22 setembro 2024

A Fé Que Não Vence o Mundo

 Texto:  1 João 5:4

Introdução: 

Lemos I João 5:4 “E esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé”. Cantamos a música com base neste versículo: “A fé é a vitória”. Mas o que é a fé que vence o mundo? Durante este sermão, quero que respondamos a esta pergunta observando um contraste. Existem várias passagens no  Novo Testamento que descrevem a fé que não vence o mundo. Ao examinar essas passagens, acredito que podemos ver a fé pela qual devemos nos esforçar.

I. Uma Pequena Fé Não Vencerá o Mundo.

A. Quatro vezes no evangelho de Mateus, Jesus falou contra ter pouca fé (Mateus 6:30, 8:26; 14:31; 16:8). Ao comparar essas passagens, podemos ver que a pequena fé era uma fé não aplicada. Era uma fé que acreditava em Deus, mas não cria realmente em Deus. Era uma fé que reconhecia intelectualmente os aspectos de Deus e Seu poder, mas não confiava em Deus em um nível visceral, o nível em que decidimos como viver quando estamos sob estresse. Considere Mateus 14:31. Pedro podia ver o poder de Jesus para andar sobre as águas. Em Mateus 8, Pedro testemunhou o poder de Jesus para comandar o vento e as ondas. Sua fé era forte o suficiente para sair do barco. Mas no meio da tempestade, seus reconhecimentos intelectuais não se traduziram em rendição visceral ao Senhor. Embora eu concorde que não devemos ser tão duros com Pedro, porque podemos nem ter ido tão longe quanto ele, também observo que se Jesus o repreendeu, ele merecia repreensão. E se nem sequer formos tão longe quanto ele, merecemos uma repreensão maior.

B. Precisamos ter uma grande fé que aplique nossa fé em nossas vidas diárias, porque a pequena fé não vencerá o mundo. Considere a passagem em Mateus 6:25-30. Muitos cristãos passam seu tempo se preocupando e se afligindo por dinheiro e seu futuro financeiro. Os cristãos devem ser bons administradores e isso significa considerar seu futuro financeiro. Mas muitos cristãos vivem como se sua segurança eterna estivesse vinculada ao mercado de ações. Todos nós acreditamos que Deus pode cuidar de nós, mas realmente acreditamos que Ele o fará? Uma grande fé é aquela que vive os ensinamentos de Deus. Se Deus diz que funciona dessa maneira, então funciona e é assim que escolherei viver. Quão grande é sua fé?

II. Uma Fé Silenciosa Não Vencerá o Mundo.

A. Em João 12:42-43, lemos sobre os judeus governantes que acreditavam em Jesus. No entanto, eles nunca vocalizariam essa fé. Eles não queriam ser condenados ao ostracismo pelas pessoas. Eles queriam que as pessoas gostassem deles e falassem bem deles. Eles sabiam que se declarassem o que realmente acreditavam, seriam expulsos. Então eles ficaram quietos. Jesus destacou o quão inútil é uma fé silenciosa em Mateus 10:32-33. Nossa fé deve ser confessada e vocalizada diante dos homens, caso contrário, Cristo nos negará.

B. Precisamos ter uma fé vocal, como ilustrado por Paulo em II Coríntios 4:13 - “nós também cremos e, portanto, falamos”. Muitos cristãos são como os governantes judeus. Eles não querem ser condenados ao ostracismo por suas crenças, então eles se mantêm em silêncio. “As pessoas pensarão que somos loucos se lhes dissermos o que cremos”. “As pessoas não gostarão de nós...” “As pessoas não serão meus amigos...” O problema é que, se não lhes dissermos o que cremos, então Jesus nos negará no julgamento. Uma fé silenciosa não nos ajudará em nada. Quão vocal é sua fé?

III. Uma Fé Preguiçosa Não Vencerá o Mundo.

A. Em Tiago 2:17, Tiago escreveu: “Assim também a fé, se não tiver obras, é morta em si mesma”. Claro, reconhecemos que não podemos ser salvos por algum tipo de consentimento mental a Deus, como os demônios têm (Tiago 2:19). Só podemos ser salvos obedecendo a Deus. Muitas pessoas hoje acreditam que são salvas simplesmente porque creem em Jesus.

B. Precisamos ter uma fé operante como demonstrado por Abraão em Tiago 2:21-23. Muitos cristãos estão dispostos a ver isso apenas como uma passagem do batismo. Fomos batizados, então temos uma fé operante. E, no entanto, muitos cristãos ainda têm uma fé preguiçosa. Eles obedecem a algumas coisas que Deus diz, mas não obedecem a tudo. Muitos cristãos estão dispostos a ir apenas até certo ponto. Eles foram batizados, mas param em relação a se reunir, contribuir, manter seus corações e mentes puros de comunicações malignas, divulgar o evangelho, etc. Precisamos ter uma fé operante que obedeça a todos os mandamentos de Jesus. Quão arduamente sua fé trabalha?

IV. Uma Fé Negligenciada Não Vencerá o Mundo.

A. Em Mateus 23:23, Jesus repreendeu os fariseus porque, embora fossem muito exigentes em relação a alguns aspectos da Lei, negligenciavam questões mais importantes da Lei, como justiça, misericórdia e fé. Isso é realmente incrível. Como pode ser isso? A religião era um conjunto de rituais. A coisa mais importante para eles era garantir que passassem pelos rituais corretamente. Mas mesmo sua obediência em rituais menores não era sobre servir a Deus, era apenas sobre parecer bem aos outros. Era sobre manter uma face de espiritualidade que fizesse as pessoas admirá-los.

B. Precisamos ter uma fé real e focada, conforme ilustrado pela descrição de adoração de Jesus em João 4:24. Ele ressaltou que servimos a Deus em espírito e verdade. Ou seja, devemos fazer o que Deus diz, do jeito que Ele diz. Mas não é apenas fazer as coisas. É verdadeira devoção do coração. Uma fé negligenciada é um grande perigo para aqueles que foram criados na igreja. Eles aprendem com seus pais como devem fazer as coisas. Eles passam a vida fazendo movimentos. Mas nunca entram no livro e têm uma fé real baseada em ouvir a palavra de Deus. Não é de se admirar que muitos deles se afastem quando saem de casa porque não têm linha de defesa. Eles negligenciaram a fé e simplesmente fizeram o que viram na igreja enquanto cresciam. Quão focada é sua fé?

V. Uma Fé Equivocada Não Vencerá o Mundo.

A. Em  I Coríntios 2:4-5, Paulo afirmou que não veio aos  coríntios com palavras persuasivas de sabedoria humana. Em vez disso, sua pregação foi uma demonstração do Espírito e de poder. Por quê? Ele não queria que os cristãos perdessem sua fé na sabedoria e no raciocínio do homem. Os coríntios estavam bem familiarizados com os caminhos da filosofia humana. Os mestres de sabedoria desenvolveram seus seguidores com base em sua capacidade de falar bem. Mas Paulo sabia que se a fé das pessoas fosse simplesmente baseada em ele ser o melhor ou mais persuasivo orador, ela vacilaria quando um orador melhor aparecesse. Uma fé equivocada não vence o mundo.

B. Precisamos ter uma fé que esteja devidamente colocada na palavra de Deus, como Paulo falou em Romanos 10:17 - “A fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus”. Muitos cristãos têm sua fé em pais, colegas ou pregadores. Muitos têm uma fé que é lançada por todo vento de doutrina porque eles aceitarão o que qualquer um que pareça bom diz. Sua fé não está ancorada na palavra de Deus. Não devemos crer porque gostamos do pregador. Não devemos crer porque gostamos do que uma igreja tem a oferecer. Devemos crer porque a nossa fé está fundamentada na palavra de Deus. Qualquer outra fé está equivocada. Tenha em mente que quando Paulo diz que veio com uma demonstração do Espírito e poder, ele não está falando apenas de poder milagroso. Em vez disso, ele está falando do poder de Deus que é encontrado no evangelho de Cristo, não na sabedoria do homem (Romanos 1:16-17). Onde está colocada sua fé?

VI. Uma Fé Vã Não Vencerá o Mundo.

A. Em I Coríntios 15:2, Paulo advertiu os coríntios contra crer em vão. O contexto é bem claro. Os coríntios teriam crido em vão se parassem de crer. Isso deve acabar para sempre com as noções de uma vez salvo, sempre salvo, que afirmam que um momento de fé causa uma salvação sem fim. Se os cristãos pararem de crer, sua crença não lhes fará nenhum bem.

B. Precisamos de uma fé que valha a pena, uma fé sem fim, como Jesus apontou em Lucas 18:8. Jesus expressou preocupação de que quando viesse em julgamento, não encontraria fé na terra. Jesus quer que sejamos pacientes e firmes, impassíveis pelo que está acontecendo ao nosso redor. Muitos cristãos têm uma fé impaciente e vã. As coisas não estão indo bem em suas vidas, então eles ficam bravos com Deus e se afastam Dele. Eles acham algumas coisas difíceis de entender (II Pedro 3:16), então decidem desistir, acreditando que Deus não deve ser real. A recompensa por servir a Deus não vem rápido o suficiente, então eles se voltam para a gratificação imediata do pecado. Mas precisamos ser firmes e fundamentados em nossa fé, continuando e perseverando, olhando para a frente para a recompensa como Paulo descreveu em Filipenses 3:12-14. Quão valiosa é sua fé?

VII. Uma Fé Parcial Não Vencerá O Mundo.

A. Por parcial, não quero dizer em parte em oposição à coisa toda. Em vez disso, estou me referindo a Tiago 2:1. Tiago escreveu que não devemos “manter a fé em nosso Senhor Jesus Cristo … com parcialidade”. Ele continua falando contra o preconceito que os primeiros cristãos podem ter tido em relação aos ricos. Nossa fé determina nosso relacionamento com os outros, bem como nosso relacionamento com Deus. Uma fé que produz parcialidade nunca vencerá o mundo.

B. Precisamos de uma fé imparcial como Tiago descreveu em Tiago 3:17-18. A sabedoria que vem do alto é sem parcialidade. Não devemos ser parciais quando se trata de lidar com outros cristãos (Romanos 12:16). Nem devemos ser parciais quando se trata de pessoas que esperamos ensinar e converter ao cristianismo ( I Coríntios 9:19-22). Muitos cristãos são parciais com sua fé. Eles prejulgam quem vai ouvir e quem não vai. Eles menosprezam pessoas que não têm a mesma aparência. Talvez usem roupas ou penteados diferentes. Talvez sejam de uma cor diferente. Talvez sejam de uma classe econômica diferente. Talvez sejam claramente pecadores, claramente alcoólatras, adúlteros ou até mesmo homossexuais. Seja qual for o caso, os cristãos olham para eles e pré-julgam se eles vão ouvir ou não. Alguns cristãos são até parciais quando se trata de outros cristãos. Aceite, se você é ativo no evangelismo, você terá bebês em Cristo. Bebês em Cristo têm problemas. Bebês em Cristo apresentam trabalho. Ouvi histórias de pregadores perguntando de onde os irmãos tiram essas pessoas que estão convertendo. Ouvi histórias de obreiros atacando pregadores por converter pessoas que os fazem ter que trabalhar. Isso é parcialidade e não deveria estar entre nós. Sua fé é imparcial?

Conclusão: 

Ao fecharmos nosso olhar para a fé, todos nós devemos examinar a nós mesmos. Que tipo de fé temos? Ela vencerá o mundo ou não? Não tenha medo desse exame. É o que II Pedro 1:5-11 nos encoraja a fazer, sendo diligentes para fazer firme a sua vocação e eleição. Você começa com fé, mas essa fé deve aumentar e abundar. Você deve adicionar a essa fé. Nunca fique satisfeito com onde sua fé está. Sempre examine e veja como você pode crescer na fé e vencer o mundo por meio de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário