13 janeiro 2019

Débora e a lei do respeito Pessoas seguem naturalmente líderes mais fortes do que elas (Jz 4.1-16)


Pessoas seguem aqueles cuja liderança respeitam. Os menos habilitados seguem aos altamente habilitados. Em geral, seguidores acompanham aqueles que são líderes melhores do que eles.
Quanto mais habilidade de liderança uma pessoa tem, mais rapidamente ela reconhece a liderança ou a falta da mesma em outros. Quando grupos de pessoas se encontram pela primeira vez, observe o que acontece. Imediatamente, aparecem líderes no grupo. Eles pensam sobre a direção que desejam ir e a quem querem levar consigo. Primeiramente, indivíduos talvez façam tentativas de avançar em várias direções, mas, depois que chegam a se conhecer mutuamente, basta pouco tempo para que reconheçam os líderes mais fortes e os sigam.
Os dons de liderança de Débora conquistaram o respeito tanto de homens como de mulheres, mesmo que poucas mulheres tenham alcançado posição de liderança naquela época. Inclusive Baraque, o comandante militar das tribos do Norte de Israel, buscou a ajuda de Débora.
Dê uma olhada no processo pelo qual todo líder (inclusive Débora) deve passar, um processo que se resume na palavra RESPEITO.
Respeite a si próprio e as pessoas com quem trabalha.
A obtenção do respeito de outros sempre começa com o respeito por si próprio e colegas. Débora agiu assim, e pessoas de todo o Israel vieram a ela para resolverem os seus conflitos. Se você deseja ganhar o respeito de outros, demonstre, primeiramente, respeito sadio por você mesmo e por seus colegas.
Exceda as expectativas de outros. Poucos observadores devem ter esperado que Débora mudasse a maneira dos israelitas viverem. Mas ela construiu um padrão de vida para pessoas comuns e reconduziu a nação à paz. Líderes que conquistam o respeito de outros percorrem um trajeto extra, lutam para alcançar vitória e levam outros consigo.
Siga firme nas suas convicções.
Deve ter-se exigido convicções firmes de Débora para conclamar Baraque e ordená-lo a lutar. Mesmo quando Baraque duvidou da empreitada, Débora não titubeou e provou as suas convicções ao acompanhar Baraque na batalha.
Seguidores respeitam o líder que possui convicção e vontade de associar-se à jornada.
Possua segurança e maturidade incomuns.
Débora nunca tentou levar o crédito pela vitória de Israel, mas reconheceu as pessoas que ajudaram a nação a vencer. Líderes respeitados não assumem todo o crédito para si. Dão a outros o quanto podem.
Experimente sucesso pessoal.
Líderes não podem ajudar outros a usufruírem de sucesso a menos que eles próprios tenham obtido sucesso. Débora já havia alcançado sucesso como profetiza e juíza antes de pedir que o povo lutasse.
Identifique as necessidades dos outros.
Débora fez tudo certo ao chamar o povo para a batalha. Analisou as necessidades das pessoas e deu-lhes um comandante e os recursos necessários.Também lhes deu a palavra do Senhor de que eles venceriam.
Torne possível o sucesso de outros.
Além de conseguir sucesso pessoal, Débora conduziu o povo à vitória. Sob a orientação dela,"cada vez mais a mão dos filhos de Israel prevalecia contra Jabim, rei de Canaã, até que o exterminaram" (jz 4.24).
Observe além dos outros.
Débora não falou simplesmente para Baraque lutar; ela ofereceu um plano para o ataque dele. Então, acompanhou Baraque na batalha. Resultado: vitória surpreendente. Como o povo poderia deixar de respeitar uma líder com tal estratégia e visão?

Nenhum comentário:

Postar um comentário