25 março 2011

Cative o Coração dele Lysa TerKeurst Capítulo 14

 

 

CAPÍTULO 14

O PERIGO DA TORNEIRA QUE GOTEJA


Eu não achava que os pingos da torneira fossem um problema.
Que mal pode fazer um pouquinho de água? Enxuguei a água que pingava da junção do cano perto do chão e esqueci o assunto. Alguns dias mais tarde percebi que o chão estava molhado nova­mente. Então, enxuguei e continuei fazendo outras coisas. Finalmente me dei conta de que aquilo poderia ser um problema quando vi que o chão em volta da base da pia estava ficando estragado. Chamei o meu marido, que imediatamente fechou os registros de água e cha­mou um encanador. Realmente tínhamos problemas.
Alguns meses depois me deparei com alguns versículos de Pro­vérbios que passaram a ter um novo significado por causa da situa­ção da torneira que vazava. Quando registrei esses versículos em meu diário, chamei-os de meus versículos "ai" no casamento. Penso que você entenderá a razão.
• Provérbios 19.13: "... um gotejar contínuo, as contenções da mulher" ou ainda "as rixas da mulher são uma goteira con­tínua".
• Provérbios 21.9: "Melhor é morar num canto de umas águas-furtadas do que com a mulher rixosa numa casa ampla".
• Provérbios 21.19: "Melhor é morar numa terra deserta do que com a mulher rixosa e iracunda".
Entenderam o que eu quis dizer? Ai! Aquela situação da pia que vazava lançou luz sobre o grave engano que eu estava cometendo em meu casamento. Percebi que eu era um gotejar constante na vida do meu marido. Ao invés de estar empenhada com ele intelectual­mente, eu o estava envolvendo em batalhas emocionais para as quais ele não estava equipado. Eu interpretava os seus atos e palavras mais emocionalmente do que ele tinha planejado.
Por exemplo, certa vez ele telefonou e ofereceu-se para me tra­zer o almoço. Eu lhe disse que queria um sanduíche de frango grelhado e uma Coca-Cola. Fiquei pensando neste gesto tão doce de amor e bondade. Quando ele chegou, o meu humor agradecido tornou-se sombrio quando vi a palavra diet escrita em minha bebida. Para ele, era só um engano. Para mim era como se ele estivesse dizendo: "Você está gorda e feia. Você precisa de bebidas diet, então mudei o seu pedido". Eu estava muito magoada e zangada. "Gotejei" por causa desse mal-entendido tolo durante dias.
Cada vez que eu começava a gotejar, Art tentava rapidamente acabar com a confusão. Mas o gotejar continuava e ele estava ficando cansado do retorno constante das poças. Finalmente ele começou a se fechar e fechar o registro de água. Ele sentia que se não podia dizer nada correto, então o mais seguro era não dizer nada. A água estava erodindo o alicerce do nosso casamento. Hora de chamar o encanador. Nós realmente tínhamos problemas.
Na raiz dos nossos problemas estava a minha incapacidade de comunicar-me sem ferir os seus sentimentos. Sentia que eu não era aceitável, bonita ou capaz de ser amada. Essas percepções erradas se inflamaram e devoraram a fundação do nosso casamento. Eram como um filtro sobre a minha mente, que manchava, distorcia e interpretava mal os comentários que meu marido fazia. Será que é possível que você também tenha esse mesmo tipo de filtro?
Satanás foi um mestre ao ajudar-me a negar o meu próprio valor, lembrando-me de coisas dolorosas do meu passado. Eu pensava que o casamento consertaria muitos dos problemas do meu passado arruinado. Agora, eu percebia que esse filtro estava não apenas magoando-me, mas também ao meu marido.
Lentamente, Deus está substituindo o meu filtro de mentiras por sua verdade transformadora e curativa. Em sua Palavra Deus diz que sou uma filha santa e amada de Deus. Esse é o filtro pelo qual os meus pensamentos precisam passar. Em Romanos 12.2 está escrito: "E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus". Conformar-se com o mundo significa agir e reagir com base nos sentimentos. Deus quer transformar as nossas mentes para que possamos agir e reagir com base em suas verdades, e não em nossos sentimentos.
A verdade é que o meu marido me ama e está comprometido com o nosso relacionamento. A verdade é que ele me acha boni­ta e que é agradável estar comigo. A verdade é que ele ama hon­rar a Deus honrando a mim. A verdade é que ele às vezes come­te algum engano na maneira como fala as coisas, como monta as suas frases, ou ainda em alguma atitude impensada ou des­cuidada; mas isso não quer dizer que ele não me ame. O mais importante é que Deus me ama e ama o meu marido e nos con­cede muita graça e perdão; como é que ousamos não estender essas bênçãos um ao outro?
Se você sente que a sua torneira anda vazando um pouco ultimamen­te, aqui estão algumas maneiras de deixar de ser a "reclamação em pes­soa" na vida de seu marido, e passar a ser a sua adorável companheira:
• Deixe que a Palavra de Deus seja o constante lembrete de seu valor e de sua importância.
• Se o seu marido disser alguma coisa que magoa os seus sen­timentos, dê-lhe o benefício da dúvida antes de ficar aborrecida.
• Peça que ele esclareça o que quis dizer.
• Se o que ele quis dizer for doloroso, explique-lhe calmamente porque essa afirmação a magoa, e sugira uma maneira melhor pela qual ele possa, da próxima vez, comunicar o que desejar dizer.
• Prefira sempre errar por excesso de graça.
• Seja rápida em perdoar.
• Escolha as suas batalhas com sabedoria. Algumas coisas não merecem a preocupação ou o aborrecimento.
• Esteja disposta a deixar de lado as pequenas coisas.
• Tente ser a primeira a pedir desculpas.

Construindo o seu relacionamento Pense sobre o que você poderia fazer para consertar quaisquer vazamentos que te­nham aparecido ultimamente em sua torneira. Escreva as su­gestões acima na primeira pessoa e cole-as em sua Bíblia. Na próxima vez que você "começar a gotejar", pegue a sua lista e providencie o conserto rapidamente.

Pensamento para o dia - Melhor é morar numa ter­ra deserta do que com a mulher rixosa e iracunda.
Provérbios 21.19

__._,_.___

Nenhum comentário:

Postar um comentário