22 março 2011

Cative o Coração dele Lysa TerKeurst Capítulo 11

 


CAPÍTULO 11

NÃO CORTE AS ASAS DELE


Já ouvi diferentes versões dessa história ao longo dos anos. O vereador Pete e sua esposa Nancy, estavam passeando pela construção de um novo edifício. Estavam admirando a fina arquite­tura quando um dos trabalhadores da obra gritou: "Ei, Nancy, lem­bra-se de mim? Nós namoramos durante o colegial". Nancy instan­taneamente reconheceu o velho amigo e foi até ele para cumprimentá-lo. Depois que se foram, Pete disse: "Nancy, você não está contente de ter se casado comigo? Se você tivesse se casado com aquele ho­mem, você seria a mulher de um operário da construção civil". Nancy sorriu e respondeu: "Se eu tivesse me casado com ele, aquele ho­mem seria um vereador".
A influência que uma mulher pode ter sobre seu marido é imen­sa. Você já ouviu essa frase antes: "Atrás de cada grande homem está uma grande mulher"? A maioria dos homens deseja ter uma gran­de mulher por trás de si. Alguém que acredite nele, que o incentive, que o apóie e que o encoraje, não importando se o sonho da sua vida é ser um operário da construção civil ou um vereador.
Um homem entrevistado respondeu: "Eu queria que minha mu­lher conseguisse entender que sou uma obra em andamento; Deus ainda não me concluiu — então continue orando". Outro homem disse: "Por favor, seja gentil com os seus conselhos". Para apreciar a vocação dos nossos maridos, faríamos muito bem em conservar em nossas mentes esses comentários. Intitulei este capítulo de "Não Corte as Asas dele" porque estou convencida de que as esposas não fazem idéia da influência que têm sobre os seus maridos. Podemos ajudar os nossos maridos a alcançar a posição que Deus tinha planejado para eles, ou podemos cortar as suas asas para que nunca saiam do chão. É uma grande honra e um grande privilégio ajudar o marido. Para entender como ajudar e não obstruir o caminho de nossos maridos, há quatro passos importantes a dar:
EM PRIMEIRO LUGAR, devemos considerar como oferecemos a nossa ajuda. Muitas vezes preju­diquei o meu marido com a sessão de conselhos: "faça do meu jeito ou siga o seu caminho". Certa vez ele me olhou magoado e esmagado pela minha tentativa de "ajudar" e disse: "Já que você está usando as calças, quer o cinto também?" Percebi que há uma maneira correta e uma maneira errada de ajudar, e que eu não estava sendo sábia em minha escolha. Agora, antes de oferecer qualquer conselho espero que ele conclua o que está dizen­do. Algumas vezes, ele só quer compartilhar alguma coisa para ali­viar o seu peito, e não está procurando nada mais do que um ouvido amigo. Se penso que um conselho é necessário, tento oferecê-lo com um espírito manso e amoroso, tento expressá-lo sem apontar o dedo.
O SEGUNDO PASSO para ser a sábia ajudante do seu marido é entender o seu maior medo. "Em algumas ocasiões ouvi dizer que o maior medo de uma mulher é que aconteça algo com um dos seus filhos. É claro que os homens também o temem. Mas o maior medo consciente de um homem é que não seja capaz de sustentar a sua família". 1 Em um esforço para vencer este medo, o homem deixa a corrida e fica face a face com um dos mais definitivos momentos de sua vida: o trabalho me consumirá, ou eu conseguirei manter as mi­nhas prioridades equilibradas? Precisamos ter certeza de que não estamos pressionando-os para dar-nos cada vez um maior e melhor sustento. Também precisamos ter certeza de que o lar é um lugar a que ele desejará retornar, um lugar onde ele se sinta necessário, que­rido, respeitado e valorizado.
O TERCEIRO PASSO é valorizar a sua profissão. Certa vez eu estava em um retiro da igreja quando uma mulher nos mostrou uma canção que ela havia escrito para valorizar o seu marido. Quando ela a escreveu, ele estava trabalhando em um carrinho de cachorro-quente, e ela orgulhosamente se denominava como a mulher que tinha sorte suficiente para estar casada com o homem do cachorro-quente. Ele estava presente quando ela nos mostrou a canção, e brilhou de felici­dade. Não sei o que aconteceu com o homem do cachorro-quente e sua mulher, mas sei que será bem-sucedido a despeito daquilo que decidir fazer na vida. Não por quanto dinheiro ganhe, ou por quantos títulos universitários obtenha, mas por ter uma esposa que acredita nele. Ad­quira o hábito de elogiar o seu marido freqüentemente. Deixe que ele ouça você dizer a outras pessoas como se orgulha de estar casada com um homem tão impressionante. Cuidado com coisas que podem fazê-lo sentir-se ameaçado, como comparações com outros homens, ou re­clamações constantes sobre sua longa jornada de trabalho.

O ULTIMO PASSO é pedir a Deus que a faça sensível ao que o seu marido está enfrentando. Peça que Deus lhe dê sabedoria e en­tendimento para saber como fortalecê-lo. Ore para que Deus revele a ele como manter sua vida em equilíbrio. Peça que Deus abençoe o seu marido com companheiros ideais que possam incentivá-lo, com um amigo próximo que possa ser um parceiro nas responsabilida­des, e um homem mais velho que possa orientá-lo. Acima de tudo, peça a Deus para mostrar a você como ser a ajuda de que o seu pre­cioso marido precisa tão desesperadamente, aquela que oferece aju­da de uma maneira gentilmente compreensiva, que entende os seus medos, que valoriza a sua profissão e que diariamente o leva a novas alturas por meio de suas orações.
Construindo o seu relacionamento - Pergunte hoje ao seu marido: se ele pudesse fazer qualquer coisa no mundo e tives­se certeza de não fracassar, o que faria? Use o que ele lhe disser como um trampolim para as suas orações.
Pensamento para o dia - Não sabes, não ouviste que ' o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos confins da terra, nem se cansa, nem se fatiga? Não há esquadrinhação do seu entendimento. Dá vigor ao cansado e multi­plica as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os jovens certamente cairão. Mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças e subirão com asas como águias; correrão e não se cansarão; caminha­rão e não se fatigarão.
Isaías 40.28-31
__._,_.___

Nenhum comentário:

Postar um comentário