26 março 2011

LIDERE SERVINDO

 
Lidere Servindo
"...trabalhem juntos com o mesmo propósito..." 1Coríntios 3:8
O consultor em crescimento de igrejas Jim Widemam ressalta algumas coisas que você pode fazer para ajudar aqueles que o procuram em busca de direção:
1) Coloque os objetivos e necessidades deles em primeiro lugar. Você é uma parte, e não o todo. Pense em como os seus atos afetam os outros. Observe os desafios e os reveses pelos quais eles estão passando, e encontre maneiras de aliviar a carga deles, mesmo que eles não peçam.
2)  Ajude outros a vencerem. Deixe que outros façam, marquem o gol enquanto você cuida da retaguarda. Mantenha a bola em movimento, até que alguém tenha a chance de marcar o ponto. Adote o lema: " Não importa quem leve o crédito". Esteja disposto a aceitar a culpa e relute em aponta-la. Mantenha um desejo autêntico de compartilhar vitórias. "Um reino dividido pela guerra civil ruirá"(Mc 3:24); você não pode afundar o lado do barco de alguém e manter o seu lado flutuando.
3)Adote a comunicação acima de tudo. Mantenha todos informados, passando tempo com os seus irmãos, invistas nos seus companheiros de equipe, e admita quando precisar de ajuda. Esteja aberto à correção e ao conselho. O treinador em liderança Rick Tate disse: "O Feedback é o café da manhã dos campeões", e um bom comunicador é um bom ouvinte.
4)  Não leve as coisas para o lado pessoal. Liderança, por definição, tem a ver com os "outros". Quando você começa a achar que tudo tem a ver com você, você perde a perspectiva.
5)  Dê tudo de si. Paulo, o menor de Timóteo, disse a ele: "Concentre-se em fazer... um trabalhado do qual você não se envergonhe..."(2Timóteo 2:15). Bons líderes capacitam seus liderados. Lao-Tzu disse: "Quando grandes líderes partem, as pessoas dirão a respeito deles: 'Fomos nós mesmo que fizemos'".


  • Porção diária: Leia Jó 40-42, Lc 19:37, Sl 69:1-18, Pv 8:27-29

Nenhum comentário:

Postar um comentário