saber das necessidades de Terry, Deus nos colocou juntos na ilha de Patmos. Assim também, Deus operou quando permitiu que eu conversasse com aquela mulher no trem.
Os milagres mais emocionantes em minha vida aconteceram quando fiz a Deus o audacioso pedido de expandir muito o seu reino. Você não precisa de Deus para dar pequenos passos. É quando você se entrega a Deus e se coloca no centro dos planos dele para este mundo – que estão acima de nossa capacidade de executa-los – e quando implora a Deus dizendo: "Senhor, usa-me! Dá-me um ministério para ti", que os verdadeiros milagres são desencadeados. É neste momento que os céus enviam anjos, recursos, força e as pessoas de que você precisa. Sou testemunha disto. Vi isto acontecer centenas de vezes.
Deus sempre intervém quando você coloca as prioridades dele acima das suas. Se você orar ao Senhor pedindo o alargamento de suas fronteiras, com certeza você vai reconhecer sua resposta divina. Você terá um assento na primeira fila de um grande espetáculo: Uma vida cheia de milagres.
__,_._,___